27 de dez. de 2017

ENTREVISTA ESPECIAL: VALDECIR RIBEIRO, um campeão de bem com a vida

Um homem de bem com a vida, apaixonado por sua família com muitos amigos. Honesto e sempre disposto a ajudar o próximo. O "Bigode", o "Véio", o "Bodão", o "Valdecir do Bradesco", o "Valdecir da AABB" ou simplesmente,  Valdecir Ribeiro, o esposo da Ladir e o pai do Marcos e do Valdecir Ribeiro Jr.
Valdecir Ribeiro é o homenageado na ENTREVISTA DO BLOG nesta última semana do ano de 2017 e conta um pouco da sua história de vida dentro e fora dos campos. "Quando fiz teste no Santos com 15 anos, fui aprovado, mas como éramos muito pobres, meu pai não me deixou seguir carreira pois tinha que trabalhar e ele acreditava que futebol não dava nada para ninguém", diz.
Ele foi lavrador onde ficou até os 23 anos, depois  trabalhou por 17 anos no Banco Bradesco, e há quase 20 anos é corretor de imóveis na Imobiliária Marcovic. Foi campeão inúmeras vezes e quem ainda joga futebol ou futsal conhece bem, a sua habilidade com a perna esquerda. "Num jogo pelo Luiziana contra o Bariri Futebol Clube pelo Amadorzão fiz dois gols, inclusive um de cabeça, que foi o único na minha carreira no futebol". 
Conheça a história deste campeão Valdecir Ribeiro. 

QUEM É VALDECIR RIBEIRO?  Sou um homem de bem com a vida e apaixonado pela família, honesto e que não leva desaforo para casa, mas está sempre disposto a ajudar o semelhante. Sou casado há 34 anos com a Ladir e o pai do Marcos e do Valdecir Ribeiro Jr.

COMO SE DEFINE? Sou uma pessoa amiga, honesta e íntegra, devido a educação que recebi de meus pais que eram severos, mas muito amigos e dedicados à família. Eles me ensinaram a respeitar as pessoas e isso me tornou a pessoa que sou hoje.
ONDE E COMO FOI A SUA INFÂNCIA? Em Sete de Maio, município de Cambira (PR), foi uma infância tranquila mais sem regalias, meu pai era porcenteiro na lavoura de café. Comecei a trabalhar aos cinco anos de idade fazendo os serviços mais leves na roça, não tinha tempo para brincar.

COMO FOI SUA JUVENTUDE E ONDE? Passei minha juventude em São Miguel, município de Araruna (PR). Não tive muito tempo para aproveitar esse período, pois tinha que trabalhar ajudando meu pai na lavoura, mas sempre dava um jeitinho e arrumava um tempo para das umas paqueradas.
QUE HISTÓRIAS LEMBRA? Um fato bacana que lembro foi fazer o papel do Anjo Gabriel na igreja, onde fiz a coroação de Nossa Senhora Aparecida. Isso ficará para sempre marcado em minha vida.


DESDE QUANDO EM CAMPO MOURÃO, POR ONDE PASSOU E O QUE FAZ HOJE? Cheguei em Campo Mourão em 1981, passei por vários times  amadores como Luiziana, Araruna, São Vicente, Balança Rede, São Lourenço e Cianorte. Atualmente trabalho como corretor de imóveis.

COMO FOI E ONDE SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? O QUE FAZ HOJE? Trabalhei até os 23 anos na lavoura, acompanhando meu pai. Depois trabalhei por 17 anos no Banco Bradesco, e já estou há 19 anos atuando como corretor de imóveis na Imobiliária Marcovic.
O QUE FEZ NO SEU TRABALHO QUE NÃO FARIA DE NOVO? Confiar demais nos colegas de trabalho e depois se decepcionar.
COMO É SUA ATUAÇÃO NA COMUNIDADE? Procuro sempre participar de Pastorais (Movimentos) da igreja, tais como, Vicentinos, ECC (Encontro de Casais com Cristo) e em eventos beneficentes.
COMO ENTROU O FUTEBOL EM SUA VIDA? Com meu pai, que sempre me levava aos jogos nos domingos em sua companhia (até cheguei jogar com ele).

SEMPRE TEM HISTÓRIAS PARA CONTAR. LEMBRA DE ALGUMAS. Em um jogo do Amador em 1985, na cidade
de Luiziana, contra o Bariri Futebol Clube, fiz dois gols sendo um de cabeça - o único da minha carreira no futebol de campo - e com a vitória os eliminamos. O seo José Carlos Galbier (Tio BEC) - o segundo em pé da esquerda para à direita-  que era cliente do banco onde eu trabalhava foi até a agencia na segunda-feira e me disse: “Ano que vem você vai jogar para nós, no meu time, não vai mais fazer gols contra a gente”. Foi muito legal, ele era uma pessoa folclórica, muito gente boa.

QUAIS, ENTRE TANTAS, SÃO EXPERIÊNCIAS QUE NÃO SAEM DA MEMORIA? Quando fiz teste no Santos com 15 anos e fui aprovado. Mas como éramos muito pobres, meu pai não me deixou seguir, pois eu tinha que trabalhar e ele acreditava que futebol não dava nada para ninguém.
QUAL O ESPORTE PREFERIDO, ÍDOLO E TIME? Futebol, meu ídolo é Pelé e o time Santos.
QUAL JOGO DO SEU TIME FOI SENSACIONAL? QUE TIME FOI ESSE? Um jogo sensacional para mim foi o Santos x Flamengo em 2011, onde o Flamengo saiu com a vitória por 5 a 4, foi um jogão e teve dois gols do Neymar e três do Ronaldinho Gaúcho.

QUAL JOGADOR MAIS DIFíCIL QUE MARCOU ATÉ HOJE? Flávio Marques, o "Flavinho", ponta esquerda, era um jogador muito habilidoso e rápido. - o último agachado, da esquerda para à direita no time da Associação Esportiva Recreativa Mourãoense (AERM) em 1976.

QUAL O MELHOR TIME DE FUTSAL OU FUTEBOL QUE VOCÊ VIU JOGAR? E QUAL FOI O MELHOR EM QUE VOCÊ JOGOU? No futsal, o Jaraguá do Sul na época do Falcão. No futebol, o Santos em 1962.
O melhor time que joguei foi no time de salão do Bradesco, onde tinha o Paulinho Santana, o Júlio, o Dutra, o saudoso "Melado", o José Antônio do Nascimento - in memorian o do meio agachado. Toninho Russo no gol entre outros. E no futebol de campo na equipe juvenil de Araruna treinada pelo Sr. José 14.
QUAIS ATRIBUTOS PARA SER UM CIDADÃO DIGNO E RESPEITADO?  Ser leal com as pessoas, ser amigo de verdade e acima de tudo ser honesto e correto em tudo que faz.
QUAL A  MANCHETE FICOU NA HISTÓRIA DE SUA VIDA? São varias as manchetes, mais a que com certeza ficará marcada para sempre é o acidente com o avião da Chapecoense (Chape).

QUAL MOMENTO QUE FICOU NA HISTÓRIA DE
SUA VIDA COMO MUITO BOM? E O PIOR? Um momento bom foi a comemoração dos 25 anos do meu casamento. Quando casei não tinha condições de fazer uma festa, então foram somente eu a esposa e os padrinhos. Aí prometi para ela que faria uma festa de casamento e cumpri. Foi uma festa para 500 convidados e em dois dias (sábado e domingo) e foi muito marcante em ver a felicidade dela e de meus filhos. 

O pior momento foi a morte do meu pai, eu achava que ele seria eterno, mas Deus sabe o que faz e está no comando de tudo.

QUAL JOGADA QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, JAMAIS TERIA FEITO? Em uma final do verdão em Cianorte-PR, jogando pela equipe do São Lourenço, fui bater um pênalti e dei uma paradinha e o goleiro pegou e perdemos o campeonato. Nunca mais dei uma paradinha daquele dia em diante só bato forte.
O QUE AINDA NÃO FEZ QUE AINDA GOSTARIA DE FAZER? . Uma viagem para Jerusalém com minha esposa (Ladir), é um sonho dela que gostaria muito de realizar.

CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CAMPO MOURÃO. José Pedro Cordeiro, Itamar Tagliari e o seo Enoque Lourenço. - na foto abaixo, Futrika, Itamar, Pedro Cordeiro e Ilivaldo Duarte, em homenagem no programa Tocando de Primeira para Itamar Tagliari.
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO. Marco Antonio Kunzler, Aroldo Gallassini e Dr. Milton Luiz Pereira.

O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É... Tranquilo,  pois consegui certa estabilidade financeira para minha família sem muitas regalias mais digna, hoje sou uma pessoa realizada por ter conseguido vencer as adversidades que a vida nos oferece.

JOGO RÁPIDO
MÚSICA: Caipira.
UM LIVRO? Bíblia Sagrada.
UM AUTOR? Machado de Assis.
UM PROFESSOR ? Cicero Fernandes (Araruna).-foto.
UM TÉCNICO? Seo José mais conhecido como Zé 14
UM JOGO? Final da Copa 1970 - Brasil x Itália.
UM GOL? O primeiro do Neymar no jogo contra o flamengo em 2011.

SONHO ? Que nosso país seja um país sério, com menos corrupção.
SAUDADE ? DO QUÊ E DE QUEM ? Do meu tempo de roça e do meu Paizinho.
MOMENTO INESQUECÍVEL? Nascimentos dos meus filhos.
HOBBY ? Cozinhar.
MANIA ? Ser teimoso.
PROGRAMA ? Tocando de primeira.

TÍTULO? Tricampeão no Torneio dos Engenheiros Agrônomos em Campo Mourão, com 59 anos.
FRUSTRAÇÃO? Não ter sido jogador profissional de futebol
FAMÍLIA É... O centro de tudo.

RELIGIÃO É .... Crer em Deus sob todas as coisas.

TOCANDO DE PRIMEIRA É? O melhor programa do rádio mourãoense.

A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É... Uma cidade boa para se morar, mas infelizmente abandonada politicamente.

A CAMPO MOURÃO DO FUTURO... Temos que confiar que isso mudará e a cidade voltará a crescer.

ÉTICA É... Tudo em uma pessoa, tanto na vida pessoal quanto profissional.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTÓRIA?
Sentimento de gratidão. É uma honra ser lembrado por você, e poder compartilhar um pouco da minha história com as pessoas.
QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NO BLOG? Moacir Alves, um cara com quem jogo há 20 anos e um dos maiores artilheiros que vi jogar.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Que todos leiam e acompanhem o blog, pois é feito com dedicação e respeito as pessoas. E o carinho com que você recebe a todos. Parabéns!
QUAL PERGUNTA QUE NÃO LHE FIZ QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO? Acho que foi perfeito no seu questionamento.
Um verso para refletir:  “As vezes nosso coração está agitado. Mas Deus faz um silencio danado. Na verdade ele está dizendo: Calma filho! Eu já tenho tudo planejado”  

Nenhum comentário:

Postar um comentário