12 de jul. de 2015

OPINIÃO Sérgio Luiz Maybuk: Curso de Medicina, mestrado e a nova realidade do ensino superior em Campo Mourão

"Quando fiz vestibular para o curso de ciências econômicas pela Fecilcam há vinte e seis anos, a opção em Campo Mourão era uma só. Fui feliz, passei no vestibular, gostei tanto do curso que posteriormente acabei sendo aprovado para docente da mesma instituição.
Fui um estudante de escola pública em todos os níveis que cursei e atualmente, sou professor de ensino superior de uma universidade pública e defendo permanentemente, o ensino público, gratuito e de qualidade. Mas não posso deixar de destacar,  que a área privada também faz o seu papel importante na educação.  
Passados duas décadas e pouco, desde o meu vestibular, Campo Mourão tem uma realidade totalmente diversa no ensino superior. A cidade tem opções para todos os gostos, ensino superior público estadual (Unespar) e federal (UTFPR), ensino superior privado presencial (Integrado e Unicampo) e privado semi presencial ( Unicesumar).
Além das novas opções para estudantes e docentes, ampliando a educação superior que abrange ensino,  pesquisa e extensão, metas primeiras e fundamentais para contribuir significativamente com o desenvolvimento econômico e social da cidade e região,  outras áreas foram afetadas positivamente.
As oportunidades econômicas para hotéis, casas, apartamentos, bares e restaurantes cresceram e crescerão cada vez mais em Campo Mourão.
No condomínio onde moro praticamente todos os apartamentos são ocupados por professores e estudantes de praticamente todas as instituições de ensino superior da cidade.
No início do mês de julho, o campus de Campo Mourão recebeu professores e agentes universitários dos outros  campi da Unespar, vindos de Apucarana, dos dois de Curitiba, de Paranaguá, de Paranavaí, e de União da Vitória para a realização ordinária do COU (Conselho Universitário) que é realizado cada vez em novo campus. A organização da recepção do evento listou  ao menos quinze locais excelentes para fazer refeições das mais variadas e passar momentos agradáveis na cidade.
Nossos visitantes ficam encantados com a receptividade dos mourãoenses nos bares, restaurantes e hotéis. O jeitão interiorano da cidade, que gosta de receber pessoas, deixa todos à vontade e permite que os visitantes fiquem felizes e satisfeitos com a estadia.  
Novos prédios estão sendo construídos e muitos deles são direcionados especificamente para abrigar novos estudantes universitários.
Talvez nem todos saibam, mas a Unespar campus Campo Mourão, contando com alguns professores de outros campi, tem um curso de mestrado e que só foi possível porque a faculdade transformou-se em universidade. Outros programas do mesmo nível já estão em fase de aprovação e tornará Campo Mourão cada vez mais conhecida no mapa da Pós-Graduação Stricto Sensu do Paraná e do Brasil.
Talvez nem todos saibam, mas com a transformação de faculdade em universidade a Unespar campus de Campo Mourão, ingressou no SISU (Sistema de seleção integrada) e com isso estudantes de qualquer parte do Brasil podem concorrer em parte das vagas do vestibular aqui e isso é importante tanto para a geração econômica na cidade quanto para o congraçamento de estudantes da nossa região com outros vindos de todas as partes do Brasil e até fora dele.
E a grande novidade que deixou todos os moradores que gostam de Campo Mourão, foi a aprovação do curso de medicina,  que apesar de privado e que vai  ter uma mensalidade  alta, não podemos negar que o referido curso, destacou Campo Mourão no mapa da educação superior, pela importância do curso para formar uma categoria de profissionais que ainda estão em falta no nosso país.
De acordo com informação publicada pela vereadora professora Vilma Terezinha do PT de Campo Mourão, em 2014, a presidenta Dilma considerou importante a estratégia do programa Mais Médicos,  de contemplar cidades do interior com vagas de medicina, fundamental para fixar os médicos na própria região onde são formados.
A presidenta afirmou ainda que faz parte do esforço de descentralizar a graduação e a especialização de médicos, antes restrita aos grandes centros urbanos, em especial nas regiões Sul e Sudeste do País.
O curso de medicina em pouco tempo já terá cerca de duzentos estudantes e novos professores e a grande maioria morando e consumindo na nossa cidade.
Parabéns ao Grupo Integrado, à prefeita Regina Dubay e todos mais que contribuíram para a grande conquista para a cidade de Campo Mourão e região."Sérgio Luiz Maybuk, em 12 de julho 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário