28 de set. de 2017

DOMINGO TEM A ROTA DA FÉ nº 50 para comemorar 10 anos do evento

Carro-chefe para o desenvolvimento do Turismo Religioso e Sustentável na região de Campo Mourão, a Rota da Fé chega a uma marca especial neste domingo (1º de outubro), com a realização da 50ª edição no Santuário Santa Rita de Cássia, em Barbosa Ferraz. 
O evento foi programado para marcar os 10 anos de atividades na região, por meio de romarias que chegam a atrair mais de 1 mil participantes a cada edição, gente de todas as idades, reunindo famílias, pessoas deficientes e propiciando ainda ações de conservação ao meio ambiente, com plantio de mudas de árvores e soltura de peixes nos rios da região. Sem contar no aquecimento do comércio de produtos da agricultura familiar e artesanato, uma somatória de benefícios que levou a Rota da Fé a despertar interesse até fora do país. 
O idealizador do projeto, Ruben Moyano lembra que a Rota da Fé é um produto que deu certo e que nasceu por meio do Congresso Internacional do Turismo Religioso e Sustentável, iniciado em 2006 em Campo Mourão. “Tivemos o primeiro e o segundo em Campo Mourão e depois despertou o interesse da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Curitiba, onde aconteceu a terceira edição. E não parou por aí. Ultrapassamos as fronteiras, promovendo o congresso na Argentina, agora na Bolívia, e em 2018 em Honduras, que manifestou o interesse. Outro país interessado é a Espanha, que quer receber o congresso do Turismo Religioso em 2019, ou seja, um projeto que começou aqui em Campo Mourão já chegou na Europa, passando por cinco países”, destaca Moyano.
O projeto surgiu por meio da Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas, presidida por Samuel Kozelinski. “A Fundação São José é formada por um grupo de leigos, com o objetivo de evidenciar aquilo que a ciência traz para nós, os valores humanos como um todo. Trabalhamos com dois focos: Rota da Fe e a Farmácia Comunitária, em parceria com a Faculdade Integrado de Campo Mourão, distribuindo medicamentos gratuitos à população carente. É uma entidade sem fins lucrativos, que não possui recursos, ou valores para investimento, mas temos esse produto (Rota da Fé) que está dando certo. Um produto que não gera lucro, dinheiro ou ambição, mas gera transformação”, explica Kozelinski.
Em uma década, muitas foram as ações, descobertas de novos atrativos turísticos na região, incentivo ao meio ambiente e peregrinações constantes na maioria dos municípios da Comcam. Cada um buscando do seu jeito mostrar o que tem de melhor a oferecer. 
A Rota da Fé proporciona tudo isso. Quem participa da peregrinação tem a oportunidade também de rezar, cantar, fazer reflexão, praticar a fé e a caridade, além do incentivo ao exercício físico e o contato com a natureza, benéfico para saúde do corpo e da alma. “A caminhada é uma ótima ocasião para encontrar-se com Deus e com a natureza. Além de procurar pela fé, a cura de problemas, físicos, psicológicos, sociais e encontrar o equilíbrio para viver melhor”, afirma Moyano. Informações Clodoaldo Bonete, jornal Tribuna do Interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário