11 de mar de 2017

PAPA FRANCISCO: 59 ANOS DE VIDA RELIGIOSA e 4 anos de pontificado

O Papa Francisco completa hoje 59 anos de vida religiosa junto à Companhia de Jesus e quatro anos de pontificado. Batizado Jorge Mario Bergoglio, nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936, em uma família de imigrantes italianos de Genova. Formou-se em química na Universidade de Buenos Aires. Ainda jovem teve problema respiratório que o levou a perder um pulmão.
Não obstante, Bergoglio entrou para a Companhia de Jesus, onde fez o noviciado em março de 1958 e o Juniorado em Santiago do Chile. Ao concluir a Teologia, recebeu a ordenação sacerdotal em 13 de dezembro de 1969.
Com a sua ordenação, Bergoglio emitiu seus últimos votos na Companhia de Jesus, em 1973, ano em que foi nomeado Mestre de Noviços, em San Miguel. No mesmo ano, foi eleito Provincial dos Jesuítas, na Argentina.
Em 20 de maio de 1992, foi nomeado Bispo de Auca e auxiliar de Buenos Aires. Em fevereiro de 1998, tornou-se arcebispo de Buenos Aires, sucedendo a Dom Antonio Quarracino. Em fevereiro de 2001, foi criado Cardeal pelo Papa João Paulo II. Em 2005, foi tornou-se presidente da Conferência Episcopal da Argentina, cargo que ocupou até 2011.
Quatro anos de Pontificado - Na próxima segunda-feira, dia 13, feriado no Vaticano, o Papa Francisco comemora seu quarto ano de Pontificado.  Cardeal Bergoglio foi eleito em 13 de março de 2013, no segundo dia do Conclave, escolhendo o nome de Francisco. Ele é o primeiro Jesuíta a ser eleito Papa e o primeiro Bispo de Roma, não europeu, em mais de 1200 anos, quando Papa Gregório III, natural da Síria, governou a Igreja Católica (731-741).
Ao ser eleito, há quatro anos na Capela Sistina, perguntaram a Bergoglio se aceitava. E ele disse: "Eu sou um grande pecador. Mas, confiando na misericórdia e paciência de Deus, no sofrimento, aceito". (MT) Fonte: Rádio Vaticano


Nenhum comentário:

Postar um comentário