31 de out de 2014

PENTACAMPEÕES DO basquete amanhã no Tocando de Primeira

O nosso Tocando de Primeira, o programa campeão, recebe neste sábado (01/11) atletas e dirigentes pentacampeões paranaenses. No estúdio da Rádio Colméia entrevistarei no segundo tempo a partir das 12 horas, o técnico Emerson Luiz, o presidente Nelsinho Martins e atletas do Campo Mourão Basquete. 
No primeiro tempo, estarão atletas e dirigentes campeões do handebol por Campo Mourão - Birão Rodrigues, Marcelo Lima, Jair Grasso, que estão celebrando 25 anos da conquista do primeiro Ouro do handebol masculino nos         Jap´s 1989 em Pato Branco.
Só não ouve o Tocando de Primeira, quem não tem rádio ou não tem vizinho. 

COLÉGIO SANTA CRUZ é vice-campeão Sul-Americano de Handebol


HANDEBOL: COL. SANTA CRUZ É vice-campeão Sul-Americano

Uma conquista inédita que será lembrada na história do esporte mourãoense foi celebrada pela equipe de handebol masculino do Colégio Vicentino Santa Cruz de Campo Mourão, que sagrou-se vice-campeão do Campeonato Sul-Americano de Handebol Menores. A competição foi de 22 a 26 de outubro, na Argentina, na cidade de Montecarlo, reunindo equipes do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai.
O Colégio Santa Cruz é atual vice-campeão brasileiro dos Jogos Colegiais. Perdeu no Sul-Americano para os anfitriões, venceu Paraguai e Uruguai (duas vezes) e perderam a final para os argentinos.
ELENCO – O Colégio Vicentino Santa Cruz jogou com a orientação da Professora Vera Chiroli,  técnica da equipe e os atletas Yudi Ikeda, Lukas Cazarim, Norival Rodrigues, Renam Rodrigues, Neto Chiroli, Eduardo Tamazumi, Rodrigo Querubim, Gustavo Padilha, Heitor Belgamasco, Pedro Akiriro, Adriano França e  Lucas Beluomini, Natan Lourenço (atleta do Colégio Estadual de Campo Mourão)  e  João Moura, de Cascavel. A Equipe contou com apoio da Fecam, Expresso Nordeste, Gráfica Mourão, Farmácia Santa Rita, Liga de Handebol do Paraná e Ahandecam.

FELICIDADES LUIZINHO Ferreira Lima

O mourãoense Irineu Luiz Ferreira Lima, o "Luizinho", é aniversariante deste 31 de outubro deste ano da graça de 2014. Ele foi homenageado em nosso BLOG em 2009 na ENTREVISTA DE DOMINGO. 
Filho mais velho do "seo" Irineu Ferreira Lima, o popular "Caixinha" da Auto Elétro Paulista e da dona Sallime, e irmão dos conhecidos Walmir, Wander, Walcir, o "Dula" e Willian, Luizinho está na história como um dos melhores jogadores do futsal mourãoense, cuja paixão foi iniciada nos anos 70 com o tradicional Campeonato Interclasse no Colégio Estadual. Ele é meu padrinho de casamento no Civil, foi responsável como gerente da Rádio Colméia pela minha contratação em março de 1987, após um almoço na Churrascaria Piacentini. Saudades. 
Bicampeão da Taça Paraná e campeão nos JAP`s 88, Luizinho é autêntico nas suas manifestações e brinda diariamente seus leitores no BAÚ DO LUIZINHO com fotos e histórias de várias personalidades e modalidades da nossa cidade.
Luizinho, seria impossível postar todas as suas conquistas, vitórias e façanhas nesse espaço. Então, escolhi só algumas, as quais espero que goste e vibre. Viva!
Futsal: Bicampeão (1979/1980) da Taça Paraná (atual Chave Ouro) pela Associação Tagliari; Campeão dos Jogos Abertos do Paraná (1988 em Guarapuava), vice-campeão dos Jogos Abertos do Paraná (1987 em Campo Mourão. Me orgulho muito desta conquista - mas também a considero como a derrota mais decepcionante que sofri no esportee sexto colocado na Taça Brasil de Clube Campeões (1981 em Cuiabá). Handebol: Vice-campeão dos Jogos Abertos do Paraná (1977 em Arapongas) e terceiro colocado nos Jogos Abertos do Paraná (1978 em Maringá)

EU ESCOLHO DEUS de Thalles Roberto -

EVANGELHO DO DIA sexta-feira, 31 de outubro 2014

Lc 14,1-6  O Senhor esteja convosco.  Ele está no meio de nós.  Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.  Glória a vós, Senhor. 1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso.  — Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

30 de out de 2014

NÓS SOMOS de Deus, disse padre Léo

Padre Léo escreveu no livro "Pertencemos a Deus" que nós somos de Deus, e esse tem que ser o lema da nossa história. Por que devemos semear a paz? Porque somos de Deus. Por que devemos dizer não ao demônio? Porque somos de Deus e não vamos permitir que ele estrague a obra de Deus. Vale ler esta obra"Pertencemos a Deus".

PADRE LÉO: Pertencemos a Deus

Pertencemos a Deus é o nome do último livro do padre Léo Durante os quase dez meses em que lutou contra o câncer. Ele desejou ardentemente ser de Deus. Recomendo esta obra que você encontra em Campo Mourão no Cantinho de Maria. 

O TIMAÇO da Fertimourão na década de 80

Do bom BAÚ DO LUIZINHO imagem do timaço da Fertimourão de futsal entre os anos 88/89 em Campo Mourão. Levi de Oliveira, Tião Mauro, Marcelo, Renan, Luizinho e Gringo; Ticão, Edilson, Robson e Getulinho. Bons tempos quando fazia reportagens nos jogos na Rádio Colméia com a transmissão de Acir Goncalves. Viva.

A Poderosa oração de São Bento


UMA imagem de Campo Mourão antes da chuva

A imagem acima é de autoria do radialista Gerson Maciel e tirada na tarde desta quinta-feira antes da chuva que caiu mansamente. Viva. 

EVANGELHO DO DIA quinta-feira, 30 de outubro 2014

Lc 13,31-35 - — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor. 31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho.33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. 34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.  — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

29 de out de 2014

DIA NACIONAL DO LIVRO


Hoje é Dia Nacional do Livro, em homenagem a fundação da Biblioteca Nacional em 1810. 
Na Idade média os livros eram feitos a mão e produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena e assim, um livro pequeno levava meses para ficar pronto. E o avanço não parou e cada vez mais a tecnologia colaborar para que as obras cheguem mais facilmente as mãos de quem gosta de ler. 
Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê; A leitura nos leva a viajar e conhecer coisas e pessoas sem sair de casa e nos prepara para vida. Na imagem, uma obra do escritor Raoni de Assis contando a história do futebol mourãoense.

EVANGELHO DO DIA quarta-feira, 29 de outubro 2014

Lc 13,22-30 — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. 26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora.29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há muitos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.  — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

28 de out de 2014

CARLOS MAGNO e a celebração do Penta no Basquete do PR

A felicidade e a celebração das conquistas são necessárias e ajudam a impulsionar outras novas. Este é o pensamento do professor Carlos Magno, apaixonado pelo basquete desde criança e que na fase adulta comemora só este ano dois títulos inéditos. Os de campeão nos Jogos Abertos do Paraná e pentacampeão paranaense de basquete. Não é pouca coisa, é para ficar na memória e na história deste goioerense, que se encaixou perfeitamente na filosofia de trabalho e planejamento do professor Emerson Luiz de Souza, coordenador geral da modalidade no Campo Mourão Basquete. Viva!
Carlos Magno é eficiente, dedicado e obstinado, comemora como criança seus títulos com o propósito de continuar sua paixão e caminhada no esporte. Que ano heim Magno! Um trabalho  relevante na equipe de Emerson Souza. Viva. Com alegria fiz esta imagem do menino feliz Carlos Magno.

VOCAÇÃO: FERNANDO SALES e na Filosofia

O seminarista Fernando Sales é gente do bem e de primeira. Oriundo da Quase Paróquia Nossa Senhorado Perpétuo Socorro em Campo Mourão ele esta prestes da concluir o curso de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná(PUC) no Campus Maringá, Isso como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Filosofia. Orientadora: Na imagem, feliz e agradecido a Deus ele está com a profesora mestra Luci Frare Kira.
"Estou concluindo a etapa da Filosofia, resido no Seminário Nossa Senhora de Guadalupe da Diocese de Campo Mourão, que fica em Maringá. No ano que vem com aprovacso do Bispo iniciarei a última etapa, do curso de Teologia. Além da formação acadêmica temos formação interna nas áreas espiritual, pastoral, intelectual, comunitária e humano afetivo", explica Fernando Sales.
O seminarista informa que a caminhada de formação tem oito anos, sendo Propedêutico no Seminário São José em Campo Mourão, Filosofia no Seminário Nossa Senhora de Guadalupe em Maringá (Faculdade de Licenciatura em Filosofia PUC-PR), Teologia no Seminário Dom Virgílio de Pauli em Cambé/Londrina (Faculdade de Bacharel em Teologia PUCPR).
Rezemos a Deus pela vocação firme e forte do jovem Fernando para continuar sendo um jovem a Serviço de Deus. Viva! Um Filho do Céu de Primeira.

SEJA O QUE DEUS quiser!

"Nada nos acontece sem a permissão divina. Só o que Deus quiser e nada mais. E isto nos deve encher de consolação, porque Deus só quer o nosso bem. Assim, devemos aceitar com a mesma indiferença a saúde ou a doença, porque, como tudo, elas nos vêm  da misericórdia Eterna.
SEJA O QUE DEUS QUISER!
Não nos preocupemos com o futuro, com o que nos haverá de suceder de bom ou de mau, com a ideia de nos vir a caber em particular a glória ou a humilhação, a pobreza ou a riqueza.  O futuro a Deus pertence. 
Em tudo, SEJA O QUE DEUS QUISER."
O Breviário da Confiança, Monsenhor Ascânio Brandão, Editora Cleofas.

ORAÇÃO A São Judas Tadeu


DIA DE SÃO JUDAS Tadeu

Celebramos na alegria da fé o apóstolo São Judas Tadeu. Os apóstolos foram colunas e fundamento da verdade do Reino.
São Judas Tadeu: Judas, um dos doze, era chamado também Tadeu ou Lebeu, que São Jerônimo interpreta como homem de senso prudente. Judas Tadeu foi quem, na Última Ceia, perguntou ao Senhor: “Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?” (Jo 14,22).
Temos uma epístola de Judas “irmão de Tiago”, que foi classificada como uma das epístolas católicas. Parece ter em vista convertidos, e combate seitas corrompidas na doutrina e nos costumes. Começa com estas palavras: “Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados e amados por Deus Pai, e conservados para Jesus Cristo: misericórdia, paz e amor vos sejam concedidos abundantemente”. Orígenes achava esta epístola “cheia de força e de graça do céu”.
Segundo São Jerônimo, Judas terá pregado em Osroene (região de Edessa), sendo rei Abgar. Terá evangelizado a Mesopotâmia, segundo Nicéforo Calisto. São Paulino de Nola tinha-o como apóstolo da Líbia. Conta-se que Nosso Senhor, em revelações particulares, teria declarado que atenderá os pedidos daqueles que, nas suas maiores aflições, recorrerem a São Judas Tadeu. Santa Brígida refere que Jesus lhe disse que recorresse a este apóstolo, pois ele lhe valeria nas suas necessidades. Tantos e tão extraordinários são os favores que São Judas Tadeu concede aos seus devotos, que se tornou conhecido em todo o mundo com o título de Patrono dos aflitos e Padroeiro das causas desesperadas.
São Judas é representado segurando um machado, uma clava, uma espada ou uma alabarda, por sua morte ter ocorrido por uma dessas armas.
São Judas Tadeu, rogai por nós!

EVANGELHO DO DIA terça-feira, 28 de outubro 2014

Lc 6,12-19 - — O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor. 12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus.13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota;16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.  — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

27 de out de 2014

IMAGENS do Pentacampeonato do CM Basquete


INTEGRAÇÃO: Começa sábado a 11ª Copa Getran de Futebol Suíço

Para celebrar a integração, união e a amizade entre os motoristas e funcionários da gerência de Transportes e veículos (Getran) da Coamo começa neste sábado (1º de novembro) nos campos da Arcam a 11ª Copa Getran de futebol suíço.
O evento é formado por seis equipes que jogarão em turno único durante vários sábados e ao final da primeira fase, apontará os dois primeiros colocados para a decisão do título “Os nomes das equipes deste ano na Copa Getran serão de times de futebol que fizeram história nas últimas cinco décadas  no futebol amador em Campo Mourão. Os times serão denominados de Estrela, Camisa 10, Municipal, América, Mourãoense e Sport. Trata-se de uma homenagem aos dirigentes, atletas e torcedores desses times que marcaram época nas tardes de domingo no futebol mourãoense”, informa Marcélio Aluísio Szydlowski, coordenador da Copa Getran.
O gerente de Transportes e Veículos da Coamo, Lúcio Flávio Barbosa, afirma que a Copa Getran reforça a integração entre os funcionários da área. “O esporte promove e fortalece amizades, por isso é que durante vários sábados teremos reunidos dezenas de funcionários que no dia a dia  fazem suas atividades nos cuidados, na manutenção e na logística do transporte da safra e dos Alimentos Coamo para várias regiões e estados do Brasil,  e quando chega o fim do ano eles se voltam para a Copa Getran que é bem organizada e vem atingindo seus objetivos”, afirma Barbosa.
A Copa Getran é conhecida também como a "Copa dos Motoristas”, promovida sempre em dezembro, antecedendo o clima de festejos natalinos e de final de ano.


POSTER CM BASQUETE PENTAcampeão Paranaense 2014


COMO É bom entregar-se à Divina Providência

A Providência de Deus é Admirável e infinita. Intervém em tudo, reina em tudo e faz reverter tudo em sua glória. Por que nos inquietarmos? Deus sabe o que faz! E tudo faz para nosso bem. "O perfeito abandono de nós mesmos nos braços da Divina Providência, a aquiescência amorosa a tudo que de nós quiser, o santo afeto de lhe agradar pelos atos de todas as virtudes, segundo as ocasiões, sobretudo a santa caridade e humildade, tudo isso é lenha que alimenta o sagrado fogo do amor celeste." dizia Santa Joana de Chantal, a admirável filha de São Francisco de Sales. 
Do livro "O breviário da Confiança" de Monsenhor Ascânio Brandão.

EVANGELHO DO DIA segunda-feira, 27 de outubro 2014

Lc 13,10-17 - O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. 13Jesus pôs as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus.14O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, não em dia de sábado”. 15O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16Esta filha de Abraão, que satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?” 17Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor. 

26 de out de 2014

O RELEVANTE trabalho de base do CM Basquete

Elton Tomacheusk e Ricardo Galicki de Campos, dois garotos da base estiveram no elenco do Campo Mourão Basquete nas finais do Campeonato Paranaense 2014 e foram penta campeões. Eles representam o sucesso do trabalho do professor Emerson e Cia junto a centenas de crianças no Projeto realizado nas escolas e turmas no JK. Parabéns. Grande emoção na conquista do Penta. 

EMERSON, um técnico guerreiro e vitorioso

O técnico Emerson Luiz de Souza é pentacampeão paranaense de basquete. O jovem treinador, nascido na sua São José do Rio do Pardo, cidade paulista vizinha de Caconde, terra de Marcos Corpa, venceu o Paranaense nos anos de 2009, 10, 12, 13 e 14. Em 2011 foi de Maringá o título estadual.
Emerson é extremamente dedicado, super apaixonado pelo esporte e basquete. Valoriza as categorias de base, tanto que sonha ter um técnico por cada categoria. É um guerreiro e obstinado a reunir grupos com o mesmo ideal e juntos, fazer história. Ele está na história do basquete paranaense e neste ano abençoado de títulos nos Jap's e Paranaense, disputou pela primeira vez a Liga Nacional de Basquete colocando Campo Mourão na elite do nosso basquete. Viva.
Grande alegria em ter feito esta imagem ao final da manhã deste domingo, 26 de outubro de 2014, repetindo uma outra cena de alguns anos quando ele estava em cima de carro do corpo de bombeiros.

CAMPO MOURAO Basquete é pentacampeão paranaense

Campo Mourão é pentacampeão Paranaense de basquete em 2014. A vitória por 85 a 67 sobre Ponta Grossa consolida um ciclo desta modalidade coletiva que mais divulga, eleva e enobrece o nome de Campo Mourão para o Paraná e o Brasil. Parabéns a todos. Viva o Basquete de Campo Mourão.

ANTONIO PASSADOR homenageado pela Câmara Municipal

O cabeleleiro mouraoense Antônio Passador, um dos mais conhecidos e experientes na área da beleza em Campo Mourão, foi homenageado recentemente pela Câmara Municipal. Parabéns. Tive o privilégio de fazer uma ENTREVISTA DE DOMINGO no BLOG do Ilivaldo Duarte. 

COLUNA DO PROFESSOR MACIEL: Voto faz diferença?


Hoje é sempre o dia certo, de fazer as coisas certas,
de maneira certa. Depois é tarde”.
Martin Luther King
           Quem irá perder as eleições presidenciais? Qual a perda maior do eleitor? Qual será a maior vitória? E a derrota? Pesquisas teriam mentido ou errado? O brasileiro é que mentiu para elas?
            Perderá mais a Dilma, posto que ela está no cargo há quatro anos. A “presidenta” representa o PT dos oitos anos de Lula que a antecedeu.  A aritmética é precisa ao menos nos números e a medida é: oito anos com Lula, mais quatro da Dilma... que poderá resultar em 12. Os petistas tem muito a perder. E não querem perder de jeito nenhum! Ainda mais para o PSDB. E o brasileiro, já ganhou? Poderá ganhar mais?
            O tucano Aécio, se perder, é jovem, poderá sofrer uma derrota circunstancial típica das eleições. Quando FHC venceu Lula duas vezes sem segundo turno, passou a faixa presidencial ao PT que finalmente chegava ao poder. O sonho de Lula era o mesmo quanto ao tucano, vencer as eleições, se reelegendo. Lula enfrentou o segundo turno, andou em corda bamba, mas venceu. Mais do que vencer, Lula arquitetava, mais do que vencer, derrotar e sepultar o PSDB, sem sobras de penas e bicos. Tentou para a governança em São Paulo este ano, o PSDB venceu no primeiro turno, sem ser ameaçado, muito menos pelo PT, que ficou em terceiro.
            É bom de novo tais Partidos rivalizarem décadas a fio?! A pergunta, se cabe ao PT e ao PSDB, serve aos demais partidos. Eles estão aí devido o respaldo dos eleitores,  da grande parcela que anulou o voto ou deixou em branco, ou ainda por carecer de  opções visíveis, viáveis.
            Sim, o PT tem mais a perder. Porém, o PSDB não perde pouco seria não retornar ao poder. Eles entraram, mais uma vez como nas eleições presidenciais anteriores, com a ânsia de provarem que um foi infinitamente melhor que o outro.
            O nível baixou, acusações entre candidatos, aliados e muitos que se utilizaram das redes sociais, ataques pessoais, palavras chulas.  O que não estava previsto, é certamente por conta da disputa acirrada, é o interesse despertado da população em acompanhar o debate.
            Segundo turno é, os que têm mais votos continuam na disputa. No primeiro turno tivemos a oportunidade de escolhermos os melhores e agora pode ser o menos pior. 
            Voto implica na consequência, que tanto pode ser a de saber arcar ou a de ser irresponsável, no caso os que anulam ou votam em branco, podem também  estarem escondendo o medo de ter que assumirem erros, preferem depois apontar aqueles que assumiram o voto dado. 
            O ruim é não percebermos que de fato o voto de cada um sozinho não faz diferença. Mas o voto se soma aos demais, todos pesam, um peso da escolha, responsabilidade, de decisão.  Proclamados os eleitos, eles devem governar para todos. Poderão aplaudir ou vaiarem, apoiar ou retirar o respaldo quem votou. Os omissos do voto em branco ou nulo cabe-lhes primeiro reconhecer que, não tendo escolhido os governantes, os eleitos, preparados ou não, a política é espelho da maioria, votando ela certo ou errado.
Fases de Fazer Frases (I)
            Estará só na cabine e só um voto pareça não pesar. A consciência do eleitor o acompanhará?  
Fases de Fazer Frases (II)
            A divisão de responsabilidades quando bem feita e executada une pessoas.
Olhos, Vistos do Cotidiano (I)
            É natural, atenções estão voltadas para quem irá governar o Brasil e os estados onde tem segundo turno. Quanto a Campo Mourão repercute a cassação do presidente da Câmara, vereador Pedro Néspolo, acusado de improbidade. Como são muitos os desdobramentos e hoje falta espaço, a reflexão e análise serão registradas domingo que vem. 
Olhos, Vistos do Cotidiano (II)
            Véspera de eleição, a promessa é feita pela quarta, asfaltar a estrada Campo Mourão Roncador. O ministro veio, comeu o carneiro no buraco e nós temos que acreditar ou engolir?
Olhos, Vistos do Cotidiano (III)
            Findadas as eleições limpam-se gavetas... cofres também(?)
Reminiscências em Preto e Branco
            A amnésia chega a se tornar epidemia depois das eleições. O leitor esquece o candidato para o qual votou e os políticos eleitos esquecem do povo. Existem exceções para ambos os casos. 

É HOJE! CM BASQUETE decide Paranaense às 11 horas no JK

Campo Mourão x Ponta Grossa, às 11 horas, no JK, decidem o título do Campeonato Paranaense de Basquete 2014. É hora novamente da torcida vestir preto e amarelo, e dar sua força e apoio para empurrar o basquete mourãoense
 rumo ao Pentacampeonato Estadual.

EVANGELHO DO DIA domingo, 26 de outubro 2014

Mt 22,34-40 - — O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós. — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.  — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

25 de out de 2014

A ESTREIA DO RICARDO no Profissional do CM Basquete

Este sábado, 25 de outubro 2014 ficará marcado, guardado e lembrado na memória, história e em nosso coração. No ginasinho JK construído na gestão do excelente prefeito Renato Fernandes Silva em 1977, neste sábado em jogo das semifinais Campo Mourão x Maringá, o garotão da camisa 5 Ricardo Galicki de Campos, da base do basquete mourãoense, entrou em quadra no final da partida pelo Campeonato Paranaense e ajudou Campo Mourão a vencer por 95 a 48. Viva! E fez 6 pontos, sendo duas bolas de três pontos. É muita emoção e alegria. Um marco que agradeço a Deus, aos craques do Basquete mourãoense e a comissão técnica deste excelente professor Emerson Luiz de Souza. "Fiquei um pouco nervoso, estava ansioso, e quando entrei depois que acertei a primeira bola fiquei mais tranquilo e acertei dois lances. Foi bom demais", disse Ricardo voltando feliz para casa.
Viva! Um sábado para ficar na história. 
Quem é pai, mãe ou muito família sabe o que isso significa.