5 de mar. de 2015

HOMENAGEM A JORGE Guirado, da CATVE Cascavel

"Sou apenas um rapaz vindo do interior, sou VIP - Vindo do Interior do Paraná-, lá da minha Vila Nova em Londrina. Vim cuidar da obra em 1976 na cidade de Cascavel, e fiquei em definitivo em 1978, por escolha de João Milanez que implantou e fez a Tarobá." A afirmação é de um dos mais experientes e importantes profissionais da comunicação paranaense. Ele é Jorge Luiz Fernandes
Guirado, atual diretor da CATVE em Cascavel, com passagens de décadas na TV Tarobá. Nesta treajetória de quase 40 anos, Jorge Guirado esteve em 3 Copas do Mundo, 3 Olimpíadas e em tudo o que se possa imagina de esportes - Esteve a frente de suas equipes na direção de imagens em mais de 1.000 jogos do futebol brasileiro, Libertadores, Mundial de Clubes, Copa América, Pré-Olímpico, Olimpíadas e Copa do Mundo, além de mais de 600 eventos de automobilismo (Fiat, Truck, Stock, Porsche, GT, F1, Indy, F3 sul-americana, Turismo, Renault);  sem contar as transmissões de futsal, voleibol. 
"Sou muito grato a João Milanez que me deu a oportunidade de ser um profissional de comunicação, ter um pouco de seu espirito e determinação. Se não fosse ele talvez eu fosse um perna de pau do Futebol em Londrina", conta Guirado, que recebe esta singela homenagem do BLOG DO ILIVALDO DUARTE.

QUEM É JORGE LUIZ FERNANDES GUIRADO? Paranaense, brasileiro, casado, determinado e do bem.
COMO CHEGOU AOS 57 ANOS? QUAL É O SEU MOMENTO? Espelhando em meu pai. Cheguei bem. momento é de desacelerar.
E A SUA ENTRADA NA TV COMO FOI? COMO E QUANDO COMEÇOU ESTA PAIXÃO?  Pelas mãos de João Milanez, em 1976, na cidade de Londrina ainda na construção da emissora em Cascavel. Em 1978, cheguei em definitivo em Cascavel. Como morava em hotel resolvi que deveria “viver “ na TV e aprender. Eram só 20 anos de vida. Valeu a pena.

* João Milanez - 15/12/1923 a 08/08/2009.  Jornalista que fundou a  TV Tarobá em Cascavel, e participou da fundação das empresas Rádio Folha FM e Rádio Igapó FM, e do jornal Folha de Londrina, todos veículos em Londrina,  Na manhã de 8 de agosto de 2009, faleceu na Santa Casa de Londrina vítima de falência múltipla de órgãos, aos 85 anos e sete meses, em virtude de um câncer no rim.
QUAIS MOMENTOS CONSIDERA MARCANTES E OS MELHORES DA SUA VIDA PROFISSIONAL?  Vários inesquecíveis e marcantes. Mas pessoalmente 3 Copas do Mundo fora e 3 Olimpíadas, além dos maiores eventos realizados no Brasil em que trabalhamos - Millenium Live, Carnaval Rio e Bahia, tudo que se imagina de esporte.
Também direção de imagens em mais de 1.000 jogos (Paulista, Carioca, Gaúcho, Paranaense, Brasileiro, Copa do Brasil, libertadores, Mundial de Clubes em São Paulo e  Rio, Copa América, pré Olímpico, Olimpíada, Paranaense, e Copa do Mundo ).
E mais de 600 eventos de automobilismo (Fiat, Truck, Stock, Porsche, GT, F1, Indy, F3 sul-americana, Turismo, Renault);  Futsal, Liga Mundial de Voleibol, Panamericano de Basquete, etc. etc. etc...
QUAL A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA E SUCESSO DA TV TAROBÁ?  Ajudei a começar, ajudei a crescer, ajudei fazer. O Time era muito bom.
O QUE REPRESENTOU A TAROBÁ PARA VOCÊ? Foi onde comecei e tive oportunidade de mostrar meu trabalho com um timaço que criei.
E A IDEIA DE TER UMA EMISSORA PRÓPRIA, COMO FOI ISSO? QUAL É O MOMENTO DA CATVE? Foi uma oportunidade. Momento é de transformação e crescimento. HD, ampliação e cobertura. Novas mídias.
O QUE FEZ NO SEU TRABALHO QUE NÃO FARIA DE NOVO?  Faria tudo igual confiando menos em algumas pessoas.
E A SUA ATUAÇÃO NA COMUNIDADE COMO É? penso que é dever de um veiculo de comunicação especialmente rádio e TV, por serem concessão publica, participar ativamente de sua comunidade  o que hoje se discute e dizem que os veículos, agora pelo crescimento de outras mídias, devem mostrar sua comunidade já faço desde 1980.
DESDE QUANDO E PORQUE CASCAVEL? - Vinha cuidar da obra desde 1976. Depois em definitivo em 1978.  Por escolha de João Milanez que implantou e fez a Tarobá. Sou muito grato a ele que me deu esta oportunidade de ser um profissional de comunicação, ter um pouco de seu espirito e determinação. Se não fosse ele talvez eu fosse um perna de pau do Futebol em Londrina.
QUAL O ESPORTE PREFERIDO, ÍDOLO E TIME? - Gosto e promovo todos os esportes. Mais facilidade com Futsal e Futebol. Torço pelo Santos que quando nasci era o que impactava. Gosto do Grêmio que profissionalmente me valorizou demais com Gauchão, Libertadores, Copa do Brasil e Mundo, pois acompanhamos o Grêmio praticamente
desde o inicio da TV em razão da região ser na época formada basicamente por gaúchos.
QUAL É O MELHOR TIME DE FUTEBOL QUE JÁ VIU JOGAR?  Barcelona, Real Madrid, Milan, Boca Juniors. No Brasil, o Palmeiras da época Parmalat.
SE TIVESSE QUE MONTAR UMA SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS DA TV OU DA IMPRENSA, E VOCÊ COMO TÉCNICO, QUAL SERIA ESTA SELEÇÃO? Ninguém me suportaria como Técnico. Mas eu levaria meu time com pequenos reforços.
QUAL A MELHOR EQUIPE DE TV QUE JÁ MONTOU OU CONVIVEU? Tenho dois times. CATVE e MASTERTV. Os dois são ótimos.
QUAL O MELHOR NARRADOR, COMENTARISTA E REPÓRTER QUE ADMIROU OU ADMIRA? - O melhor narrador é o Silvio Luiz. Comentarista Mário Sérgio e repórter é o Tino Marcos.
QUAL IMAGEM SUA (FOTO) GOSTARIA QUE EU PUBLICASSE NO BLOG?   Não sou fotogênico.
QUAL O LEGADO QUE GOSTARIA DE DEIXAR AOS SEUS AMIGOS, COLEGAS, LEITORES E FÃS?  Nada supera a determinação e o trabalho.
O LUCIANO DO VALLE, COMO LOCUTOR E EMPREENDEDOR,  É UM DOS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS DA TV BRASILEIRA?  Meu amigo, meu irmão mais velho. Com ele aprendi muito sobre gerar eventos esportivos.  Todos os dias surgem talentos mas, completos e com a visão do "Bolacha" dificilmente surgirá outro. Ele me levou em Olimpíadas, Copas, Indy, e em grandes eventos. Saudades dele.
VOCÊ SE INSPIROU NELE PARA TER O DINAMISMO QUE TEM?  Devo 30% ao Luciano e 30 % por cento ao seo João Milanez, que me deram oportunidade e o caminho de como ser e fazer, e 40% divido com meu pai, que me deu a formação pessoal.
NEM TODOS SABEM, MAS A TAROBÁ GEROU DURANTE MUITOS ANOS  AS TRANSMISSÕES DE FUTEBOL F-1, ENTRE OUTROS. COMO É ISSO PARA UM TV DO INTERIOR DO BRASIL?  Hoje fazemos tudo e ainda mais com a CATVE e a MASTERTV. Estão hoje entre as mais completas geradoras de evento do Brasil. Equipamentos de ultima geração Full HD comprados em 2014 e com o time de primeira linha, muitos comigo desde os anos 90.
Este ano já fizemos Descida das Escadas de Santos, DownHill de São Roque, Beach Soccer em Recife e Torneio de Verão em Manaus para a TV Globo. Futebol paranaense, catarinense e Super Liga de Futsal para o Sportv/Premiere, Cruzeiro e Atlético Mineiro na Libertadores para o Fox Sports. Faremos todas as etapas da Fórmula Truck para a Band, Stock Car para Globo e Sportv, Brasileiro de Marcas , Porsche para a Band, Turismo e F 3 para o Sportv , Moto GP para o Band Sports, entre outros.
QUAL A CONQUISTA MAIS IMPORTANTE NA SUA VIDA E PORQUÊ? Ter honrado pai e mãe. Ser alguém na vida. Participar do desfile não só assistir.
QUAIS AS DIFICULDADES E ATRIBUTOS PARA SER O FAMOSO JORGE GUIRADO?  Não sou famoso. Claro, tenho algum reconhecimento pelo meu trabalho. Atribuo isto a determinação e empenho e ter tido sorte em montar um belo time sempre.
QUAL JOGADA QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, JAMAIS TERIA FEITO? Ter super estimado uma pessoa. Depois de 20 anos, ela se mostrou não ser o que eu imaginava . Decepção.
ÉTICA EM UMA FRASE É.. juntamente com caráter extremamente importante em tudo que se faz.
O QUE AINDA NÃO FEZ QUE, SE TIVESSE CONDIÇÕES, AINDA GOSTARIA DE FAZER? Nada extraordinário. Só cuidaria do peso , antes de chegar onde chegou...  rsrsrsrs
QUAL É O PRESENTE E O FUTURO DA TV BRASILEIRA? E NA ÁREA ESPORTIVA, O AVANÇO DA FOX E SPORT TV,  DA ESPN BRASIL....Com as novas mídias a TV vai ter de se reinventar e trabalhar junto delas . FOX é no momento o de maior crescimento em razão da estrutura e capital que possui, mas o  Sportv sendo Globo ainda é o principal canal. Vem aparecendo bem o Esporte Interativo também com investimento estrangeiro, Timer Warner.
Será bom para o telespectador. Vai abrir ainda  mais o leque de opções.
O MOMENTO ATUAL DO FUTEBOL BRASILEIRO? E DO CATVE? - Futebol Brasileiro com esta organização e comando vive seu pior momento e infelizmente sem perspectivas de melhorar.  A CATVE vive momento de transição. Crescimento, investimentos na mudança da emissora para a HD como suas Unidades Móveis de Externas, investimento e crescimento. Na FM e em seu portal hoje um dos mais acessados e éticos.
O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM? Agradecido, embora não imagine merecida. De qualquer forma faz bem saber que alguém te respeita profissionalmente.
JORGE GUIRADO É?  Como diria Belchior antes de sumir : “Apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior “   Sou VIP - vindo do interior do Paraná, lá da minha Vila Nova em Londrina.

UM RECADO AOS LEITORES DO BLOG. DO ILIVALDO: :É muito bom ser bom, experimente, tente, seja. (Padre Grapegia).
NOTA DO BLOG: obrigado Jorge Guirado. Um pouco da sua trajetória foi contada e escrita. Você faz parte da história da comunicação paranaense. Parabéns! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário