30 de jul. de 2016

DESCANSE EM PAZ Aparecida Maura dos Santos

Recebi na tarde deste sábado (30) a notícia do falecimento em Curitiba da advogada, artista e confreira fundadora da cadeira nº 12 da Academia Mourãoense de Letras que tem como patrono o ex-prefeito Roberto Brzezinski. Informações dão conta de que o velório e o sepultamento serão em Campo Mourão onde ela viveu mais de 55 anos. 

ORIGEM - Maura dos Santos nasceu em 12 de fevereiro de 1938 em Marília (SP). Filha de Victorino Honorato dos Santos e Benedita Domingues dos Santos. Era casada há 66 anos com o agricultor, policial e sargento da polícia militar João Pinto dos Santos - Sargento João - de cuja união nasceram os filhos João Pinto Júnior, Rui , Reinaldo e Roberto. Netos  João Pinto dos Santos Neto, Fábio Eduardo, Patrícia Cristina, AKalissa e Andria e as bisnetas Maria Eduarda, Ana Luiza e Ana Sara.
Em 1976, a Comissão de Formatura do Curso de Estudos Sociais da Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão promovem um evento pró-formatura no Clube 10 de Outubro com a apresentação da Peça “LÁ”, com o Ator José Maria Santos, de Curitiba.
Após o espetáculo, por ser também formanda, participa do evento, iniciando na Literatura como primeira romancista de Campo Mourão lançando o livro “ Nos Porões da Sociedade”. Em 1980 termina o Curso de Direito e Estágio Profissional pela Faculdade de Direito de São Carlos-Sp. Em 1981 é convidada a integrar a Banca de Advocacia do Dr. José Luiz Gurgel, onde passa a advogar até 1982 quando adquire o próprio escritório.
Corria o ano de 1993, Patrícia Cristina contava 7 anos, adentra a sala do escritório e diz “Vó, vou ser pintora”. Acompanhou a neta de apenas 7 anos e se tornou pintora. Primeiro 2 anos de aulas praticas com a Professora Ana Maria Mendonça e, ao longo do tempo foi adquirindo livros de Desenho, pintura e História Geral da Arte. 
Fez aulas de Desenho com o Prof. Evanildo F. Fernandes, Óleo S/ Tela com a Prof Juliane Maria Tribulale e o Prof. Boh todos de Maringá. Fez aulas práticas e teóricas no Atelier do renomado Artista Plástico e Pro. Raul Dellavy em Curitiba-Pr nos Ateliers das professoras Joyce Queiroga, Ionice Sartor, que recebiam artistas plásticos e professores de Curitiba, São Paulo e de outros Estados para que ministrassem aulas praticas de pinturas nas mais diversas técnicas, inclusive O Município de Campo Mourão através da Fundação Cultural que promovia as Semana Regional de Arte as quais sempre participava. Tendo concluído o Curso de Educação e Arte em nível de Especialização Lato-Senso pela Universidade Estadual do Paraná, (UNESPAR) Campus de Campo Mourão em 2005.
Iniciando no ano seguinte Mestrado em Antropologia, porém quando se preparava para elaborar a devida Dissertação de conclusão do curso surgiu a oportunidade de cursar o Mestrado em Artes Visuais na Universidade optou pela Arte desistindo da Antropologia, porém prestes a findar as aula presenciais e iniciar a Dissertação de conclusão do Mestrado uma hérnia de disco trava-lhe a perna direita submete-se a cirurgia, ainda convalescente cai em uma escada rolante, fratura a tíbia e o joelho. Mas, a Vida continua.
Foi membro do Conselho Municipal de Cultura em Campo Mourão, da Associação Mourãoenses de Escritores (AME) e da Academia Mourãoense de Letras (AML). Em 2004 publicou o conto “O Sonho”, em 2005 o conto “Peripécias da Política Tupiniquim”  e a 2ª Edição do livro “Nos Porões da Sociedade”.
Condolências à familia. Descanse em paz Maura dos Santos.

Um comentário:

  1. CARO ILIVALDO, OBRIGADO POR SUAS CONDOLENCIAS, E PERDOA ME POR SÓ AGORA RESPONDER...MÃE COM CERTEZA ESTA NA PAZ...A NÓS RESTA A SAUDADES...UM FORTE ABRAÇO E SUCESSO.
    RUI PINTO DOS SANTOS

    ResponderExcluir