28 de fev de 2017

PARABÉNS NELCI MELLO, menção honrosa no Prêmio Buriti 2016

A escritora, professora e fundadora da cadeira 30 da Academia Mourãoense de Letras, que tem como patrono Capitão Índio Bandeira, Nelci Veiga Mello foi laureada pela terceira vez com menção honrosa no Prêmio Buriti. A classificação foi com a obra "Minha Rosinha" no sétimo Concurso Literário Internacional Buriti Cronicontos. O concurso foi promovido em homenagem ao escritor Dr. Jobal do Amaral Velosa. Parabéns Nelci Mello, sensacional. Nossa gente sento valorizada no mundo das letras. A Academia Mourãonse de Letras se orgulha de você, siga em frente.

ANO MARIANO, você é convidado a viver a plenitude da sua fé

Meus amigos leitores cristãos e católicos, quantas graças temos recebido pela intercessão da nossa Mãe Santíssima em nossas vidas! Muitas, com certeza. Salve Maria! 
A imagem ao lado fiz no domingo (26 Fev 17) antes de ir à missa ao lado do meu lar, quando inseri uma medalhinha de Nossa Senhora Aparecida em uma árvore. 
Assim como fiquei feliz com as centenas de pessoas que me deram o privilégio de entregá-las uma medalhinha de Nossa Senhora Aparecida (300 anos de sua aparição em Aparecida-SP) e de Nossa senhora de Fátima (100 anos da aparição em Fátima-POR), sinto-me renovado pela fé a cada novo santo e abençoado dia. 
E como disse o nosso bispo diocesano Dom Javier Paredes no nosso Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida "Somos convidados neste ano a viver a plenitude da nossa fé." Sim, este ano meus amigos cristãos, deve ser um ano de devoção e em clima de fé comemorar os 300 anos da aparição de Nossa Senhora em Aparecida e dos 100 anos de Nossa Senhora em Fátima. 
Desejo que Deus nos abençoe neste Ano Mariano, que Nossa Senhora continue intercedendo por nós e os nossos, para que vivamos a nossa fé em plenitude e tenhamos uma vida digna e sejamos felizes, porque bom mesmo é ser feliz.

8 ANOS DE BISPADO EM CM: parabéns Dom Javier Paredes

Em 27 de fevereiro de 2009 o Monsenhor Francisco Javier Delvalle Paredes tomou posse como o quarto bispo diocesano na Catedral São José, em Campo Mourão. A cerimônia de posse teve a participação de 24 bispos e arcebispos do Paraná, dezenas de padres, autoridades e diocesanos,  de seus familiares vindos do Paraguai.
Parabéns ao Dom Javier, pelos oito anos de bispado a frente da Diocese de Campo Mourão. Ele sucedeu aos bispos anteriores Dom Mauro, Dom Virgílio e Dom Eliseu. 
Breve perfil de Dom Javier - Ele nasceu em Isla Pocú, no Paraguai, no dia 3 de dezembro de 1942. Na Argentina, cursou Filosofia e Pedagogia; no Studium Theologicum, em Curitiba, estudou Teologia; Espiritualidade, na Colômbia e, Teologia Bíblica, na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Dom Javier tem especialização em Pastoral Catequética, pelo Instituto Pio XI, em São Paulo; e pós-graduação em Teologia Bíblica e Metodologia de Ensino Religioso no ITEPA e UCPEL, em Passo Fundo-RS.
Participou de missões na África entre 1977 e 1978, trabalhando no Congo.
Veio para a Diocese de Campo Mourão em 1978 e desempenhou o cargo de reitor do seminário por dois anos. Trabalhou em Peabiru, Quinta do Sol e Fênix. Foi diretor espiritual do Seminário Menor, do Seminário de Filosofia e do Seminário de Teologia, além de responsável pela Ação Missionária, coordenador diocesano, representante diocesano do clero, professor na Escola de Teologia Pastoral e diretor do Seminário de Filosofia.
Foi Administrador diocesano desde que Dom Mauro Aparecido dos Santos assumiu a Arquidiocese de Cascavel.
Foi nomeado bispo da Diocese de Campo Mourão, pelo Papa Bento XVI, no dia 24 de dezembro de 2008 e tomou posse em 27 de fevereiro de 2009. Fonte: site da Diocese de Campo Mourão. 

OS ENSINAMENTOS do padre Gaspar Gonçalves da Silva

"A festa maior do cristão está na eucaristia onde devemos buscar as nossas forças para o dia a dia. Devemos colocar Cristo como o centro de nossas vidas. O Reino de Deus está aí e nós muitas vezes não enxergamos, não vemos. É preciso ver e sentir que o Evangelho aprofunda coisas que não queremos admitir.
Precisamos ver o que é essencial em nossa vida, pegue tudo o que precisa e não esqueça o essencial. O essencial é buscar o reino de Deus e o resto virá por acréscimo e a sua justiça. 
A providência divina não exclui a liberdade, Deus proverá mas temos que correr atrás e praticar a justiça e a misericórdia. Ele nos dá a liberdade, mas não podemos somente esperar. 
Deus está no coração, na essência de nossas vidas, dentro de nós temos uma potência para praticar o amor. 
A nossa vida está nas mãos do senhor, que nos deus carisma e inteligência. O essencial é invisível aos nossos olhos." Ensinamentos do padre Gaspar Gonçalves da Silva, na homília de 26 de fevereiro de 2017 na Paróquia São Francisco de Assis, em Campo Mourão.

SHAPIRO: "O sucesso final não está nas nossas mãos"

Quando Deus quer que alguém tenha sucesso na vida, ele terá, mesmo que à primeira vista ele pareça ter menos chances que qualquer outro. É preciso esforçar-se para atingir metas, objetivos e realizar planos. Mas devemos perceber que o sucesso final não está nas nossas mãos, porém, depende completamente de Deus. A conseqüência disto é que devemos apreciar o que temos pois, além de tudo, isto também é uma dádiva do Todo-Poderoso. Um homem sábio certa vez perguntou: “Se você não aprecia aquilo que tem, como irá apreciar qualquer outra coisa que venha a receber?" Abraham Shapiro.

EVANGELHO DO DIA terça-feira, 28 de fevereiro 2017

Evangelho (Mc 10,28-31)  O Senhor esteja convosco.  Ele está no meio de nós.  PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.  Glória a vós, Senhor! Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna. 31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

AS ATITUDES e as diferenças


O GRANDE VITORIOSO


27 de fev de 2017

EVANGELHO DO DIA segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Evangelho (Mc 10,17-27)  O Senhor esteja convosco.  Ele está no meio de nós.  PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.  Glória a vós, Senhor! Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” 18Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!” 20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. 21Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” 22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” 24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” 26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” 27Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

26 de fev de 2017

O ROCHEDO E SALVAÇÃO


EVANGELHO DO DIA domingo, 26 de fevereiro de 2017

Evangelho (Mt 6,24-34) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24“Ninguém pode servir a dois senhores; pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.
25Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? 26Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros? 27Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? 28E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? 31Portanto, não vos preocupeis, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir? 32Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. 33Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia bastam seus próprios problemas”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

25 de fev de 2017

CM FUTSAL x Copagril, amistoso na quarta, dia 01 no Valternei de Oliveira


Será na quarta-feira, 1 de março, às 20 horas no Valternei de Oliveira, o primeiro amistoso do Campo Mourão Futsal na temporada 2017. E o adversário é o forte Copagril de Marechal Cândido Rondon, campeão paranaense e terceiro lugar na Liga Nacional de Futsal. Um grande amistoso antes da estreia oficial na Chave Ouro no dia 25 de março em Foz do Iguaçu diante do Foz Cataratas.
Os ingressos no valor de R$ 5,00 serão vendidos no dia do jogo na bilheteria do Valternei de Oliveira.

PRÓXIMOS JOGOS DO CM Basquete: Dias 7 e 9 de março contra Minas e Brasília

Após vencer dois dos quatro jogos consecutivos fora de casa no NBB, o Campo Mourão Basquete fará duas partidas no Majestoso Belin Carolo, daqui a nove dias. Na noite de terça-feira, 7 de março, às 20 horas vai enfrentar o Minas Clube e dois dias depois, na noite de 9 de março, o adversário será o atual líder Brasília. Será o reencontro do aurinegro sensação do campeonato com a sua fantástica torcida.

NBB: No novo e moderno site da LNB confira CM em oitavo lugar

Ficou show o novo site da LNB: moderno, leve, inteligente e informativo com estatísticas e tudo o que o apaixonado pelo basquete precisa saber.  
Na tabela da classificação, o Campo Mourão Basquete está em oitavo lugar com 54,5% de aproveitamento, fruto de 12 vitórias em 22 jogos, apenas três vitórias dos líderes.

NO NBB: QUE VITÓRIA, Campo Mourão Basquete Fantástico!

"Que vitória fantástica! Que time! Prazer demais jogar com caras que dão o sangue a todo momento. Estamos nos playoffs com 7 rodadas de antecedência em um campeonato que todos diziam que iríamos disputar para não cair. Tenho muito orgulho de todos e agradeço as pessoas que me rodeiam e torcem por mim. Mais uma para a conta e continuamos firme." O desabafo é do jogador Betinho Duarte na rede social após a excelente vitória na noite de sexta-feira (24) em Fortaleza, sobre o Basquete Cearense por 81 a 75, em jogo decidido no último minuto.
Betinho (foto) foi o cestinha do jogo, o Campo Mourão já classificado para os playoffs com várias rodadas de antecedência chegou a 12 vitórias contra 10 derrotas e está na oitava posição. 
Antes do intervalo, o Basquete Cearense vencia pela vantagem de apenas dois pontos: 37 a 35. O terceiro período foi acirrado e a três minutos do fim, com uma bola de três, o Campo Mourão passou a frente e encerrou o quarto com um ponto a mais (57 a 56). No último, o time cearense fez 13 pontos em apenas cinco minutos com a vantagem de 71 a 66, mas no último minuto, o time paranaense virou e venceu o Cearense por 75 a 81.

A GRANDE FOLIA: Cai Nessa e DJ Josley no Telhado de Paris


BLOCO CAI NESSA anima o Carnaval Popular no centro de Campo Mourão

Sem o Bloco Cai Nessa não tem Carnaval Popular em Campo Mourão, certo? Certíssimo e assim será. O Bloco Cai Nessa vai animar o segundo Carnaval em Cores na praça São José, anexo ao coreto e chafariz, com duas apresentações hoje a partir das 21 horas e amanhã, domingo, às 16 horas.
Na pauta, as tradicionais marchinhas que agitaram o Carnaval em décadas anteriores, cores e fantasias com a presença dos mourãoenses. 

NO RÁDIO: Bolão e Cai Nessa vão fazer as alegrias do programa campeão 1.201

É daqui a pouco no programa campeão Tocando de Primeira de número 1.201 -  isso mesmo, o primeiro após os 1.200, o jornalista Ilivaldo Duarte vai entrevistar no primeiro tempo a partir das 11 horas a turma do bolão mourãoense com o técnico Wagner Silva e vários atletas.
No segundo, o estúdio da Rádio Colméia vai ficar mais alegre e cheio de cores com a turma do Bloco Cai Nessa sob a regência do maestro Birão Rodrigues. 
É a partir das 11 horas no programa campeão na Rádio Colméia - Orgulho Paranaense, um golaço no rádio brasileiro, onde só não ouve quem não tem rádio ou não tem vizinho. Um golaço no rádio brasileiro.

EVANGELHO DO DIA sábado, 25 de fevereiro 2017

Evangelho (Mc 10,13-16)  O Senhor esteja convosco.  Ele está no meio de nós.  PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.  Glória a vós, Senhor! Naquele tempo, 13traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

24 de fev de 2017

CM sensacional, vence em Fortaleza no NBB


AS 7 REGRAS da vida


EVANGELHO DO DIA sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Evangelho (Mc 10,1-12)  O Senhor esteja convosco.  Ele está no meio de nós.  Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.  Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 1Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. 3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” 10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

23 de fev de 2017

NBB: CM perde para o vitória nos momentos finais em Salvador

Em um quarto final incrível, de 30 a 27 para o Vitória, os donos da casa só conseguiram decidir o confronto nos segundos finais. O ala/pivô Chris Hayes converteu dois lances livres a seis segundos do fim, e levou a vantagem rubro-negra para cinco pontos (84 a 79), impedindo qualquer chance de virada mourãoense na noite desta quarta-feira no ginásio Poliesportivo de Cajazeiras em Salvador.
Foi um quarto final emocionante e o Vitória levou a melhor sobre Campo Mourão dentro de casa, amplia sequência positiva de cinco vitórias consecutivas no ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. Com o quinto triunfo consecutivo, o Vitória continua na quarta colocação do NBB CAIXA 16/17 com 14 resultados positivos contra seis negativos. Já o Campo amargurou a segunda derrota em sequência, está na oitava posição com 11 vitórias em 21 partidas disputadas.
Pelo lado mourãoense, mais uma vez o grande destaque foi Betinho. Muito inspirado no primeiro e último quarto, o ala do time parananese deixou o jogo como cestinha, com 24 pontos, além de pegar sete rebotes e distribuir seis assistências. O ala/pivô Pastor anotou 15 pontos, pegou quatro rebotes e distribuiu quatro assistências, enquanto o ala/armador Greg Brown foi responsável por outros 15 tentos, nos 26 minutos em que esteve em quadra.
O Campo Mourão joga em Fortaleza onde visita nesta sexta-feira (24), às 19h30 o Basquete Cearense que perdeu ontem em casa para o Mogi das Cruzes. Fonte: site NBB.

EVANGELHO DO DIA quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Evangelho (Mc 9,41-50)  O Senhor esteja convosco.  Ele está no meio de nós.  Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.  Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 41disse Jesus aos seus discípulos: “Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 42E se alguém escandalizar um desses pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. 43Se tua mão te leva a pecar, corta-a! 44É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 45Se teu pé te leva a pecar, corta-o! 46É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. 47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’. 49Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. 50Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

22 de fev de 2017

É HOJE O CENTÉSIMO Corinthians x Palmeiras na história

Há 100 anos Corinthians e Palmeiras duelaram pela primeira Vez e  hoje acontece o 1º clássico do ano que marca o centenário do dérbi. Ele foi disputado pela primeira vez em 6 de maio de 1917. 100 anos depois, o duelo entre alvinegros e alviverdes tem o retrospecto mais equilibrado entre os clássicos do país. Até hoje, os rivais já se enfrentaram em 351 oportunidades. Foram 125 vitórias palestrinas e 120 triunfos corintianos, além de 106 empates, segundo as contas do clube do Parque São Jorge. Já segundo os números palmeirenses, foram 361 jogos, com 129 triunfos alviverdes, 122 vitórias corintianas e 110 empates. Nenhum outro dérbi no Brasil tem números tão próximos quanto os da rivalidade entre os paulistanos. Nos outros clássicos paulistas, por exemplo, as vantagens são quase sempre bem maiores. Fonte site ESPN Brasil

NBB:CM BASQUETE quer vencer de novo e impedir quinta vitória de time baiano

O Campo Mourão Basquete viajou confiante para os seus primeiros jogos no Nordeste brasileiro em Salvador e Fortaleza. O primeiro será hoje às 20 horas contra o Esporte Clube Vitória em Salvador e o segundo, na sexta, diante do Basquete Cearense.
O time mourãoense quer vencer novamente fora de casa e sabe que terá um compromisso duríssimo pela frente, já que o time baiano vem de quatro vitórias seguidas na competição e é forte dentro de casa. Diante de sua torcida, o Vitória venceu 6 dos 9 jogos disputados, está na quarta posição com 13 triunfos no NBB - dois a mais que o Campo Mourão Basquete.
Mas o time do técnico Emerson Luis de Souza quer continuar com o título de "visitante indigesto", em função das suas grandes vitórias anteriores no NBB 16/17.