23 de jul. de 2018

ELEIÇÃO: VAGA ABERTA PARA segundo ocupante da cadeira nº 02 da AML

Interessados em concorrer a vaga de o segundo ocupante da cadeira de número 2 na Academia Mourãoense de Letras (AML) tem até o dia 20 de agosto para apresentação de candidaturas. A cadeira 2 tem como patrono Nelson Bittencourt do Prado, fundador Francisco Irineu Brzezinski e primeiro ocupante Agenor Krul, falecido em janeiro deste ano.
Requisitos - Pelo Estatuto da Academia Mourãoense de Letras, o candidato deve encaminhar currículo, comprovar residência por mais de dois anos em Campo Mourão ou em municípios limítrofes - Peabiru, Araruna, Farol, Luiziana, Mamborê, Barbosa Ferraz e Corumbataí do Sul, ter pelo menos uma obra literária publicada ou que tenham publicado, em forma de livro, trabalho relevante de pesquisa nas áreas de língua e literatura. 
Procedimento - As candidaturas devem ser apresentadas através de correspondência encaminhada para a caixa postal 21, da agência dos Correios local.  Após o término do prazo de apresentação de candidaturas, será instituída uma comissão para avaliação das candidaturas e emissão de parecer, que será  submetido para a eleição. A Academia não faz a divulgação dos nomes dos candidatos e nem do resultado da eleição, sendo somente divulgado o nome do candidato vencedor.
Imortais - A AML é constituída por 40 membros, considerados imortais, ou seja, somente é aberta vaga para eleição de um novo integrante após o falecimento ou renúncia de membro da entidade. "E  ainda assim, seu nome fica eternizado como ocupante de uma cadeira na Academia. E para escolha dos novos integrantes quando uma vaga fica aberta, todos os membros participam de uma votação secreta", explica o historiador e secretário da AML, Jair Elias dos Santos Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário