5 de jun. de 2017

MONSENHOR JORGE WOSTAL, 51 anos de vida sacerdotal

Exatamente hoje, 5 de junho de 2017, o monsenhor Jorge Wostal, atual pároco da paróquia Santa Cruz em Campo Mourão, está completando 51 anos de vida sacerdotal. "A ordenação sacerdotal é um grande acontecimento na vida de um jovem, da sua família e para toda a comunidade paroquial. Junto com mais 25 diáconos, recebi a ordenação sacerdotal em 5 de junho de 1966, no dia de Pentecostes, na catedral de Cristo Rei, em Katowice, na Polônia", conta monsenhor Jorge no livro Vida e Missão, escrito pelo professor, ministro da Eucarístia e membro da Academia Mourãoense de Letras, Agnaldo Feitosa.
- Katowice é  capital administrativa e governamental da região chamada voivodato da Silésia desde 1999. 
"Os padres eram considerados os maiores inimigos do regime comunista, receber passaporte e viajar para o exterior era quase um caso impossível para quem não era adepto ao comunismo."
Depois de dois anos de espera, monsenhor Jorge recebeu o passaporte, em Pstrazna no mês de julho de 1970 se despediu de todos e em 13 de agosto de 1970, pegou trem de Katowice a Viena, e no dia seguinte a Roma, aguardando o navio que embarcaria para o Brasil.

"Depois de 10 dias de viagem, cheguei no Rio de Janeiro e no outro dia desembarquei no porto de Santos: era dia da festa da Natividade de Nossa Senhora, dia 8 de setembro de 1970", conta. Ele chegou em Ibiporã, perto de Londrina. "De lá fui para Apucarana, graças a Deus, cheguei são e salvo no meu destino, sem falar a língua portuguesa."
Monsenhor Jorge chegou a esta bela e boa terra após passar por outras quatro paróquias, no dia 29 de dezembro de 1985 quando foi empossado por dom Virgílio de Paulli como pároco da Catedral São José. "A paróquia era muito grande, pois somente existia na cidade as paróquias Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Caravággio, eram 30 mil habitantes com as capelas rurais."
Em 7 de dezembro de 2000 ele se encontrou no Vaticano com o papa João Paulo II.

Parabéns monsenhor Jorge Wostal, Deus continue abençoando o senhor nesta sua caminhada pastoral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário