31 de dez de 2014

UMA HOMENAGEM inesquecível em 2014

Obrigado aos meus amigos de Manoel Ribas pela homenagem- surpresa que recebi dia 29 de outubro. Bom mesmo é ser feliz. Uma homenagem inesquecível. Para minha história e meu coração.

RETROSPECTIVA CAMPO MOURÃO 2014 com imagens e fatos

Muitos foram os fatos e imagens deste ano 2014 em Campo Mourão. Escolhi algumas imagens e fatos, os quais partilho com os amigos leitores nesta última resenha do ano.
CONFIRA ALGUNS FATOS E IMAGENS DE 2014
O Campo Mourão Basquete em janeiro confirmou participação na Liga Nacional de Basquete (LNB) - primeira edição da Divisão de Acesso ao NBB. E a criação da logo do CM Basquete também foi um marco em 2014. 



A professora e empresária Maria da Conceição Montans Bayer foi homenageada dia 14 de março pelo Rotary Clube Campo Mourão - na imagem, ela recebe placa alusiva do presidente Névio e esposa Elza Hanel. A homenagem justa e merecida do mais antigo Rotary de Campo Mourão é um reconhecimento pelos trabalhos e empreendedorismo promovido pela professora Conceição no Município 
A noite de 18 de março de 2014 propiciou a Campo Mourão entrar para a história do basquete brasileiro, ao disputar pela primeira vez uma edição da Liga Nacional de Basquete. Uma conquista que merece ser comemorada e prestados reconhecimento à Amobasquete, Fundação Municipal de Esportes de Campo Mourão, patrocinadores, apoiadores e aos torcedores, sem contar os muitos ânonimos que, também dão sua colaboração.
 O historiador Jair Elias dos Santos Júnior foi reeleito na noite de 09 de abril, presidente da Academia Mourãoense de Letras (AML) para a gestão 2014-2016. Ele é o primeiro na história de 12 anos da entidade a ser reeleito. A nova diretoria é composta também por - vice-presidente, Ester de Abreu Piacentini; secretária geral, Dirce Bortotti Salvadori; 1ª Secretária: Nelci Veiga Mello; tesoureira geral: Cristina Gláucia Schreiner Mota; 1ª tesoureira, Dalva Helena de Medeiros; 1º Orador: José Eugênio Maciel; 2º Orador: Fábio Sexugi e bibliotecário: Alfredo Rafael Belinato Barreto.
Um grande jogo marcou em abril, a final do 100º Campeonato Paranaense de Futebol. O Londrina, mesmo não sendo melhor na maior parte do jogo foi competente nos pênaltis, venceu o Maringá na tarde deste histórico domingo, 13 de abril e faturou o tetra campeonato paranaense. Emoção é o que não faltou. A torcida em mais de 19 mil pessoas fez a sua parte - A do Londrina, em menor número, foi mais organizada e vibrante a maior parte da decisão.
O agricultor, cooperativista, gaúcho de nascimento (Caxias do Sul) e mourãoense de coração desde o ano de 1956: Sérgio Luiz Panceri completou em abril, 80 anos de vida.  
Em 25 de outubro de 2013 ele entrou para a história recebendo o título de Cidadão Honorário de Campo Mourão, proposto pelo vereador Luiz Alfredo da Cunha Bernardo e aprovado por unanimidade pelos vereadores de Campo Mourão. 
Torcedor apaixonado do Juventude e do Grêmio, foi jogador de futebol, esporte da sua preferência. Dedicado, inteligente, sábio, de bom papo e argumentos, cooperativista e profissional, seo Sérgio teve uma atuação importante no desenvolvimento do cooperativismo de nossa região, que tornou-se referência a nível Brasil e mundo.
Em 21 de maio, a Academia Mourãoense de Letras (AML) completou 12 anos de fundação. Nesse período, 44 acadêmicos já passaram pela entidade. A AML nasceu com o objetivo de divulgar a cultura e a língua portuguesa, assim como outras expressões artísticas mourãoenses, como artes plásticas e música. 
A história da Academia Mourãoense de Letras (AML) - dia 21 de maio completou 12 anos- foi escrita com muito trabalho, dedicação, obstinação de suas diretorias. Cada qual com seus talentos, estilos e ideias.  Presidiram a nossa gloriosa Academia Mourãoense de Letras nos últimos 12 anos: Rubens Luiz Sartori (2002 a 2004), Francisco Irineu Brzezinski (2004 a 2006), Aroldo Tissot (2006 a 2008), Cida Freitas (2008 a 2010), Gilson Mendes de Góes (2010 a 2012), Jair Elias dos Santos Júnior (2012 a 2014, e 2014 a 2016). Na imagem histórica:Jair Elias, Rubens Sartori (in memorian), Francisco Irineu Brzezinski  (in memorian), Arolso Tissot, Cida Freitas e Gilson Mendes. 
A missão cumprida de produzir 41.000 fraldas pelos associados voluntários da Arcam na data inesquecível de 24 de maio de 2014, com o término da missão às 17h10, entrou para a história da nossa associação, presidida pelo entusiasta Aquiles Dias.
Com a goleada de 4 a 1 em cima do Quinta do Sol dia 01 de junho, o Esporte Clube América é bicampeão do Amadorzão 2014. Invicto, ganhou oito jogos e empatou outros quatro, fazendo a melhor campanha do campeonato.
Momento histórico para o Rotary Internacional: a fundação em Campo Mourão do primeiro Clube Feminino na Cidade e um dos primeiros no Brasil, na noite histórica de 13 de junho de 2014. Na gestão do governador 2012/13 do Distrito 4630 o mourãoense de coração e curitibano de nascimento Antonio Carlos Cardoso.
O empresário Dilmar Daleffe recebeu em 30 de junho, homenagem de reconhecimento do Hospital Santa Casa pelos 21 anos que atuou como presidente da instituição entre os anos de 1986 a 2007. Nesse período a Santa casa foi construída a sede própria do hospital na saída para Araruna. O evento foi prestigiado por lideranças, autoridades, diretores da Santa Casa e familiares do homenageado. 
Nos Jogos Interclubes 2014,  a Arcam faturou o título de futsal, futebol suíço Master e Veterano, vice no sênior e adulto.  No truco, Clube dos 40 foi campeão; na tranca, a Assercam faturou a feminina e a mista, no bilhar, o Country foi campeão.
A Celebridade Sérgio Massaji Ueda, mourãoense de coração e londrinense de nascimento foi homenageado em 13 de setembro pela Federação Paranaense de Tênis de Mesa do Paraná, nas finais do Campeonato Paranaense 2014, na Sonibram em Campo Mourão.
Noite de 2 de maio em 2015. Esta será a data para celebração oficial no Clube 10 de Outubro da Noite de Gala do Handebol de Campo Mourão, que completará 40 anos da sua instalação na cidade em 2015. Encontro com a imprensa em outubro lançou o evento que tem página no facebook"Noite de Gala do Handebol de Campo Mourão: 40 anos".
Homenagem em outubro pelo Rotary Club Campo Mourão ao professor Mourãoense de coração Jader Libório de Ávila. Reconhecimento a um cidadão dedicado e idealista que fez da sua missão de mestre um sacerdócio. 

AS CELEBRIDADES DO BLOG em 2014

ONZE FORAM AS personalidades lembradas, destacadas e homenageadas na ENTREVISTA DE DOMINGO no BLOG DO ILIVALDO DUARTE neste ano de 2014Edilson Bizerra, José Mateus Bido, Sidemar Villa, Iuquico Tanaka, Carlos Gomes, o "Rosa", Hosana Tezelli, Sonia Maria Santos Rodrigues, Ester de Abreu Piacentini, Antonio Carlos Cardoso, Padre Luiz Antonio Belini e Emerson Luis de Souza. 

Ao todo em pouco mais de quatro anos da existência do BLOG foram realizadas mais de 200 homenagens a CELEBRIDADES da nossa terra. VIVA! 
Gente que fez, faz e merece reconhecimento. 

EDILSON MARQUES BIZERRA - Maringaense de nascimento, mas mourãoense de coração desde 1981, o empresário e líder católico, coordenador do projeto Cristo É Nosso Show, e ex-jogador nos tempos áureos do salonismo mourãoense na década de 80, Edilson Marques Bizerra foi homenageado em fevereiro.


(COPIE O LINK ABAIXO NO NAVEGADOR e reveja a ENTREVISTA DE DOMINGO)

JOSÉ MATEUS BIDO - Professor de filosofia e sociologia, que durante muitos anos conviveu na sociedade mourãoense no Colégio Integrado e no Senac. José Mateus Bido, homenageado de março. Ele é mestre em Filosofia na linha de "Ética e Filosofia Política" Graduado e especializado em Filosofia. É membro fundador da Academia Mourãoense de Filosofia, a primeira do estado do Paraná, da qual foi seu primeiro presidente.

(COPIE O LINK ABAIXO NO NAVEGADOR e reveja a ENTREVISTA DE DOMINGO)

SIDEMAR ROBERTO VILLA - O echaporense popular
"professor Villa" homenageado em março. "Minha infância foi livre e proveitosa, vivida em uma fazenda, na zona rural de Echaporã, na microrregião de Marília, no interior de São Paulo", conta o professor, apaixonado há muitos anos pelo basquete."Formei em Educação Física em 1973 mas só fui exercer a profissão aqui em Campo Mourão em 1980 quando cheguei de Marília", conta.

(COPIE O LINK ABAIXO NO NAVEGADOR e reveja a ENTREVISTA DE DOMINGO)

IUQUICO TANAKA GONÇALVES - No seu período estudantil ela participou de muitos desfiles como baliza, em fanfarras, e não deixava de frequentar as matinês de domingo no Cine Plaza e Império. Formada em Educação Física pela Faculdade de Marília (SP), sua terra natal, teve sua realização como professora e técnica de modalidades poliesportivas. "A ginástica rítmica desportiva foi minha realização profissional, como vice-campeã pela Unidade Polo nos Jogos Escolares do Paraná, em 1987 na cidade de Maringá, entre outros títulos. Lembro bem que nos anos 80, caminhões em número de 4 ou 5, atravessaram a Avenida Capitão Índio Bandeira carregando peças de turbinas para a futura Usina Hidrelétrica de Itaipu", lembra.

(COPIE O LINK ABAIXO NO NAVEGADOR e reveja a ENTREVISTA DE DOMINGO)
http://ilivaldoduarte.blogspot.com.br/2014/03/entrevista-de-domingo-iuquico-tanaka.html

CARLOS GOMES DE OLIVEIRA, o "Rosa" - "Sou otimista,
acredito mesmo nas pessoas e entendo que de alguma maneira nós podemos aprender com as que se aproximam apenas com a intenção de se aproveitar ou até mesmo te derrubar." Esta afirmação é do professor Carlos Gomes de Oliveira, o "Rosa", que em 1977 veio de Foz do Iguaçu para Campo Mourão. Ele foi homenageado em abril. "O esporte me fez ser uma pessoa melhor"

(COPIE O LINK ABAIXO NO NAVEGADOR e reveja a ENTREVISTA DE DOMINGO)

HOSANA ÁVILA TEZELLI - A ipuanense, empreendedora empresária, e atualmente apresentadora de televisão Hosana Avila Tezelli foi homenageada em maio na ENTREVISTA DE DOMINGO."Minha infância foi muito humilde, viemos de Ipuã para Peabiru e posteriormente para Campo Mourão junto com meus 8 irmãos que montaram a Relojoaria Gouveia - hoje com mais de 40 lojas no Paraná. Sou carismática, com opiniões fortes e sincera", afirmou. 

(COPIE O LINK ABAIXO NO NAVEGADOR e reveja a ENTREVISTA DE DOMINGO)
http://ilivaldoduarte.blogspot.com.br/2014/05/entrevista-de-domingo-hosana-avila.html


SONIA MARIA DOS SANTOS RODRIGUES - A filha do seo
Francisco, o "Chicão da Venda Branca" e da professora Elvira, passou sua infância na Venda Branca - comunidade entre Peabiru e Araruna- em contato com a natureza e com sonhos. "Sempre dizia para minhas amiguinhas que iria aprender Inglês e ser interprete ou uma cantora internacional. Com 11 anos me interessei por sanfona e já conseguia tocar a primeira música." Ela diz: "Sou uma pessoa simples, sonhadora e persistente. Amo a língua Inglesa, meu trabalho e me realizo muito com minha profissão. Tenho paixão por cachorros e música, sou uma pessoa fácil de perdoar e cultivo as amizades. Adoro ajudar as pessoas e os animais."

(COPIE O LINK ABAIXO NO NAVEGADOR e reveja a ENTREVISTA DE DOMINGO)
http://ilivaldoduarte.blogspot.com.br/2014/05/entrevista-de-domingo-sonia-dos-santos.html

ESTER DE ABREU PIACENTINI - Escritora, professora, empresária e membro da Academia Mourãoense de Letras, Ester de Abreu Piacentini. Mineira de Dom Cavati. Vitoriosa, mulher empreendedora, de fibra, de fé e alegria, ela relata fatos a sua história, que muitos também vivenciaram.  
"Muito cedo mudamos para Governador Valadares, era muito criança, me lembro que quando chegamos meu pai ansioso por ligar o rádio para ouvir o Repórter Esso e estava noticiando o suicídio do presidente Getulio Vargas, tempos difíceis, naquele tempo todos trabalhavam, às crianças menores sobravam as tarefas da organização da casa", conta Ester. 

(COPIE O LINK ABAIXO NO NAVEGADOR e reveja a ENTREVISTA DE DOMINGO)
http://ilivaldoduarte.blogspot.com.br/2014/05/entrevista-de-domingo-ester-de-abreu.html

ANTONIO CARLOS CARDOSO - Assim como sua terra
Natal (Pato Branco), terra de gente empreendedora e inovadora, o médico e governador do Rotary Distrito 4630 na gestão 2013/14 é um vencedor, sendo inovador e empreendedor. Em junho de 2014, no dia 29 de junho completou 20 anos de Rotary. Sua gestão é apontada por muitos importantes e experientes rotarianos como uma das melhores dos últimos anos. É voz corrente esta opinião, já que entre as metas cumpridas e superadas. Ele conseguiu com sua equipe a melhor média brasileira de incremento do quadro social, chegamdo ao 10%. E sábado, 28 de junho, foi entrevistado e homenageado com o troféu Tocando de Primeira na Rádio Colméia no Tocando de Primeira 1.075. "Foi uma emoção muito grande esta homenagem, foi o meu presente de aniversário de Rotary."

(COPIE O LINK ABAIXO NO NAVEGADOR e reveja a ENTREVISTA DE DOMINGO)

PADRE LUIZ ANTONIO BELINI - A Igreja celebrou em agosto o mês vocacional e o Dia do Padre no primeiro domingo. Ele foi escolhido para receber a homenagem. Londrinense de nascimento, mourãoense de coração e desde 1995 trabalhando em Quinta do Sol, padre Belini é considerado por muitos colegas sacerdotes como um "pensador contemporâneo" da Igreja Católica. Sua atuação tem sido importante na formação dos leigos e seminaristas. "Tive uma infância como a maioria da minha faixa etária: até os 6 anos vivi em um sítio, no município de Londrina. Em 1969 meus pais mudaram-se para a cidade de Londrina, onde cursei o primeiro e segundo anos primários. Em 1971 minha família mudou-se para Campo Mourão."

(COPIE O LINK ABAIXO NO NAVEGADOR e reveja a ENTREVISTA DE DOMINGO)

EMERSON LUIS DE SOUZA -  Riopardense de nascimento,
mourãoense de coração, esposo da Viviane, pai de Raphael e um dos filhos do casal Luiz Antônio e Alice de Souza. Formado em Educação Física pela ESEFM de Muzambinho em 1994, membro da Escola Nacional de Treinadores de Basquete, um dos treinadores com maior número de títulos na história do basquete mourãoense e paranaense. Trajetória desde os tempos de São José do Rio Pardo, Casa Branca, São José do Pinhais, Seleção Regional de Ribeirão Preto, Seleção Paranaense e Campo Mourão.

(COPIE O LINK ABAIXO NO NAVEGADOR e reveja a ENTREVISTA DE DOMINGO)

FELIZ 2015

NEWTON LEAL avalia "Campo Mourão Cidade Natal 2014"

"Estamos agradecidos, nas atividades da Acicam em 2014 contamos com o apoio da diretoria, associados,colaboradores, imprensa, empresas e entidades parceiras, e do Município de Campo Mourão. Agradecemos e avaliamos como muito positiva a Campanha "Campo Mourão Cidade Natal" que neste ano teve como novidade a volta da "Decoração Natalina" que deixou nossa cidade com prédios, comércio, empresas e residências iluminadas e mais bonitas, O nosso muito obrigado e votos de um 2015 maravilhoso com tudo de bom para todos", avalia Newton Leal, presidente da Acicam, satisfeito com o resultado do primeiro ano da nova diretoria da entidade.

OS PROPÓSITOS de Márcio, Douglas e Rubens para 2015

"Espero que o ano de 2015 seja um ano com muitas realizações, saúde e sucesso na vida de todos. Sobre meus planos, como cidadão é continuar minha vida pessoal e profissional dando atenção à minha familia e me dedicando muito no meu trabalho para conquistar melhorias e benefícios aos municipios que represento na politica". Deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) reeleito com 54.518 votos, dos quais 19.597 nas urnas de Campo Mourão.


"A expectativa é iniciar um novo tempo na política local, o tempo da boa política empreendedora focada em projetos que visem o verdadeiro interesse público. É evidente que precisamos unir as principais lideranças para mapear estratégias de desenvolvimento, a necessidade de retomar um crescimento significante do PIB regional fica cristalino ao compararmos com outras regiões que crescem mais que a nossa por falta dessa oxigenação." Márcio Nunes (PSC) eleito com 45.105 votos, sendo 10.379 votos em urnas mourãoenses.

"Lutar pelas grandes reformas para o nosso país sair do atraso: reforma do Estado brasileiro (tamanho e custo), sindical, trabalhista, política, tributária, etc." Deputado federal Rubens Bueno que somou 16.633 votos em Campo Mourão e foi reeleito à Câmara Federal com 95.841 votos.

EVANGELHO DO DIA quarta-feira, 31 de dezembro 2014

Evangelho (Jo 1,1-18)  O Senhor esteja convosco.  Ele está no meio de nós.  Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.  Glória a vós, Senhor. No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. No princípio, estava ela com Deus. Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano. 10 A Palavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela – mas o mundo não quis conhecê-la. 11 Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12 Mas, a todos os que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornar filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13 pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo. 14 E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15 Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16 De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17 Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18 A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.  — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

30 de dez de 2014

DOUGLAS FABRÍCIO: APÓS 24 ANOS, região de CM volta a ter secretário no Primeiro escalão do governo do Paraná

O deputado eleito e diplomado Douglas Fabrício diz que a sua missão como secretário do Estado do Esporte e Turismo que irá assumir a partir de primeiro de janeiro de 2015 será um desafio.
Depois de 24 anos, a região Centro-Oeste do Paraná volta a ter um secretário estadual no primeiro escalão do governo. Um não, dois na verdade, porque Ricardo José Soavinski, mourãoense assumirá  a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O deputado federal Rubens Bueno foi secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Ação Social entre os anos de 1987/90. 
"Vou usar muito da minha experiência no Sebrae, vou trabalhar bastante e se perceber que não é possível realizar o trabalho que pretendo, volto a ser deputado", afirma Douglas Fabrício com tranquilidade.
Para atuar junto ao seu lado na Secretaria de Esportes e Turismo, Douglas Fabrício convidou mourãoenses experientes e de visão estratégica para compor sua equipe, nomes que serão oficializados ou não até amanhã, último dia do ano.

O CAMINHO DE DEUS, a sua palavra e o escudo

O salmo acima está inserido em quadro no segundo piso do restaurante Nutrimix em Campo Mourão.  A confiança em Deus e no seu amor é que nos move diariamente.

EVANGELHO DO DIA terça-feira, 30 de dezembro 2014

Evangelho (Lc 2,36-40) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 36havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.  — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

29 de dez de 2014

DESCANSE EM PAZ Marilda Biscaia Tagliari

Comunico com pesar o falecimento de Marilda Biscaia Tagliari, esposa do amigo professor Itamar
Agostinho Tagliari ocorrido no final da manhã desta segunda (29) em Curitiba. 
O corpo será transladado de Curitiba para Campo Mourão onde deverá ser velado a partir da noite de hoje no Prever. Condolências às famílias Biscaia e Tagliari. DESCANSE EM PAZ MARILDA, uma filha do céu bonita e guerreira.

O MARAVILHOSO programa Tocando de Primeira 1099

Sensacional foi o último programa Tocando de Primeira em 2014 com a dupla João Lucas e Raul, de Boa Esperança, que acabaram de lançar seu primeiro CD "Aí eu fico quieto",  padre Gilson Sobreiro, Lucas Moretti, João Leonardo e  Presenças de Neide Paiva, da Fraternidade O caminho.

PADRE GILSON, um homem de Deus!

Ao final do primeiro tempo sábado (26) do último Tocando de Primeira de 2014 (programa 1.099) estou na imagem ao lado do jovem Claudinei Lara, técnico de som que esteve ao meu lado este ano na grande maioria dos programas a quem agradeço pela amizade e profissionalismo, e com o padre Gilson Sobreiro, um homem de Deus com palavras sábias, fortes e oportunas. Posteriormente, postarei mais algumas de suas frases e ensinamentos proferidas no programa campeão.