31 de jul de 2016

PAPA FRANCISCO NA JMJ DA POLÔNIA: "Jovens, vocês não vieram para o mundo ´vegetar, para fazer da vida um sofá que vos adormeça"

“Não queremos vencer o ódio com mais ódio, vencer a violência com mais violência, vencer o terror com mais terror. A nossa resposta a este mundo em guerra tem um nome: chama-se fraternidade, chama-se irmandade, chama-se comunhão, chama-se família”, afirmou o  Santo Padre papa Francisco na noite de Vigília na véspera do encerramento da Jornada Mundial da Juventude 2016 na Polônia. 
Ele disse que o medo, experimentado pelos jovens que testemunharam, não deve causar paralisia. “A paralisia faz-nos perder o gosto de desfrutar do encontro, da amizade, o gosto de sonhar juntos, de caminhar com os outros”. Mas, para o Papa, há outra paralisia ainda mais perigosa e difícil de identificar: a paralisia que brota quando se confunde a felicidade com um sofá! “Sim, julgar que, para ser felizes, temos necessidade de um bom sofá”.
“Certamente, para muitos, é mais fácil e vantajoso ter jovens pasmados e entontecidos que confundem a felicidade com um sofá; para muitos, isto resulta mais conveniente do que ter jovens vigilantes, desejosos de responder ao sonho de Deus e a todas as aspirações do coração”, afirmou o Papa.                                               "Mas a verdade é outra! Queridos jovens, não viemos ao mundo para “vegetar”, para transcorrer comodamente os dias, para fazer da vida um sofá que nos adormeça; pelo contrário, viemos com outra finalidade, para deixar uma marca. É muito triste passar pela vida sem deixar uma marca. Mas, quando escolhemos a comodidade, confundindo felicidade com consumo, então o preço que pagamos é muito, mas muito caro: perdemos a liberdade”, completou.

PADRE RÓGER: as vaidades nos afastam das graças de Deus

A riqueza da Palavra de Deus, neste domingo, leva-nos, em primeiro lugar, à sentença inicial do Livro de Eclesiastes: “Vaidade das vaidades, tudo é vaidade” (Eclesiastes 1,2)Se prestarmos atenção à nossa própria vida, vamos perceber o quanto somos vaidosos, o quanto nos aplicamos e nos determinamos para ter isso e aquilo, mas, depois de um tempo, aquilo que queríamos muito torna-se desprezível, sem valor nem importância.
A própria beleza, à qual nos aplicamos em ter, adquirir e cuidar é também vaidade. Até digo que “vaidade” é aquilo que vai com a idade. Muitos não querem nem que a idade chegue, que avance e assim por diante.
Que beleza saber que os anos avançam, que a nossa vida começa quando somos crianças e chegamos a ser homens e mulheres adultos! O que não podemos é fazer da nossa vida um mar de vaidades!
A primeira das vaidades é a cobiça. Cobiçamos isso e aquilo, e a cobiça se transforma na ganância do ter e do poder, a ganância de possuir coisas! E quando menos esperamos, a nossa vida terrena termina, acaba, chega ao fim.
O que levamos da vida? Nenhuma das vaidades! Não levamos o corpo bonito que cultivamos nem a aparência que temos sobre nós. Não levamos nem o batom que passamos na boca! Eu sei que, até na hora de morrer, a pessoa quer ficar bem arrumadinha – é direito dela –, mas, no fundo, vamos para o mesmo lugar e seremos ossos do mesmo jeito.
O que vai ficar? Aquilo que semeamos de bem, de bondade e generosidade. Ficará a graça de Deus, que nunca morre e nos transforma para a eternidade.
As vaidades nos afastam, muitas vezes, da graça de Deus, do Seu Reino, de sermos bons para com os outros. Porém, a generosidade e os valores evangélicos permanecem para sempre!
Trabalhemos para ter o melhor da vida, entretanto, esse “melhor” não são os bens que adquirimos ou possuímos, mas o bem vivido e praticado, a generosidade estampada em nossos atos e atitudes. Isso nem a morte poderá roubar de nós! Deus abençoe você! 
Padre Róger Araújo, Canção Nova.

CM FUTSAL GOLEIA Mariópolis e se classifica para segunda fase da Chave Prata

Com dois gols de Ricardinho, um de Lambari e outro de Paulinho, o Campo Mourão Futsal venceu no sábado a noite (30) o Mariópolis no Valternei de Oliveira por 4x1 na penúltima rodada. Com a vitória, o tricolor está classificado para a segunda fase do Campeonato Paranaense de Futsal - Chave Prata. 
Com 24 pontos, o time mourãoense jogará neste sábado em Itaipulândia para cumprir tabela, antes do início da próxima fase com oito times, quando verdadeiramente irá começar o campeonato da Chave Prata. 

EVANGELHO DO DIA domingo, 31 de julho 2016

Evangelho (Lc 12,13-21) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. 14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. 16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e fazer maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda esta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

30 de jul de 2016

O TALENTO DE DONA MAURA

Acima, um print da edição do Jornal Coamo de novembro de 2002 que publicou reportagem sobre o agricultor João Pinto dos Santos e de sua esposa, a advogada, artista e confreira fundadora da cadeira nº 12 da Academia Mourãoense de Letras, Aparecida Maura dos Santos, cujo patrono na AML foi o ex-prefeito Roberto Brzezinski. Dona Maura faleceu na tarde deste sábado em Curitiba e informações dão conta de que o seu velório e sepultamento serão em Campo Mourão onde ela viveu mais de 55 anos. 

DESCANSE EM PAZ Aparecida Maura dos Santos

Recebi na tarde deste sábado (30) a notícia do falecimento em Curitiba da advogada, artista e confreira fundadora da cadeira nº 12 da Academia Mourãoense de Letras que tem como patrono o ex-prefeito Roberto Brzezinski. Informações dão conta de que o velório e o sepultamento serão em Campo Mourão onde ela viveu mais de 55 anos. 

ORIGEM - Maura dos Santos nasceu em 12 de fevereiro de 1938 em Marília (SP). Filha de Victorino Honorato dos Santos e Benedita Domingues dos Santos. Era casada há 66 anos com o agricultor, policial e sargento da polícia militar João Pinto dos Santos - Sargento João - de cuja união nasceram os filhos João Pinto Júnior, Rui , Reinaldo e Roberto. Netos  João Pinto dos Santos Neto, Fábio Eduardo, Patrícia Cristina, AKalissa e Andria e as bisnetas Maria Eduarda, Ana Luiza e Ana Sara.
Em 1976, a Comissão de Formatura do Curso de Estudos Sociais da Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão promovem um evento pró-formatura no Clube 10 de Outubro com a apresentação da Peça “LÁ”, com o Ator José Maria Santos, de Curitiba.
Após o espetáculo, por ser também formanda, participa do evento, iniciando na Literatura como primeira romancista de Campo Mourão lançando o livro “ Nos Porões da Sociedade”. Em 1980 termina o Curso de Direito e Estágio Profissional pela Faculdade de Direito de São Carlos-Sp. Em 1981 é convidada a integrar a Banca de Advocacia do Dr. José Luiz Gurgel, onde passa a advogar até 1982 quando adquire o próprio escritório.
Corria o ano de 1993, Patrícia Cristina contava 7 anos, adentra a sala do escritório e diz “Vó, vou ser pintora”. Acompanhou a neta de apenas 7 anos e se tornou pintora. Primeiro 2 anos de aulas praticas com a Professora Ana Maria Mendonça e, ao longo do tempo foi adquirindo livros de Desenho, pintura e História Geral da Arte. 
Fez aulas de Desenho com o Prof. Evanildo F. Fernandes, Óleo S/ Tela com a Prof Juliane Maria Tribulale e o Prof. Boh todos de Maringá. Fez aulas práticas e teóricas no Atelier do renomado Artista Plástico e Pro. Raul Dellavy em Curitiba-Pr nos Ateliers das professoras Joyce Queiroga, Ionice Sartor, que recebiam artistas plásticos e professores de Curitiba, São Paulo e de outros Estados para que ministrassem aulas praticas de pinturas nas mais diversas técnicas, inclusive O Município de Campo Mourão através da Fundação Cultural que promovia as Semana Regional de Arte as quais sempre participava. Tendo concluído o Curso de Educação e Arte em nível de Especialização Lato-Senso pela Universidade Estadual do Paraná, (UNESPAR) Campus de Campo Mourão em 2005.
Iniciando no ano seguinte Mestrado em Antropologia, porém quando se preparava para elaborar a devida Dissertação de conclusão do curso surgiu a oportunidade de cursar o Mestrado em Artes Visuais na Universidade optou pela Arte desistindo da Antropologia, porém prestes a findar as aula presenciais e iniciar a Dissertação de conclusão do Mestrado uma hérnia de disco trava-lhe a perna direita submete-se a cirurgia, ainda convalescente cai em uma escada rolante, fratura a tíbia e o joelho. Mas, a Vida continua.
Foi membro do Conselho Municipal de Cultura em Campo Mourão, da Associação Mourãoenses de Escritores (AME) e da Academia Mourãoense de Letras (AML). Em 2004 publicou o conto “O Sonho”, em 2005 o conto “Peripécias da Política Tupiniquim”  e a 2ª Edição do livro “Nos Porões da Sociedade”.
Condolências à familia. Descanse em paz Maura dos Santos.

VEM AÍ O 1º FESTIVAL DE Música da Fraternidade O Caminho


Celebrar os 15 anos da Fraternidade O Caminho contemplando a diversidade de ritmos e estimulando através da musica Católica.  Este é o objetivo do 1º Festival Música da Fraternidade O Caminho, 
A participação no festival é aberta a qualquer pessoa, que deverá inscrever uma música inédita sobre o Carisma da Fraternidade O Caminho.

O Festival é aberto e a comunidade está realizando o evento em todo o país e em cada região terá um ritmo tema para o Festival.
As músicas vencedoras irão compor um CD comemorativo dos 15 anos da Comunidade, com diversos ritmos musicais do Brasil. Aqui em Campo Mourão, as músicas deverão ser produzidas no ritmo "Vanerão".. Mais informações e inscrições na página da Comunidade no Facebook ou fone 44-35236947.

NO RÁDIO: PADRE Ricardo Arica vai falar daqui a pouco no programa campeão

O padre Ricardo Arica vai participar daqui a pouco no programa campeão Tocando de Primeira pelas ondas médias da Rádio Colméia AM direto de Cracóvia, na Jornada Mundial da Juventude 2016 que acontece na Polônia. Ele está ao lado de 104 jovens do catecumenato das cidades paranaenses de Campo Mourão, Cascavel e Foz do Iguaçu. 
Neste sábado eles irão participar da vigília com o papa Francisco a partir das 14 horas -horário brasileiro- e no domingo, às 9 horas da missa de envio.
"Está sendo uma experiência muito boa, de conversão, estou no meio da juventude, Estes são momentos únicos e a peregrinação é um momento de caminhar com fé", afirma padre Ricardo Arica que recentemente respondia como pároco pela paróquia São Francisco de Assis em Campo Mourão e agora é reitor do Seminário São José.
É sábado, provavelmente entre o primeiro e o segundo tempo no programa campeão Tocando de Primeira 1.175 na Rádio Colméia AM.

É HOJE! AS VOZES do Rádio no Teatro Municipal em CM


EVANGELHO DO DIA sábado, 30 de julho 2016

Evangelho (Mt 14,1-12) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor.1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”. 3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. 4Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. 8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

29 de jul de 2016

QUASE LÁ! CM BASQUETE FAZ inscrição e aguarda homologação do NBB

Como divulgado hoje em primeira mão pelo BLOG DO ILIVALDO DUARTE, agora é oficial: o Campo Mourão Basquete fez sua inscrição junto ao NBB para participar da temporada 2016/17. 
A inscrição consiste no preenchimento de requisitos e exigências´prévias, as quais serão submetidas a uma análise por uma comissão que dirige a Liga Nacional do basquete brasileiro.  A resposta do NBB deve sair no máximo até a última semana de agosto, haja vista que os outros 15 clubes têm até o dia 15 para apresentar os requisitos e exigências do NBB. 
O presidente da Amobasquete Nelsinho Martins- na foto,ao lado do secretário de Esportes do Paraná, Douglas Fabrício, no ginasinho JK- está confiante na homologação da inscrição mourãoense para o tão sonhado NBB. "Graças ao envolvimento de nossos patrocinadores e parceiros, conseguimos encaminhar essa solicitação de inscrição, é uma grande vitória, rumo ao nosso objetivo de levar Campo Mourão e o Paraná a elite do basquete e do esporte nacional."
Segundo ele, agora a Amobasquete tem que esperar o parecer da Liga Nacional  e a decisão se Campo Mourão reúne condições ou não para disputar o NBB,. "Estou muito confiante em trazer em definitivo essa vaga para Campo Mourão e para o nosso Estado", disse Nelsinho Martins.

NO RÁDIO: OS CONVIDADOS DO programa campeão Tocando de Primeira 1.175

São atrações deste sábado (30) no programa campeão - Tocando de Primeira - "Um Golaço no rádio brasileiro" com o  número 1.175 - já foram apresentados pelo jornalista Ilivaldo Duarte na Rádio Colméia AM 1.174 programas-: o Festival de Música da Comunidade Fraternidade O Caminho, com participação no programa da Irmã Damaris, responsável pela juventude, dos jovens Guilherme Silva, Renata Almeida  e  Anderson Lima, todos do Ministério de Comunicação, no primeiro tempo a partir das 11 horas.  
O programa vai destacar no segundo tempo os Jogos Interclubes que têm congresso na próxima terça-feira, a Maratona Noturna e os citadinos de futsale  futebo suíço, com presenças dos professores Robson Zambrano e Luciane Luz (foto), da Fundação Municipal de Esportes (Fecam). 
Mas tem mais, tem basquete, tem futsal chave Prata, entre outros destaques.   É hoje, no programa campeão. Tocando de Primeira, só não ouve quem não tem rádio ou não tem vizinho. O programa campeão, orgulho paranaense! Jornalismo com paixão, informação e credibilidade.

PADRE RICARDO E os jovens mourãoenses na JMJ 2016 na Polônia


HOMENAGEM A CLAUDETE Kurta, 30 anos de Arcam

Claudete Maria Kurta completou dia 28 de julho seus 30 anos de serviços na Arcam. Ela recebeu homenagens e alguns amigos elogiaram sua conduta pessoal e profissional.
Segundo seus amigos, Claudete é uma pessoa:
- “Claudete, uma pessoa dedicada, participativa, eficiente, responsável e alegre” Auri.
- “Falar da Claudete é muito fácil, mulher batalhadora, profissional competente em tudo que faz, amiga exemplar e sempre disposta a ajudar. Mulher nota 10, atuante nos eventos sociais e sempre com um sorriso estampado no rosto. Quero poder sempre rogar a Deus por sua vida pois o meu desejo é vê-la no mais alto do pódio colhendo todos os frutos que você plantou e planta na trajetória da sua vida”, Carminha.
- “Claudete, extrovertida e de coração alegre; muito dedicada não mede esforços para que tudo o que faz saia perfeito. Mulher generosa, de fé e de coragem! Sempre podemos contar com sua amizade.” Julcivane.
- “Extremamente dedicada à Arcam. Pessoa simples, humilde com grande conhecimento e muita facilidade e ensinar. Extremamente prestativa, gosta de ajudar o próximo. Religiosa, é muito família.” Vânia.
- “A gente não tem nem palavras pra falar de uma pessoa como a Claudete, porque pelo carisma, dedicação, carinho e respeito, e alegria que ela tem conosco. Ela faz a gente se sentir em casa, fora de casa, com um tratamento de mãe para filho, principalmente com os mais novos. Por isso é a Rainha dos Calouros, em ela o Festicam não existe”. Jorge Luiz, Goioerê, participante de mais de quinze Festival de Música da Arcam.
- “Prestativa, muito alegre, amiga até debaixo dágua, criativa, com um coração enorme”, Terezinha Queiróz.
- “São tantas coisas boas da Claudete: pessoa agradável, dedicada, ela ouve a gente, é conselheira, companheira pra todas as horas”. Gilberto Abílio.
- “Ela foi catequista, se envolvia com a coisas e todo mundo gostava dela. Vinha tomar chimarrão com a gente, conversava e dava muita risada. Ela é muito alegre, irradia alegria, nunca vi ela triste, é uma pessoa de Deus”.  Irmã Maria, da paróquia Santíssima Trindade em CM.

CM ESTREIA NO PARANAENSE neste domingo contra Círculo Militar

O Campo Mourão/Basquete vai estreiar domingo, 31, pela manhã no ginasinho  JK contra o Cìrculo Militar de Curitiba no Campeonato Paranaense Adulto 2016. É uma obrigação participar, já que todo time no NBB deve disputar seu campeonato estadual, sujeito a eliminação da primeira divisão nacional. No ano passado, o Campo Mourão Basquete não participou, já que estava disputando a Liga Ouro e os Jogos Abertos do Paraná.

BASQUETE: Quase lá! Falta pouco para confirmar CM no NBB

Faltam só alguns detalhes para a homologação do Campo Mourão Basquete no NBB 2016/17, a primeira divisão do basquete brasileiro. Foi o que apurei até ontem, quando uma fonte, confiante disse que muitas foram as reuniões e conversas com lideranças municipais e estaduais para conseguir este objetivo de ter Campo Mourão no NBB.
Segundo a fonte, a documentação será enviada a Liga Nacional com todas as garantias necessárias neste momento e outras serão buscadas nos próximos meses, mas a vaga será mesmo de Campo Mourão.
Dirigentes acreditam que, se não for desta vez, dificilmente Campo Mourão terá motivação e o torcedor também, para disputar de novo uma Liga Ouro e que o "cavalo está passando encilhado e devemos montar agora".
É aguardar a confirmação e os detalhes. É extramente relevante que a diretoria da Amobasquete reúna a imprensa e informe a comunidade, meamo porque virá dinheiro público neste audacioso projeto.

EVANGELHO DO DIA sexta-feira, 29 de julho 2016

Evangelho (Jo 11,19-27)— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.— Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão.20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”.24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

O SUCESSO PRECISA ser sucedido


NOSSA SENHORA DE Lurdes, rogai por Nós!


EVANGELHO DO DIA sexta-feira, 29 de julho 2016

Evangelho (Jo 11,19-27) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. — Glória a vós, Senhor.  Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão.20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”.24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. 25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

28 de jul de 2016

HOMENAGEM AO AGRICULTOR. O homem do campo é um forte.

As sementes da nova safra são lançadas ao solo com expectativa de êxito e desenvolvimento e no momento certo acenam para o homem do campo que ele irá colher sua produção de grãos, como recompensa pela incansável dedicação como produtor de alimentos. 
O homem do campo, o agricultor  é forte! É um homem de fé, que desejos imensuráveis de partilha e felicidades não só para si, mas também para seus familiares, vizinhos, amigos e companheiros de labuta que com ele estão lado a lado sua jornada.
O homem do campo é otimista por natureza e tem suas esperanças restauradas a exemplo do que acontece com a Primavera, quando vemos as folhas já caídas darem lugar a beleza e a novas cores, alegres e sugestivas que fazem bem a todos e ao meio ambiente.
O agricultor, o homem do campo é um forte! Porque planta sempre uma nova safra e não perde o ânimo nunca, acreditando em clima favorável com chuva e sol na medida certa. E com persistência e fé inabalável, espera ver ao vivo e em cores a evolução das suas lavouras, semeadas em solo fértil.
O uso da tecnologia atualizada faz com que o homem do campo seja antes de tudo, um ser que acredita e sabe o que está fazendo, na busca incessante da perfeição e do máximo potencial produtivo de suas lavouras. 
O agricultor, o homem do campo, anseia e luta para ver não só os seus sonhos realizados com uma excelente produção, mas também que suas metas traçadas sejam superadas a cada nova safra com melhores produtividades.
O homem do campo é um forte, porque acredita e trabalha para que os frutos do seu trabalho sejam recompensados, em razão da sua imensa dedicação, entusiasmo, inovação, persistência e desejo de vencer buscando a concretização das suas conquistas no ambiente produtivo rural.
O homem do campo é um forte. É um forte porque tem vocação e amor à sua terra, é um ser sempre apaixonado, corajoso, esperançoso e persistente, que acredita na graça de Deus para que suas safras sejam sempre mais produtivas, remunerando assim o seu trabalho  e colaborando para alimentar a fome de milhares de pessoas em todo o mundo.
Por tudo isso e muito mais, sinto orgulho do homem do campo e agricultor, e como neto de agricultores e cooperativistas tiro com respeito e admiração o chapéu para o homem do campo e agricultor.
Ilivaldo Duarte, neto de agricultores e cooperativistas, mourãoense, jornalista e membro da Academia Mourãoense de Letras, fundador da cadeira nº 28.

O AGRICULTOR é um forte. Homenagem ao homem do campo

O homem do campo, o agricultor  é forte! É um homem de fé, muito importante para o desenvolvimento e sucesso da agricultura e economia do nosso país. 
O homem do campo, o agricultor é um forte. Forte, por que acredita, tem vocação e amor à sua terra, sendo um apaixonado pelo que faz. É forte, porque faz a sua parte e cumpre a sua missão, independente do governo ou mesmo do clima, que é fator imprescindível para o sucesso da safra.
O homem do campo é otimista e com esperanças renovadas, lançou sua semente em solo fértil acreditando na boa germinação e no desenvolvimento vegetativo satisfatório, precedendo uma promissora colheita.
Colheita com boas produtividades é a expectativa do homem do campo a cada nova safra, como prêmio pelo seu trabalho, entusiasmo, inovação e investimento, atuando sempre com muito afinco e determinação almejando conquistas na produção rural.
O homem do campo, o agricultor é um forte! Forte, porque sabe que do seu suor e labuta diária de sol a sol depende a produção de alimentos e assim, a certeza de que milhões de pessoas serão alimentadas e terão a sua fome saciada, de Norte a Sul, e de Leste a Oeste do nosso país e também do mundo.
O homem do campo, o agricultor é um forte! Porque apesar dos cenários nem sempre desejáveis e promissores com relação às políticas econômicas, cambiais, agrícolas e dos preços nem sempre satisfatórios, ele não deixa de se fazer presente na parte que lhe cabe.
O homem do campo, o agricultor é, seguramente, um forte! Forte por ser um empreendedor rural sempre corajoso, esperançoso e persistente, e acredita que com a graça de Deus suas safras serão bem melhores como recompensa ao seu trabalho e dedicação na sua atividade.
Por isso e muito mais, com orgulho, como neto de agricultores e cooperativistas que, como outros milhares lançaram suas sementes em solo fértil no Centro-Oeste do Paraná, eu tiro o chapéu para o homem do campo e agricultor, que produz alimentos e ajuda o Brasil a crescer.
Ilivaldo Duarte, neto de agricultores e cooperativistas, mourãoense, jornalista, membro da Academia Mourãoense de Letras, fundador da cadeira nº 28.

EVANGELHO DO DIA quinta-feira, 28 de julho 2016

Evangelho (Mt 13,47-53)— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

27 de jul de 2016

AGRICULTORES: Eles são fortes.


JMJ 2016: A IGREJA É VIVA, A igreja é jovem

Aumentar a fé, propagar o amor de Deus aos povos das mais diferentes línguas e raças, e buscar a felicidade em Jesus com os ideais de um mundo mais justo, alegre, humano e fraterno movem mais de dois milhões de jovens na Cracóvia, Polônia, para celebrar a fé e o amor na Jornada Mundial da Juventude 2016.
"A igreja é viva, a igreja é jovem" escreveu radiante a jovem Ilana Cecília Galicki de Campos, por sinal, minha filha, com orgulho. Após ser voluntário na JMJ 2013 no Rio de Janeiro, ela faz parte da terceira maior delegação mundial de peregrinos na Cracóvia na JMJ 2016. É verdade minha filha, você tem razão e certeza absoluta de que vive isso: a nossa Igreja é viva e viva!
Começou a JMJ 2016. Viva a juventude. 

VAI COMEÇAR EM AGOSTO os 29º Jogos Interclubes de CM

A imagem é do programa campeão Tocando de Primeira de número 1.032 há três anos na rádio Colméia e mostra os apaixonados esportistas lendas vivas José Tomadon, Birinha Gonçalves, Cláudio "Pimenta" Ortiz, Pedro Cordeiro e Angelo Versi Sequinel participando e elevando os Jogos Interclubes de Campo Mourão. 
Neste ano, os jogos têm congresso técnico marcado para terça-feira, 2 de agosto na Fecam e o seu início para a outra terça, 9, com rodada cheia na semana com truco, tranca, bilhar, futsal e futebol suíço, na maior festa esportiva de Campo Mourão.

EVANGELHO DO DIA quarta-feira, 27 de julho 2016

Evangelho (Mt 13,44-46) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

26 de jul de 2016

É NESTA QUARTA: CM FUTSAL quer vencer para ir direto a 2ª fase

Com 21 pontos e empatado com o Irati, o Campo Mourão Futsal entra em quadra nesta quarta-feira, às 20 horas no Valternei de Oliveira para vencer o time iratiense e carimbar sua passagem à segunda fase da Chave Prata do Campeonato Paranaense de Futsal. Antes deste jogo, o Campo Mourão tem seis pontos de vantagem sobre o primeiro time (Ivaiporã) que se o campeonato terminasse hoje estaria rebaixado. 
Uma vitória neste jogo de seis pontos vai colocar o time mourãoense do técnico Márcio Rinaldo e ala Gelsinho (foto) na quarta posição com 24 pontos. 
Depois do Irati, Campo Mourão jogará neste sábado em casa contra o Mariópolis e no outro, 6 de agosto vai até Itaipulândia, encerrar sua campanha na primeira fase. 
Fase esta que tem dez equipes, vai rebaixar duas  e colocar oito times na segunda fase para em dois grupos de quatro jogar em turno e returno. 
A torcida tem comparecido em pequeno número no Valternei de Oliveira, bem longe do público dos anos anteriores. Para motivar o torcedor, o ingresso custa apenas R$ 5,00 para homens e mulheres.

JMJ POLÔNIA 2016: horários de transmissão na TV e Rádio Canção NOva

TV e Rádio Canção Nova transmitem principais momentos da JMJ; cobertura também pode ser acompanhada pelas redes sociais

Na Jornada Mundial da Juventude 2016 iniciada nesta terça-feira, 26, a TV Canção Nova transmitirá os principais momentos deste que é o maior evento da juventude católica mundial. Destaque para os momentos dos jovens com o Papa Francisco, que chega a Cracóvia na quarta-feira, 27.
Além das transmissões pela televisão, também é possível acompanhar todos os detalhes da cobertura por esta página especial e pelas redes sociais: faceboook.com/cancaonova etwitter.com/cancaonova . 
Confira, a seguir, a lista com os horários das transmissões (horário de Brasília), tanto na TV como na rádio Canção Nova.
Quarta-feira, 27: cerimônia de acolhida a partir das 10h57. Encontro com as autoridades, com a Sociedade Civil e o Corpo Diplomático a partir das 11h55. Depois, a partir das 13h27, encontro com os bispos poloneses na Catedral de Cracóvia.
Quinta-feira, 28: partir das 5h20, Missa por ocasião do 1050º aniversário do batismo da Polônia, na área do Santuário de Częstochowa. A partir das 12h, cerimônia de acolhida dos jovens, no Parque Jordan de Błonia, em Cracóvia.
Sexta-feira, 29: a partir das 4h30, visita do Papa a Auschwitz e a Birkenau. Às 13h, via-sacra com os jovens, no Parque Jordan de Błonia, em Cracóvia.
Sábado, 30: a partir de 5h30, Missa com sacerdotes, religiosas, religiosos, consagrados e seminaristas poloneses no Santuário de São João Paulo II em Cracóvia. De 11h 30 às 11h57, visita ao Santuário da Divina Misericórdia em Cracóvia/Porta Santa/Rito de Reconciliação. A partir das 14h, chegada do Papa ao Campus Misericordiae, passagem pela porta santa e vigília.
Domingo, 31: a partir de 4h15, Missa de Envio da Jornada Mundial da Juventude no Campus Misericordiae e Angelus.

PAINEL DE JESUS MISERICORDIOSO na JMJ 2016

O Santuário da Divina Misericórdia, em Cracóvia, ganhou a cara da juventude. Foi inaugurado dia 22 de julho, sob a luz do pôr do sol, um painel com a imagem de Jesus misericordioso, produzido a partir da junção de 15 mil fotos enviadas por jovens do mundo todo. Eles atenderam ao apelo dos organizadores da JMJ, que divulgou a campanha nas redes sociais. Com as dimensões de 6 metros de altura por 2,5 metros de largura, o painel foi produzido especialmente para a Jornada Mundial da Juventude e ficará exposto na entrada do Santuário até o final do evento, prazo este que poderá ser estendido.
A iniciativa da criação do painel foi da organização Cristo na Cidade em parceria com as Irmãs da Congregação de Santa Faustina, no Santuário da Divina Misericórdia. "Recebemos muitas fotos de países asiáticos, como a Coreia, o Japão, China. Outra surpresa para nós foi o envio de fotos de ultrassom de bebês ainda na barriga", conta a irmã Gaudia Skass, que esteve à frente deste trabalho. "Começamos a ação do zero, não entendíamos a tecnologia necessária para criar o painel. Mas Deus é bom e tudo deu certo", diz.
Jovens de diversos países que já estão em Cracóvia para a JMJ acompanharam o lançamento do painel. Como o cearense Fran Linhares, que participa de sua terceira Jornada, mas pela primeira vez como voluntario. "Estar aqui é uma verdadeira graça, porque estamos no Ano da Misericórdia, na terra de São João Paulo II e de Santa Faustina", alegra-se. "Sou filho de João Paulo II, sou da geração dele, a quem me apeguei na fé nas situações difíceis que vivi nos últimos dois anos", conta Fran, que enfrentou o falecimento de seu pai, em decorrência de um câncer, e problemas de relacionamento na família. "No sofrimento é que a gente percebe, de fato, a presença de Deus. Eu me apeguei à minha fé e agora estou aqui para servir". Fonte: Krakow 2016.