31 de mai de 2014

CM FUTSAL consegue excelente empate em Cascavel por 3 a 3 na 11ª rodada do Paranaense Chave Ouro 2014

3 a 3. Este foi o resultado considerado surpreendente para quem como eu não ouviu e nem assistiu o jogo entre Cascavel Futsal e Campo Mourão Futsal na noite deste sábado no Oeste paranaense. O jogo no ginásio da Neva valeu pela 11ª rodada do Campeonato Paranaense de Futsal da Divisão Especial - Chave Ouro. 
Cascavel foi a 22 pontos e Campo Mourão a oito pontos na 10ª colocação, lutando pela classificação à segunda fase.
Campo Mourão abriu vantagem de dois gols no primeiro tempo, com Guelé e Babalú. Cadini diminuiu para o Cascavel e Vini -foto (contra) empatou em 2 a 2 e no final, igualdade em 3 gols.

NO TOCANDO DE PRIMEIRA, decisão do Amadorzão

O capitão Jackson Ribeiro, o auxiliar técnico Serginho, o goleiro Douglas Rupenthal - o "Pastor" e o faz tudo Manoel Ferreira, o "Bigode", do Esporte Clube América, foram atrações no segundo tempo deste sábado (31 de maio) do nosso programa Tocando de Primeira, de número 1.071, no estúdio 01 da Rádio Colméia. Muitas histórias e determinação, com conversa de alto nível e motivação para a decisão deste domingo no RB do América e Quinta do Sol. Gente simples, do bem e abençoados, campeões na vida e na sabedoria de cada dia.

FUTSAL FEMIININO destaque no Tocando de Primeira

As atletas Maria Helena, Luana e Jéssica, ao lado dos professores Guilherme mamus e Laís Cristina, foram os entrevistados ao vivo e em cores no primeiro tempo deste sábado (31 de maio) do nosso programa Tocando de Primeira, de número 1.071, no estúdio 01 da Rádio Colméia. Fiquei feliz com a conversa e os bons propósitos do futsal feminino que retorna, para fazer bonito, a exemplo de anos anteriores. Com títulos, formação de uma nova geração de meninas do bem, do bom e cidadãs acima de tudo. Viva, meninas!

CM FUTSAL enfrenta forte Cascavel hoje no Oeste do PR

Contra o Cascavel, vice-líder, que perdeu apenas duas vezes e venceu outras sete partidas. Este é o desafio grande do Campo Mourão Futsal `na noite de hoje às 19h30 no Oeste do Paraná. Pelas circunstâncias, o Cascavel é grande favorito e o time mourãoense se ncontentaria com empate, que seria um expressivo resultado. O time não reedita a boa temporada do ano passado e o técnico Márcio Rinaldo novamente terá problemas para montar a equipe. Estão fora do jogo o pivô Cleodon e o ala Eduardo, mas retornam João Gabriel e Batata. Atrás de CM na tabela o Clevelândia com 1 ponto e o Cascavelense com nenhum, e a frente, o São Lucas com 8 e Foz com 10 - adversários diretos por uma das últimas vagas entre os 10 que estarão na segunda fase da Chave Ouro 2014.

RODADA TRIPLA DE Basquete hoje no JK

A garotada do Campo Mourão Basquete estão jogando neste sábado. O primeiro jogo amistoso foi no sub-13, o segundo pela Copa Norte no sub-15 e no final da manhã, o Juventude enfrenta Goioerê. A preparação continua para as competições oficiais da temporada.

AS ATRAÇÕES DO TOCANDO DE PRIMEIRA 1.071

O Goleiro Douglas "Pastor" do E.C. América, ao lado do zagueiro Jackson e dos colaboradores Serginho e Moacir "Bigode" estarão hoje sábado no segundo tempo do nosso Tocando de Primeira deste sábado (31) com o número 1.071 - Um golaço no rádio brasileiro-.
Mas antes, no primeiro tempo às 11 horas, presenças de Laís Cristina, atletas e dirigente Guilherme Mamus, do futsal feminino campeão dos JEP´s em Barbosa Ferraz.É amanhã, a partir das 11 horas ao vivo e em cores no programa campeão!

EVANGELHO DO DIA sábado, 31 de maio 2014

Evangelho (Lc 1,39-56)
— O Senhor esteja convosco. 
— Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor. 
39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia,55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

30 de mai de 2014

MAIS DE 300 CRIANÇAS no Karatê 10 neste sábado

Mais de 300 crianças estarão reunidas neste sábado a partir das 9 horas no ginásio de esportes “Horley Casali”, no Jardim Aeroporto, no projeto Karatê 10. Elas irão  mostrar suas habilidades no esporte, motivadas por prêmios que reconhecem as boas notas escolares de 2014. A promoção é da Associação Mourãoense de Karatê-Do Tradicional em parceria com as secretarias de Educação, Ação Social e de Esportes e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. As disputas serão por meninos e meninas de 7 a 17 anos que participam do Programa de Karatê em 20 escolas municipais, nos oito Centros de Integração e ainda do Projeto Karatê Piá no Esporte do Programa Abrace no lar Paraná. Recebi o convite do amigo Celebridade Tião Galdino, um dos expoentes do karatê em Campo Mourão e região.

ESTER DE ABREU PIACENTINI na ENTREVISTA DE DOMINGO

A securitária, professora, empresária e membro da Academia Mourãoense de Letras, Ester de Abreu Piacentini, mineira de Dom Cavati será a homenageada deste início de junho, domingo, no BLOG DO ILIVALDO na tradicional ENTREVISTA DE DOMINGO. 
"Muito cedo mudamos para Governador Valadares, era muito criança, me lembro que quando chegamos meu pai ansioso por ligar o rádio para ouvir o Repórter Esso e estava noticiando o suicídio do presidente Getulio Vargas, tempos difíceis, naquele tempo todos trabalhavam, às crianças menores sobravam as tarefas da organização da casa", Ester, que brindará os leitores com uma bonita história de vida e sucesso. 
É SÁBADO A NOITE, não perca a ENTREVISTA DE DOMINGO com Ester Piacentini.

CLÁUDIO ORTIZ MARTINEZ, o "Pimenta", Parabéns!

Quem viu o atacante Pimenta, batizado Cláudio Ortiz Martinez, jogar, viu um pivô de qualidade e goleador, que há muitos não tem mais no futebol, futebol suíço e futsal
A visão de jogo, o faro de gol e a virada para o chute são qualidades que muitos gostariam de ter, mas poucos conseguem fazer. 
Hoje, o amigo Pimenta está completando o aniversário de 2014 e merece cumprimentos dos amigos e fãs. Fundador dos Amigos Palmeirenses da Arcam em 2003, participantes de movimentos comunitários e clubes de serviços, Pimenta é tranquilo e sereno, e faz a sua vida e a de seus amigos ser mais leve e feliz. Viva! 
Ele marcou época para os esportistas do futsal e futebol suíço das décadas de 80 e 90, ganhando vários campeonatos citadinos de futsal com as cores da Arcam. 
O "Moço de Porecatu" diria o legendário Fiori Giglioti se uma partida dele estivesse transmitindo. Com muitos títulos e amizades feitas no esporte e no âmbito profissional ao longo de mais de 30 anos em solo mourãoense, Pimenta é um campeão de primeira.
Em 2012 foi campeão dos Interclubes 25 Anos na categoria Veterano.  
Foi homenageado aqui neste BLOG em junho de 2012 - acesse ou copie o link
http://ilivaldoduarte.blogspot.com.br/2012/06/entrevista-de-domingo-claudio-ortiz.html


É DOMINGO: América pode ser Bi no Amadorzão 2014

Para o Quinta do Sol, somente uma vitória por 3 gols para ser campeão do Amadorzão 2014 no tempo normal. Uma vitória por 2 gols leva a decisão por pênaltis e qualquer placar diferente dará o bicampeonato ao Esporte Clube América, o "Vermelhinho da Asa Leste".  
Assim, o América pode perder por até 1 gol que será campeão nos 90 minutos. A decisão está marcada para às 15h30 deste domingo no estádio RB, em Campo Mourão. Com grandes atrações e entrega das premiações após a decisão.

HOJE É DIA DE SÃO FERNANDO

São Fernando nasceu na Espanha, no ano de 1198, na família real. Fugiu daquilo que poderia perverter sua vida moral e tinha grande amor a Virgem Santíssima, pelo fato de ter ficado muito enfermo quando criança, e, através da intercessão de Nossa Senhora ele recuperou a saúde. Foi um jovem mariano e eucarístico. Fernando descobriu sua vocação ao matrimônio e casou-se com Beatriz. Teve 13 filhos. Assumiu o reinado e não descuidou de seu povo, tratando-os como filhos, em especial os pobres. Viveu um reinado justo marcado pela fé, caridade e esperança. Com a saúde fragilizada aos 54 anos, pegou uma grave enfermidade, recebeu os Sacramentos e quis comungar Jesus Eucarístico de joelhos, num ato de adoração. Abraçou a cruz, aconselhou os filhos e partiu para a Glória. São Fernando, rogai por nós!

EVANGELHO DO DIA sexta-feira, 30 de maio 2014

 Evangelho (Jo 16,20-23a)
— O Senhor esteja convosco. 
— Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. — Glória a vós, Senhor. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo. 22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”.  — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

29 de mai de 2014

PARABÉNS AURI SALVADOR


Quem já foi ao Baile do Hawai, a Noite de Queijos e Vinhos ou nos Anos Dourados na Arcam em Campo Mourão, ou já presenciou algumas dos cerimoniais da Copa Coamo de Cooperados – Futebol Suíço, só para citar alguns de muitos eventos, já se emocionou, vislumbrou e ficou encantado com as ideias, criatividades e maravilhas que tiveram o toque de Auri Salvador. 
Ele está de aniversário hoje e recebe cumprimentos. Felicidades amigo Auri. 

A visão do belo e do requinte, da simplicidade e da natureza, da qualidade, da organização e da exuberância, com toques pessoais, que encanta e faz bem aos olhos e ao coração. Esses são alguns dos atributos que marcam de maneira indelével a vida do catarinense Auri Salvador
Para fazer bem feito é preciso, segundo Auri "Ser curioso, observador, detalhista, criativo e gostar muito daquilo que faz." 
Auri Salvador, um artista de primeira.

O BASQUETE MOURÃOENSE EM 1973

Do Baú do Luizinho, copio o time mourãoense de basquete nos JAP´´s 1973 em Maringá. Com .., Valmor Barato, Auri Salvador, Luiz Paulo Schen, Wilson "Biju" e Hamilton Casarin agachados: Paulo Roberto, Luiz Carlos, Celso Ferrari (in memorian), Carlos Arenquem, Carlos "Kaká" e Roberto Braga. 

SÁBADO TEM POSSE DA DIRETORIA DA AML



Neste sábado, às 19 horas, em solenidade especial será empossada a nova diretoria da Academia Mourãoense de Letras. 2014-2016.
A nova diretoria terá como presidente, o historiador Jair Elias dos Santos Júnior - o primeiro a ser reeleito na história da entidade-, vice-presidente: Ester de Abreu Piacentini; Secretária Geral: Dirce Bortotti Salvadori; 1ª Secretária: Nelci Veiga Mello; Tesoureira Geral: Cristina Gláucia Schreiner Mota; 1ª Tesoureira: Dalva Helena de Medeiros; 1º Orador: José Eugênio Maciel; 2º Orador: Fábio Sexugi e bibliotecário: Alfredo Rafael Belinato Barreto.
A nova diretoria tomará posse em sessão solene neste sábado, oportunidade que tomará posse na cadeira 5, a professora Edcleia Aparecida Basso, eleita recentemente. 

EDCLÉIA: posse sábado na Academia Mourãoense de Letras

A professora Edcleia Aparecida Basso se tornará neste sábado, 31, oficialmente uma "imortal" da Academia Mourãoense de Letras (AML). Ela assumirá em cerimônia às 19  horas a cadeira de número 5, que tem como patrono o jornalista Dickson Fragoso Veras.
Perfil - Edcleia Basso é graduada em Letras Português-Inglês e Especialista em Língua Inglesa pela UEM. Mestre e doutora em Linguística Aplicada com área de concentração em Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela Unicamp. Possui cursos complementares em língua e metodologia de ensino de línguas no Canadá e na Inglaterra. Atua no Ensino Superior na Unespar/Campo Mourão desde 1986, lecionando Língua Inglesa, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado no curso de Letras. Nessa instituição foi também Coordenadora de Ensino do curso de Letras, Coordenadora Geral de Ensino e Chefe do Departamento de Letras.
Fundou e coordena há 15 anos o Centro de Línguas da FECILCAM (CELIN) e nele também atua com Português como Língua Estrangeira e com Inglês Instrumental. Coordenou vários cursos de Especialização na área de Língua Inglesa na FECILCAM, nos quais atuou como docente e orientadora de monografias e/ou artigos.Foi nomeada em 2011 coordenadora do PDE – Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná da Unespar/Campo Mourão, no qual atua também como docente e orientadora. É líder do grupo de pesquisa intitulado O professor de Línguas Estrangeiras: contextos, saberes e práxis, cadastrado no CNPq. Coordenadora do projeto interdisciplinar de extensão “Letramento e alfabetização matemática: acesso à cidadania plena”, que faz parte do Programa Universidade sem Fronteiras, financiado pelo Fundo Paraná. Nesta linha, coordena o projeto “A pesquisa interdisciplinar como base para as condições de Letramento e Numeramento de alunos da educação básica da rede pública”, apoiado pela Fundação Araucária, envolvendo pesquisadores de Linguística, Linguística Aplicada, Matemática, Economia e Educação. Parecerista ad hoc das revistas Signum; Linguagem e Ensino, Novos Horizontes (UnB), da editora IBPEX, bem como sou parecerista ad hoc de projetos de Iniciação Cientifica (Capes/UNEB). Junto ao INEP/MEC, atua como avaliadora de instituições e de cursos de Letras no país.

UNIDADE POLO conquista Futsal nos JEP´s em BF

A jovem e apaixonada pelo futsal feminino, Laís Cristina envia e-mail comunicando da conquista do título do time do Colégio Unidade Polo nos Jogos Escolares do paraná, regional de Barbosa Ferraz. "Fomos campeãs invictas na fase regional, vencemos Barbosa Ferraz, Fênix, Corumbataí do Sul e Roncador, tivemos um bom desempenho e estamos na preparação para a fase Macro dos JEP´s , que acontece de 4 a 9 de junho na cidade de Campina da Lagoa" diz Laís. Segundo ela, o time evoluiu e está firme para voltar a ganhar espaço, com todas as atletas mourãoenses.
O projeto Futsal conta com a lei de incentivo ao esporte. A equipe é comandada pelo técnico Guilherme Mamus e é base para as disputas dos Jogos da Juventude do Paraná, na Divisão A. 
A equipe de futsal feminino de Campo Mourão é mantida pelo município, por meio da Fecam, com os patrocínios de empresas como a Pedreira Casali, Fruto Maduro, Academia Coliseu, Depósito Marinho e Bio Fitness Personal Trainer.

QUE A ALEGRIA DE DEUS entre em nosso coração

"....Permitamos no dia de hoje que Deus pegue tudo aquilo que entristece o nosso coração, que entristece a nossa alma. Permitamos que Deus acolha em Suas mãos tudo aquilo que para nós é mágoa, é decepção, tudo aquilo que vai puxando o fio de desapontamento e tristeza dentro de nós. Permitamos que a alegria de Deus possa entrar em nosso coração!
No fundo da nossa alma, nós, muitas vezes, guardamos tristezas profundas. A tristeza é um câncer, é um mal, é terrível, machuca, dói, oprime e à medida que ela cresce também mata! Que Deus hoje cure a nossa tristeza, que a presença gloriosa de Jesus no meio de nós e a força do Seu Espírito transformem o nosso pranto em alegria, em vida nova! Padre Róger Araújo, Canção Nova

EVANGELHO DO DIA quinta-feira, 29 maio 2014

Evangelho (Jo 16,16-20)
— O Senhor esteja convosco. 
— Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. — Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”.17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”. 18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”.19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’ 20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.  — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

28 de mai de 2014

SÉRGIO STREIECHEN e a imagem do dia

Olha que bonito a imagem do dia, vinda de Ivaí, no Paraná, do primo e artista Sérgio Streiechen. Viva o talento que Deus dá a cada um.

ABRAHAM SHAPIRO: Caráter

O fulano veste-se bem, tem computador, tablet, celular de última geração e carrão. Fala de modo impressionante. Seu discurso causa arrepios – é um heroico defensor de sua empresa, e seus resultados sempre chegam. Ele vende “barbaridade” – como dizem os gaúchos.
Mas quando se dá um zoom em suas técnicas, o que se vê?
Ele patrocina cervejadas a clientes e visitas noturnas a lugares especiais para maiores de 18 anos.  Seus meios de manter relacionamento e negócios fazem de qualquer livro de ética nada mais que um bloco de papéis para embrulho.
Isto é profissional?
Um vendedor que faz vendas deste modo pode até trazer lucros para a empresa. Mas são lucros bons ou ruins? Qual é a qualidade destas vendas?  
Num mundo em que tanto se fala em sustentabilidade, até quando você calcula manter uma empresa por estes modos? 
Para você fazem alguma diferença os meios pelos quais os negócios da sua empresa se realizam?
Não se engane sobre isso. Trata-se de caráter.
Caráter é algo que se adquire durante a vida toda. Ele está presente em tudo. É o conjunto de traços psicológicos e morais que caracterizam um indivíduo.  É sua marca pessoal. Educação, laços familiares, amizades, experiências, crenças, modo de lidar com as crises e apertos, religião... são apenas alguns dos itens que compõem a índole das pessoas.
Como vai o caráter dos seus funcionários? E o seu? Detenha-se por um tempo e faça o balanço.
Uma dica. Gente que não sabe porque sua vida nunca está no prumo, gente cujas dificuldades estão sempre latentes e o convívio social em constante conflito, deve questionar seu caráter.
O caráter é a nossa constituição como pessoa. Assim, para alterá-lo o mínimo que seja é necessário ter uma vontade estrondosamente grande. E muita consciência. É questão de decisão pessoal fundada num desejo ardente e obsessivo de ser melhor. É um trabalho árduo, sim. Mas valioso e essencial.
Não pense que dinheiro, sozinho, constrói o que quer que seja.
Meu mestre, certa vez, tomou duas moedas com igual valor de face, e disse-me: “Este dinheiro é diferente deste outro. Parecem iguais. Mas para a sua informação, dinheiro é uma grandeza cujo lastro se determina por sua origem e pelo modo como foi ganho”.
O que é, então, o dinheiro conseguido com caráter e outro sem ele?
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473

PADRE MARCELO Rossi - "Já Deu Tudo Certo"

EVANGELHO DO DIA quarta-feira, 28 de maio 2014

Evangelho (Jo 16,12-15)
— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora.13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. 14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

27 de mai de 2014

NO CANAL 54: MATÉRIA ARCAM 41.000 FRALDAS

AS PESSOAS NÃO PODEM RECUSAR AS ORAÇÕES


MESMO NAS TRIBULAÇÕES e às prisões da vida não podemos deixar de lado o louvor e a ação de graças ao Senhor!

"Sabem, meus irmãos, a primeira coisa é justamente isto: em meio às tribulações e em meio às prisões que nós recebemos da vida e do mundo, em meio a todos os tormentos, nós não podemos deixar de lado o louvor e a ação de graças; não podemos deixar de rezar e nem de cantar hinos ao Senhor Nosso Deus. Nós iremos quebrar as correntes que nos aprisionam, nós iremos derrubar as cadeias que nos prendem, se nós tomarmos posse da oração e do louvor ao nosso Deus!
Sim, pois, muitas vezes, nós nos sentimos presos por dentro, sentimos algo aprisionando a nossa alma, o nosso coração e o nosso espírito; nós sentimos o desânimo, muitas vezes, tomando conta de nós e o remédio está no louvor, na ação de graças e no reconhecimento da presença amorosa de Deus no meio de nós.
O que converteu aquele carcereiro não foi o fato de ter havido um terremoto, mas o testemunho, a vivência alegre  e o louvor que os apóstolos testemunharam na prisão, na cadeia.
Não importa em que situação você se encontra, não importa se você está preso pelas tribulações, pelas dificuldades ou pelos sofrimentos, o importante é que você testemunhe pela oração, pelo louvor e pela ação de graças que Jesus está vivo e está entre nós! Dessa forma, nós, além de derrubarmos as cadeias e as correntes que nos aprisionam, nós iremos levar muitos a crer no nome do Senhor, não pelas nossas palavras, mas pela vida que testemunha aquilo em que acreditamos. Deus abençoe você!" Padre Roger Araújo, em texto no site Canção Nova.

EVANGELHO DO DIA terça-feira, 27 de maio 2014

Evangelho (Jo 16,5-11)
— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

26 de mai de 2014

COLUNA DO PROF. MACIEL: Ver.. Escrever...Ser

A gente pensa uma coisa, acaba escrevendo outra e o leitor entende uma terceira  e,enquanto  se passa  tudo isso, a coisa propriamente dita começa a desconfiar  que não foi propriamente dita”. Mário Quintana
O dicionário oferece sinônimos e significados das palavras,  o que oferece risco (perigo?) de levar uma pessoa a ter mais dúvidas que há pouco não tinha, interrogações emergidas daquela consulta, diante de uma palavra com os seus muitos equivalentes.
Qualquer texto pode ter armadilhas, colocadas pelo próprio escritor. Elas aparecem do nada ou do quase nada para apanhar quem lê, atento ou distraído. E se não existe na intenção e no conteúdo do texto, a armadilha surge a partir do leitor, desconfiado ou com a certeza sobre quem escreveu, “ele quer me pegar”.     
"O que o autor quis dizer?” A conhecida afirmação poderá conter uma crítica preliminar injusta, afinal, o escritor poderá ter dito, o “quis” é um eufemismo empregado por quem não entendeu e não assume não ter compreendido. “Eu não entendi o que ele escreveu”, não deixa de ser a transferência da responsabilidade, quando alguém não entende uma mensagem quer transferir automaticamente a culpa ao mensageiro, é ele quem tem que se virar para fazer com que o recebedor da mensagem entenda. Será?
Evidentemente que não tem uma escala, mas existem muitas palavras e significados, além do sentido a ser empregado conforme o conteúdo em que elas serão inseridas, que podem apontar o desconhecimento médio, elevado ou pouco de um leitor.
Todo mundo sabe o significado da palavra casa. E o significado da citada palavra ficará claro quando no contexto do texto. Uma antiga propaganda, “quem casa quer casa” é um exemplo ilustrativo. E as palavras se casam envolvendo sentimentos, sentidos, sinônimos, textos e contextos. E as palavras não apenas se casam, elas se separam, quando se descasam.   
Casar as palavras entre elas, a produção do texto faz de quem escreve o mestre da cerimônia do casamento, a celebração que reúne sinônimos, significados, sentidos, antônimos, tornando o dicionário invariavelmente o altar do encontro. Curiosamente, “juras eternas” não valem sempre, o tempo, a cultura tudo se encarrega de transformar o conteúdo das palavras que ganham e perdem sentidos no envolver do tempo, língua e vocabulário que criam, recriam todas elas, enterrando-as ou fazendo renascer.
Caso uma palavra não case com outra, é o escritor ou o acaso levando-nos a ter todas as palavras sem compreendê-las, ou não dispor de nenhuma e entendê-las todas elas.  
Fases de Fazer Frases (I)
Saber guardar um segredo é esquecer onde ele foi guardado.
Fases de Fazer Frases (II)
Não sentir saudade é não ter falta, e a falta de saudade é o não sentir.
Fases de Fazer Frases (III)
O mentiroso costuma desconfiar quando todos facilmente acreditam nele.
Fases de Fazer Frases (IV)
Cabe acentuar ou não: o revólver faz revolver qualquer um.
Fases de Fazer Frases (V)
A pausa do silêncio não é surda.
Olhos, Vistos do Cotidiano
Será pouco o tempo necessário para Campo Mourão atingir 60 mil veículos. Números precisos atuais informam, são 57 mil,736 veículos, segundo informou a Coluna do Ely, na última quinta. É preciso salientar, o crescimento prossegue no número de veículos, enquanto que as vias públicas sofreram pouquíssimas alterações para trafegabilidade. Vagas de estacionamento, congestionamento e uma parcela dos condutores que não respeitam o trânsito são fatores presentes cotidianamente, a carecer uma urgente intervenção na chamada mobilidade urbana. 
Somada ao volume de veículos em circulação, é a quantidade de carros das cidades circunvizinhas, ambulâncias, ônibus e vans (transporte escolar) integram o cenário urbano. 
Reminiscências em Preto e Branco
É pouco 16 anos? Se o tempo for de uma guerra sangrenta, evidentemente é muito. Masé nada, se comparado com mais 100 anos. França e Inglaterra travaram um longo embate bélico conhecido na História como a Guerra dos cem anos. Na verdade durou 116 anos (1337 a 1453).
José Eugênio Maciel, professor, sociólogo, advogado, membroda Academia Mourãoense de Letras e do Centro de Letras do Paraná.

PARABÉNS AMANI Spachinski de Oliveira

Amani Spachinski de Oliveira, paranaense de Pinhão, no Centro-Sul, há 55 km de Guarapuava, completa hoje mais um aniversário. Parabéns e muitas felicidades. Ele foi homenageado na ENTREVISTA DE DOMINGO aqui no BLOG DO ILIVALDO. Confira, copie o link http://ilivaldoduarte.blogspot.com.br/2011/02/nascido-no-municipio-de-pinhao-estado.html
Filósofo, teólogo, professor, escritor e poeta, licenciado em Filosofia, Sociologia e Psicologia, com especialização em Filosofia Clínica e pós-graduação em Psicopedagogia e Filosofia.
Filho de Rozendo Mendes de Oliveira e Maria de Lourdes Spachinski de Oliveira, Amani em 1980 foi ordenado padre pelo Bispo Dom Frederico Helmel e exerceu o ministério sacerdotal em Pitanga – PR até em 1983 quando “deixou a batina” e casou-se com Rita de Cássia Cartelli de Oliveira.
Cidadão ativo e participante que está em Campo Mourão desde 1993 quando assumiu a direção do Senac e lecionou aulas de Filosofia, Amani integra diversas entidades - Associação Mourãoense de Escritores (AME), Academia Mourãoense de Letras, Academia Mourãoense de Filosofia, Academia Virtual Brasileira de Letras, Academia Literária da Língua Portuguesa, Centro de Letras do Paraná, Fundação São José de Ciência Humanas e Religiosas e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Caminho de Peabiru na Região de Campo Mourão (NECAPECAM).

EVANGELHO DO DIA SEGUNDA-feira, 26 de maio 2014

Evangelho (Jo 15,26–16,4a)
— O Senhor esteja convosco. 
— Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. — Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15,26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

25 de mai de 2014

ARCAM 41.000 FRALDAS: VOLUNTÁRIOS DE PRIMEIRA

Na imagem de Irineu Ricardo, o último ato na produção das 41.000 fraldas: foto para a posteridade tendo ao fundo as caixas com as fraldas produzidas em 24 de maio 2014. Parabéns a todos. Sensacional.

ARCAM 40 ANOS: parcerias que deram certo para 41.000 fraldas

A parceria entre Coamo, Arcam, o programa de qualidade 5S da Coamo e a Casa das Fraldas foi um sucesso. Resultou na produção de 41.000 fraldas com a participação de mais de 1.000 associados da Arcam e familiares no histórico sábado, 24 de maio 2014, no ginásio da Arcam, em Campo Mourão. Parabéns a todos.

MISSÃO CUMPRIDA 41.000: A marca da Vitória!

A missão cumprida de produzir 41.000 fraldas pelos associados voluntários da Arcam na data inesquecível de 24 de maio de 2014, com o término da missão às 17h10, entrou para a história da nossa associação, presidida pelo entusiasta Aquiles Dias. E no caso do Projeto "Arcam 40 Anos: 40.0000 Fraldas", destaca-se sobremaneira o trabalho maravilhoso e concentrado coordenado pelo professor Paulo Gilmar Fuzeto, o nosso dinãmico gerente da Arcam, uma lenda viva no esporte e na administração esportiva de Campo Mourão. 
Em 2009, dia 29 de março, no início deste BLOG, tive a oportunidade de homenageá-lo naquela que passaria a ser uma coluna muito esperada e acessada, valorizando as pessoas da nossa terra, a ENTREVISTA DE DOMINGO. 

http://ilivaldoduarte.blogspot.com.br/2009/03/entrevista-de-domingo-paulo-gilmar.html

Naquela homenagem, relatei a história deste "Menino de Marumbi"  que reside em Campo Mourão desde 1965 - foi trabalhar no restaurante Plaza como copeiro, office-boy no Cartório Acir e de 1970 a 1975 no Cartório da Rosimery Kffuri, quando iniciou estudos em Educação Física na Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Gilmar sempre está bem acompanhado, e sempre escala os melhores na garra, determinação, vontade, entusiasmo e obstinação para vencer, pois entende que se o grupo estiver firme, forte e juntos, nenhuma derrota acontecerá. E com alegria e incentivo, conclama sempre todos para empunhar a bandeira daquela atividade, como foi ontem a missão de produzir 40.000 fraldas, mas que passou e terminou 41.000 fraldas. 
Gilmar, um dos mais respeitados e vitoriosos esportistas e lenda vida da nossa história mourãoense.
Ao lado do presidente Aquiles e do diretor Juscelino Fernandes Costa, tenho orgulho e estamos juntos no projeto "Arcam 40 Anos" , com a certeza da vitória, pois temos a Marca da Vitória, abençoados por Deus.
Pois segundo o grande campeão Ayrton Senna, "Quando Deus quer não há quem não queira". VIVA!

