23 de jun. de 2018

CONHEÇA O MOVIMENTO Serra e o que ele faz

O Movimento Serra é um movimento da Igreja Católica formado por fiéis leigos, homens e mulheres, que amam e se dedicam ao trabalho vocacional. Seus membros se reúnem para rezar e trabalhar pelas vocações, pelos vocacionados e consagrados: sacerdotes, religiosos (as) e missionários. São, portanto, pessoas que amam as vocações e os vocacionados de especial consagração. Amam a Igreja e àqueles que a Ela dedicam sua vida. Dão um pouco do muito que recebem de Deus. Trabalhar pelas vocações é a mais bela das pastorais. Lembre sempre: “Sem padre, não há Igreja; sem igreja não há Eucaristia; sem Eucaristia não há santidade”.
SURGIMENTO - Na década de trinta, Nos Estados Unidos, um grupo de leigos católicos se reuniram para ajudar a Igreja e os sacerdotes. A idéia foi bem aceita e, hoje, o Movimento Serra existe em todos os continentes.
O Movimento Serra é o único movimento da Igreja Católica, oficialmente reconhecido pela Santa Sé, formado exclusivamente por fiéis leigos que se dedicam à Pastoral Vocacional.
PORQUE O NOME? Os fundadores do Movimento Serra sentiram a necessidade de escolher um Patrono. A escolha recaiu sobre o frade franciscano espanhol Frei Junípero Serra. Ele é o símbolo do Movimento Serra.
Junípero Serra, beatificado pelo Papa João Paulo II, no dia 25 de setembro de 1988, foi, por mais de trinta anos, missionário no México e na então Nova Espanha, hoje Califórnia. É um dos “Heróis Nacionais Americano”.
OBJETIVOS DO SERRA - 1º - Favorecer e promover as Vocações ao sacerdócio ministerial na Igreja Católica, como uma vocação especial ao Serviço e apoiar os sacerdotes em seu sagrado ministério.
2º - Valorizar e animar as vocações à vida religiosa consagrada, na Igreja Católica.
3º - Ajudar os membros a reconhecer e a responder com sua própria vida ao chamado de Deus à santidade. Em Jesus Cristo, inspirados pelo Espírito Santo.
MOVIMENTO SERRA NO BRASIL
O Movimento Serra chegou ao Brasil na segunda metade do século XX na segunda década. Foi trazido pelo então Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Jaime Câmara Que, encontrou na pessoa de seu fundador Is. Luiz Alexandre Compagnoni, seu primeiro líder e grande incentivador. Ele, pessoalmente, fundou o Serra nas principais capitais e em inúmeras cidades brasileiras.
Possui um Conselho Nacional, com escritório em Curitiba (PR). É sempre acompanhado por um assistente Eclesiástico. Atualmente o Movimento Serra encontra em franca expansão, com mais de duzentas Comunidades.
ATIVIDADES - Os membros do Movimento Serra se dedicam ao trabalho vocacional sob todos os aspectos, tanto em âmbito diocesano, quanto paroquial ou local. Fonte: Conselho Nacional Serra do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário