31 de mai de 2015

VIRTUDES DA comendadora Edilaine Maria de Castro

"Senhor Presidente da Academia Mourãoense de letras, colegas confrades e confreiras; falar, comentar, mesmo que brevemente de uma cidadã professora e artista, diretora de teatro, a filha do seo João Batista e da dona Antonia Maria, a esposa do Roberto, a mãe do Emanuel, a amiga de todos nós Edilaine Maria de Castro, que em apenas em alguns anos como secretária de Cultura, junto com seus colegas fez tantas coisas, é muito fácil. 
Perguntei a alguns amigos uma definição da Edilaine e encontrei os seguintes valores e atributos: uma pessoa dedicada, respeitosa, admirada, realizadora, visionária, sonhadora, transformadora, simples, protagonista da arte e da cultura. 
Uma cidadã que sente, fez e faz, que acredita, dá arte, promotora de cidadãos, de esperanças, sonhos, alegrias e dignidade. Que sabe escolher com quem conviver, partilhar e trabalhar, que gosta de assistir filmes em casa em dias de
chuva. 
Que lembra da sua bela e adorável infância na comunidade Klabin em Luiziana; dos tempos de estudo nos colégios Dom Bosco e Estadual, e que orgulha-se de dizer que começou a trabalhar inspirada no trabalho de sua mãe. Uma cidadã que em 1993 estreou em Campo Mourão a Cia Tépsis de Teatro, que deu origem ao Espaço Sou Arte- uma empresa que proporciona entretenimento e diversão a centenas e milhares de pessoas em dezenas de cidades brasileiras em vários estados; que emprega diretamente 50 pessoas diretamente e valoriza uma atividade que para alguns é supérflua; que está a frente de uma das poucas companhias que tem um elenco exclusivo.
Uma guerreira, uma abençoada, iluminada. Mãe de muitos filhos artistas, que ensina, partilha e aprende todo dia. Que vivencia, defende e luta para que o artista busque viver da sua própria arte e seja reconhecido por ela. 
A arte é a sua essência Edilaine. Edilaine Maria de Castro é a própria arte, e tudo isso com apenas 1m62, imagine se ela tivesse 1m80....
Como disse a um Blog mourãoense (Blog do Ilivaldo Duarte- um dia o saudoso Pedro da Veiga, "Edilaine: profissional, ética e capacitada na desenvoltura do seu trabalho, contribuindo para a evolução cultural de Campo Mourão..."
O texto acima foi elaborado e proferido pelo jornalista e acadêmico fundador da cadeira nº 28 da Academia Mourãoense de Letras, quando da sua atuação como mestre-de-cerimônias em momento que antecedeu a entrega a Edilaine da Comenda Vida e Liberdade, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, na noite de 25 de abril de 2015, por ocasião dos 13 anos de fundação da AML.

UM DIA ESPECIAL para Gabriel Mourão Galicki

A manhã deste domingo, 31 de maio do ano da graça de 2015 ficará eternizada para o jovem Gabriel Mourão Galicki, na foto acima com o pai Gerson, a mãe Beth e a mana Yasmin. Ele, juntamente com dezenas de jovens, recebeu o sacramento da Crisma em cerimônia bonita, profunda e emocionante, presidida pelo bispo Dom Francisco Javier Paredes, na paróquia São João Batista, em Peabiru. Seu padrinho foi o tio Gilson que, justamente neste dia celebrava o dia do seu batismo há alguns anos. 
Segundo a doutrina da Igreja Católica, a Crisma aperfeiçoa a graça batismal no sentido de torná-la "madura", aperfeiçoada, plenamente desenvolvida. O sacramento da Crisma é o que leva esta vida na Graça, recebida no Batismo, à sua maturidade. Na Crisma, o Espírito que nos tinha sido dado como vida, nos é dado como Força divina, que nos dá a capacidade de testemunhar Jesus, de anunciar o Evangelho e assumir ativamente nosso lugar na comunidade eclesial. Por isso mesmo é que se diz que a Crisma confirma o Batismo, que é o Sacramento da Confirmação. Que alegria como padrinho do Gabriel, ao lado de minha família e de familiares, testemunhar o seu recebimento do sacramento do Crisma, Viva!

PELA 1ª VEZ EM 3 ANOS, domingão com chuva e sem Amadorzão

O fato é inusitado. Em três anos da nova Liga de Futebol de Campo Mourão hoje é o primeiro domingo que, com jogos marcados, força extra-campo impossibilita da bola rolar pelos gramados da região. 
A nova diretoria da Liga de Futebol mudou o cenário anterior que tinha muitas conversas e ações nos bastidores e tribunais, e algumas edições de campeonatos se arrastando e sem credibilidade. A Liga moralizou e deu valor a competição, partilhou a responsabilidade do sucesso do Campeonato Amador com os dirigentes. 
E tudo ia bem até que nesta semana, o Araruna Esporte Clube sentindo-se prejudicado impetrou recurso e provocou a parada da bola neste domingo, 31 de maio, quando ocorreria a última rodada da primeira fase. 
Vamos aguardar, até quarta-feira sai o resultado oficial e a certeza é que domingo que vem serão conhecidos oficialmente os seis classificados da segunda fase.
Ah, a foto acima é de dirigentes do América que estiverem no nosso programa campeão e participaram da homenagem-surpresa a Enoque Lourenço. E depois do programa, registrei a foto histórica na nossa famosa "Escada da Fama" do Tocando de Primeira na Rádio Colméia.

BASQUETE MOURÃOENSE em ação na Copa Foco

A garotada do basquete mourãoense enfrentou estrada com chuva e frio, e foram ontem a noite para Goioerê jogar na Copa Foco contra Astorga. No primeiro jogo, o Sub-15 (ao lado) venceu bem o time da cidade do Edson "China" Hirata e Emerson Mansano. No jogo seguinte, o Sub-22 de Campo Mourão (abaixo) perdeu por 6 pontos. É uma garotada que aprendeu a amar e jogar basquete e faz parte desse projeto vitorioso. Eles  querem jogar, aprender e evoluir, e isso é o que vem acontecendo com apoio direto da Fundação Municipal de Esportes em Campo Mourão, sob o comando, idealismo e muitas vezes voluntariado dos professores Emerson e Diego Souza, e Carlos Magno.

EVANGELHO DO DIA domingo, 31 de maio 2015

Evangelho (Mt 28,16-20) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. 18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”. Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor. 

30 de mai de 2015

CULTURA, CIRCUITO de bike, Campeonato Amador, Futsal e bolão mourãoense são atrações do Tocando de Primeira 1.120

O programa campeão, de hoje, 30 de maio na Rádio Colméia - Tocando de Primeira de número 1.120 terá muitas atrações. No primeiro tempo, às 11 horas, presenças de Diego Reis para falar sobre o Circuito Bike que acontece neste domingo e o escritor e ex-radialista Félix Santiago de Souza que lança o seu mais novo livro "Pitanga, minha cidade".    
No segundo tempo, o destaque será para a presença do presidente da Liga de Futebol de Campo Mourão, Roberto Soares que irá confirmar a transferência da rodada decisiva do Amadorzão 2015. Ao lado dele, entrevistas com os bolonistas Wagner Silva, Juliana Rocha e Laércio Zarske, da equipe mourãoense que está disputando o Campeonato Paranaense.

É hoje, a partir das 11 horas nos 850 KHZ da Colméia ou no www.radiocolmeiaam.com.br 
Tocando de Primeira, o seu programa campeão. 

Excepcionalmente, o programa foi gravado na noite de quinta-feira, mas traz assuntos atuais para o ouvinte campeão. Um golaço no rádio brasileiro, ao vivo e em cores. Valorizando o bem, resgatando esperanças e promovendo os bons exemplos. 
Só não ouve o Ilivaldo Duarte quem não tem rádio ou não tem vizinho.
Oferecimento: CENTRO DIAGNÓSTICOS DR. MARCOS CORPA, CARTÓRIO DO VALDEMAR, SUPER FIORELA, ÓTICA VISOLUX, TOPOCAMP, PARANÁ SUPERMERCADOS,COMERCIAL  IVAIPORÃ, BLZ INFORMÁTICA E CLINISPORT.

EVANGELHO DO DIA sábado, 30 de maio 2015

Evangelho (Mc 11,27-33) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 27Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando no Templo, os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram: 28“Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?” 29Jesus respondeu: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, eu vos direi com que autoridade faço isso. 30O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me”. 31Eles discutiam entre si: “Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer: ‘Por que não acreditastes em João?’ 32Devemos então dizer que vinha dos homens?” Mas eles tinham medo da multidão, porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta. 33Então eles responderam a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus disse: “Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas”.— Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

29 de mai de 2015

EXTRA! Cancelada rodada de domingo no Amadorzão

O presidente da Liga de Futebol de Campo Mourão, Roberto Soares vai divulgar nota oficial hoje anunciando o cancelamento da rodada deste domingo do Campeonato Amador, que seria a última da primeira fase. A motivação vem do recurso impetrado pelo Araruna Esporte Clube na tarde de ontem. O time grená sentindo-se prejudicado com a eliminação do Holanda e da não realização da partida, haja vista que em condições normais teria chance e brigaria para ser o sexto e último colocado para a segunda fase. Assim, o recurso será analisado no início da semana pela JDD da Liga de Futebol. Direito é direito, mas as chances do Araruna lograr êxito na questão é pequena, tendo em vista que a decisão tomada pelos julgadores da Liga de Futebol levou em consideração a legislação atual do futebol brasileiro.

O SUCESSO PRECISA TER sucessão


EVANGELHO DO DIA SEXTA-FEIRA 29 de maio 2015

Evangelho (Mc 11,11-26)  O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.  Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos. — Glória a vós, Senhor.  Tendo sido aclamado pela multidão, 11Jesus entrou, no Templo, em Jerusalém, e observou tudo. Mas, como já era tarde, saiu para Betânia com os doze. 12No dia seguinte, quando saíam de Betânia, Jesus teve fome. 13De longe, ele viu uma figueira coberta de folhas e foi até lá ver se encontrava algum fruto. Quando chegou perto, encontrou somente folhas, pois não era tempo de figos. 14Então Jesus disse à figueira: “Que ninguém mais coma de teus frutos”. E os discípulos escutaram o que ele disse. 15Chegaram a Jerusalém. Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os que vendiam e os que compravam no Templo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos vendedores de pombas. 16Ele não deixava ninguém carregar nada através do Templo. 17E ensinava o povo, dizendo: “Não está escrito: ‘Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’? No entanto, vós fizestes dela uma toca de ladrões”. 18Os sumos sacerdotes e os mestres da Lei ouviram isso e começaram a procurar urna maneira de o matar. Mas tinham medo de Jesus, porque a multidão estava maravilhada com o ensinamento dele. 19Ao entardecer, Jesus e os discípulos saíram da cidade. 20Na manhã seguinte, quando passavam, Jesus e os discípulos viram que a figueira tinha secado até a raiz.21Pedro lembrou-se e disse a Jesus: “Olha, Mestre: a figueira que amaldiçoaste secou”. 22Jesus lhes disse: “Tende fé em Deus. 23Em verdade vos digo, se alguém disser a esta montanha: ‘Levanta-te e atira-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas acreditar que isso vai acontecer, assim acontecerá. 24Por isso vos digo, tudo o que pedirdes na oração, acreditai que já o recebestes, e assim será. 25Quando estiverdes rezandoperdoai tudo o que tiverdes contra alguém, 26para que vosso Pai que está nos céus também perdoe os vossos pecados”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

28 de mai de 2015

ARCAM estreia com vitória no Citadino de Basquete

A Arcam venceu o Juventude por 48 a 44 na sua estreia do Citadino de Basquete.

AMADORZÃO II: Nova pontuação tira Araruna da 2ª fase

Na nota oficial da Liga Mourãoense de Futebol, com a eliminação do time do Holanda e dos pontos dos seus adversários, foi alterada a pontuação dos últimos colocados, cancelado o jogo Araruna x Holanda programado para domingo e tirou qualquer chance do Araruna em buscar uma das seis vagas à segunda fase do Amadorzão 2015.

AMADORZÃO: Holanda está eliminado e atletas suspensos

A nota oficial da Liga Mourãoense de Futebol confirma a eliminação do time do Holanda do Campeonato Amador 2015 e determina a suspensão dos atletas expulsos no jogo em Quinta do Sol.

EVANGELHO DO DIA quinta-feira, 28 de maio 2015

Evangelho (Mc 10,46-52) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”.48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!”49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!”50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

27 de mai de 2015

EM RONCADOR, bolão feminino fica em 2º lugar

Na 1ª rodada da Copa Norte de bolão feminino, Roncador fez 1344 pinos, Campo Mourão 1280, Maringa 1278 e Arapongas 1252. A competição aconteceu dia 17 de maio e a próxima rodada será dia 7 de junho em Maringá. A equipe mourãoense treinado por Wagner Silva jogou com Juliana, Janete, Luci, Ingrid, Ivanir, Ilda, Rosilene, Nilza, Heleni e Lúcia.

BOLÃO MASCULINO fica em 2º na estreia do Paranaense

A equipe de bolão masculino do Município de Campo Mourão, comandada pelo técnico Wagner Silva, esteve no final de semana em Mamborê, onde atuou na primeira rodada do Campeonato Paranaense – Região Norte. Os mourãoenses ficaram em segundo lugar, com 1.348 pinos. Mamborê ficou em primeiro, com 1.373 pinos e Arapongas em terceiro, com 1.237 pinos. O representante mourãoense atuou com Rudilar Montemezzo, José Carlos dos Santos, Larcio Zarske, Roberto Dalmarco, Rui Etgoton, Lauro Krisanoveski, Marcos Mingardo, Pedro do Canto, Oralino Correa e José Adir dos Santos. A equipe é mantida pelo Município de Campo Mourão, por meio da Fundação de Esportes (Fecam).

EVANGELHO DO DIA quarta-feira, 27 de maio 2015

Evangelho (Mc 10,32-45) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos. — Glória a vós, Senhor!  Naquele tempo, 32os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com. medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará”. 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre. queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?” 37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!” 38Jesus então lhes disse: ‘Vos não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”. 41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos.”— Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

26 de mai de 2015

AMANI SPACHINSKI DE Oliveira, parabéns!

Filósofo, teólogo, professor, escritor e poeta, licenciado em Filosofia, Sociologia e Psicologia, com especialização em Filosofia Clínica e pós-graduação em Psicopedagogia e Filosofia. Amani Spáchinski de Oliveira, gente de primeira qualidade comemora hoje o seu aniversário no ano da graça de 2015. Parabéns professor Amani, paz e bem, com muitas graças e bençãos. Paranaense de Pinhão, no Centro-Sul, há 55 km de Guarapuava, nasceu em 1952, filho de Rozendo Mendes de Oliveira e Maria de Lourdes Spachinski de Oliveira, ele foi ordenado padre em 1980 pelo Bispo Dom Frederico Helmel e exerceu o ministério sacerdotal em Pitanga (PR) até em 1983 quando “deixou a batina” e casou-se com Rita de Cássia Cartelli de Oliveira.
Cidadão ativo e participante, está em Campo Mourão desde 1993 quando assumiu a direção do Senac e lecionou aulas de Filosofia, Amani integra diversas entidades - Associação Mourãoense de Escritores (AME), Academia Mourãoense de Letras, Academia Mourãoense de Filosofia, Academia Virtual Brasileira de Letras, Academia Literária da Língua Portuguesa, Centro de Letras do Paraná, Fundação São José de Ciência Humanas e Religiosas e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Caminho de Peabiru na Região de Campo Mourão (NECAPECAM).
Confira sua história de vida acessando
http://ilivaldoduarte.blogspot.com.br/2011/02/nascido-no-municipio-de-pinhao-estado.html

FAMÍLIA MAL EXPLICADA vira família complicada


EVANGELHO DO DIA terça-feira, 26 de maio 2015

Evangelho (Mc 10,28-31) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos. — Glória a vós, Senhor! Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna. 31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.— Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.