PLANTÃO DO BLOG: Adiada para domingo decisão do Amadorzão

O bom sendo prevaleceu. A Liga de Futebol de Campo Mourão anuncia que devido as fortes chuvas das últimas horas, a decisão do Amadorzão 2014 entre Esporte Clube América e Quinta do Sol foi transferida para o próximo domingo, 1º de junho, às 15h30, no estádio Roberto Brzezinski. "Com as chuvas deste domingo não seria possível colocar em pratica tudo o que foi preparado para esta grande final entre América e Quinta do Sol. Portanto a final vai acontecer domingo que vem, no mesmo horário e local", explica Roberto Soares, presidente da LFCM.

CM FUTSAL perde a 5ª seguida: 4 a 1 para o Marreco

Não foi desta vez que o Campo Mourão Futsal se reabilitou no Campeonato Paranaense de Futsal - Chave Ouro. Mesmo jogando em casa, o tricolor mourãoense foi goleado pelo Marreco Futsal de Francisco Beltrão, por 4 a 1, no ginásio Valternei de Oliveira, no grande Lar Paraná. Elenco reduzido, jogadores jovens sendo aproveitados e utilizados para compor o grupo e a redução de recursos financeiros, são a marca do Campo Mourão na temporada deste ano.
O próximo jogo será daqui a duas semanas, novamente em casa, contra o Clevelândia. 
Campanha: O Campo Mourão Futsal tem 7 pontos, com duas vitórias (Cascavelense por 6 a 1 e Paranavaí por 3 a 0); um empate (1 a 1 com Maringá) e seis derrotas (Guarapuava por 4 a 1, Marechal Rondon 3 a 0, Umuarama 4 a 2, Ponta Grossa 2 a 0, Ampére 2 a 1 e Marreco 4 a 1.Está atrás do Paranavaí (8) e Foz (10) e a frente somente do Clevelândia (1) e Cascavelense (0).

EVANGELHO DO DIA Domingo, 25 maio 2014

Anúncio Evangelho (Jo 14,15-21)
 — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15Se me amais, guardareis os meus mandamentos, 16e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: 17o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. 18Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. 19Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. 20Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós. 21Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. Palavra da Salvação. Glória  Vós Senhor.

24 de mai de 2014

MISSÃO CUMPRIDA com 41.000 Fraldas: ARCAM 40 ANOS


MISSÃO CUMPRIDA: 41.000 FRALDAS Arcam 40 Anos


41.000 FRALDAS ARCAM destaque na RPC TV Cultura

ASSISTA clicando ou copiando no seu navegador: http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-2edicao/videos/t/edicoes/v/voluntarios-lotam-ginasio-de-campo-mourao-a-favor-da-solidariedade/3369106/

BOMBEIRO MOURÃOENSE JOSÉ CARLOS disputa dia 1º de junho na Espanha o Campenato Mundial de Duathlon

Uma das paixões do bombeiro mourãoense José Carlos de Souza é correr e pedalar. Com grande experiência no esporte, ele viaja neste domingo (25) para São Paulo, onde na segunda (26) embarca para Pontevedra, na Espanha - cidade a 500 quilômetros da capital Madrid. Na Espanha, José Carlos irá participar dia 1º de junho o Campeonato Mundial de Duathlon que reúne diversos atletas de todos os continentes, nas provas de ciclismo e corrida. 
O corredor mourãoense disputará a categoria stand, na faixa etária de 35 a 39 anos, com distância de 10 quilômetros de corrida, 40 de pedal e mais 5 de corrida, fruto dos índices obtidos no Campeonato Brasileiro de 2013 e 2014.
O atleta tem o apoio do Município de Campo Mourão, através da Fundação de Esportes (Fecam), e empresas como Sanecamp, Goiogás e Viação Mourãoense, além da Fisiocorpo e da PRO-UMB Assessoria Esportiva. Com 39 anos, José Carlos faz parte da corporação do Corpo de Bombeiros de Campo Mourão.

ANTONIO MAIOLI, parabéns!

Na festa deste ano inesquecível do Campo Mourão Basquete, Antonio Maioli está na imagem no ginasinho JK em um dos intervalos de um jogo do time mourãoense ao lado da esposa Mônica. Na imagem com a camisa vencedorado CM Basquete, mas no dia a dia ele não tira mesmo é a verde do nosso Palmeiras. 
Maioli, gente simples, bacana e inteligente, completa hoje o níver de 2014 e recebe congratulações dos amigos. Maioli, parabéns! Guardei a postagem desta imagem para esse dia tão especial. Viva!
Muitas bençãos e graças para você ao lado de quem ama e quer bem. Continue sempre tocando de primeira e promovendo o bem e a paz, viva!