12 de abr. de 2018

JOÃO PAULO KOSLOVSKI, com mais de 43 anos de vida cooperativista, lança “Cooperativismo Paranaense – Experiências, Resultados e Propostas”

“Cooperativismo Paranaense – Experiências, Resultados e Propostas”. Este é o título do livro que foi lançado este mês pelo engenheiro agrônomo e ex-presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, que foi presidente por 20 anos da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná até passar o comando para José Roberto Ricken em 1º de abril de 2016.  
Segundo Koslovski, a obra “é uma história, mas tem um compromisso com o futuro. Na realidade, os caminhos percorridos foram diferentes em diferentes momentos, mas foram importantes na medida em que se formaram e possibilitaram que a Ocepar pudesse chegar no que é hoje e no que é o cooperativismo do Paraná. Sem sombra de dúvida, a Ocepar teve papel relevante nesse processo, porque esteve à frente de uma série de questões defendidas pelo cooperativismo”.  
Na obra escrita por Koslovski - veja sumário ao lado-  é mostrada a importância da Ocepar nas conquistas fundamentais para o setor e também as dificuldades que enfrentou em vários períodos.  O livro tem 290 páginas, foi editado por Eloy Olinto Setti com a coordenação de Samuel Zanello Milléo Filho e será distribuído para cooperativas, bibliotecas e universidades. 

Marcas positivas - “Agradeço as cooperativas, dirigentes e conselhos e ex-presidentes, aos dirigentes das entidades OCB e OCEs, as autoridades executivas, aos parlamentares, aos colaboradores do Sistema Ocepar. A todos que deixaram marcas positivas e consistentes nesses mais de 43 anos em que tive a oportunidade de atuar como um dos soldados em busca dos benefícios a milhares de cooperados e seus familiares.”
Trajetória - O engenheiro agrônomo João Paulo Koslovski é um dos formandos da turma de 1972 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi aprovado em dois concursos públicos - Na antiga Acarpa, atual Instituto Emater e Acar/Minas, mas optou pela extensão rural paranaense e iniciou sua vida profissional na Cooperativa Bom Jesus, na cidade da Lapa. “Em 1976, quando o engenheiro-agrônomo Benjamin Hammerschmidt foi eleito presidente da Ocepar, fui convidado para ser o diretor-executivo da entidade. Pedi licença sem remuneração da Acarpa e permaneci no cargo durante 20 anos, período em que a Ocepar teve cinco presidentes”, lembra Koslovski.
Conhecimento – “Nesta obra há relatos de experiências e resultados capazes de deixar bem claro o caminho que deve ser percorrido pelas lideranças cooperativistas, cooperados e colaboradores para vencer os desafios atuais e futuros. Desejo que este livro ofereça informações e conhecimentos e contribuir para a continuidade no aperfeiçoamento de nossas ações, em benefício de um cooperativismo cada vez mais sólido, capaz de atender as efetivas aspirações dos cooperados, objeto de todo esforço cooperativo.”
NOTA 01: Para mais informações sobre a obra e como adquirir: contatos com a Ocepar, em Curitiba.

NOTA 02: Para conhecer mais sobre João Paulo Koslovski, acesse o link abaixo ou copie no seu navegador:
http://ilivaldoduarte.blogspot.com.br/2013/07/entrevista-especial-joao-paulo-koslowski.html

Um comentário:

  1. O livro de Kodlovski traz conhecimentos e orientação de quem esteve à frente do desenvolvimento do cooperativismo paranaense por quatro décadas. É uma obra de leitura obrigatória para quem deseja formar e manter uma cooperativa de resultados para os associados e para as comunidades onde atua, como tantas do Paraná. Com esse livro, mais uma vez, ganha todo o cooperativismo paranaense e Brasileiro.

    ResponderExcluir