5 de fev. de 2015

"Novo Secretário de Esportes", por Euro Maciel

Hoje, quinta, dia 05, toma posse o novo secretário estadual de esportes, nosso amigo Douglas Fabrício. Ainda não sei se comemoro ou se lamento a indicação. Eu explico. Motivo para comemorar existe, afinal é uma das pastas mais importantes do Estado. Por outro lado, que ”abacaxi” ele pegou.
Todo mundo valoriza, fala bem, reconhece a importância que o esporte tem. Mas na prática, quase nada é feito. Na escola (com raras exceções) a disciplina de Educação Física muitas vezes não é lavada a sério. Tem até a lenda que a matéria não reprova. Há se usassem as o esporte como atividade de contra turno, quem sabe o número de bandidos diminuísse. Esporte faz bem para o corpo, para a mente e para a sociedade. Pode ser um instrumento de transformação e resgate social. Mas é um trabalho de “formiguinha”, quase imperceptível, totalmente imprescindível. 
Lembro-me da luta que uns poucos “gatos pingados” em Campo Mourão que faziam de um tudo para revelar talentos, ensinar as técnicas e táticas, mas também os valores que esporte é capaz de viabilizar.
Aqui mesmo ao lado da Capital, conheço pessoalmente o exemplo da Fundação Nadar, que apoia e direciona crianças carentes para a natação competitiva. Uma iniciativa do casal Marcelo e Pepita a ONG têm mais de 10 anos de seriedade, credibilidade e leva o nome de Colombo para as piscinas no Brasil inteiro. O projeto desenvolvido é digno de exemplo e que bem que poderia ser replicado por aí. Fico imaginando quantas crianças não foram resgatadas do risco eminente de se perderem e encontraram na natação uma oportunidade de se tornarem cidadãos úteis para a sociedade.
Esta é lógica que acredito que o esporte seja capaz: Pode não aparecer um novo Neymar, em compensação, não se cria mais um “Zé Pequeno”.
Embora o momento não seja o dos melhores no Estado e ao que tudo indica, está sem grana, curioso e apreensivo fico em saber como irá se virar o novo secretário de esportes.  Mas o meu otimismo é maior que minha insegurança. Tenho fé que dará a esta nova empreitada toda a seriedade e empenho, como é de seu feitio.
Boa sorte secretário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário