17 de abr. de 2015

COMENDA VIDA E LIBERDADE: Edilaine Maria de Castro

A Academia Mourãoense de Letras criou a Comenda Vida e Liberdade para destacar personalidades que se destacaram no meio cultural, artístico e literário, exemplos na cultura mourãoenseA empresária Edilaine Maria de Castro é a escolhida em 2015 e receberá a homenagem da AML na noite de 23 de maio, na solenidade comemorativa dos 13 anos de fundação da AML.
Edilaine foi indicada pelo grande envolvimento com a questão cultural local. Ela foi presidente da Fundação Cultural de Campo Mourão (Fundacam) na gestão do prefeito Tauillo Tezelli (1997/2004).  Durante sua passagem pelo órgão, entre outras conquistas, destacam a instalação do Museu Municipal em sede própria; a criação do Espaço da Cultura Popular; a Casa da Banda; a Casa da Música; as reformas na Casa da Cultura e no Teatro Municipal, a criação do Centro Cultural Itinerante, que levava oficinas e espetáculos para os bairros distantes.  
Além do envolvimento da comunidade artística no processo de desenvolvimento do Plano de Gestão Cultural. Isso culminou na criação de vários espaços, elaboração de eventos, na participação em festivais e em discussões importantes, destacando-se o Fepac – Fundo Especial de Promoção de Atividades Culturais, a estruturação das companhias de Folias de Reis, dos blocos de carnaval, do movimento hip hop, dos grupos de dança e teatro e outros. 
Edilaine também é presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (Cmeg). Recentemente foi homenageada pelo Poder Legislativo mourãoense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário