24 de dez. de 2016

ENTREVISTA DE DOMINGO Clineu Uehara

“Sou uma pessoa humilde e simples. E como qualidade, penso que tenho um espírito de guerreiro”, é a definição do professor, empresário mourãoense Clineu Uehara, homenageado na última ENTREVISTA DE DOMINGO de 2016 no BLOG DO ILIVALDO DUARTE.  Ele nasceu em Andradina, interior de São Paulo e está há praticamente 30 anos em Campo Mourão, onde tem um grande número de amigos. O “Clineu do Fruto Maduro”, como é conhecido é Guerreiro do Comércio do Estado do Paraná, título que recebeu este ano em Curitiba.
É professor aposentado – lecionou por 18 anos no Colégio Estadual Marechal Rondon em Campo Mourão-, casado com a também conhecida Mitica Seki Uehara, pai de Clineu Julien e Letícia Karine, está sempre de bem como a vida e pratica regularmente o futsal, uma de suas paixões, cujos frutos foram muitos nesta caminhada, tendo sido campeão local, regional e estadual.
Conheça um pouco da história de vida e de vitórias do Clineu Uehara, personagem da ENTREVISTA DE DOMINGO.

Quem é Clineu Uehara?  Sou casado com Mitica Uehara, pai de dois filhos - Clineu Julien, graduado em Farmácia e Bioquímica,com mestrado em Ciências Biológicas com ênfase em Genética pela Universidade Federal do Paraná, e Letícia Karine, arquiteta.

Como se define? Nasci em Andradina (SP) em 30 de dezembro de 1950. Sou uma pessoa humilde e simples. E como qualidade, penso que tenho um espírito de guerreiro.

Onde e como foi sua infância? Nasci em Andradina, interior de São Paulo, sendo a infância tranquila, passado em uma chácara a beira da cidade com muitos pés de mangas.

Como foi e onde viveu sua juventude? Passei estudando em escola pública e ajudando a família a colher frutas e verduras para vender na feira.
Desde quando em Campo Mourão?  Vim para Campo Mourão em 1987 porque tinha dois filhos e a dificuldade de criá-los, por isso viemos para cá e me juntei com a família da Mitica.

Como foi e onde sua trajetória profissional? Em Curitiba, trabalhava na Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e a noite dava aula. Em Campo Mourão dava aula a noite e trabalhava na horta da família durante o dia.
Como entrou a educação e o esporte em sua vida? A Educação foi pela segunda opção, pois tentei vestibular para medicina, mais não consegui, então a educação e o esporte, veio pela paixão e pela qualidade de vida.
Quais entre tantas experiências não saem da memória?  A persistência, dedicação, iniciativa sempre moveram a minha vida.
Como surgiu o Fruto Maduro? Como foi
esta história? Nos dois primeiros anos nós vendíamos a produção da nossa horta nas feiras e dois dias da semana vendíamos de casa em casa. Depois o Foto Seki mudou para novas instalações e iniciamos as atividades no antigo foto.
Como foi a ideia de montar time de futsal com o nome Fruto Maduro?  Como eu gostava de futsal, reunia meus alunos todos os domingos no ginásio da Vila Urupês (atual ginásio Haroldo Gonçalves Neto), e chegamos a montar oito times, assim veio a ideia de pegar os melhores atletas e montar o time do Fruto Maduro.
Olhando para trás e vendo esses anos todos em Campo Mourão, qual é o sentimento hoje? Sinto orgulho de ter acompanhado o desenvolvimento da cidade e ver que temos esperança de ter uma cidade melhor.


O que significou o prêmio Guerreiro do Comércio recebido este ano em Curitiba?  O reconhecimento em vida de um batalhador, nunca imaginei que receberia tal prêmio, vejo que o Sindicato Patronal do Comércio está acompanhando a atuação dos comerciantes.
Como está na sua visão o esporte mourãoense? O esporte mourãoense está desenvolvendo um bom trabalho, principalmente com o basquete, o handebol e o atletismo. Mas necessita de muito investimento, que pena que o futsal de nossa cidade não tenha o mesmo desempenho. Os atletas visam muito mais o dinheiro do que o próprio esporte, por isso o Brasil foi superado por muitos outros países.


Qual a manchete que marcou sua vida? A manchete que ficou marcada foi nas olimpíadas de Atenas em 2004, quando Vanderlei Cordeiro de Lima liderava a maratona e foi atrapalhado por um homem, mas mesmo assim com muita superação continuou sua prova.
Qual seu esporte preferido, ídolo e time? Meu esporte preferido é o futsal, e o meu ídolo é o Rei Pelé. Já meu time de coração é o Coritiba.- abaixo, o time campeão brasileiro em 1985 e o melhor Coritiba de todos os tempos.


Quem em Campo Mourão é atleta exemplo? Qual o melhor time que já montou e o  título mais importante? O Bina, pela sua simpatia e humildade. O melhor time que já montei foi o dos Jogos Regionais de Terra Boa em que levamos o time inteiro do Campo Mourão futsal e mais os atletas Paulo Gil e Tchaca que atuavam pela equipe do Cascavel. O título mais importante que ganhei foi o Paranaense do Comércio de 2011.
Cite três personalidades esportivas em campo mourão: Mário Paulista, Itamar Tagliari e Luiz ferreira Lima - na foto com Clineu, quando da homenagem do troféu Tocando de Primeira em setembro de 2008.
Cite três personalidades (fora do esporte) em Campo Mourão.  Nestor Bisi, Nelson Bisoto e Rubens Bueno.

Qual jogada que, se pudesse voltar no tempo, jamais teria feito? Acredito que a vida é um eterno aprendizado, do erro partimos para a certeza.
O momento atual da sua vida é..... Ótima, pois nasceu minha primeira neta, a Júlia, dando um novo alento.
O que ainda não fez que, se tivesse condições, ainda gostaria de fazer? Estudar mais para me formar em medicina, o que não consegui quando jovem, e ainda conhecer Portugal.

VAPT VUPT
Música– hey jude/ beatles
Um livro- Eram os deuses os astronautas
Autor?- Érik van Daníker
Professor?- Professora Rita de Cássia Cartelli (foto)
Sonho?- Um mundo de harmonia e paz
Saudade? Dos meus pais.
Momento inesquecível?-  A copa do mundo de futebol no México.

Hobby?- Assistir futebol na tv
Mania?- Acordar cedo
Programa?- Jornal Nacional
Frustração?-  A perda de vários títulos do futsal nos pênaltis.
Tocando de Primeira é... O reconhecimento das personalidades mourãoenses que fazem acontecer na cidade.- abaixo, Clineu, em 2000 entregando a Rosimeire Vargas da Silva um dos três prêmios que ela conquistou como atleta destaque no troféu Tocando de Primeira 2000, no Teatro Municipal - evento histórico em Campo Mourão- e participando de um dos programas Tocando de Primeira na Rádio Colméia, em outubro de 2016.

Família é... Tudo na minha vida.

A Campo Mourão do presente é... cidade alegre de gente comunicativa e participativa.
A Campo Mourão do futuro..... Uma cidade promissora.
Qual o sentimento de receber esta homenagem e partilhar um pouco da sua vida e da sua história? É um sentimento de prazer e alegria por ser reconhecido como uma pessoa amiga.
Quem gostaria de ver homenageado aqui no blog?  já sei que muitos já foram homenageados, mas gosto muito do técnico Mário Paulista, da professora Conceição Montans Baer e do líder cooperativista Aroldo Gallassini.

Copie no seu navegador para ler as ENTREVISTAS:
http://ilivaldoduarte.blogspot.com.br/2010/01/entrevista-de-domingo-mario-paulista.html

http://ilivaldoduarte.blogspot.com.br/2016/08/entrevista-de-domingo-maria-da.html

http://ilivaldoduarte.blogspot.com.br/2010/11/entrevista-de-domingo-jose-aroldo.html 
Ética em uma frase é... Comportamento visando o bem das pessoas. 

Qual o recado para os leitores do blog? Continuem prestigiando o BLOG DO ILIVALDO DUARTE, pois é um blog de informações e reconhecimento. Tudo de bom, feliz Natal e um 2017 cheio de coisas boas para todos.
Qual pergunta que não lhe fiz que gostaria de ter respondido? Qual a importância de apoiar o futsal mourãoense? Promover um dos maiores esportes que sempre nos destacamos.

5 comentários:

  1. Ótima entrevista com fotos lindas parabéns ilivaldo e Clineu e Mitica pela linda história de vida ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alessandra, concordo com você. Feliz Anto Novo com muitas bençãos e graças. Para ser novo é preciso parar de fazer as coisas velhas. Viva!

      Excluir
  2. Ótima entrevista com fotos lindas parabéns ilivaldo e Clineu e Mitica pela linda história de vida ...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ilivaldo pela escolha do entrevistado, o professor Clineu é uma pessoa que admiro muito, pelo respeito que tem pelas pessoas e claro, por tudo que fez e faz por Campo Mourão. Abraços... Antonio José (Jornal O Liberal)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Antonio José, concordo com você. Feliz Anto Novo com muitas bençãos e graças. Para ser novo é preciso parar de fazer as coisas velhas. Viva!

      Excluir