30 de jun de 2016

CM FUTSAL GOLEIA Paranaguá fora de casa na Chave Prata

Com dois gols de Paulinho, dois de Kumano e um de Ricardo, o Campo Mourão Futsal goleou ontem a noite o Paranaguá por 5x2. O jogo foi no Litoral Paranaense e serviu para o time mourãoense conseguir uma boa vitória no Campeonato Paranaense 2016. 
O próximo desafio do time dirigir o pelo professor Márcio Rinaldo será neste sábado às 21h30 no Sudoeste Paranaense contra o vice-líder Pato Branco.

O DIA INESQUECÍVEL e o "chimarrão olímpico" de Itamar Tagliari em CM

A cena se repetiu como acontece há décadas: família reunida com filhos e netos ao redor da matriarca Iris Lorenzoni Tagliari em sua residência. 
Mas neste final de tarde deste inesquecível dia 29 de junho de 2016 - Dia em que a Igreja Católica celebra os santos São Pedro e São Paulo- foi diferente para a família Tagliari.
Entre ele reunidos estava a Celebridade professor Itamar Agostinho Tagliari, uma lenda vida no esporte e na educação de centenas de cidadãos ao longo dos últimos mais de 40 anos em Campo Mourão. 
Poucas horas antes do tradicional chimarrão diário que ele faz questão de tomar a cada santo dia ao lado da sua mães, preste a  completar 87 anos, Itamar Agostinho Tagliari se emocionou, segurou as lágrimas e se conteve, mas seu coração bateu de maneira tão forte que o fez lembrar das grandes decisões vitoriosas que enfrentou na vida futebolística e profissional. 
Coube a este menino nascido em Arapongas, no Norte do Paraná, que desde 1954 seu coração bate forte por Campo Mourão, ser um dos condutores da tocha olímpica que passou nesta tarde por solo mourãoense. E ele foi o úlitmo a carregar a tocha para entregá-la no palco montado na Praça São José, a "Praça da Catedral". 
Fico só imaginando o que deve ter passado na mente deste palmeirense e cidadão vitorioso, digno representante da famílai Tagliari e do esporte mourãoense. Deve ter sido emocionante, sensacional, fantástico, inesquecível, um dos maiores e melhores troféus e homenagens em sua vida. Por isso é que tenho certeza que o chimarrão deste 29 de junho foi olímpico e ficará marcado para a história da família Tagliari.
Mas isso vou saber ao vivo neste sábado (02 de julho) ao vivo e em cores no programa campeão Tocando de Primeira pelas ondas médias da Rádio Colméia no programa de número 1.171 para deleite dos nossos ouvintes no microfone líder da Colméia.

EVANGELHO DO DIA quinta-feira, 30 de junho 2016

Evangelho (Mt 9,1-8) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 1entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade.2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” 3Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” 4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 5O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? 6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, — disse, então, ao paralítico — “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. 7O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. 8Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

29 de jun de 2016

O DIA EM QUE CAMPO MOURÃO parou para receber a tocha olímpica

O dia 29 de junho de 2016 ficará marcado com uma data histórica para a cidade de Campo Mourão. Em clima de festa e espírito olímpico milhares de pessoas acompanharam a passagem da tocha Olímpica nas ruas de Campo Mourão e na Praça São José.
A chama foi acesa por volta das 14h30 na Avenida Capitão Índio Bandeira (no semáforo da Ney Braga) pelos alunos do Colégio Agrícola e seguiu até a Rua Brasil, depois seguiu pela Avenida Manoel Mendes de Camargo e Rua Francisco Albuquerque e terminou na praça São José. Apresentações culturais fecharam a programação.
Conduziram a Tocha Olímpica Deise Presner, Andre Mendonça Furtado Mattos, Bruno Mauricio Macedo Curi, Maria Leticia de Lima Peres, Thaline Zanella Chicoski, Mikael de Jesus, Pablo Petravicius Vieira, José Carlos de Souza, Ari Mateus, Robson dos Santos. Itamar Tagliari fechou o revezamento na Praça São José, totalmente lotada.

É HOJE! CM pela 1ª vez recebe a tocha olímpica


DIA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Estes santos são considerados “os cabeças dos apóstolos” por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.

Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro.

Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo. Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.

Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada “aos pés de Gamaliel”, um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.

Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério.

Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação. Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o “Apóstolo dos gentios”.

São Pedro e São Paulo, rogai por nós
!

É HOJE III: O mapa da passagem da tocha olímpica em CM


É HOJE II: O roteiro da tocha olímpica em CM

A Fundação Cultural-Fundacam informa que a recepção da Tocha Olímpica em Campo Mourão, hoje (29) será feita pelo Cortejo do Carneiro formado pela Banda Municipal, Trupe de Circo, Balé do Prato Típico e Rainha e Princesas da Festa Nacional do Carneiro no Buraco. 
Entre as atrações artísticas confirmadas estão grupos da APAE, Studio Glam Class, Banda “The Barbas” da UTFPr, Colégio Antonio Teodoro dança “Nossas Cores, Nossos Tambores” e Colégio Darcy Costa com músicos, entre outros. 
O revezamento da tocha se inicia às 14 horas, na avenida Capitão Índio Bandeira (no semáforo da Ney Braga) e seguirá até a Rua Brasil. Depois seguirá pela avenida Manoel Mendes de Camargo e rua Francisco Albuquerque e terminará na praça São José.

EVANGELHO DO DIA quarta-feira, 29 de junho 2016

Evangelho (Mt 8,28-34)— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 28quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. 29Eles então gritaram: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”.30Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos. 31Os demônios suplicavam-lhe: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos”.32Jesus disse: “Ide”. Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. 33Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

27 de jun de 2016

PARABÉNS IRMÃ Adelina

Hoje é aniversário da Irmã Adelina, reitora do Santuário Santa Paulina em Nova Trento (SC). Rogo a Deus com a intercessão de Santa Paulina, muitas bençãos e graças para a senhora nesta vida missionária feliz e realizada. Viva!

AS SUAS ESPERANÇAS e o ponto final


RESPONSA RÁPIDO: Qual é o seu sonho e o que faz para realizá-lo?


EVANGELHO DO DIA segunda-feira, 27 de junho 2016

Evangelho (Mt 8,18-22) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 18vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago.19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”. 20Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. 22Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”. — Palavra da Salvação.

26 de jun de 2016

REGIONAL JAP´S: CM fatura Ouro no Bolão Masculino e Feminino



REGIONAL JAP´s: É DE CM A MEDALHA de Ouro no Volei Masculino


REGIONAL JAP´S: Futsal Feminino de CM vence e é Ouro


REGIONAL DOS JAP´S: ARARUNA vence Peabiru e fatura Ouro no futebol

Com a vitória por 2x0, o Araruna venceu Peabiru no estádio Ulysses França e foi campeão no futebol nas regional dos 59º Jogos Abertos do Paraná – Fase regional em Peabiru.

REGIONAL DOS JAP´s: CAMPO MOURÃO É ouro no Basquete

Na Regional dos JAP´s em Peabiru, a medalha de Ouro no basquete ficou com Campo Mourão após vencer Boa Esperança na final por 114 a 29. O título já era previsto, considerando a superioridade mourãoense com alguns atletas remanescentes da Liga Ouro. Goioerê derrotou Peabiru por 41 a 26 e ficou com a medalha de Prata.

HÁ SEIS ANOS, na Academia Mourãoense de Letras

Na noite de 24 de junho de 2010, em uma quinta-feira, a Academia Mourãoense de Letras empossou quatro novos membros. Foi com muita emoção e alegria, que tomei posse naquela histórica noite ao lado da  colunista e escritora Ester de Abreu Piacentini, da escritora Silvania Maria de Carvalho e da professora Nelci Mello Veiga, respectivamente nas cadeiras 28, 29, 30 e 31. Tivemos como patronos, por ordem, o jornalista e ex-vereador José Dutra de Almeida Lira, o médico José Carlos Ferreira, o professor Arthur Rodrigues Tramujas Filho e o Capitão Índio Bandeira.
A Academia Mourãoense de Letras passou a contar naquela oportunidade com 31 membros - felizmente, seis anos depois, está com as 40 cadeiras preenchidas. 
A AML tem por finalidade o cultivo, a preservação e a divulgação do vernáculo e da literatura, nos seus aspectos científico, histórico, literário e artístico, podendo participar de iniciativas úteis ao desenvolvimento cultural de Campo Mourão, do Paraná e do Brasil.
Acima, imagem com minha família e abaixo com as colegas confreiras, minha madrinha Silvana Casali e membros da Academia.
“Numa cidade que possue tantas raízes de amizade, e ao lado de amigos, estou emocionado, agradecido e orgulhoso, neste momento. Meu coração de mourãoense pulsa mais forte e uma emoção indescritível toma conta de mim nesta noite ímpar de minha vida. hoje é uma noite realmente, muito significativa, e que me deixa repleto de alegria.
Jamais imaginei que algum dia poderia estar num evento desta magnitude, a frente de uma plateia tão seleta e de tamanha importância, formada por pessoas cidadãs, para com alegria e emoção ingressar na Academia Mourãoense de Letras, como fundador de uma cadeira 28.
Como mourãoense apaixonado por Deus,
 minha família, meus amigos e minha cidade, tenho orgulho em receber esta honraria. Isto me deixa orgulhoso, agradecido e enobrecido."

OLIMPÍADAS: DIEGO REIS em contagem regressiva para um momento épico

Ele foi sorteado para conduzir a tocha olimpica no Paraná. Foi sorteio e seu nome saiu na relação de Maringá, assim o comunicador esportivo Diego dos Reis Pereira estará nesta quarta-feira às 10 horas na Cidade Canção para levar a tocha olímpica por algumas ruas daquela cidade. Bem que poderia ser em Campo Mourão, sua terra natal, mas será em Maringá e isso não diminui a ansiedade e a adrelina antes do evento histórico em sua vida acontecer. "Quero representar bem minha cidade nesta quarta-feira, neste revezamento que é um momento único para mim e o esporte brasileiro que tem o privilégio de representar a América do Sul sediando as Olimpíadas", disse Diego Reis no sábado (25) no nosso programa campeão Tocando de Primeira ao lados dos professores Guilherme Guimarães, Rita Cartelli e dos atletas Gabriel, Vinicius e Luan, na Rádio Colméia, em Campo Mourão. Vai lá Diegão, faz bonito, com alegria, com choro, com emoção e com orgulho. Viva!

A GRANDE INICIATIVA da "Raça" no basquete mourãoense

Em um domingo de chuva, há algumas semanas, um grupo de jovens se reuniu no ginasinho JK para fazer uma saudação e apoio aos jogadores do Campo Mourão Basquete, prestes a iniciar sua participação na Liga Ouro 2016. 
Comandados pelos jovens idealistas Ricardo Galicki de Campos e Bruno Maciel eles tiveram a feliz ideia de criar a Raça Mourãoense. Uma ideia feliz que fez a diferença na temporada e marcou os jogos do Campo Mourão Basquete com torcida vibrante no ginasinho JK. 
Passadas algumas semanas, é importante resgatar e registrar a ação desses meninos e meninas, que aprenderam a jogar e a amar o basquete, e torcer pela nossa cidade na segunda divisão do basquete brasileiro. 
Daqui a alguns anos quando forem adultos e pais, olharão para o filme de suas vidas e se lembrarão desse momento, do que fizeram no "Palácio do Basquete". 
Uma ideia feliz essa da Raça Mourãoense, uma ação que contagiou a todos que amam o esporte e a nossa cidade. Nunca na história o ginasinho JK teve um público tão grande quando àquele da decisão com o Vasco com mais de 1.500 pessoas.
Parabéns Raça! Orgulho mourãoense.

NO RÁDIO: LEMBRANÇAS DE UM programa inesquecível com campeões

E de repente veio esta imagem em minha mente, a de um grupo de vencedores no esporte e na vida, exemplos de ontem, no hoje e para o amanhã. A festa dos 40 anos do handebol mourãoense foi um marco que ficará para sempre em nossos corações e na história do esporte de Campo Mourão. Um Tocando de Primeira 1.116 - ontem, com a graça de Deus apresentei o de número 1.170-  pra lá de bom, ótimo e inesquecível com campeões da vida e do esporte. E desse grupo, a professora Lenamar vai nos representar e o esporte mourãoense nas Olimpíadas no Rio de Janeiro. 
Viva! Só se tem saudades do que é bom, de quem é bom, de quem vive e pensa no bem comum.

EVANGELHO DO DIA domingo, 26 de junho 2016

Evangelho (Lc 9,51-62) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós! — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor! 51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus.53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado. 57Enquanto estavam caminhando, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. 58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”. — Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

25 de jun de 2016

FELICIDADES professor Joani Teixeira

Parabéns professor Joani Teixeira, 75 anos de muitas realizações e sucesso. Ele nasceu em Imbituva, no Sul do Paraná, foi homenageado no BLOG DO ILIVALDO DUARTE em 2010, é casado há 46 anos com a professora Dircélia. Estudou em Colégio de Freiras em Imbituva e Prudentópolis, onde aprendeu a participar da Igreja Ucraniana.
"Desde a infância sempre gostei de esporte, principalmente de futebol, trocava meu acordeom por uma bola de futebol, para desgosto de minha falecida mãe", conta o imbituvense, que jogou futebol pelo time da sua terra natal, o Clube Atlético Imbituvense, e também no Clube Olímpico de Irati e no Grêmio Esportivo Oeste de Guarapuava.
Em Campo Mourão desde 1971, Joani jogou pelos Clubes 10, Country, 30 e Panela. E em décadas anteriores também atuou pela Associação Tagliari. "Sou uma pessoa honrada e feliz, um cidadão cumpridor de minhas obrigações", afirma o professor de História, com pós-graduação em Sociologia pela PUC de Minas Gerais. Conheça um pouco da história de Joani Teixeira na ENTREVISTA DE DOMINGO.

http://ilivaldoduarte.blogspot.com.br/2010/08/entrevista-de-domingo-joani-teixeira.html

BRASILEIRO NÃO vive sem rádio. Viva o rádio!


HOJE TEM LOUVOR Junino em CM


FALTAM 4 DIAS PARA a chegada da tocha olímpica em CM

Faltam quatro dias para a passagem da tocha com o fogo olímpico por Campo Mourão. Será uma festa inesquecível nesta que é a primeira Olimpíada no Brasil e na América do Sul.

EVANGELHO DO DIA sábado, 25 de junho 2016

Evangelho (Mt 8,5-17) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando:6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, 12enquanto os herdeiros do Reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”. 13Então, Jesus disse ao oficial: “Vai! e seja feito como tu creste”. E, naquela mesma hora, o empregado ficou curado. 14Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra dele deitada e com febre. 15Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou, e pôs-se a servi-lo. 16Quando caiu a tarde, levaram a Jesus muitas pessoas possuídas pelo demônio. Ele expulsou os espíritos, com sua palavra, e curou todos os doentes, 17para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

24 de jun de 2016

IMAGEM HISTÓRICA da Academia Mourãoense de Letras

Encontrei em meus arquivos imagens de evento comemorativo da nossa Academia Mourãoense de Letras reunindo na oportunidade ex-presidentes - Cida Freitas, Gilson Gois, Aroldo Tissot e os saudosos Rubens Sartori e Francisco Irineu Brzezinski. Viva o mundo das letras.