30 de jun de 2014

PROFESSOR MACIEL faz discurso inteligente e motivador na entrega da Comenda Vida e Liberdade na AML

O acadêmico fundador da cadeira número 3 da Academia Mourãoense de Letras, José Eugênio Maciel, fez no sábado, saudação especial aos homenageados com a Comenda Vida e Liberdade da AML, José Aroldo Gallassini e Heleni dos Santos Ferreira. 
Inteligente, profundo e emocionante, com sábias palavras, o professor Maciel valorizou sobremaneira as honrarias e os homenageados. 
"Duas personalidades que merecem a honraria e muito dignificam a nossa cidade. Um veio de Brusque e com trabalho empreendedor fez da Coamo uma referência extraordinária e importante não só para o setor onde atua mas para propagar a nossa cidade, o nosso estado e país. Uma referência positiva, pois quando homens se juntam para o mesmo objetivo, para a cooperação só pode dar certo. Gallassini, simples e humilde, que vem de berço, sabe observar como ninguém a cultura, o cultivo."
" A observação é a única capacidade humana para a expansão do conhecimento desde os tempos dos homens da caverna. Gallassini tem a capacidade de observar e a visão de educar, progredir e transformar a matéria-prima em produtos industrializados, com a grandeza cooperativista faz com que não sejamos só celeiros mas transformadores da produção que vai para vários continentes do mundo."
"A outra personalidade, professora Heleni veio de Laranjeiras do Sul, é uma professora de muitos frutos, que acreditou na força da Cultura e da Educação para formar e transformar pessoas em cidadãos comprometidos com o melhor. Da acanhada Escola Monteiro Lobato no grande Lar Paraná, a transformou em uma escola bela e pujante, pois a beleza não é só na sua estrutura mas dentro do projeto, de gente que acredita no giz, no quadro, nos professores que vão transformar o que vai ser ensinado para que os alunos sejam melhores cidadãos. Pois, como disse Monteiro Lobato ´um homem e um país se faz com livros´ "
"Ambos, Gallassini e Heleni são merecedores, pois são sonhadores, e quem sonha tem a capacidade de mudar o mundo. São reconhecidos pelo que fizeram e fazem, com a conquista de grandes colheitas. São motivos de muito orgulho."

O GOLEIRO JÚLIO CÉSAR e a fé

Do face do padre Robson, posto a imagem do goleiro da Seleção Brasileira, Júlio César, que agradeceu a proteção religiosa para a vitória no último jogo do Brasil contra o Chile, quando fez defesas importantes nos 120 minutos e pegou dois pênaltis. Na imagem, o goleiro ao lado das Imagens do Divino Pai Eterno e de Nossa Senhora de Caravággio pedindo as bênçãos.

OS ACADÊMICOS NA Comenda Vida e Liberdade 2014

Imagem histórica reunindo os homenageados José Aroldo Gallassini e Heleni dos Santos Ferreira na sessão solene da Academia Mourãoense de Letras (AML) para entrega da Comenda Vida e Liberdade 2014, no sábado, 28 de junho, no plenário da cãmara Municipal.

'A EDUCAÇÃO É O CAMINHO para o desenvolvimento" diz Gallassini ao receber a Comenda Vida e Liberdade em CM

O engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo recebeu e agradeceu no sábado,28, a Comenda Vida e Liberdade da Academia de Letras de Campo Mourão. No seu discurso, disse da surpresa e alegria em receber a outorga da AML. "Agradeço e parabenizo a Academia Mourãoense de Letras pelo bom trabalho que vem desenvolvendo, fico envaidecido com esta honraria, que é diferente de todas as que já recebi. Mas a emoção é muito grande."
" Tenho 46 anos dedicado à agricultura, por isso, posso dizer que sou professor de agricultores, me dedico a esta profissão e a missão de promover a educação e o desenvolvimento levando tecnologia e conhecimento a milhares de produtores, e buscando a melhoria nos aspectos técnico, educacional e social", disse. 
Para Gallassini, "se olharmos para trás veremos como eram as nossas terras, as piores no final da década de 60 e com todo o trabalho realizado hoje temos as melhores terras do país." Segundo ele, é necessário se preocupar e cuidar da educação das pessoas. Este é o caminho para o desenvolvimento das pessoas e de uma nação." 

PROFESSORA HELENI DOS SANTOS: gratidão e emoção pela Comenda VIDA E LIBERDADE da Academia Mourãoense de Letras

A mais nova Comendadora de Campo Mourão, professora Heleni dos Santos Ferreira - agraciada no sábado,28, com a Comenda Vida e Liberdade da Academia de Letras de Campo Mourão fez um belo e profundo discurso que emocionou não só seu esposo João Nereu, sua mãe e filhos, mas amigos, companheiros e convidados. 
Posto alguns dos trechos da emoção e felicidade da homenageada nascida em Laranjeiras do Sul na noite especial de 28 de junho em Campo Mourão. 
"Agradeço a Nosso Deus, Supremo Senhor, Criador e Mestre, é ele que nos permite usufruir, vivenciar, experimentar esse momento único e inesquecível. Ele é o dono absoluto da minha vida. Deu-me todos os bens e tudo que preciso: uma família maravilhosa, em especial meus pais, aos quais agradeço por terem proporcionado a minha vida. Meu pai, em memória, guerreiro na verdadeira concepção da palavra, defendeu nosso País durante a 2ª Guerra Mundial. Minha mãe, dona de casa, também heroína, que hoje aos 86 anos, viajou 300 km para me dar a honra de sua presença neste momento tão importante de minha vida. Proporcionou-me a dádiva de ser mãe de filhos admiráveis e abençoados, a Francielly, o Maicon e um terceiro, que se encontra junto a Deus no céu.
Presenteou-me com uma pessoa querida, meu esposo João Nereu. Fez-me uma pessoa simples, mas corajosa, batalhadora e vencedora. "
"Agraciou-me com ótimos trabalhos para desenvolver minha vocação e talentos. Deu-me saúde, inteligência e vontade de vencer. Permitiu obstáculos, dificuldades e acidentes de percurso, mas ao mesmo tempo me deu coragem, força e luz para superá-los." "Disponibilizou-me pessoas amigas, amigos e parceiros especiais em meu dia a dia. E, para coroar tudo isso, me trouxe aqui hoje diante de outros filhos seus, pessoas especiais e seletas, às quais tenho a honra de comemorar e  cumprimentar nesta brilhante solenidade."
"Hoje para mim é realmente uma noite de glória e muita emoção, onde a única palavra que cabe é Gratidão. Externo à Academia Mourãoense de Letras o mais profundo reconhecimento  por terem me honrado com esta homenagem tão significativa e importante comenda, intitulada ”Vida e Liberdade”. Estendo esta homenagem a todos os profissionais da Educação e da Cultura, que de uma forma ou outra, estiveram e estão engajados na nobre missão de servir ao ensino de nossos filhos. A todos que participaram comigo nestes 38 anos de atividades na Educação Municipal de Campo Mourão e, em especial, aos que estiveram e estão na Escola Monteiro Lobato." 
"Eu jamais imaginei que um dia receberia uma homenagem tão significativa e valiosa como esta. Foi uma grande e gratificante surpresa para mim quando o Acadêmico Ilivaldo Duarte, por telefone me deu a notícia, já passava das 23 horas do dia em que houve a votação e a indicação de meu nome para a comenda “Vida e Liberdade”, fiquei paralisada sem saber o que dizer e até hoje, parece-me que é um belo sonho.  Desses sonhos que a gente quer vivê-lo intensamente."
"Quero fazer um agradecimento muito especial ao acadêmico professor Amaní, que apresentou meu nome a essa Academia para as formalidades estatutárias à escolha, professor, minha gratidão eterna, bem como, a todos os demais acadêmicos."
"E minha maior alegria é ver que muitos dos membros da Academia, acompanharam e participaram de perto da minha vida profissional, até mesmo pessoal, aos quais tomo a liberdade em fazer uma referência especial a alguns como: a Professora Nelci Tomadom, filha da Dona Maria da Luz em memória, juntamente com a Ione Luci Canali também em memória  que foram as  primeiras pessoas que acreditaram em mim e deram  me  a oportunidade de trabalhar nesta profissão que tanto amo. Aos professores Assabido, Agenor, Marcia Linhares que foram meus professores na Faculdade. Professor Eugênio Maciel meu companheiro de trabalho, então meu chefe, Secretário de Educação, com qual aprendi muito. Os acadêmicos, Prof. Amaní, Dr. Robervani, Ester Piacentini Edina Simeonato, Elza Paulino, Dirce Salvadori, Sinclair, Maria Joana, que  muito colaboraram com seus ensinamentos, palestras, cursos, formação continuada para pais, professores e alunos da Escola Monteiro Lobato,   Em fim a  Maioria dos Acadêmicos  acompanharam e participaram de perto a minha vida."
"..... por fim rendo toda a minha gratidão a comunidade e família Monteiro Lobato, onde passei 26 anos de minha vida.Sem vocês com certeza a minha e nossa historia não seria escrita assim, nem estaria sendo registrada com tantas honrarias e por certo, eu não estaria aqui."
"Termino parafraseando Willian Shakespeare: 
"A GRATIDÃO É O ÚNICO TESOURO DOS HUMILDES”.

A MOIURÃOENSE em 1976 no futebol paranaense

Em 1976,a Mourãoense (AERM) disputou o Campeonato Paranaense de Futebol e entrou para a história quando segurou um 0 a 0 contra o Coritiba, em jogo que derruboi muita gente da Loteria Esportiva. Do Baú do Luizinho, uma das formações da mourãoense - abaixo - de 1976 com Em pé (da esquerda para direita): João Carlos "Tiguera" Marques, Scarpelini, Flavio Angheben, Maninho, Osvaldo "Ganso" Matiuzzi, Matozinho e Zé Rosa (in memorian) Agachados: Lourival, Gralha, Mauro Rubens, Pedrinho e Flavinho Marques.

PAPA FRANCISCO: "A fidelidade em Deus, sem cessar, é a fonte da nossa confiança e da nossa paz"

O papa Francisco celebrou ontem (29) a Santa Missa na solenidade dos santos apóstolos Pedro e Paulo, patronos principais de Roma. Na homilia, Francisco destacou que Deus liberta o homem de todo o medo, sendo a confiança em Deus o verdadeiro refúgio.
O Santo Padre recordou as perseguições ocorridas nos primeiros tempos do serviço de Pedro na comunidade cristã de Jerusalém. O apóstolo chegou a ser preso, mas Deus o libertou de todos os medos e de todas as cadeias. A partir desse fato, Francisco citou um problema da atualidade: o problema do medo e dos refúgios pastorais.
“Pergunto-me: Nós, amados Irmãos Bispos, temos medo? De que é que temos medo? E, se o temos, que refúgios procuramos, na nossa vida pastoral, para nos pormos a seguro? Procuramos porventura o apoio daqueles que têm poder neste mundo? Ou deixamo-nos enganar pelo orgulho que procura compensações e agradecimentos, parecendo-nos estar seguros com isso? Amados Irmãos Bispos, onde colocamos a nossa segurança?”
Francisco destacou que o testemunho de Pedro mostra que o verdadeiro refúgio é a confiança em Deus, o que afasta de todo o medo e torna o homem livre de toda escravidão e tentação mundana. Hoje, em especial, o Papa disse que tanto ele quanto os bispos sentem que o exemplo de São Pedro os desafia a verificar sua confiança no Senhor.
“A fidelidade que Deus, sem cessar, nos confirma também a nós, Pastores, independentemente dos nossos méritos, é a fonte de nossa confiança e da nossa paz. A fidelidade do Senhor para conosco mantém sempre aceso em nós o desejo de O servir e de servir os irmãos na caridade”.

EX-PREFEITOS DE CM homenageados no Paço Municipal

No Cinquentenário do Paço Municipal realizado na tarde de ontem (29), ex-prefeitos de Campo Mourão foram homenageados na comemoração dos 50 anos Paço Municipal 10 de Outubro. Na programação, culto ecumênico, plantio de araucária, homenagens, exposição de painel histórico, lançamento de selo comemorativo, inauguração de nova galeria de ex-prefeitos e a criação da Ordem do Mérito Mourãoense. Também foram comemorados os 50 anos da Bandeira do Município de Campo Mourão
O Paço Municipal foi inaugurado no dia 29 de junho de 1964, pelo prefeito Milton Luiz Pereira. A obra foi iniciada pelo prefeito Antônio Teodoro de Oliveira. Presentes os ex-prefeitos Augustinho Vecchi, Renato Fernandes Silva (foto acima e abaixo), Nelson Tureck e Tauillo Tezelli, e representando ex-prefeitos Karla Tureck (neta do ex-prefeito Devete de Paula Xavier); Nelson Teodoro (filho de Joaquim Teodoro de Olivera); Leticia Pereira Lobrigate (sobrinha de Daniel Portela); Iran Roberto Brzezinski (filho de Roberto Brzezinski) João Teodoro de Oliveira (filho Antonio Teodoro de Oliveira) Alba Amaral Castanheira (filha de Horacio Amaral).

EVANGELHO DO DIA segunda-feira, 30 de junho 2014

Evangelho (Mt 8,18-22)
— O Senhor esteja convosco. 
— Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor.  Naquele tempo, 18vendo uma multidão ao seu redor,
Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”. 20Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. 22Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

29 de jun de 2014

BRASIL ENFRENTA Colômbia pela 1ª vez em Copa do Mundo

Será a primeira vez em Copa do Mundo que Brasil e Colômbia se enfrentarão na história dos mundiais. O jogo marcado para sexta-feira, 4 de julho,  na Arena Castelão, em Fortaleza, será o 20º entre as duas seleções. Em Eliminatórias e Copa América foram 12 vitórias brasileiras e apenas uma derrota. Favoritisno para o Brasil? Por enquanto, só nos prognósticos.

BRASIL PREOCUPADO com futebol da Colômbia

Os jogadores da seleção brasileira estão preocupados com a Colômbia, adversário desta sexta-feira, 4 de julho,  na Arena Castelão, em Fortaleza, pelas quartas de final, Segundo eles, o futebol que o adversário vem jogando nesta Copa do Mundo é eficiente e vem encantando. 
Concordo com o jornalista Antero Greco, do Estado e da ESPN, quando ele diz que o Brasil precisa de variação de jogadas, de ligação entre a defesa e o meio campo para chegar no ataque e não abusar de bolas da defesa direto para o ataque. E é claro não depender somente da vontade e talento do Neymar. Por enquanto tivemos sorte, mas podemos mostrar e ganhar com segurança jogando o futebol que os brasileiros desejam. Mas do jeito que o Felipão é, será?  

COSTA RICA vai às quartas pela 1ª vez numa Copa do Mundo

E quem diria heim! A Costa Rica venceu nos pênaltis Grécia jogar às quartas de final sábado (05), às 17 horas na Fonte Nova em Salvador contra a Holanda. Não jogou bem e não foi nem de longe o bom time que impressionou e eliminou neste inédito mundial os uruguaios, italianos e ingleses. Assim, a Costa Rica que já fez muito nesta Copa 2014 é a grande surpresa da Copa do Mundo e se a Holanda repetir o que jogou contra o México pode ficar pelo caminho e a seleção costarriquenha ir para uma inesquecível semifinal. Pode? No mundo do futebol, onde não há lógica e aberto as surpresas, é perfeitamente possível.

GRÉCIA É ELIMINADA e jogadores fazem pedido inteligente

Para os que acham que jogador de futebol só que saber de dinheiro, a seleção grega está aí para provar o contrário. Contrastando com os ganeses, que beijaram e cheiraram o dinheiro da premiação extra, os jogadores gregos recusaram pagamento extra por chegar as oitavas. Além disso, pediram a construção de um CT para a equipe. Os jogadores enviaram uma carta para o primeiro-ministro do país, Antonis Samaras. A recusa ao prêmio e o pedido pela construção de um centro de treinamento estavam no texto. O documento foi enviado neste domingo. "Não queremos bônus extra, ou dinheiro. Jogamos pela Grécia e pelas pessoas. Tudo o que queremos é que você apoie nosso de esforço de procurar um terreno e criar um centro que será a casa da seleção nacional", dizia a carta, segundo o site Newsbomb.gr. (Site Esporte Interativo).

ENTREVISTA DE DOMINGO: Antonio Carlos Cardoso

Assim como sua terra Natal (Pato Branco), terra de gente empreendedora e inovadora, o médico e governador do Rotary Distrito 4630 na gestão 2013/14, Antonio Carlos Cardoso é um vencedor, sendo inovador e empreendedor. Ele é o homenageado desta última semana de junho 2014 na ENTREVISTA DE DOMINGO aqui no BLOG DO ILIVALDO
E justamente neste 29 de junho, completa 20 anos de Rotary. Sua gestão é apontada por muitos importantes e experientes rotarianos como uma das melhores dos últimos anos. É voz corrente esta opinião, já que entre as metas cumpridas e superadas, Antonio Carlos conseguiu com sua equipe a melhor média brasileira de incremento do quadro social, chegamdo ao 10%. No sábado, 28 de junho, ele foi entrevistado e homenageado com o troféu Tocando de Primeira na Rádio Colméia no Tocando de Primeira 1.075. "Foi uma emoção muito grande esta homenagem, foi o meu presente de aniversário de Rotary. Estou muito feliz", disse o Governador que elevou e colaborou para valoirizar ainda mais o nome de Campo Mourão no cenário rotário. Inclusive é o pai da ideia e dos trabalhos que culminaram com o surgimento do Rotary Feminino Raio de Luz em Campo Mourão. 
Uma ótima leitura. Longe de esgotar todas as qualidades e conquistas deste vencedor, guerreiro e empreendedor esta homenagem no BLOG é apenas uma pequena parte, colaboração para valorização da nossa gente e da nossa terra.


Antonio Carlos Cardoso é filho de Heitor Cardoso – In Memorian, e Therezinha Daluz Cardoso. Nasceu em Pato Branco no dia 04 de junho de 1961. Casado com Mirtes Urbano Leite Cardoso, é pai de Luara – Professora de Filosofia Política da Universidade de Amsterdam, na Holanda e Maiara – Estudante 5ano de Direito na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

COMO FOI SUA INFÂNCIA? Minha  
infância foi em Pato Branco até os meus 11 anos. Uma Infância muito feliz, sou filho caçula de 7 irmãos. Jogando futebol e fazendo gol de letra e de calcanhar em todos os campinhos de Pato Branco. Sempre muito tímido, não frequentei festas na infância e adolescência, mas compensei na fase adulta e até hoje.Sempre trabalhei, por necessidade no início, entreguei jornal com 9 anos de idade, auxiliar da minha mãe que era costureira, cobrindo botões e fazendo entrega de roupas. Daí começou o gosto pela sutura = costura, por isso virei cirurgião).
* Pato Branco, sua terra natal está localizado no sudoeste do Paraná, com população superior a 70 mil habitantes e um índice de desenvolvimento humano (IDH) que o coloca como a a 3ª melhor cidade em qualidade de vida no Paraná e a 113º no Brasil. É um Município que adotou a inovação e o empreendedorismo para se desenvolver. É polo regional no setor de comércio, serviços e agronegócios, com destaque na área industrial, principalmente nos ramos metal-mecânico, tecnológico e moveleiro. Com mais de 35 indústrias de softwares, de aparelhos e componentes eletrônicos, o Município tem um parque tecnológico instalado e reconhecido em nível de Brasil.

ORIGEM DO NOME: Em  1918, o Governo do Paraná criou a Colônia Bom Retiro, para acolher os insatisfeitos quanto a decisão sobre a Guerra do Contestado - entre outros motivos, pessoas não aceitavam morar nas terras Contestadas que passaram a ser de Santa Catarina. Na Colônia de Bom Retiro tinha a Vila Nova, às margens do Rio Pato Branco. Na década de 30, sabendo do crescimento da região Sudoeste do
Paraná, o Governo Federal criou uma linha telegráfica onde entre Clevelândia e Barracão foram criados dois postos de telégrafo, sendo um deles em Bom Retiro, conhecido como Posto do Rio Pato Branco. O ramal trouxe consigo a expressão “Pato Branco”, ou seja: o telégrafo de Vila Nova continuou sendo identificado como posto do Rio Pato Branco. Logo as demais cidades do estado conheciam a região como Pato Branco, promovendo assim a mudança de nome do distrito. A partir de 1938 os cartórios oficializaram, aos poucos, o nome “Pato Branco”. 



ONDE ESTUDOU, QUE CURSOS FEZ? 
Estudei sempre em escola pública, emigramos para Curitiba em 1971, pois meu irmão mais velho foi se preparar para estudar medicina, e passou no vestibular com 16 anos. 
Meu primeiro trabalho com carteira assinada foi aos 12 anos no Diretório Acadêmico da Faculdade de Administração de Curitiba e após trabalhei no Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito de Curitiba, das 18 às 23 horas. Depois trabalhei como contínuo (hoje office boy) por 4 anos.
Cursei o Ginásial no Colégio Estadual do Paraná, o curso técnico em Eletrotécnica na Escola Técnica Federal de Paraná, graduando em 1980, tendo feito estágio em diversas empresas, durante o curso. A partir da formatura trabalhei por 2 anos fazendo projetos de eletrificação rural, na empresa PROENSI em Curitiba. 
O QUE LEVOU A PRESTAR VESTIBULAR PARA MEDICINA?
Decidi fazer vestibular para Medicina, quando percebi que quando meu irmão mais velho estudava, eu aprendia com facilidade apenas ouvindo, então criei coragem, e me preparei para o vestibular por 6 meses, e passei no segundo ano de tentativa, pois jamais desisti de um objetivo. Em 1982 fui aprovado em Medicina na UFPR - Curitiba, graduando em 1988.
O SENHOR FOI CAMPEÃO BRASILEIRO COM O CORITIBA? Sim,
de 1984 até 1986 trabalhei no Departamento Médico do Coritiba Futebol Clube, onde fomos campeões Brasileiro em 1985 na decisão contra o Bangu, no Maracanã. Estou na fotografia do time campeão exposta no museu do Clube. Em 1987 fui membro do departamento médico da Seleção Paranaense de Futebol, enquanto fazia estágio para Ortopedia. Mas mudei de especialidade pois desenvolvi alergia ao gesso, o que impossibilitava, na época, o exercício da especialidade. Optei pela Ginecologia, pois já fazia estágio em maternidade e pretendia mudar para Rondônia e trabalhar com meu irmão que residia lá.

COMO ACONTECEU SUA VINDA
PARA CM? Fiz residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia de 1989-1990 e após Especialização em Ultrasonografia e Cirurgia Laparoscópica e Histeroscópica. Fui médico do Exército 1991/1993, quando decidi mudança para Campo Mourão. No Final de 1992 vim passear e visitar os sogros Vicente e Flora em Campo Mourão. Fui tão bem acolhido pelos rotarianos e convidado por um deles, Dr Willy para que conhecesse a Policlínica. Lá conheci o Dr.Mário, Dr.Napoleão e o meu grande e saudoso amigo Dr. Sadayoshi Shimizu e fizemos uma parceria por quase 20 anos, que foi interrompida pela morte prematura do melhor médico que conheci na minha vida.

QUANTOS PARTOS FEZ ATÉ HOJE? TEM CONTAGEM? Minha contagem de partos parou em 4.000, após, diminui os atendimentos,  e me dediquei mais à ginecologia e cirurgia ginecológica. Mas cada parto é um aprendizado, e não existe um igual ao outro, todos ainda me emocionam.
Eu sou um apaixonado pela Medicina, poder ajudar os outros é a minha maior realização.
COMO COMEÇOU SUA HISTÓRIA NO ROTARY? Fui convidado para o Rotary Campo Mourão em 1994 e desde então sou 100% de frequência, exerci praticamente todos os cargos até chegar a Presidente em 2009/2010. Os trabalhos do Clube foram tão intensos que fui convidado a participar da eleição para Governador, tendo sido escolhido em 2011, e desde então frequentei todos os treinamentos até a posse em julho de 2013.
COMO FOI A EXPERIÊNCIA DE SER GOVERNADOR DE UM DISTRITO TÃO IMPORTANTE COMO O 4630? A Governadoria foi a melhor e mais enriquecedora experiência de vida, pois me permitiu conhecer as pessoas nas suas casas, nas suas cidades, tendo saído da zona de conforto de meu consultório e ter descoberto que existe vida
além daquelas 4 paredes.
A oportunidade de servir, voluntariamente, ajudar pessoas a pensar, planejar e decidir ações que mudam vidas de pessoas que eu nunca vou conhecer, nos cinco continentes do mundo, fez a diferença.
QUE AVALIAÇÃO FAZ DE SUA GESTÃO? Não sei se foi um sucesso, sei que nós, fizemos o nosso melhor. Nós propusemos uma nova visão de Rotary, suprimimos formalidades, simplificamos as reuniões, focamos no rotariano, falando de Rotary com o Coração.
O QUE É ROTARY, ENTÃO PARA O SENHOR? Rotary por definição é uma organização não governamental composta por profissionais éticos que tem um objetivo em comum que é utilizar suas habilidades profissionais e pessoais para melhorar a comunidade local e internacional. Rotary para mim, significa uma oportunidade de fazer o bem, não importa à quem.
Minha vida é transformada a cada dia em Rotary, pela oportunidade de conviver com líderes das mais diversas profissões, e oportunidade de ajudar pessoas nos quatro cantos do mundo.

COMO SURGIU O ROTARY FEMININO EM CM?  A criação do Rotary
Feminino de Campo Mourão foi uma iniciativa para corrigir uma injustiça histórica, pois foi somente a partir de 1988 que Rotary permitiu a entrada de mulheres. E os Clubes mais antigos de Campo Mourão tem uma resistência muito grande a entrada de mulheres. Foi durante uma palestra no dia Internacional da mulher que eu percebi naquela plateia de mais de 200 mulheres uma oportunidade de aumentar a força de trabalho de Rotary. Estamos ainda no início do Clube, a maioria das mulheres ainda não sabe exatamente o que é Rotary, e qual o objetivo de Rotary, mas elas estão sendo orientadas e com o tempo, tenho certeza que será o Clube mais forte do Distrito.
QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME? Meu esporte preferido é futebol, e também gosto muito de jogar tênis.
QUAL MELHOR JOGADOR QUE VIU JOGAR EO MELHOR TIME? O maior jogar que vi jogar foi Zico, no Paraná Aladim e Zé Roberto. Na atualidade
Alex é sem dúvidas o melhor. O melhor time foi o Campeão Brasileiro de 1985, claro que pelo resultado, mas o mais bonito foi o time da década de 70, ganhando 7 Campeonatos seguidos. 
NOTA DO BLOG: Abaixo uma das imagens daquele timaço do Coritiba, em 1973 que tinha Jairo, Orlando, Pescuma, Oberdan, Cláudio Marques, Nilo, Hidalgo, Neo, Dreyer, Negreiros, Reinaldinho, Sérgio Roberto, Hélio Pires, Tião Abatia, Leocádio, Zé Roberto, Dirceu e Aladim foram comandados por Elba de Pádua Lima, o Tim,
*NOTA DO BLOG: Em 1976,a Mourãoense (AERM) disputou o Campeonato Paranaense de Futebol e entrou para a história quando segurou um 0 a 0 contra o Coritiba, em jogo que derruboi muita gente da Loteria Esportiva. Do Baú do Luizinho, uma das formações da mourãoense - abaixo - de 1976 com Em pé (da esquerda para direita): João Carlos "Tiguera" Marques, Scarpelini, Flavio Angheben, Maninho, Osvaldo "Ganso" Matiuzzi, Matozinho e Zé Rosa (in memorian) Agachados: Lourival, Gralha, Mauro Rubens, Pedrinho e Flavinho Marques.

O SENHOR REALIZOU UM SONHO DE VER AO VIVO E EM CORES UM JOGO DA COPA DO MUNDO? Sim, realizei um sonho e assisti ao vivo um jogo de Copa do Mundo: Austrália e Espanha, na Arena da Baixada. Foi um espetáculo emocionante. 
QUAL FOI A SENSAÇÃO DE ESTAR NA ARENA DA BAIXADA? Durante todo o tempo que estive no estádio, pensei que estava pisando em pelo menos 10 Hospitais de Alto Padrão para o Paraná e imaginando quantas vidas poderiam ser salvas com o dinheiro público mau investido em uma propriedade privada. É uma obra de arte, pena que feita com o dinheiro público, que poderia ser usado para o bem da população.
ESPORTISTAS EXEMPLOS EM CM? Os professores Itamar Tagliari(imagem abaixo com a família), Edson Hirata e Paulo César Costa, o "Paulinho do atletismo".

QUEM SÃO EMPRESÁRIOS EXEMPLOS EM CM? Delordes Daleffe (abaixo, com a família) e José Aroldo Gallassini.
UM MÉDICO EXEMPLO? Médico exemplo a ser seguido Dr. Sadayoshi Shimizu. Arrependimento, ter levado a vida muito a sério, e ter demorado a ser tolerante.
JOGO RÁPIDO 
Ética é ... um princípio que não tem fim.
Campo Mourão do presente.... uma cidade com dificuldade em amadurecer.
Campo Mourão do futuro? Uma esperança que a população pare de esperar o Salvador da Pátria e comece a agir pela melhoria da cidade, sem partidos políticos e sem vaidades, talvez o Ideal seria o Rotary, a Maçonaria e o Lyons administrarem a cidade, dentro dos princípios destas organizações.
Momento atual de minha vida?  É de felicidade e certeza do dever cumprido.
Música – Volume baixo.
Livro – Ensaio sobre a Cegueira – José Saramago.
Autor – José Saramago

Professor – Dona Frida, professora do Primário.
Comida – Paella Valenciana.
Sonho – Ser um Líder.
Saudade – Minhas Filhas que estão longe e do tempo em que o respeito não era exceção.
Momento Inesquecível – Primeiro dia na Escola.
Hobby – Pescaria e ver futebol na TV
Mania – Perfeição
Programa – TV Manhatan Connection - Globo News
Título: de Eleitor
Frustração: Ver meu País regredindo e sem esperança de futuro.
Ser homenageado é? Ver o reconhecimento do Rotary e dos nossos ideais começarem a fazer parte da comunidade.
Poder compartilhar um pouco da minha vida? É muito importante, pois nos aproxima das pessoas que não nos conhecem, e elas podem ter uma ideia porque fazemos escolhas na vida que às vezes parecem não fazer sentido.
Quem eu gostaria de ver homenageado no BLOG DO ILIVALDO? Dona Jacira.
* Governador, dona Jacira foi homenageada em maio de 2010. Leia a emocionante história de vida desta mulher guerreira clicando/acessando: http://ilivaldoduarte.blogspot.com.br/2010/05/entrevista-de-domingo-jacira-machado.html 
Ser homenageado neste BLOG é ..... Meu recado é de agradecimento à você Ilivaldo, pelo constante apoio à causa rotária e a minha pessoa. Pela sua paixão pelo esporte e pela nossa cidade.
Família é ... tudo.
* Nas imagens abaixo, momentos vividos pelo homenageado no programa Tocando de Primeira (Rádio Colméia AM) quando contou um pouco da sua trajetória no Rotary e como governador no Distrito 4630, e recebeu homenagens do Rotary Feminino Raio de Luz e o troféu Tocando de Primeira, neste 28 de junho de 2014.

Bom Mesmo é ser Feliz! Viva!