6 de jun. de 2018

NOVA DIRETORIA DA Academia Mourãoense de Letras (AML) vai tomar posse neste sábado em sessão solene no plenário da Câmara Municipal

A Academia Mourãoense de Letras (AML) vai empossar neste sábado, 9, a nova diretoria da entidade para o binênio 2018/2020. A solenidade terá início às 19h30 no auditório da Câmara Municipal de Campo Mourão. 
A nova diretoria será presidida pelo professor Fábio Sexugi que substituirá a escritora Ester de Abreu Piacentini, presidente da AML no biênio 2016/18. Fazem parte da nova diretoria - vice-presidente Dirce Bortoti Salvadori, secretário-geral Jair Elias dos Santos Júnior, primeira-secretária Nelci Veiga Mello, tesoureira Cristina Schreiner Mota;, primeira tesoureira Giselta Veiga, diretores de Biblioteca Gilson Mendes de Góis e João Maria de Lara, oradores José Eugênio Maciel e Edcleia Basso.
Comenda - Antes da posse dos novos diretores haverá a entrega da Comenda Vida e Liberdade para a professora Elly Brenner. A Comenda é a maior honraria concedida pela Academia Mourãoense de Letras e será entregue a professora por sua dedicação na formação de mourãoenses, por meio da alfabetização. A Comenda Vida e Liberdade demonstra ainda o reconhecimento às personalidades que contribuíram e continuam contribuindo, sobretudo, para o desenvolvimento da educação e da cultura.
História -  A Academia Mourãoense de Letras foi fundada em 8 de junho de 2001 e instalada em 21 de maio de 2002, em evento realizado no Teatro Municipal de Campo Mourão, que foi presidido por advogado e escritor Túlio Vargas, da Academia Paranaense de Letras. Na ocasião, empossou os primeiros dez membros fundadores e seus respectivos patronos de cadeiras, bem como oficializou o Prof. Rubens Luiz Sartori como primeiro presidente, coroando o trabalho desenvolvido durante um ano, pela comissão de implantação presidida pela Prof. Sinclair Pozza Casemiro.
A Academia Mourãoense de Letras tem por finalidade, o cultivo, a preservação e a divulgação do vernáculo e da literatura, nos seus aspectos científico, histórico, literário e artístico, podendo participar de iniciativas úteis ao desenvolvimento cultural de Campo Mourão, do Paraná e do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário