31 de ago de 2016

O KARATÊ na visão do jovem Jordan Duzanowski Bonfim


"Comecei a fazer karatê com 9 anos. Entrei nesta arte por influência do meu amigo Murillo Anthony. Ele praticava o karatê e eu fiquei com vontade de conhecer.
Me apaixonei por essa arte. O karatê não ensina só lutar ou defender, nos ensina a ter controle, paciência, disciplina, respeito e muitas outras coisas positivas.
Faço parte da equipe de Rendimento do Sensei Luciano Jorge Holler, o qual me ensinou que medalhas são consequências de nosso trabalho. Tenho orgulho de fazer parte dessa equipe", escreveu Jordan Duzanowski Bonfim -

ganhador de várias medalhas em pouco mais de cinco anos como atleta de karatê em Campo Mourão - em especial para o BLOG DO ILIVALDO DUARTE. Siga em frente Jordan, você é um belo presente no esporte mourãoense.

COLUNA DO MACIEL: Estefano, um homem sob medida

Ser alfaiate é realizar pedaços de tecidos em molduras, em molduras em elegância.” Autor desconhecido
Ao escrever o melhor tecido, o duplo sentido é proposital. Tecido é o pano fabricado pelo tear, tecer é o estofo. O melhor tecido é certo no sentido de compor um texto, tecer comentário.
A ambiguidade – o melhor tecido - é pano de qualidade a compor a roupa. Tudo sob medida é a essência de uma das profissões mais antigas, a do alfaiate. Estefano Domanski a vida inteira soube o que era tecido, ao tecer soube fazer a melhor roupa. Foi a profissão dele marcada pelo zelo, o esmero na cor, no corte, na textura do tecido. Tirava as medidas com precisão, sabia do riscado, literalmente ao marcar com giz na linha para passar a tesoura, e o alinhavar, tudo realizado com plena satisfação: A roupa sob medida ser a medida bem medida, certo, no caimento, na elegância.
Enquanto tirava, anotava, verificava medidas, a prosa dele era cativante, sincera, de bom humor. Paranaense de Rio Claro do Sul se tornou mourãoense a partir de 1950, não por passar a morar e trabalhar aqui, tornou-se pioneiro, testemunhou, contemplou e ajudou nos primeiros passos desta terra marcada pela poeira ou barro vermelhos, solo fértil. O alfaiate era também o comerciante das roupas feitas, camisaria, vestidos finos, elegantes ternos, saias. E seu Estefano tinha a companheira de todas as horas, do labor edificante e incansável, da mulher amada, dona Assumpta sempre foi para ele a aliança de toda uma vida, do feliz matrimônio os filhos, que tão bem receberam dos pais o legado da simplicidade, da honestidade, do amor ao próximo. E, mesmo (ou) se estabelecendo noutros lugares, Marcos, Floriza, Eloína e Agda não se desprenderam de Campo Mourão, chão dos primeiros e seguros passos, Campo Mourão como sinônimo da Família Domanski.
O “Magazine Santo Antônio” foi e é fruto do trabalho contínuo e exemplar do Estefano e Assumpta. O começo foi modesto, instalações pequenas, simples, mas tudo em ordem. As gerações de hoje e as que virão, ao conhecerem a história podem até não crer que, um dia, a rua era chão batido, casas residenciais ou comerciais de madeira, o rústico era realidade e a modernidade, sonho. A Rua São Paulo de hoje, pulsa o progresso da cidade e da então Alfaiataria Santo Antônio.
Há cerca de um ano eu estive na loja para comprar camisas. Estava a dona Assumpta, “o Estefano não está?”, referindo-se a ele (tinha ido à propriedade rural). Gentil e atenciosa, ela se lembrava dos meus saudosos pais, “você nem era nascido quando conheci dona Elza e seu Eloy”. Eis o legado, a amizade. Estefano sempre foi a boa medida, a medida certa da lisura, da personalidade singular, vivida, da honradez com os filhos e nos negócios. Inesquecível foram as vezes que sorria, sempre quando tudo estava certo. O chimarrão e a prosa, tudo com ele era o terno: da ternura que agora Estefano passa a ser eterno na lembrança da viúva, filhos, noras, genros, netos e dos amigos. Dia 19, aos 93 anos.
Fases de Fazer Frases
Despedir-se, partir despido do encontro.
Olhos, Vistos do Cotidiano
Pedir o voto é da democracia. Vender, comprar o voto é mercancia.
Reminiscências em Preto e Branco (I)
Em qualquer parte do mundo balões coloridos simbolizam celebração, não importa a cultura, idioma, o sentido é o mesmo. Para as crianças então, o colorido deles reflete a imensa alegria retratada no rosto delas, como se o mundo tudo coubesse todo no balão. E é o mundo delas! Nas praças São José e Presidente Vargas ele compunha o cenário mourãoense no centro da cidade. Chegava cedo, logo o gás dava forma, vida aos balões. Começava a algazarra feliz das crianças. Osmar de Oliveira, 58 anos, virou balão, cheio de uma experiência de vida fabulosa, subiu para o céu azul, misturou-se as nuvens sobre olhares agora tristes daquela meninada a indagar: “Cadê o tio da bexiga?”. Ao deixar os filhos Jéssica, Larissa e Vitor, passou a ser saudade, 24 de agosto.
Reminiscências em Preto e Branco (II)
Um dos últimos trabalhos foi como ator em um seriado televisivo global. É lembrado pelo grande público pelo programa Comando da Madrugada. Aos 83 anos, dia 23 o apresentador, jornalista do texto improvisado ou bem redigido, das salas de trabalho da tevê, rádio, do impresso, se vestia de gente humilde para “disfarçar” o jornalista e, assim, poder falar à vontade com os entrevistados. E, quando se despia da humildade, o coração generoso sintetizava a compreensão, imagem e a solidariedade de gente humilde. O talento de Goulard Andrade já faz falta. José Eugênio Maciel, mourãoense, professor, sociólogo, membro da Academia Mourãoense de Letras e do Centro de Letras do Paraná.

EVANGELHO DO DIA quarta-feira, 31de agosto 2016

Evangelho (Lc 4,38-44)— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los.40Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias.42Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de as deixar. 43Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa-Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44E pregava nas sinagogas da Judeia.— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

30 de ago de 2016

CANCELADA rodada do futebol nos Interclubes

Devido as chuvas, a coordenação dos Jogos Interclubes comunica que foi cancelada a rodada de hoje no futebol suíço programada para os campos da Assercam e AABB.

PROFESSORA CONCEIÇÃO MONTANS BAER: troféu Tocando de Primeira

A procoense Maria da Conceição Montans Baer, mourãoense desde o início da década de 80, professora de psicologia durante muitos anos na Fecilcam e membro do grupo que fundou o Integrado - Colégio e Faculdade, da qual é diretora e mantenedora, viveu um inesquecível sábado, 27 de agosto de 2016. 
Tudo começou às 11 horas quando foi convidada por mim para uma simples entrevista no programa campeão Tocando de Primeira na Rádio Colméia em Campo Mourão. 
Mas o que ela não sabia é que teria como convidados do programa os professores Marcos Noboru e Cleusa Yurassek, e o ex-aluno de Direito do Integrado, advogado Dirceu Jacob de Souza, e seria em um momento do programa ser homenageada com o troféu "Tocando de Primeira", passando a ser a mais nova Celebridade do rádio mourãoense. 
No sábado a tarde, outra homenagem, desta vez com a publicação de sua história de vida e conquistas na sua trajetória pessoal e profissional na ENTREVISTA DE DOMINGO no BLOG DO ILIVALDO DUARTE.
E tudo culminaria no sábado a noite no Celebra Eventos, com outra homenagem-surpresa na cerimônia dos 15 anos do curso de Direito da Faculdade Integrado diante de ex-alunos, atuais alunos, professores, diretores, autoridades e convidados.
Parabéns professora Conceição, a "moça de Cornélio Procópio"! Por tudo o que és e pelo que fez em sua trajetória colocando a educação e a formação de cidadãos e profissionais acima de tudo, como uma missão na sua caminhada. Tudo com muita eficiência, profissionalismo, simplicidade e humildade. Viva a professora Conceição!

TEMPORADA DO NBB será de novembro/16 a junho/17 com mais de 280 jogos

Para o leitor do BLOG ficar por dentro: com quinze times, a temporada do NBB 2015/16 começou dia 2 de novembro com Bauru 77x73 Flamengo e foi encerrada dia 11 de junho no Rio de Janeiro com Flamengo 100x66 Bauru, no playoffs de cinco jogos. Foram no total 255 jogos em sete meses. Nesta nova temporada serão dezesseis times jogando em turno e returno, e uma grande festa do basquete brasileiro com mais de 280 jogos. Os mourãoenses vão torcer, vibrar e acompanhar um NBB pela primeira vez ao vivo e em cores, e o Paraná, após seis anos terá novamente um representante na primeira divisão do basquete nacional.

CAMPO MOURÃO BASQUETE FARÁ DOIS PRIMEIROS JOGOS no Jk e NBB terá mais de 250 jogos em dois turnos na temporada 2016/17

A temporada NBB 2016/17 da primeira divisão do basquete brasileiro deverá começar na primeira semana de novembro e terá dezesseis times jogando entre si em turno e returno.
Entrevistei no sábado (27) no programa campeão Tocando de Primeira (Rádio Colméia) o técnico Emerson Luis de Souza, do Campo Mourão Basquete. 
Emerson informou que a tabela do NBB 16/17 não está divulgada em face de detalhes para definição dos jogos a serem transmitidos pela TV - Em 2015/16, os jogos foram transmitidos pela Rede TV SporTV- . Mas a comissão técnica já tem conhecimento que o Campo Mourão Basquete já sabe que fará seus dois primeiros jogos em casa - Paulistano e Sorocaba- e na sequência, dois jogos fora do ginasinho JK - Vasco da Gama e Caxias do Sul.

EVANGELHO DO DIA terça-feira, 30 de agosto 2016

Evangelho (Lc 4,31-37)— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!”35Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

29 de ago de 2016

HISTÓRIA: NOME "INTEGRADO" foi uma sugestão do empresário Dilmar Daleffe

"Em 10 de outubro de 1986, fechamos o grupo e assinamos o contrato social. Estava formado o Grupo Educacional Integrado em Campo Mourão. Fizemos uma chamada de capital para a compra do antigo Colégio Afirmativo. É interessante registrar que o nome Integrado foi uma sugestão do Dilmar Daleffe (foto), que disse na época: “Precisamos dar um nome que dê uma conotação de união, de algo que mostre nossa integração”. A palavra integração soou muito forte e todos aprovaram Integrado, Grupo Integrado." A afirmação é da professora e diretora do Grupo Integrado, Maria da Conceição Montans Baer, na ENTREVISTA DE DOMINGO neste BLOG, em 27 de agosto de 2016. 
Para ler ou reler a homenagem à professora Conceição copie ou acesse http://ilivaldoduarte.blogspot.com.br/2016/08/entrevista-de-domingo-maria-da.html

CM CONQUISTA títulos na 2ª fase dos Jogos dos Comerciários do PR

Campo Mourão foi campeão no final de semana em Curitiba no futebol sintético masculino acima de 35 anos e vôlei feminino, e vice no futsal, neste final de semana em Curitiba, nos 12º Jogos dos Comerciários do Paraná, em evento promovido pelo Sesc. E agora o desafio será a final nos dias 22 e 23 de outubro em Caiobá (Matinhos), no litoral paranaense. 
No futebol sintético o time mourãoense foi representado pelo Fruto Maduro comandado pelo apaixonado dirigente, Guerreiro do Comércio do Paraná, Clineu Uehara. Na foto acima, o goleiro Anderson Carolo Pedroso, o "Lambari", feliz da vida por mais um título em sua galeria e abaixo, ele e os colegas campeões.
Fiquei feliz em ver o amigo Clineu com a camisa do Tocando de Primeira 1.000, o programa campeão.
A segunda fase dos Comerciários aconteceu no final de semana nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá e Pato Branco, e definiu os finalistas para a última fase em outubro no Sesc Caiobá, em Matinhos. 


JOGOS INTERCLUBES CM: Segunda rodada (30/08 a 03/09)

XXIX JOGOS INTERCLUBES CAMPO MOURÃO 
PROGRAMAÇÃO – 1ª FASE – 2ª RODADA
Futebol Suíço – AABB E ASSERCAM– 30/08/2016 (Terça-feira)
CAMPO 01 - AABB
Jg 01
19h00
Clube dos 40
X
AABB
Adulto
Jg 02
20h00
AABB
X
ARCAM
Máster
Jg 03
21h00
AABB
X
ARCAM
Veterano
CAMPO 02 - AABB
Jg 01
19h00
Ass.  Bancários
X
Country Club
Adulto
Jg 02
20h00
Ass.  Bancários
X
ARCAM
Sênior
Jg 03
21h00
Country Club
X
Ass.  Bancários
Veterano
CAMPO 01 - ASSERCAM
Jg 01
19h00
ARCAM
X
ASSERCAM
Adulto
Jg 02
20h00
Ass.  Bancários
X
ASSERCAM
Máster
Jg 03
21h00
Country Club
X
ASSERCAM
Sênior
Folgam: Clube dos 30 – Livre -   Clube dos 30 e Country Club – Máster    AABB e Clube dos 30 – Sênior  ASSERCAM e Clube dos 30 – Veterano
 Tranca – ASSERCAM – 31/08/2016 (Quarta-feira)
Horário: 19h00
Jg 01
ASSERCAM
X
ARCAM
Feminino
Jg 02
ARCAM
X
ASSERCAM
Misto
Jg 03
Ass.  Bancários
X
Clube dos 30
Misto
Jg 04
ARCAM
X
ASSERCAM
Masculino
Jg 05
Ass.  Bancários
X
Clube dos 30
Masculino
Folga: Clube dos 30 – Feminino
 Truco – ASSERCAM – 01/09/2016 (Quinta-feira)
Horário: 19h00
Jg 01
Country Club
X
AABB
Grupo A
Jg 02
ARCAM
X
ASSERCAM
Grupo A
Jg 03
Clube dos 30
X
Ass.  Bancários
Grupo B
Folga: Clube dos 40 – Grupo B
 Bilhar – Country Club – 02/09/2016 (Sexta-feira)
Jg 01
19h00
Ass.  Bancários
X
Clube dos 30
Grupo B
Jg 02
19h45
Country Club
X
ASSERCAM
Grupo A
Folgam:  ARCAM – Grupo A    Clube dos 40 – Grupo B
Futsal – Ginásio Valternei de Oliveira – 03/09/2016 (Sábado)
Jg 01
14h00
AABB
X
ARCAM
Máster
Jg 02
15h00
ASSERCAM
X
Ass. Bancários
Máster