9 de jul. de 2017

PROFESSORA WALQUÍRIA BOZ: "Hino de Campo Mourão nasceu para recepcionar o governador do estado Paulo Pimentel em 1967"

Campo Mourão ganhou na noite de ontem duas novas comendadoras - Walquíria Boz e Mara Cristina de Oliveira, que receberam a Comenda Vida e Liberdade da Academia Mourãoense de Letras. 
Walquíria é autora  do Hino de Campo Mourão e no seu discuso lembrou que a música era muito simples, em parceria com o professor Egydio Martelo que escreveu a letra foi criada para receber a visita do governador Paulo Pimentel, em 1967. Segundo publicado no Boca Santa, anos mais tarde, ela sugeriu ao prefeito Augustinho Vecchi que fizesse um concurso ao invés de oficializar a música dela e Martelo. "O prefeito Augustinho Vecchi ouviu pacientemente a minha sugestão, mas respondeu que não iria gastar dinheiro público para, no fim, ser escolhida a nossa música".
Walkyria Gaertner Boz morou em Campo Mourão durante apenas 10 anos, o suficiente para se apaixonar pela cidade. "Morei em Campo Mourão de 1961 a 1971. Era um verdadeiro faroeste, mas gostei e gosto muito a cidade. Creio, que os melhores dias de nossas vidas passamos ali. Hoje moramos em Curitiba, com muita saudade de Campo Mourão. Sou amante da música. Gosto de cantar e tocar instrumentos musicais. Toda minha família é de músicos, eu e minhas irmãs. Gostamos muito de dançar, a começar pelo meu pai e a mãe que nos incentivavam”, contou Walkyria ao Blog do Wille Bathke Júnior em http://wibajucm.blogspot.com.br/2011/04/walkyria-gaertner-e-geraldo-boz-o.html 
Sobre a composição do hino, a autora lembra: “Quando da inauguração da rodoviária na Praça Getulio Vargas, construída pelo prefeito Milton Luiz Pereira e inaugurada pelo prefeito substituto Rosalino Salvadori, nos pediram um hino próprio para homenagear as autoridades e o Município Modelo. Fiz a partitura musical, o professor Martello compôs a letra, cantamos, foi uma maravilha. Depois começou a ser adotado. Em todas as cerimônias o coral e a banda eram convidados para cantar aquele hino: em jogos, feiras, aniversários da cidade, semana da pátria, etc e para minha surpresa e alegria, se transformou oficialmente no Hino de Campo Mourão......"

Nenhum comentário:

Postar um comentário