19 de abr. de 2017

NOVO BISPO DE CM: quem é Bruno Elizeu Versari?

O novo bispo coadjutor da Diocese de Campo Mourão Bruno Elizeu Versari nasceu em 30 de maio de 1959 na cidade de Cândido Mota no estado de São Paulo. É filho de Ricardo Ângelo Versari e Maria de Lourdes Fiorotto Versari. 
Do 1º ao 4º ano frequentou o grupo escolar Euclides da Cunha na água Caxias. Fez 1° e 2° ano ginasial no colégio Afrânio Peixoto na cidade de Ivatuba, 3° e 4° ano no Ginásio Artur da Costa e Silva na cidade de Floresta e Ensino Fundamental no Colégio Marista em Maringá.
Estudou Filosofia e História na PUC de Curitiba Estudou Teologia no Instituto Paulo VI em Londrina Fez Especialização em Educação Especial pela Assintec em Curitiba; Fez Pós-graduação em Teologia Bíblia pela PUC de Maringá. Fez Pós-graduação em Teologia Bíblica – Novo Testamento pela PUC de Maringá.
O INÍCIO DA SUA VOCAÇÃO - No ano de 1980, Ingressou no seminário Propedêutico que funcionava na antiga Adar coordenado pelo padre Nunzio Reghenzi, então, pároco, da paróquia Santo Antônio.
Uma pessoa que marcou muito a sua vida foi a do Papa João Paulo II, que em junho deste ano esteve no Brasil e despertou muitas vocações. 
Em fevereiro de 1981 iniciou os estudos de filosofia na PUC em Curitiba. Padre Diniz Mikozz era reitor no seminário que tinha o nome de “Comunidade Emaús”, anexo a Igreja São Vicente de Paulo em Curitiba. 
Em fevereiro de 1984 iniciou os estudos de Teologia no Instituto Paulo VI em Londrina. Teve como Reitor o padre Vitor Gropeli e o padre João Brás de Avis, hoje cardeal em Roma. Concluiu o curso de Teologia em 1987.
Em 02 de julho de 1985 na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória foi admitido por Dom Jaime Luiz Coelho como leitor e acólito. Em 15 de março de 1987, também na Catedral recebeu o Rito de Admissão para o Sacerdócio.
ORDENAÇÕES - Em 05 de julho de 1987, foi ordenado diácono por Dom Jaime Luiz Coelho na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, juntamente com Israel Zago e Jair Aparecido Favaretto. Dom Jaime o enviou à servir na paróquia Santa Maria Goretti, como auxiliar do Padre Júlio Antônio da Silva. 
Em 03 de Janeiro de 1988, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Floresta foi ordenado sacerdote pela imposição das mãos do primeiro Arcebispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho. Seu primeiro trabalho foi colaborar com a formação dos futuros sacerdotes no Seminário Maior Nossa Senhora da Glória em Maringá e vigário paroquial da Paróquia Santa Maria Goretti, para atender as regiões Santa Isabel e Núcleo Social Papa João XXIII, onde permaneceu até março de 1990. 
No dia 25 de março de 1990, Dom Jaime Luiz Coelho criou a Paróquia Santa Isabel de Portugal desmembrada da Paróquia Santa Maria Goretti e nomeou o padre Bruno Elizeu Versari como seu primeiro pároco, que lá permaneceu por quase 20 anos. No dia 20 de agosto de 2009 ele foi transferido para a paróquia Santa Maria Goretti.
No dia 10 de setembro de 1997 ele visitou Roma e recebeu do Santo Padre o Papa João Paulo II a benção papal junto com uma multidão de peregrinos.
Em março de 2001 foi nomeado por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, Ecônomo da Arquidiocese, que exerceu por cinco anos, como prevê o Direito Canônico. Com a vinda de Dom Anuar  para a Arquidiocese, no dia 28 de dezembro de 2004 foi reconduzido a mesma função por mais cinco anos. 
Padre Bruno participa do Colégio de Consultores e do conselho de presbíteros desde 2000. 
Em 23 de agosto de 2009, foi nomeado pároco da Paróquia Santa Maria Goretti onde estava até a nomeação como bispo coadjutor da diocese de Campo Mourão. 
Aos 20 de dezembro de 2011, foi nomeado Vigário Geral da Arquidiocese de Maringá, para auxiliar o Arcebispo no governo da Arquidiocese. Fonte: Paróquia Santa Maria Gorette, de Maringá

Nenhum comentário:

Postar um comentário