28 de fev de 2015

É HOJE A TARDE! CM busca reabilitação contra Sport

Vencer ou vencer. Não tem outra opção para o Campo Mourão Basquete na tarde de hoje (17h00) no ginasinho JK, no segundo jogo contra o Sport Recife, pela Liga Ouro 2015.  Na quinta-feira, vitória dos pernambucanos por 90 a 80. O ala / armador Guilherme Scheneider (foto), que sofreu um choque no maxilar é uma das esperanças do time mourãoense em quadra para a reabilitação no campeonato. No outro jogo da Liga Ouro, jogando em casa na quinta-feira, o Caxias do Sul venceu o primeiro dos dois jogos contra o Ceub de Brasília e vai hoje a tarde em busca de um novo resultado positivo.
Os próximos jogos do Campo Mourão Basquete serão dias 19 e 21 de março contra o Ceub em Campo Mourão, dias 26 e 28 de março em Caxias do Sul, dias 9 e 11 de abril em casa diante dos gaúchos e dias 2 e 4 de abril em Brasília.

NO RÁDIO: OS DESTAQUES do Tocando de Primeira 1.106

O nosso Tocando de Primeira deste sábado (28) com o número 1.106 - há mais de 20 anos no ar-  terá no primeiro tempo entrevistas com o técnico Márcio Aparecido Rinaldo (foto) do Campo Mourão Futsal e atletas pratas da casa. Eles começaram a fase de preparação para o Paranaense de Futsal 2015;
O segundo tempo, às 12 horas no estúdio número 01 da Rádio Colméia,terá as presenças dos professores Carlos Magno e Diego Santos, e do atleta Marcos Egídio do campo Mourão Basquete que tem jogo hoje a tarde no JK pela Liga Ouro de Basquete. .
Mas tem também Copa União de futebol, Amadorzão e muito mais. É só conferir. 

É hoje no programa campeão. 
Só não ouve o Tocando de Primeira quem não tem rádio ou não tem vizinho, o nosso programa campeão. 
Um golaço no rádio brasileiro, com a graça de Deus e a alegria de sempre há mais de 20 anos no ar e 1.105 apresentações realizadas.

AMAI OS VOSSOS INIMIGOS e rezai por eles


EVANGELHO DO DIA sábado, 28 de fevereiro 2015

Evangelho (Mt 5,43-48) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor! Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.  — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

27 de fev de 2015

AMADORZÃO CM começa em 22 de março com 9 times

América e Holanda, por Campo Mourão, Araruna, Luiziana, Peabiru, Mamborê, Engenheiro Beltrão e Quinta do Sol e Arena Soccer - time de Campo Mourão  que mandará jogos em Quinta do Sol. Estes são os nove times confirmados para o Amadorzão 2015 da Liga de Futebol Regional com sede em Campo Mourão.
O Campeonato Amador começa dia 22 de março e terá quase cinco meses de duração, com sua final no segundo semestre.
FÓRMULA - Na primeira fase os nove times jogarão entre si- Cada um fará oito jogos, sendo quatro em casa e quatro fora. 
Os seis primeiros classificados estarão na segunda fase com dois grupos de três - jogos dentro do grupo em ida e volta- classificando os dois primeiros de cada para as semifinais, que a exemplo da final terá dois jogos - ida e volta.
EXPERIÊNCIA - No arbitral comandado pelo presidente da Liga de Futebol Roberto Soares, auxiliado pelos diretores Luiz Carlos da Radar e Ilivaldo Duarte, presenças de nomes importantes na história do nosso futebol como Láercio Swagen (Araruna), Valcir, de Engenheiro Beltrão, Arlindão e Carlos Cézar, de Luiziana, Chiquinho, de Peabiru, e Enoque, do América.

AMADORZÃO CM: Reunião hoje define equipes para 2015

Acontece hoje às 19h30, na Câmara Municipal, o arbitral final preparatório para o Amadorzão 2015 da Liga de Futebol Regional em Campo Mourão. Entre 10 e 12 times são esperados para o campeonato, que deve começar no último domingo de março. O Esporte Clube América, bicampeão, está confirmadíssimo. Na imagem, os dirigentes Enoque Lourenço e Carlos Gabriel, do "Vermelhinho da Asa Leste", na "Escada da Fama" do Tocando de Primeira - o programa campeão.

COM GINÁSIO JK bonito, nova quadra, tabela e placar, faltou só a vitória na estreia do CM na Liga Ouro

Com quadra nova e tabela nova, um moderno placar eletrônico, arquibancadas pintadas na cor laranja, quase 600 torcedores vibrando e cantando muito para incentivar o time mourãoense, o ginasinho JK ficou bonito e aconchegante. Parabéns a Fecam pelo trabalho realizado na parceria com a NBB e a Amobasquete. Com tudo bonito, só faltou mesmo o Campo Mourão fazer valer o mando de quadra e estrear com vitória diante do Sport. Que venha a primeira vitória no sábado, ás 17 horas, no mesmo JK. Como cantou a torcida: "Eu acredito!".

POR 10 PONTOS, CM BASQUETE perde para o Sport Recife diante de sua torcida na estreia da Liga Ouro 2015

90 a 80. Este foi o placar vitorioso do Sport Recife diante do Campo Mourão Basquete na noite desta quinta-feira (26) na primeira partida da Liga Ouro 2015.Jogando em casa, o time mourãoense não começou bem na defesa e nem no ataque. Desentrosado, forçando muito a bola de três e sem paciência, o time fez apenas 26 pontos no primeiro tempo contra 45 dos pernambucanos. 
Esteve sempre atrás no placar até chegar o último quarto quando de 20 encostou a 5 pontos, mas novos erros decidiram a vitória do time rubro-negro do Nordeste. No segundo tempo o Campo Mourão Basquete fez 54 pontos contra 45 do Sport, e o placar ficou mesmo 90 a 80 para o Sport.
Com 23 pontos, o ex-mourãoense Rafael Castellon (foto) foi o cestinha do jogo, seguido por Schneider, do CM, com 17. Schneider jogou uma boa parte do jogo com a cabeça enfaixada, devido a uma queda que sofreu machucando o maxilar. 
O novo jogo entre CM e Sport será neste sábado, às 17 horas, no mesmo JK.

EVANGELHO DO DIA sexta-feira, 27 de fevereiro 2015

Evangelho (Mt 5,20-26)— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno. 23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.  — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

26 de fev de 2015

NA ESTREIA, CM Basquete fez quase 70% dos pontos no 2º tempo


SPORT vence CM e larga na frente na Liga Ouro 2015


ESPAÇO SOU ARTE apresenta: Essencialmente Mulher


JOGOS DO CAMPO MOURÃO Basquete na Liga Ouro


LIGA OURO: É HOJE! CM x Sport, as oito da noite no JK



LIGA OURO: CM e Caxias do Sul estreiam hoje em casa

Dois jogos no Sul do país, em Campo Mourão (PR) e Caxias do Sul (RS)  abrirão hoje às 20 horas, a Liga Ouro 2015. Quatro equipes estão na briga pelo título e buscam vaga no NBB, segunda temporada da Divisão de Acesso. 
A Liga Ouro é o caminho para as equipes que sonham em chegar ao NBB, a principal competição de basquete país. 
Os duelos  serão entre Campo Mourão Basquete (PR) e Sport Club do Recife (PE) no ginasinho  JK, no Paraná, e Caxias do Sul Basquete (RS) contra CEUB (DF), no ginásio Vasco da Gama, no Rio Grande do Sul.
"Sport e Campo Mourão são equipes que se enfrentam desde 2011. Antes da criação da Liga Ouro, já tínhamos enfrentados eles algumas vezes na Supercopa Brasil e ao todo são sete jogos, com quatro vitórias para nós e três para eles. São duas equipes com pensamentos muito parecidos e ambos estão buscando seu espaço no NBB. Tenho certeza de que logo de cara faremos um grande jogo contra o Sport", disse Emerson de Souza (foto), técnico do Campo Mourão.
No sábado, acontecerão novamente jogos entre as equipes, às 17 horas (de Brasília). De acordo com o regulamento do campeonato, as equipes se enfrentam quatro vezes durante a fase de classificação e o sistema de disputa segue os padrões da primeira edição.

CM FUTSAL inicia treinamentos com jovens e experientes

O Campo Mourão Futsal começou na terça-feira (24) no ginásio Valternei de Oliveira, no Lar Paraná, a fase de preparação para o Campeonato Paranaense 2015. O primeiro jogo do time mourãoense será na noite de 21 de março, ainda sem adversário definido. 
Para esta temporada, o time terá somente pratas da casa, com o mescla de jogadores jovens jogadores das categorias de base e atletas experientes, que estão retornando as quadras.
Miguel Pedro Abudi Júnior, presidente da ACMF,diz que  o momento é de união.  "Precisamos de cumplicidade total neste momento. Diretoria, jogadores, comissão técnica e parceiros devem estar unidos por um único objetivo que é representar nossa cidade e nos garantir na principal divisão do Estado neste ano em prol de um projeto grandioso no futuro”, disse.

EVANGELHO DO DIA quinta-feira, 26 de fevereiro 2015

Evangelho (Mt 7,7-12) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta. 9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.  — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

25 de fev de 2015

EMERSON ESTÁ confiante em bons jogos do Campo Mourão no JK pelas primeiras rodadas da Liga Ouro 2015

Confiança e superação. Estas são palavras que definem o momento inicial do Campo Mourão Basquete, há pouco menos de 40 horas da estreia na Liga Ouro 2015 em busca da tão sonhada vaga para o NBB 2016. 
O Sport de Recife, o "Leão da Ilha", será o adversário desta quinta e do sábado, mas possível de ser batido, haja vista a animação da torcida, o talento e a capacidade do time mourãoense. 
O técnico Emerson de Souza (foto) está confiante e ansioso por mais uma estreia em sua carreira. Ele é sabedor, do potencial do elenco que montou e almeja tanto quanto a torcida, diretoria e seus comandados, vitórias em casa, no "Palácio do Basquetebol". Segundo ele, fazer a lição de casa é um grande passo para a classificação ao NBB.

