30 de set de 2015

FALTAM DOIS DIAS para reinauguração do ginasião Belin Carolo

Neste dia 2 de outubro, sexta-feira, será um marco para o esporte mourãoense, com a reinauguração do ginasião Belin Carolo, a partir das 19 horas em Campo Mourão. Imperdível e aberto a comunidade.

EVANGELHO DO DIA quarta-feira, 30 de setembro 2015

Evangelho (Lc 9,57-62)— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 57enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. 58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhes: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

29 de set de 2015

SIM, BATATA JÁ está em casa e muito bem

Pensa em um cara abençoado e grato eternamente a Deus! Esse é a Celebridade Nelson Soares Machado, o "Batata", que tive a oportunidade na tarde de ontem, 28 de setembro, de encontrá-lo em sua casa e muito bem. Esta foto que tive o privilégio de fazer reveste-se de um caráter inigualável. Mostra Batata com a filha Ariadine e esposa Edinelma. Felizes, renascidos. Deus seja louvado.

É HOJE! DIA DE SÃO Miguel e Novena na Par. São Francisco


DIA DOS ARCANJOS Miguel, Gabriel e Rafael

Celebramos a Solenidade dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Olhando para estes três grandes arcanjos, os maiores na hierarquia angelical, vamos contemplar a importância dos anjos em nossa vida.
Eles foram criados, primeiro, para a glória de Deus, mas também colocados ao nosso serviço. Os anjos estão nos servindo e precisamos, na verdade, invocar, buscar o socorro na proteção dos santos anjos, especialmente, estes três que celebramos hoje.
Miguel é aquele que vence as tentações, as grandes batalhas contra o maligno, contra satanás, contra aquele que se opõe a Deus e às Suas milícias. Miguel é o todo-poderoso, enviado a vencer, para sempre, o inimigo de Deus.
O outro anjo que invocamos, no dia de hoje, é São Rafael, a cura de Deus. Precisamos tanto da intercessão de São Rafael pelas doenças, enfermidades, por tantas epidemias, tantas doenças que se espalham pela face da terra e muitas delas, inclusive, sem cura. Precisamos nos unir ao arcanjo São Rafael, aquele que é a medicina divina, para que alcance do coração de Deus a sabedoria necessária para iluminar os nossos médicos, os nossos pesquisadores, aqueles que se dedicam dia e noite para buscar os recursos necessários, para curar tantas doenças e enfermidades que assolam a humanidade. Nós, hoje, invocamos o poderoso São Rafael para que não nos deixe perecer por tantas doenças, calamidades e enfermidades.
O arcanjo Gabriel, o grande comunicador de Deus, ensina-nos a importância da boa comunicação; é ela quem salva, quem coloca a humanidade no caminho correto. Quanta coisa se perdeu e quantas situações se complicaram por falta de uma verdadeira e boa comunicação! Por isso, nós invocamos a proteção do grande arcanjo São Gabriel para que nos ensine o caminho da boa comunicação.
Deus abençoe você! Padre Roger Araújo, Canção Nova.

EVANGELHO DO DIA terça-feira, 29 de setembro 2015

Evangelho (Jo 1,47-51) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: “Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

28 de set de 2015

SELEÇÃO BRASILEIRA de Futebol de salão já jogou em 1987 no ginasião Belin Carolo em Campo Mourão

Itamar, Batata, Marcelão, Luisinho, Belini, Sebas, Silvio, Tostão, Clóvis, Ademir LIma, Santo Antonio, João Carlos Marques, o "Tiguera" sabem bem o que significa esta imagem? É no ginasião Belin Carolo, no ano de 1987, no amistoso com ginásio lotado entre Campo Mourão x Seleção Brasileira de futebol de salão.

GINASIÃO BELIN CAROLO, o único em concreto armado do Brasil e um dos poucos do mundo em forma de leque

Em 1974, os mourãoenses ganharam em Rolândia a sede da competição dos JAP´s, que seriam realizados dois anos depois. Para sediar pela primeira vez os Jogos Abertos do Paraná em 1976, Campo Mourão teve que realizar obras de infra-estrutura na área esportiva e o destaque foi o ginásio de Esportes "Belin Carolo". A construção da obra foi iniciada em 1975 na gestão do prefeito Renato Fernandes Silva e 18 meses depois estava concluído. 
O nome "Belin Carollo" foi uma homenagem ao pioneiro, cidadão honorário e doador do terreno onde foi edificado o ginásio. 
A obra foi erguida em forma de leque, obra semelhante existente na Alemanha, com uma estruturação compacta de ferro e cimento, interligadas no alicerce e na cobertura. 
A construção foi delegada a Codusa, presidida pelo ex-vereador Getúlio Ferrari e com recursos próprios da Prefeitura, custou mais de oito milhões de cruzeiros. A edificação também contava com espaços para alas de alojamento, administração e refeitório, uma pista de desfile com 44 metros de cumprimento por seis metros de largura. O piso de ipê, com a metragem máxima até para a prática de handebol. 
Na administração do prefeito Rubens Bueno, o ginásio foi cedido para abrigar o atual campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, uma das maiores referências no campo educacional da região. 
É o único ginásio em concreto armado do País e um dos poucos do mundo em forma de leque. O vão livre em concreto, de 67,25 m, talvez seja o maior do Brasil. 
Nos meses da sua construção, o ginásio era ponto obrigatório de visitação pelos de fora e exaltada pelos mourãoenses.
O Belin Carolo será reinaugurado nesta sexta-feira, 2 de outubro, a partir das 19 horas, em Campo Mourão. A comunidade está convidada a participar da cerimônia. 

GINÁSIO BELIN CAROLO:Conheça um pouco da sua história em CM

O POSITIVO BATATA, de bem com a vida

No sábado, ouvindo a Edinelma e o Batata ao vivo do hospital Santa Casa, momentos antes da sua alta hospitalar, tive seguramente forte emoção e um dos cinco programas mais emocionantes da minha carreira de 31 anos de jornalismo. Foi muito forte e muito bom.
Na tarde deste 28 de setembro do ano da graça ade 2015 fiz uma visita breve ao Batata, a Celebridade Nelson Soares Machado. "Eu nasci de novo, sou grato a Deus e peço a Deus que abençoe a todos os muitos amigos, conhecidos ou não, de perto ou de longe que rezaram, oraram por mim. Eu estou muito bem, nasci de novo", disse Batata ao final da tarde desta segunda-feira única e abençoada. Batata, igual a Rádio Colméia: sempre de bem com a vida. Viva!

BATATA, um Filho do Céu de muitos amigos

Quem tem amigo não morre pelado. Esta filosofia é de minha autoria e cabe perfeitamente ao amigo Nelson Soares Machado, o "Batata", que desde o acontecido recebeu e vem recebendo o carinho, a amizade e a oração de muitos, milhares de pessoas. Esta foto registrei na tarde deste 28 de setembro em sua casa, ao vivo e em cores. Viva! Bom mesmo é ser feliz!

EVANGELHO DO DIA segunda-feira, 28 de setembro 2015

Evangelho (Lc 9,46-50)  O Senhor esteja convosco.  Ele está no meio de nós.  Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas  Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando, pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”. 49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

27 de set de 2015

"INSPIRAÇÃO CABLOCA" vence Festicam 2015

Os artistas são a razão da dedicação e entusiasmo da organização. Os protagonistas de um espetáculo maravilhoso. Assim  foi o Festival de Calouros da Arcam, o Festicam encerrado sábado na sua 35ª edição. Nível altíssimo, talentos e canções que encantaram o bom público no ginásio da Arcam.
A diferença entre os primeiros colocados foi mínima, dando muito trabalho a comissão organizadora. A dupla vencedora foi Emerson Pires e Fernando Lago (Cantagalo e Guarapuava) que interpretou "Inspiração cabocla" de Cristian & Ralf.
Nesta segunda, postarei mais fotos deste grande evento sócio-cultural.

UM TIMAÇO DO Sport Campo Mourão

Um timaço do Sport Campo Mourão na década de 90

NO RÁDIO: Tocando de Primeira 1 038 Especial Sport CM

26 de set de 2015

FESTICAM será destaque no Tocando de Primeira 1.136

No segundo tempo hoje ao meio dia do nosso programa campeão Tocando de Primeira 1.136 na Rádio Colméia vou entrevistar vários artistas classificados para a grande final desta noite no Festival de Música da Arcam, o Festicam,. Entre eles, Fernando Lago e Emerson Pires. É hoje ao vivo e em cores no programa campeão.Viva o rádio!  Eu, você e o Tocando de Primeira: um golaço no rádio brasileiro. Só não ouve quem não tem rádio, não tem vizinho, não tem internet e não tem o aplicativo da Rádio Colméia no seu smartphone.

REINAGURAÇÃO DO "GINASIÃO" é tema hoje do Tocando 1.136

É daqui a pouco na Rádio Colméia o programa campeão
Tocando de Primeira a partir das 11 horas com muita informação, cultura, música, cidadania e esportes. O programa 1.136 terá nprimeiro tempo participações do diretor da UTFPR-Campus de Campo Mourão, Heron Oliveira Santos Lima e dos professores Idevalci Maia, Itamar Tagliari e Jair Grasso. Em pauta, a reinauguração do ginasião Belin carolo, após mais de 20 anos. No segundo tempo, o destaque será para o Festival de Música da Arcam, o Festicam, com participação de calouros ao vivo e em cores no programa campeão.Viva o rádio!  Eu, você e o Tocando de Primeira: um golaço no rádio brasileiro. Só não ouve quem não tem rádio, não tem vizinho, não tem internet e não tem o aplicativo da Rádio Colméia no seu smartphone.

FESTICAM 2015: Ordem apresentação grande final

FESTICAM 2015: GRANDE FINAL hoje na Arcam 
Hoje, com início às 20h30 no ginásio da Arcam.
ORDEM DE APRESENTAÇÃO GRANDE FINAL

01) Música: 24 Horas de amor (Mato Grosso & Mathias) 
Cezar Adriano Svitalski/Tchezari Augusto Rodrigues (Pinhão) 

02) Música:Previsão do Tempo (Fernando & Sorocaba) 
Guilherme de Jesus (Maracaju) 

03) Música: Deslize (Fagner) Leondes Bispo Martires (Boa Esperança) 

04) Música: Minha estrela Perdida (João Paulo & Daniel) 
Aldo Bastos Soares (Luiziana) 

05) Música: Porto Solidão (Jessé)  Ana Paula dos Santos Pereira (Demop / Gerem) 

06) Música: Dois corações e uma história  (Zezé di Camargo & Luciano)  João Marcos Maciel (Palmital). 

07) Música: Tatuagem (As mineirinhas)  Aparecida Juliana dos Santos (Fiação de algodão CM) 

08) Música: Bem que se quis (Marisa Monte)  Karla Tatiane Ferreira Juk (Cantagalo) 

09) Música: Avôhai (Zé Ramalho)  Denílson Kuligowiski (Paranaguá) 

10) Música: Bete Balanço (Cazuza)  Alexsandro Correa (Indústria de Alimentos / Geali) 

11) Música: Quando eu quero falar com Deus (Roberto Carlos)  Jorge Marcelo Batista  (Credicoamo Mangueirinha) 

12) Música: Deus me livre (Ataíde & Alexandre)  André Manoel Gregório de Souza & Donizete José Juk (Cantagalo) 

13) Música: E Deus por nós (Zezé di Camargo e Luciano) 
Aparecido de Souza Santos, Noel Eustáquio de Souza (Fiação de algodão Goioerê / Getran)

14) Música: Inspiração Cabocla (Chrysthian& Ralf) Fernando Lago da Silva, Emerson Carlos Pires  Guarapuava/Cantagalo) 

15) Música: Jeito do Mato (Almir Sater e Paula Fernandes) 
Anna Paula Rodrigues (Geros)  

16) Música: pot-pourri toadas de viola/Oi paixão/Amor e Saudade/Vide Vida Marvada (Jads&Jadson) 
Raul dos Santos Mazetti e Lucas dos Santos Mazetti (Boa Esperança) 

17) Música: Um sonho com Tião Carreiro (João Carreiro & Capataz)  Jean Roger da Silva Fréz, Marcos Henrique da Silva Arruda (Quinta do Sol) 

18)Música: O que é, o que é (Gonzaguinha).  Amadeu Colaço Junior, Marcos Aparecido Soares Souza, Marcelo Henrique da Silva Sabino, Cláudio Nachi, Junior da Rocha, Edimar Colaço - Engenheiro Beltrão/Credicoamo CM. 

EVANGELHO DO DIA sábado, 26 de setembro 2015

Evangelho (Lc 9,43b-45)  O Senhor esteja convosco.  Ele está no meio de nós.  Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.  Glória a vós, SenhorNaquele tempo, 43btodos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

25 de set de 2015

NA DÉCADA de 90 líderes pediram Cefet em CM


CM vai sediar Brasileiro Sub-22 de Basquete


É HOJE o 35º Festicam na Arcam


EVANGELHO DO DIA sexta-feira, 25 de setembro 2015

Evangelho (Lc 9,18-22) — O Senhor esteja convosco.  Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.  Glória a vós, Senhor. Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

24 de set de 2015

É SEXTA-FEIRA! Faltam 2 dias para o Festicam 2015


BOTE FÉ E SUA vida terá sabor novo


EVANGELHO DO DIA quinta-feira, 24 de setembro 2015

Evangelho (Lc 9,7-9)  O Senhor esteja convosco.  Ele está no meio de nós.  Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.  Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

23 de set de 2015

É SEXTA-FEIRA! Faltam 3 dias para o Festicam 2015

Grupo Entebe, de Engenheiro Beltrão, uma das atrações no Festicam 2015.

LUZIA SANTIAGO: Jesus, nos ensina a respeitar a vida

Bendito seja meu Senhor, pela árvore amiga que generosamente dá os seus frutos, sombra no calor, e com o auxílio da água nos concede novos rebentos como a tua palavra nos garante: “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz e o seu tronco morrer no pó, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.“(Jó 14:7-9)
Bendito seja Senhor, pelas várias espécies de árvore existentes, fundamentais para a vida em nosso planeta, elas aumentam a umidade do ar, evitam erosões, produzem oxigênio, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo.
Bendito seja meu Senhor, pelas árvores frutíferas, como a mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro, laranjeira, amoreira e tantas outras que é bom ao paladar, alimento e saúde para todos os viventes.
Obrigada meu Senhor, porque onde há uma árvore plantada aí se encontra um símbolo de esperança e de exemplo para toda humanidade, pois: “Feliz quem não segue o conselho dos maus, não anda pelo caminho dos pecadores nem toma parte nas reuniões dos zombadores, mas na lei do SENHOR encontra sua alegria e nela medita dia e noite. Ele será como uma árvore plantada à beira de um riacho, que dá fruto no devido tempo; suas folhas nunca murcham; e em tudo quanto faz, sempre tem êxito” (Sl 1,1-3).
Jesus Árvore da Vida, ensina-nos a respeitar e cultivar a vida! Luzia Santiago, do Site Canção Nova.

EVANGELHO DO DIA quarta-feira, 23 de setembro 2015

Evangelho (Lc 9,1-6)  O Senhor esteja convosco.  Ele está no meio de nós.  Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.  Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao saírdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.— Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

22 de set de 2015

É SEXTA-FEIRA! Faltam 4 dias para o Festicam 2015


AMIZADES VERDADEIRAS perduram

O valor da amizade e o cuidado com o meio ambiente foram os temas de uma entrevista que o Papa Francisco concedeu ao jornalista evangélico da Rádio Milenium FM 106.7 de Buenos Aires, Marcelo Figuero.
Falando sobre o sentido profundo da amizade, Francisco afirma que nunca teve tantos “amigos” como agora. “Todos são amigos do Papa. A amizade é algo muito sagrado. Porque um amigo não é um conhecido, com quem se tem uma conversa.”
O Papa adverte ainda para o sentido utilitário das amizades, de aproximar-se de uma pessoa para tirar proveito. “Isso me machuca. E eu me senti usado por pessoas que se apresentaram como amigas e a quem eu não tinha visto quem sabe mais do que um ou duas vezes na vida, e usou isso para seu proveito. Porém é uma experiência pela qual todos passamos, a amizade interesseira. A amizade é um acompanhar a vida do outro a partir de um pressuposto tácito”, disse, recordando que as verdadeiras amizades nascem espontaneamente e perduram, não obstante o tempo.
O Pontífice falou ainda da cultura da inimizade, contra a qual é preciso trabalhar “por uma cultura do encontro, e também da amizade pela criação, a propósito da sua Encíclica “Laudato Si’”.
“Evidentemente maltratamos a criação. Não somos seus amigos, às vezes a tratamos como o pior inimigo. Pense na desflorestação, no mal uso da água, nos métodos de extração”. Francisco cita ainda o exemplo da Amazônia e as hidrelétricas em construção. “A Amazônia abarca vários países, de modo que não sei qual país e por isso não falo mal de nenhum. Porém são represas hidrelétricas que significam um desequilíbrio total do ecossistema.”
Por criação, o Papa entende também o homem, que foi substituído pelo dinheiro. “A escravidão, o trabalho escravo (…) Neste momento, temos uma péssima relação com a criação. Estamos à margem do irreversível, e isto é trágico. E, por outro lado, não é invencível porque, mesmo que se chegue à catástrofe, eu acredito na terra nova e nos novos céus. Tenho esperança e sei que a criação será transformada.” Site Canção Nova.