24 de dez. de 2017

ENTREVISTA DE DOMINGO: José Alves Cruz, o "Zé dos Correios"

"Tua estrada há de ser plena de sucesso, na caminhada em busca do progresso" está na letra do hino do Município de Janiópolis, distante 40 km de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná. Esta frase resume bem um pouco da trajetória de José Alves da Cruz, professor, consultor, engajado nas causas sociais e profissionalmente gerente da agência dos Correios em Campo Mourão.
O janiopolitano José Cruz é o homenageado desta semana na ENTREVISTA DE DOMINGO“Sou Estudioso e batalhador em busca da realização dos meus sonhos, especialmente os que podem tornar o mundo um lugar melhor pra se viver."
Ele nasceu em Janiópolis há 54 anos e entrou para os Correios há 34, começou como balconista e desde maio de 1994 gerencia a agência dos Correios em Campo Mourão, onde implementou grandes mudanças. 

É cidadão honorário de Campo Mourão e funcionário destaque dos Correios no Paraná. “Vivo um momento de celebração e agradecimento, pelas conquistas e reconhecimentos recebidos, os quais partilho com todos que me ajudaram e me ajudam na minha caminhada, pois ninguém faz nada sozinho."
Conheça um pouco mais da vida e da história de José Alves Luz na ENTREVISTA DE DOMINGO no BLOG DO ILIVALDO DUARTE. 

QUEM É JOSÉ ALVES DA CRUZ? Sou mais conhecido como “Zezinho”, divorciado, pai de Leandro Jose de Amo da Cruz, 23 anos, estudante de Direito na UEM em Maringá e Ana Luísa Santos da Cruz,12.  Sou natural de Janiópolis (PR), nascido em 21/04/1963.
COMO SE DEFINE? QUAIS QUALIDADES MAIS GOSTA EM VOCÊ?  Sou Estudioso e Batalhador em busca da realização dos meus sonhos, especialmente os que podem tornar o mundo um lugar melhor pra se viver.  Qualidades: dedicado, justo, determinado e faço o bem, sem olhar a quem.
ONDE E COMO FOI A SUA INFÂNCIA?  Em Janiópolis, sou de origem humilde, mas recebi uma herança muito valiosa: meus valores. Minha mãe era professora, da qual herdei o gosto pelos estudos e pela educação, e meu pai, inicialmente agricultor
, depois mecânico e aposentou-se como motorista de um supermercado. Meu pai tinha pouca escolaridade, mas sempre foi sábio e me ensinou as mais importantes lições da vida que sigo até hoje: meu herói. Estudava, jogava bola, morava na frente do campo de futebol. Empinava pipa que eu mesmo construía com os amigos, tomávamos banho de rio, pescávamos, enfim uma infância simples, mas muito feliz.  
COMO FOI SUA JUVENTUDE E ONDE? QUE HISTÓRIAS OU FATOS LEMBRA?  Minha juventude
passei em Janiópolis e me recordo de muitos fatos e histórias, mais duas em especial marcaram a minha vida. Trabalho desde os nove anos de idade, meu pai trabalhou uma época em uma oficina, eu ia com ele e acabei me interessando e aprendendo a profissão de eletricista, que exerci até entrar nos Correios em 1983.  Eu era garoto e estava tirando o motor de partida de uma Ford Pick Up 75 deitado no asfalto
quente e pelo capô que estava aberto, avistei o professor Jose Vidigal, que hoje mora em Campo Mourão e na época trabalhava em Janiópolis. Era  meu professor e me disse: José, apliquei um teste de Português para todas as turmas e só você conseguiu tirar nota superior a 6,0. Mesmo ali, embaixo do veículo soltando os parafusos, me senti muito feliz e aquela notícia foi uma injeção de ânimo. Posso dizer que mudou a minha vida, passei a acreditar mais na minha capacidade e me dedicar mais aos estudo. E deu certo.  Outra história é que tínhamos pouco dinheiro e juntávamos os amigos para fazer “vaquinha” e colocar combustível no carro de algum dele, para irmos às festas de igrejas, que era uma das principais diversões na época. Sempre tinha festa na região e sempre estávamos por lá, era muito divertido.
COMO FOI E ONDE SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL?   Participei de uma seleção para trabalhar nos Correios em uma vaga que abriria em Janiópolis para Balconista, que na época fazia tudo, desde atendimento até entrega, limpeza e gerência. Fui selecionado e em 10 de agosto de 1983 assumi em Janiópolis. A ideia era ficar um tempo e investir na minha oficina, pois, na época já era oficial eletricista. 

Executava todos os tipos de serviços de autoelétrica em veículos e também fazia instalações elétricas residenciais. No entanto, tomei gosto pela nova profissão. Conheci as normas e comecei a me preparar para as novas oportunidades. 
Em 1986 passei em uma nova seleção para Monitor Postal, que significava um avanço na carreira e também um avanço salarial.  Após concluir o curso com duração de 60 dias em Curitiba, fui promovido, mas continuei em Janiópolis. No ano seguinte, participei de uma nova seleção para Supervisor
Postal, no entanto, para assumir esse novo cargo, teria que fazer um curso com duração de seis meses em Porto Alegre (RS). 
Em 1988, após concluir o curso teria que ir para uma cidade maior para ocupar o novo cargo. Fui convidado e optei por aceitar uma transferência para Paranavaí, onde permaneci até 1994. Lá fui encarregado da expedição, da carga de toda a região, tesoureiro, atuei como assessor do Gerente Regional, a época denominada “Zona Postal 06”, e posteriormente como Supervisor de Operações da Agência de Paranavaí.  
Em 1994, depois de ter feito bom trabalho com a implantação do novo modelo de operação nas entregas, surgiu o convite para ser gerente da Agência de Campo Mourão, que fica a 45 km de Janiópolis - minha cidade natal e onde estava minha família. Inicialmente deu aquele “frio na barriga”, mas resolvei aceitar e foi uma das melhores decisões da minha vida. Tínhamos muitos desafios, mas uma equipe dedicada e competente,  fomos vencendo um a um e fazendo as transformações. Em pouco tempo nossa agência começou a se destacar, produzir excelentes resultados e com isso vieram às conquistas como veículos, reforma da unidade e melhores condições de trabalho e atendimento para a população. 
Em 1996, participei de uma seleção para fazer parte de uma equipe que iria multiplicar o Projeto GPAC – Gestão da Produtividade Aplicada aos Correios – uma nova metodologia a que tinha como objetivo eliminar retrabalhos, perdas e desperdícios.
Após passar por um treinamento no Rio de Janeiro, comecei a aplicar os treinamentos o que me abriu uma série de possibilidades pessoais e profissionais.   
No ano 2000 participei de uma seleção para atuar na remodelação dos serviços Internacionais dos Correios, que culminou com a criação do Exporta Fácil – Linha de Serviços Internacionais dos Correios, que hoje é um serviço premiado mundialmente pela UPU - União Postal Internacional.  Após a capacitação no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, fiquei responsável por treinar toda a equipe, e implantar o serviço e dar suporte nos Correios do Paraná.  Também dei apoio nos estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. 
O QUE FAZ HOJE?  Continuo na gerência da Agência dos Correios em Campo Mourão, onde estou desde 11 de maio de 1994, buscando melhorar as condições de trabalho, desenvolver a equipe e continuamente o atendimento e os serviços prestados à comunidade.
O QUE FEZ NO SEU TRABALHO/TRAJETÓRIA QUE NÃO FARIA DE NOVO? No passado, por falta de ferramentas e até mesmo de formação, muitas vezes havia a necessidade de tomar decisões de forma empírica, e dessa forma, os resultados poderiam não ser os esperados. Felizmente muitas decisões foram acertadas e produzimos bons resultados e na nossa agência conquistou e continua conquistando inúmeras premiações durante todos esses anos.
COMO É SUA ATUAÇÃO NA COMUNIDADE?   Desde
a minha chegada a Campo Mourão em 1994, sempre procurei participar ativamente das atividades da comunidade. Na época, comecei a participar ativamente da Coordenadoria Regional da FIEP, das atividades da Acicam, proferir palestras nas escolas, desenvolver atividades em parceria com a Biblioteca, com a Fecilcam, Rotary etc. Atualmente, participo ativamente das atividades da Acicam, recentemente
fui eleito vice-presidente do comitê Intersetorial de Combate à Dengue, ligado  à Secretaria Municipal da Saúde e continuo proferindo palestras nas escolas.  Criei a Caminhada Ecológica que consiste em diariamente ao praticar atividade física, levar sacolas plásticas e recolher o lixo descartado indevidamente nas vias públicas. Essa ação foi tema de matéria da RPC TV: http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/maringa/v/morador-de-campo-mourao-recolhe-materiais-que-podem-acumular-agua-durante-caminhadas/5150613/
O objetivo é conscientizar as pessoas quanto à necessidade e importância de não descartar lixo nas vias públicas, em especial, os que podem armazenar água e se tornar criadouros do mosquito da dengue. E mesmo o lixo tendo sido descartados por outras pessoas, eu os recolho das ruas em minhas caminhadas e dou o destino correto para eles. Acredito que dessa forma teremos uma cidade mais limpa, mais humana e mais saudável. O projeto foi “encampado” pela Secretaria da Saúde e Incorporado ao “Hora H”, que tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a população em ações de prevenção combate aos criadouros
COMO ENTROU A MOTIVAÇÃO E AS PALESTRAS EM SUA  VIDA?  Em 1996, os Correios precisavam capacitar mais de 50.000 empregados e para tanto fez uma seleção para instrutores internos. Fiz minha inscrição e após ser selecionado passei por uma capacitação e comecei a aplicar os treinamentos.  Identifiquei-me e apaixonei por essa atividade, notei que as pessoas gostavam da forma como eu conduzia os treinamentos. Daí pensei: “Se serve internamente pode servir lá fora” e comecei a desenvolver treinamentos e oferecer para o mercado. No entanto encontrei as portas fechadas e a principal pergunta era:  - Tem referências? - Para quem você já trabalhou? Então surgiu a ideia de oferecer os treinamentos com valor bem atrativo, mas atrelado a uma carta de referência. Depois de algum tempo colecionava referências e as coisas ficaram mais fáceis.  Descobri que Deus me deu um
dom, que pode ajudar as pessoas a acreditarem em suas capacidades, potencialidades, melhorar seus negócios e transformar ideias em ações, que podem se tornar viáveis, enfim serem melhores no pessoal e profissional.  Isso me dá muito prazer, me realiza.  
  
QUAIS, ENTRE TANTAS EXPERIÊNCIAS NÃO SAEM DA MEMORIA?  A Implantação do Exporta Fácil nos Correios do Paraná. Foi uma experiência marcante, pois me deu a oportunidade participar de muitos eventos internos e externos, o que me deu muita visibilidade. Da mesma forma o Projeto GPAC. A empresa passava por um momento delicado, precisávamos reduzir despesas, em especial perdas e desperdícios.  As ferramentas do curso eram modernas e continuam sendo atuais e aplicáveis. Outra experiência marcante foi a renumeração de
imóveis da cidade Campo Mourão em 1996. 
O volume de correspondências devolvidas era muito grande e em uma pesquisa com os carteiros, concluímos que o número de imóveis com numeração irregular era muito grande. Em reunião com a equipe do Planejamento do Município, chegamos à conclusão que seria mais fácil renumerar que corrigir. Era um enorme desafio, mas resolvemos encarar e deu tudo certo. A caixa receptora foi outra experiência que marcou. Perdíamos muito tempo nas entregas em residências que não possuíam caixas receptoras e isso comprometia as entregas. 
Desenvolvemos um modelo de caixa, fomos até uma metalúrgica, pedimos para fabricar e começamos a oferecer paras as pessoas. Foi um sucesso e pouco a pouco a ideia foi ganhando corpo e hoje temos uma lei que prevê a instalação em todos os novos imóveis. Isso facilitou e agilizou sobremaneira o trabalho do carteiro com benefícios para a comunidade que recebe mais cedo e de forma mais segura sua correspondências. 
Outro evento que marcou e continua marcando é a
Festa do Papai Noel dos Correios que permanece ativa e evoluindo ano a ano com a valiosa colaboração e parceria da comunidade mourãoense, que tem demonstrado elevado espírito de solidariedade e nos apóiam nessa apaixonante missão.
Atualmente recebemos as cartinhas, fazemos a pré-seleção e colocamos á disposição da comunidade que sempre correspondeu com muita grandiosidade. Após o apadrinhamento enviamos uma carta convidando as crianças para uma festa onde serão recebidos para uma tarde de diversão com cama elástica, sorvete, refrigerante, bolo, enfim
momentos de diversão. Após isso recebem os seus presentes e na saída um “kit” contendo doces balas, pirulitos para levar para casa e dividir com os irmãos e a família. Costumo dizer que é um projeto abençoado e nunca falta apoio quer seja com as doações de coisas e até mesmo de tempo, de dedicação para essa causa tão nobre. Já atendemos mais de 20.000 crianças.                   
COMO FOI SUA HISTÓRIA COMO CONSULTOR? Em 1996 ao participar do Projeto GPAC, fui capacitado e incorporei ferramentas, metodologias, dinâmicas e didáticas que tornavam as minhas apresentações, cursos e palestras atrativos, o que era sentido pela participação das pessoas e especialmente pelas avaliações.
No ano de 2000 após concluir uma Especialização em Desenvolvimento Gerencial com Ênfase em Marketing e Mercosul, me inscrevi no Projeto Rede Agentes do MDIC - Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior. Após ser selecionado passei por uma capacitação em Curitiba e o objetivo era oferecer apoio aos empresários para que pudéssemos alavancar as exportações, gerando desenvolvimento emprego e renda. Durante a execução do Projeto foi constatado que era necessário ir além e foi aberta uma nova seleção para Formadores em Comércio Exterior, com duas vagas no Paraná. Tive a felicidade de conquistar uma das vagas e fui para Brasilia/DF, participar de uma
nova capacitação, e a partir daí em uma parceria Correios/MDI,C passei a formar pessoas, que se tornariam multiplicadores dos conceitos, para que pudéssemos atender um número cada vez maior de empresários para atuação no mercado mundial. Passei a proferir palestras e participar de eventos divulgando as soluções dos correios para o Comércio Exterior, através da solução simplificada Exporta Fácil, nas principais cidades do estado, o que me deu visibilidade, contatos e convites inclusive para aula na pós-graduação. Eram bons tempos com muitas oportunidades em especial para os temas Comercio Exterior e Gestão da Produtividade. Atualmente há muita disponibilidade de ofertas de consultorias, cursos e palestras no mercado e a concorrência aumentou muito.
Hoje tenho que conciliar as oportunidades com o meu trabalho nos Correios e aproveitar as horas de folgas e os períodos de férias.
Meu objetivo ao entrar nessa área, sempre foi criar uma possibilidade para complementar minha renda após a aposentadoria nos Correios que está se aproximando. Por outro lado, atuar nessa área é muito gratificante, é um desafio contínuo na busca de atualização e se reinventando diariamente para tornar os eventos criativos e atrativos.  Outro aspecto muito relevante é a convivência com jovens e pessoas de outras gerações que são criativos, dinâmicos, inovadores e isso nos desafia e nos faz sentir vivos em movimento.
COMO ANALISA O MOMENTO DO NOSSO PAÍS?  O País passa por uma “crise de valores”, onde a ética e os valores ficaram em segundo plano, gerando graves consequências, entre elas a crise econômica, a falta de oportunidades e empregos.
E OS PROFISSIONAIS DE HOJE? SÃO MELHORES QUE OS DE ANTES? VOCÊ SE INSPIRA EM QUEM?  Acredito que há uma constante evolução entre as gerações. Atualmente a facilidade e possibilidade qualificação são maiores, o que torna os profissionais mais preparados e habilitados para exercer as funções. O meu guru é do Século passado Peter Drucker, considerado o pai da Administração moderna. 

Ele deixou muitas frases e ensinamentos entre elas: “Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo”. Outra lição que faz parte da minha vida é: Escolha um assunto, estude-o por cinco vezes e a seguir passe para outro. Venho fazendo isso nos últimos anos com a Gestão da Produtividade, o Comércio Exterior, a Liderança e a Negociação. 
QUAL MANCHETE FICOU NA SUA HISTÓRIA DE VIDA? As Exportações Brasileiras rompem a Barreira dos 100 Bilhões de Dólares em 2005”. Era um dos grandes desafios da época e o Exporta Fácil
dos Correios fazia parte das ações para atingir esse objetivo. Eu trabalhei na Remodelagem dos Serviços Internacionais dos Correios com a criação do Exporta Fácil e fui o responsável pela implantação do Serviço nos Correios do Paraná e também apoiei em outros estados.
VAPT-VUPT
ESPORTE PREFERIDO, ÍDOLO E TIME?  Maratona Vanderlei Cordeiro de Lima – Me inspirou na prática de exercícios físicos, buscando qualidade de vida e saúde.
QUAL JOGADA QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, JAMAIS TERIA FEITO?  No passado, por falta de qualificação e ferramentas, tomávamos decisões de forma empírica e os resultados poderiam não ser os esperados. Felizmente deu tudo certo e nossa agência conquistou e continua conquistando excelentes resultados e se destacando. 
ÉTICA.....São valores morais estabelecidos pela sociedade, mesmo que não esteja escrita em lugar nenhum você sabe o que pode e o que não pode, ou não deve fazer. É a coerência entre o que você fala e o que você faz. 
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É... de
celebração e de agradecimento, pelas conquistas e reconhecimentos recebidos, especialmente no ano de 2017 com o título de Cidadão Honorário em maio e de empregado destaque dos Correios do Paraná em Novembro, na cidade de Curitiba.  
O QUE AINDA NÃO FEZ QUE, SE TIVESSE CONDIÇÕES, AINDA GOSTARIA DE FAZER?  Desenvolver projetos voltados para os menos favorecidos, oferecendo capacitação e qualificação, para que possam melhorar suas atividades ou se preparar para conquistar um espaço, ou evoluir no mercado de trabalho. 
CITE TRÊS PERSONALIDADES EM CAMPO MOURÃO? José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo, Assabido Rhoden, mestre e referência em Educação, e Marta Kaiser, presidente da Casa das Fraldas.
CITE TRÊS PERSONALIDADES DO ESPORTE EM CAMPO MOURÃO?  Não saberia citar nomes, mas aprecio muito as conquistas da garotada do Atletismo que tem feito bonito e levado o nome da nossa cidade.
MÚSICA – É preciso Saber Viver
UM LIVRO – Você e Insubstituível.
AUTOR?  Augusto Cury.
PROFESSOR?  Jose Vidigal.
SONHO? Uma sociedade mais humana, mais justa, mais igualitária e mais cooperativa.
SAUDADE? DO QUE E DE QUEM? Da família reunida, das brincadeiras, das refeições feitas pela vó e de todos em volta da mesa nas refeições, o que é raro hoje em dia. 
MOMENTO INESQUECÍVEL? Nascimento dos filhos
HOBBY? Ler e caminhar.
MANIA? Horários.  
PROGRAMA?  Globo Repórter.
FRUSTRAÇÃO? Não poder fazer mais pela comunidade, especialmente pelos menos favorecidos.
FAMÍLIA É presente de Deus, berço da sociedade.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM?  Primeiro surpreso, depois gratidão pelo reconhecimento. De coração, muito obrigado! 
QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NO BLOG?   Marta kaiser,  presidente da fundação Casa das Fraldas. Nota do Blog: Marta foi homenageada em 2009 - para ler copie o link
http://ilivaldoduarte.blogspot.com.br/2009/07/entrevista-de-domingo-marta-kaiser.html
QUAL PERGUNTA QUE NÃO LHE FIZ QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO?  Você acredita no nosso pais?  Sim o Brasil é um País de oportunidades e com infinitas possibilidades. Temos solo fértil, clima adequado, matéria prima em abundância, tecnologias especialmente no campo, com aumentos sucessivos da produtividade, povo empreendedor, enfim reunimos muitas condições para mudar a posição do Brasil no cenário mundial    Os investimentos na educação e na infraestrutura, aliados ao melhor controle e planejamento na aplicação dos recursos públicos, poderiam contribuir significativamente para reverter esse quadro. Viva o Brasil, Vamos mudar esse país!   

Um comentário:

  1. Esse é um exemplo de cidadão e merece todas as homenagens!
    Antonio José, Poeta e jornalista

    ResponderExcluir