JOGOS DO CAMPO MOURÃO Basquete na Liga Ouro 2015


A EXCELÊNCIA É UM horizonte


EVANGELHO DO DIA quarta-feira, 25 de feverereiro 2015

Evangelho (Lc 11,29-32)  — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.  — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

24 de fev de 2015

PARABÉNS AFILHADO Gabriel Mourão Galicki

Parabéns 
nosso afilhado 
Gabriel Mourão Galicki. 
Viva! 
Deus continue 
te abençoando com muita luz, sabedoria e inteligência. 
Felicidades! 
Somos privilegiados em ter você como afilhado. Um menino que cresce cada dia em sabedoria, respeito, fazendo tudo bem feito, amando sua família e familiares, respeitando e sendo cordial com os outros, principalmente com o mais velhos e experientes.
Viva o Gabriel! 
Amamos você.

PAPA FRANCISCO: 15 conselhos para esta Quaresma

São 15 conselhos muito simples e concretos que Francisco oferece para esta Quaresma e que ajudarão você a vivê-la melhor:
1. Sorrir. Um cristão é sempre alegre;
2. Agradecer (mesmo se não “precisar” fazê-lo);
3. Lembrar aos outros que você os ama;
4. Cumprimentar com alegria essas pessoas que você vê todos os dias;
5. Ouvir a história do outro sem preconceito, com amor;
6. Parar e ajudar quando alguém precisar;
7. Incentivar quem está desanimado;
8. Alegrar-se pelas qualidades ou realizações dos outros;
9. Juntar as coisas que você não vai mais usar e dar a quem precisa;
10. Ajudar quando necessário para que o outro descanse;
11. Corrigir com amor e não calar por medo;
12. Cuidar com carinho especial dos que estão perto de você;
13. Limpar o que usa em casa;
14. Ajudar os outros a superar os obstáculos;
15. Ligar para os pais, falar mais com eles.
Com orações, Ricardo Sá

É NESTA QUINTA: CM BASQUETE X Sport, pela Liga Ouro 2015


MOACYR FRANCO é homenageado pelos Amigos Palmeirenses

Os Amigos Palmeirenses da Arcam (APA), grupo fundado há 11 anos em Campo Mourão, prestou recentemente homenagem a Moacyr Franco, grande cantor da música brasileira. Com 77 anos e 42 discos de ouro em sua carreira, o palmeirense Moacyr Franco é dono de centenas de sucesso como "Balada número sete", "Pedágio", "O Amor é Verde", entre outros, 
Representantes do APA entregaram a Moacyr um quadro trabalhado e personalizado de autoria de Joaozinho Alves, com a logo do APA. Moacyr ficou surpreso e agradecido pela lembrança, carinho e amizade dos Amigos Palmeirenses. 

EVANGELHO DO DIA terça-feira, 24 de fevereiro 2015

Evangelho (Mt 6,7-15) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.  — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

23 de fev de 2015

ROTARY 110 ANOS: homenagem em jogo do Campeonato Mineiro


Hoje o Rotary Internacional completa 110 anos de existência. Ontem, o América Mineiro venceu clássico com o Atlético por 2 a 1. Novidade foi que o "Coelho" teve imagens do Rotary em suas camisas, além de placas de propaganda. Bonita homenagem e visibilidade para este movimento que comemora 110 anos de sua fundação no mundo.

CM FUTSAL vai enfrentar 14 times na 1ª fase da Chave Ouro 2015

Quinze times confirmados, entre eles o Campo Mourão Futsal do técnico Márcio Rinaldo, mas com Maringá excluído deste ano e a fórmula praticamente idêntica a do ano passado. Essas são as definições da Chave Ouro do futsal paranaense após o arbitral na manhã de hoje (21) em Guarapuava. 
Na primeira fase os 15 times jogarão entre si classificando os 12 melhores para a segunda fase com divisão em dois grupos de seis cada e jogos dentro da própria chave. Para a terceira fase passam os quatro melhores de cada grupo disputando em playoffs com jogos definidos em ida e volta. Com 15 times, somente um será rebaixado e as duas melhores da chave Prata sobem para a Ouro em 2016.
O time de Maringá foi excluído após ter seu pedido de licença indeferido no Arbitral, já que sem recursos para este ano pretendiam retornar no ano que vem. Se assim o fizer, os maringaenses terão que disputar a Chave Bronze. A Chave Ouro terá início em 21 de março com setes jogos na primeira rodada.

ENTREVISTA DE DOMINGO: James Correia

O radialista James Correia, de Mamborê, é o homenageado deste final de semana aqui no Blog do Ilivaldo
na  ENTREVISTA DE DOMINGO. "O rádio é o companheiro, o amigo, o que informa e forma. A comunicação continua sendo imprescindível e mesmo com o advento da internet o rádio ainda é o melhor veículo para isto", afirma.
James nasceu em Juranda e desde 1983 está em Mamborê, onde é radialista e assessor do Sindicato Rural. "Desde os meus sete anos sempre participei da comunidade. Atuei em festas e promoções de Igreja, peças teatrais, coordenei duas vezes o Projeto Rondon com ações voltadas a comunidade carente, apresentei Festivais de Viola e bailes, da fundação do grupo de jovens no Alto da Glória, em Mamborê,  da criação da Expomam e do Parque de Exposições na cidade" conta o primeiro homenageado de 2015.
Conheça a história de vida deste dinâmico cidadão e profissional.


QUEM É JAMES CORREIA?   Nasci em Juranda (PR), na época era distrito de Mamborê, em 11 de fevereiro de 1965. Sou solteiro e meus pais são: Eurides Correia e Paulina Polinarski Correia. Minha história começou com prova. O início do parto com uma parteira e o término em um Hospital. Além do diagnóstico de que teria problemas sérios em razão de uma possível falta de oxigenação no cérebro, pois nasci totalmente roxo. Nada aconteceu. Este foi o segundo milagre que recebi de Deus, depois da vida.
ONDE E COMO FOI A SUA INFÂNCIA?Minha infância foi em Juranda, numa chácara de frente a principal Avenida. Brincávamos muito de índio num capim enorme, vôlei e muita pescaria, pois na nossa chácara tinha um tanque com um rio. Com cinco anos vendia ovos, leite e alface na cidade, assim como aprendi a ler corretamente. Aos seis anos fui o primeiro comentarista infantil a ler na Igreja Matriz. Nesta idade recebi um grande milagre. Permitam meu testemunho: Eu fiquei com uma espinha de peixe na garganta e não conseguiam retirá-lo. Sofria muito. Participei da procissão de Sexta-feira Santa a noite, rezei e fui posar na cada da minha prima e sua mãe, minha tia, era um pessoa iluminada. De manhã algo dizia para eu sair, dar a volta na calçada da casa e no meio dela olhar para o céu. Eu fiz isso. Minha mão tocou a barra da camisa que era costurada (bainha) e percebi algo dentro. Então, eu abri a costura da barra da camisa, tirei os pontos com dificuldades e ali estava a espinha do peixe. Retirei e joguei fora, minha garganta estava livre. 

E DEPOIS, COMO FOI SUA ATIVIDADE? A partir dos sete anos ajudava nas festas da igreja, conduzia novenas de Natal na área rural em Mamborê onde passava minhas
férias. Ajudava também na coordenação do grupo de jovens de Juranda com minha tia, que era Presidente. Neste período participei de muitas peças teatrais do Educandário Pio X. Assistia muitos filmes no Cine Vera Cruz de Juranda. Também ajudava a rebobinar as fitas e controlar o carvão do projetor durante a exibição dos filmes, junto com  meu amigo Silvio Malacoski, filho do proprietário. 
Meu sonho era falar no alto falante do cinema, mas nunca tive coragem de pedir. Nesta época, minha mãe ficou muito doente e teve de fazer duas cirurgias seguidas ficando acamada e então, tive de assumir todo trabalho de casa, onde além de limpeza, organização, também aprendi a fazer todo tipo de comida especialmente bolos e torta de banana. 
Era convidado para passear nas casas e fazer a torta.
Ajudava nos serviços da lavoura acompanhado de minha mãe e primos onde ganhava meu dinheiro para comprar os cadernos do colégio. Lembro que cheguei a fazer compras para minha avó em Campo Mourão no Supermercado Iguaçu, vindo de ônibus em estrada de chão. Assistia muito cinema em Juranda, pescava de peneira, limpando e comendo os peixes fritos na beira do rio e lia muitos gibis (do meu pai).Convivi com o circo sendo nosso vizinho num terreno destinado a ele cada vez que visitava a cidade. Era o
famoso Circo do Linguicinha. Convivia com os ciganos que sempre ficavam no quintal e no pasto do meu avô. 
QUAL FATO MAIS MARCOU SUA INFÂNCIA?  Foram as procissões a pé e descalço em pleno meio dia ao cruzeiro, levando água e muita oração para Deus conceder chuva. Lembro das visitas as minhas tias com minha avó sempre nas segundas-feiras a tarde. Pães, doces e bolos deliciosos que elas preparavam. Até os quinze anos ajudava com serviços da lavoura e nas horas de folga ajudava em outras atividades para ter uma renda extra.
COMO FOI SUA ATUAÇÃO NA JUVENTUDE? Aos 14 anos
fiz o curso de técnico em eletrônica e eletricidade por correspondência, fiquei super empolgado. Sempre participei da comunidade, da igreja e gostava de cinema, circo e televisão. Participava de todos os programas da Rádio Difusora de Ubiratã como ouvinte. Dormia ouvindo Toni José e acordava ouvindo Nhô Piedade. 
O rádio era meu companheiro, principalmente em Braganey. Minha primeira etapa foi em Juranda, São Paulo e depois fui a Braganey, onde fiquei privado destas atividades em razão de dedicar exclusivamente a lavoura. Por isso vinha de ônibus quase todo final de semana a Juranda para participar. Nos sábados a tarde saía vender produtos de revista Hermes e etc.
O meu primeiro serviço urbano com registro foi em Juranda. Era de segunda a segunda. Um domingo eu fazia dois horários para folgar no outro domingo. Neste domingo de folga eu ia de ônibus até a cidade de Mamborê vender roupas (vestido de bouclê, camisas e etc) produzidas por minha tia. Quando chovia, meu tio tinha de me levar na rodovia recém construída para pegar ônibus de volta, pois Mamborê não tinha asfalto de ligação.

Neste período eu vinha a Mamborê também para dar palestra nos cursos de Pais e Padrinhos e até noivos. Lembro que comecei a fazer a Fecilcam neste período e tinha de ir até a rodovia para pegar o ônibus de Ubiratã para ir a Faculdade. A chácara fica numa saída da cidade o ônibus passava na rodovia do outro lado da cidade. Sozinho a noite, muito mato alto, poeira, barro e passava todo dia em frente ao cemitério. Tinha de levar roupas e sapato para trocar dentro do ônibus, pois quando não era a poeira era o barro e a chuva. A poeira ficava alta e o barro tinha de cuidar, senão caia. O último banco era meu, para ter privacidade da troca desta roupa e a bota. Depois de um ano tive a companhia de dois colegas. Uma distancia de seis quilômetros a pé todo dia. Na época fazia Ciências Contábeis. 
Com Juranda sendo Município fui dispensado do Posto Telefônico e em 1983 vim trabalhar em Mamborê.
Onde fiquei criei raízes e aprendi a amá-la de verdade.Em Mamborê com 17 anos participei ativamente das promoções de entidades, promovia bailes no Itaipu Clube Mamboreense (era diretor), fazia sons eletrônicos nos sábados para escolas, participava do grupo jovem de um partido, fundei um grupo de jovens no Alto da Glória,
era motorista do Padre Ervino e depois do Padre Fernando, ajudava na bênção e visita as casas com eles, era da diretoria e trabalhava nas festas da Capela Nossa Senhora da Glória, montava antenas de televisão gratuitamente, consertava equipamento eletrônicos, coordenei o Projeto Rondon duas vezes. Era doente por um microfone, aonde tinha um eu estava gritando nele.
COMO O SENHOR SE DEFINE?  Uma pessoa que a cada dia tenta descobrir o sentido da vida e a própria vida!
ONDE ESTUDOU E CURSOS QUE FEZ? Iniciei no Educandário Pio X  e  João Maffei Rosa em Juranda PR
. Depois em Braganey, Ubiratã e Campo Mourão. Minha última formação foi o curso de Letras na Fecilcam de Campo Mourão com término em 30 de junho de 1988. Depois  fiz pós-graduação em Literatura Brasileira e mais de 32 cursos na área. Também tive a formação de Secretário Executivo em Curitiba, fiz dezenas de cursos na área contábil, tributação, departamento pessoal, oratória, parapsicologia, Reiki e na área de Marketing e publicidade.
COMO FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Em 10 de julho de 1981 iniciei como Mensageiro no Posto Telefônico de Juranda. Em 01 de julho de 1983 iniciei como Oficial Legislativo da Câmara Municipal de Mamborê e Assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal de Mamborê. 
Iniciei meu trabalho no Rádio em 1983, como correspondente da Rádio Humaitá de Campo Mourão (03 vezes por semana) e Tribuna do Povo na Rádio Difusora de Ubiratã (02 vezes por semana). Tive colunas nos jornais: Tribuna do Interior e Gazeta do Centro Oeste. Também apresentei  a dupla Lírio Branco e Alvorada na Rádio Humaitá por algum tempo neste período. 
Participei de muitas transmissões ao vivo, como eleições, jogos e etc. Tive matérias de minha autoria publicada em Jornais de circulação Nacional. 

Um dos casos mais intrigantes na minha vida jornalística foi a matéria sobre a trajetória de Josef Menguelle em Mamborê. Carregava uma máquina de fotografia de origem alemã de meus tios e um gravador sempre a mão! Editei pequenos informativos de Mamborê na época! Estas participações de rádio e jornais cessaram quando sai da Câmara e Prefeitura Municipal de Mamborê, mas o meu programa na Rádio Humaitá continuava normalmente.

Em 2001 parei na Rádio Humaitá para ficar apenas na União FM de Mamborê. Em 01 de abril de 1987 assumi a secretaria executiva do Sindicato Rural de Mamborê permanecendo no cargo até 05 de novembro de 2012.  Paralelo a isto continuei na Rádio Humaitá por muitos anos aos sábados outras vezes nos domingos com meu programa.  Foram quase vinte anos em diversas atividades de rádio em Campo Mourão. 

O SENHOR TAMBÉM FOI PROFESSOR? Em 19 de fevereiro de 1990 iniciei  minha carreira como Professor na Rede Estadual de Educação no período noturno.Atuei como professor na Escola Estadual São Luiz Gonzaga no Patrimônio do Guarani. O nosso meio de locomoção era um fusca velho, que além de quebrar, ainda ficávamos encalhado no barro. Tive de pousar na Escola por não poder retornar a Mamborê A noite devido a chuva. Depois trabalhei em dois Colégios da sede sempre no período noturno. Encerrei a carreira em 2012. 

E DEPOIS SURGIU A RÁDIO UNIÃO?Em 12 de agosto de
1998, junto com uma diretoria, fundamos a Associação Comunitária de Desenvolvimento Cultural e Artístico de Mambore Pr., cujo objetivo era a concessão da Rádio Comunitária, sonho da população de Mamborê que não tinha nenhuma emissora de rádio. Esta rádio era tão desejada que por muitos anos foi feito projetos culturais de rádio no Colégio João XXII coordenados por mim e cujo alunos participavam com muito empenho durante anos.
Deste projeto saíram locutores. Em 19 de outubro de 2001 o Ministério das Comunicações libera a licença para funcionamento de Estação a Rádio Comunitária União FM de Mamborê. Toda estrutura desta emissora tinha sido programada por mim há cinco anos e apenas aguardava esta liberação para ir ao ar. Fui diretor administrativo até 2011.
Realizei centenas de entrevistas e muitas transmissões externas como: Expomam, Desfile Cívico, visita de autoridades, inaugurações, entrega de casa a carentes, eventos e mobilizações da comunidade e acreditem cavalgadas. Em 2005, o Sindicato Rural de Mambore, através de seus

diretores e associados, fundaram o CAR- Centro de Aprendizado Rural. Onde estruturei todo o Centro profissionalizante, único no Pais, por um Sindicato Rural. A cada ano em torno de 1.300 pessoas formam em  cursos profissionalizantes gratuitos. No CAR temos cursos do SENAR/PR. Parcerias e cursos do: CRAS, SESCOOP, EMATER e outras entidades como: Prefeitura Municipal de Mambore,  Cooperativas, SINE e demais. Hoje continuo como voluntário em todo sua estrutura, organização e funcionamento através da FETELMAM. Em 30 de setembro de 2011, após toda tramitação legal, foi criada a Fundação de Educação e Telecomunicação de Mambore Pr., a FETELMAM, onde sou Presidente. Nossa Fundação oferecemos assistência pedagógica  voluntária ao Centro de Aprendizagem Rural do Sindicato Rural de Mamborê e tem a comunicação como objetivo.
O QUE FEZ NO SEU TRABALHO QUE NÃO FARIA DE NOVO? Nada, absolutamente nada. Pois agradeço a Deus por ter mantido em mim, no meu caráter, ações que deveriam ser inerentes ao ser humano: honestidade, dignidade e responsabilidade. Tive e tenho sempre o principio de pedir perdão quando errava ou errar, modificar a situação e não voltá-lo a cometer mais.
COMO FOI E É SUA ATUAÇÃO NA COMUNIDADE? Pelo meu amadurecimento precoce e assumir responsabilidades desde os meus sete anos, sempre participei da comunidade. Festas e promoções da Igreja. Peças
Teatrais. Eventos para arrecadação de fundos a entidades de assistência a  pessoas carentes.Como a arrecadação de fundos para a construção da  primeira casa em alvenaria para uma família extremamente necessitada em Mamborê. 
Coordenei duas vezes o Projeto Rondon com projetos voltados a comunidade carente. Apresentação de Festivais (FESTIBAILE, VIOLA e outros). Diretor do antigo Itaipu Clube Mamboreense, onde realizávamos grandes bailes e promoções. Fundação de um Grupo de Jovens no Alto da Glória em Mamborê, onde reuníamos embaixo de uma árvore aos domingos, por não termos local na época. 

Fui Coordenador de Grupos de Reflexão.Participei do trabalho, arrecadação e construção da Capela Nossa Senhora da Glória em Mamborê. Colaboração para criação do FUNDEC no
Patrimônio Guarani, Aprolmam e outras entidades e associações. Colaboração para a criação da Expomam e Parque de Exposições Governador José Richa de Mambore, fazendo parte da Equipe da Prefeitura Municipal na época envolvida nesta questão. Primeiro apresentador da EXPOMAM na Praça das Flores e Parque de Exposição. Participei de mobilizações e greves em prol da agricultura. 
Sou Ministro Extraordinário da Palavra e da Eucaristia há quase trinta anos. Continuo atuando no Centro de Aprendizagem Rural como voluntário. Continuo atuando na Rádio Comunitária União FM como voluntário. Assessoro o Sindicato Rural de Mambore Pr.
 
COMO ENTROU A COMUNICAÇÃO E O SINDICALISMO EM SUA VIDA? Sempre quis ser jornalista, mas a Faculdade era em Londrina e devido a minha pouca idade, falta de recursos não pude fazê-la. Por isto desde os meus sete anos era envolvido em apresentações e palestrante. Em 1983 surgiu a oportunidade na Prefeitura Municipal de Mamborê, pois comecei a organizar os equipamentos de
som, entre gravadores e amplificadores explodiu o amor pela comunicação.
Estreei como locutor fazendo anúncios ao vivo de falecimento num fusca pelas ruas de Mamborê. 
Incrível mas desenvolvi juntos reportagem de rádio, jornal e fotográfico. Diante do trabalho que desenvolvia, em 1987, por conselho da amiga Olga Antonia Brunetta e convite do amigo Ricardo Radonski assumi a Secretaria Executiva do Sindicato Rural de Mamborê. 
O Sindicato estava numa situação de grande dificuldade e o Ricardo tinha sido recém eleito Presidente. Com anuência dele e da diretoria, reestruturamos toda a entidade, colocamos tudo em ordem e dentro de um ano estávamos com tudo organizado e com o início de uma nova ampliação. O mais interessante que a reestruturação envolvia um trabalho de imprensa. Assumi plenamente a causa da agricultura, juntamente com uma diretoria fantástica

 


O QUE SIGNIFICA O RÁDIO EM SUA VIDA? Minha realização plena! Mesmo quando por duas vezes tive 02 quadros clínicos gravíssimos (um sem projeção de cura) e
uma depressão profunda, o rádio era um dos meus aportes para agüentar e superar a situação. As seqüelas clínicas ficaram e ficarão até meu último dia nesta trajetória terrestre, mas o amor pelo rádio se manifesta em cada programa, pois sinto a emoção como fosse a primeira vez que estou fazendo. Eu sinto a emoção do ouvinte, eu sinto alegria, sinto tristeza! Choro! Emociono! Revolto! Mas quando em oração eu sinto verdadeiramente minha conexão com Deus e a Mãe Santíssima.
QUAIS OS RESULTADOS DESSA SUA CAMINHADA? Aprendi a perdoar! Aprendi a pedir perdão!Aprendi a ter paciência! Continuo aprendendo a exercer a minha fé! Estar vivo! Estar com minha família! Aprendi o sentido de Gratidão, principalmente a Deus por passar em minha vida verdadeiros amigos!  
DESDE QUANDO E PORQUE EM MAMBORÊ? Desde 1983 e foi por uma casualidade. Devido a rixa que havia entre Mamborê e Juranda na época de Patrimônio, falávamos juntos com colegas de que jamais iríamos um dia morar em Mamborê. Mas eu vim! No início de 1982 fui apresentado por um amigo de muita fé durante um curso de Pais e Padrinhos em Mambore que profetizou que eu mudaria para cá brevemente. Levei um choque na hora. Um ano após suas palavras estava e continuo em Mamborê, lugar que amo verdadeiramente. Para mim é a melhor cidade do mundo!
QUAL O ESPORTE PREFERIDO, ÍDOLO E TIME? Voleibol e futebol de campo. Sou Santista mas não tenho ídolos no futebol, apenas respeito pelos antigos jogadores que jogavam por amor à camisa e ao time.
QUAL O MELHOR TIME DO RÁDIO QUE JÁ OUVIU OU
TRABALHOU? Não diria o melhor time, mas grandes profissionais que fizeram e fazem o melhor rádio do Paraná. Na minha infância Toni José, Nhô Piedade e Antonio Ismael. Quando no rádio mouraense: Antonio Kienen - foto-  (meu padrinho de rádio), Ilda Sibaldelli, Isolde Silveira, Adilson Netto, Anísio Moraes, Ilivaldo Duarte, Eli Rodrigues, Luiz Donizete, Dirceu Ferrari, Diana Maria,
João Nereu, Alderi Ribeiro, Ricardo Borges, Néu Garcia e Léo Menezes. Em Mamborê: Osnir Moraes, Edson Dolinski, Rivelino, Pedrinho, Rodrigo, J Carrera, Devidis, Fernando, Márcio Campos, Francieli de Oliveira, Vilson Olipa e Orley Moreira.
QUAL A CONQUISTA MAIS IMPORTANTE E PORQUÊCREDIBILIDADE! Com esta conquista posso expressar minha opinião diante dos problemas que afetam a comunidade, além das orientações diante das cartas que recebo dos ouvintes.
QUAIS AS DIFICULDADES E ATRIBUTOS PARA SER UM PROFISSIONAL NA COMUNICAÇÃO? Prefiro começar pelos atributos: CREDIBILIDADE E IMPARCIALIDADE. Infelizmente nossos líderes muitas vezes não entendem de que quando falamos e comentamos sobre um problema da
comunidade significa que a população está sentindo aquele problema, querem uma solução e vêem na rádio sua última esperança, e nós, apenas usamos o veículo como este canal de forma imparcial e sem conotação política para sermos a voz do ouvinte. Para ser um profissional da comunicação é necessário gostar do que faz também  é imprescindível manter-se informado,  muita leitura, transparência, humildade,  fazer pesquisas e ter envolvimento com a comunidade. A grande dificuldade de quem faz a comunicação é a sobrevivência vivendo exclusivamente dela.
COMO O SENHOR ANALISA A COMUNICAÇÃO ATUAL? Redescobrindo seus caminhos, mas precisando de mudanças urgentes seja no rádio ou na televisão. Hoje mais
do que nunca precisamos de conteúdo, informação, entretenimento destinado á família, identidade, características próprias além de carisma. Tendo estes atributos não precisamos de apelação, berros, piadas de conotação sexual e discriminação religiosa, além da falta de respeito com o próprio ouvinte a título de brincadeira. Ainda bem que as necessidades destas mudanças estão sendo percebidas pelos ouvintes e automaticamente estão extinguindo.
O TRABALHO DA COMUNICAÇÃO HOJE EM DIA? A comunicação continua sendo imprescindível e mesmo com o advento da internet o rádio ainda é o melhor veículo para isto.Hoje de forma muito mais dinâmica associada a internet e telefonia celular Percebo que uma parte da nova geração de comunicadores está motivada mais pelo glamour do rádio e seu status. Comunicação/rádio é amor, é dedicação, porém com conteúdo, ou seja, estudo, leitura, pesquisa, humildade, envolvimento e carisma. Mas temos novos comunicadores destacando.
O RÁDIO HOJE EM DIA É ? O companheiro, o amigo, o que informa e forma.
ÉTICA EM UMA FRASE É.. Projetar para as pessoas aquilo que queríamos de melhor para nós mesmos.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É..Transição.
O QUE O SENHOR AINDA NÃO FEZ QUE, SE TIVESSE CONDIÇÕES, AINDA GOSTARIA DE FAZER? Criar uma Fundação Beneficente para abrigar crianças expostas a violência. Não apenas como abrigo ou depósito de seres humanos, mas com toda estrutura e dignidade para formar verdadeiros cidadãos. Não consigo conviver com seres humanos jogados a margem do abandono, sofrimento e violência causados muitas vezes em sua própria família.
GOVERNO BETO RICHA.... Deveria expor suas dificuldades conversando diretamente com a população e urgentemente repensar suas linhas de  ações e atitudes, modificando-as radicalmente principalmente na educação, saúde e segurança.
GOVERNO DILMA...Governo???
O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM ? É gratificante e ao mesmo tempo uma volta ao passado, pois nunca escrevi tanto sobre mim!
TOCANDO DE PRIMEIRA É....a informação com credibilidade vindo direto da fonte!

MOMENTO MARCANTE? Durante a minha ainda passagem terrena Deus me preparou grandes pessoas em minha vida! Este foi o meu melhor amigo/irmão. Partilhávamos sonhos em comum.Festivais, apresentações e muita música. Sempre alegre, solidário e com uma honestidade impecável. Alceu Roque Devitte (foto) meu amigo/irmão.
Começou sua carreira profissional na minha sala na Câmara Municipal de Mamborê. Um dos melhores cantores que ouvi na minha vida! Ele além de outras funções era camera man , eu era fotógrafo/repórter/apresentador da Prefeitura Municipal e Câmara de Mamborê. 
Eu o apresentei na véspera de sua partida! Na mesma noite, numa homenagem ao Padre Ervino Schimidt, eu, ele e o Padre juntos. Que logo após ele partiu também.Neste dia presto minha homenagem a este amigo! Tenho a certeza que ele irradia luz, tenho certeza de sua luz espiritual, mas a saudade de um amigo/irmão verdadeiro se eterniza! Agradeço a Deus pela sua passagem em minha vida amigo/irmão. Até breve!
RECADO AOS LEITORES DO BLOG...  Nunca desanime de sua caminhada, por mais difícil que ela seja ou esteja. Acredite! Pois amanhã é um novo dia e Deus está contigo! Obrigado amigo Ilivaldo por este espaço e por ter se lembrado deste amigo velho.