30 de jun. de 2014

PROFESSORA HELENI DOS SANTOS: gratidão e emoção pela Comenda VIDA E LIBERDADE da Academia Mourãoense de Letras

A mais nova Comendadora de Campo Mourão, professora Heleni dos Santos Ferreira - agraciada no sábado,28, com a Comenda Vida e Liberdade da Academia de Letras de Campo Mourão fez um belo e profundo discurso que emocionou não só seu esposo João Nereu, sua mãe e filhos, mas amigos, companheiros e convidados. 
Posto alguns dos trechos da emoção e felicidade da homenageada nascida em Laranjeiras do Sul na noite especial de 28 de junho em Campo Mourão. 
"Agradeço a Nosso Deus, Supremo Senhor, Criador e Mestre, é ele que nos permite usufruir, vivenciar, experimentar esse momento único e inesquecível. Ele é o dono absoluto da minha vida. Deu-me todos os bens e tudo que preciso: uma família maravilhosa, em especial meus pais, aos quais agradeço por terem proporcionado a minha vida. Meu pai, em memória, guerreiro na verdadeira concepção da palavra, defendeu nosso País durante a 2ª Guerra Mundial. Minha mãe, dona de casa, também heroína, que hoje aos 86 anos, viajou 300 km para me dar a honra de sua presença neste momento tão importante de minha vida. Proporcionou-me a dádiva de ser mãe de filhos admiráveis e abençoados, a Francielly, o Maicon e um terceiro, que se encontra junto a Deus no céu.
Presenteou-me com uma pessoa querida, meu esposo João Nereu. Fez-me uma pessoa simples, mas corajosa, batalhadora e vencedora. "
"Agraciou-me com ótimos trabalhos para desenvolver minha vocação e talentos. Deu-me saúde, inteligência e vontade de vencer. Permitiu obstáculos, dificuldades e acidentes de percurso, mas ao mesmo tempo me deu coragem, força e luz para superá-los." "Disponibilizou-me pessoas amigas, amigos e parceiros especiais em meu dia a dia. E, para coroar tudo isso, me trouxe aqui hoje diante de outros filhos seus, pessoas especiais e seletas, às quais tenho a honra de comemorar e  cumprimentar nesta brilhante solenidade."
"Hoje para mim é realmente uma noite de glória e muita emoção, onde a única palavra que cabe é Gratidão. Externo à Academia Mourãoense de Letras o mais profundo reconhecimento  por terem me honrado com esta homenagem tão significativa e importante comenda, intitulada ”Vida e Liberdade”. Estendo esta homenagem a todos os profissionais da Educação e da Cultura, que de uma forma ou outra, estiveram e estão engajados na nobre missão de servir ao ensino de nossos filhos. A todos que participaram comigo nestes 38 anos de atividades na Educação Municipal de Campo Mourão e, em especial, aos que estiveram e estão na Escola Monteiro Lobato." 
"Eu jamais imaginei que um dia receberia uma homenagem tão significativa e valiosa como esta. Foi uma grande e gratificante surpresa para mim quando o Acadêmico Ilivaldo Duarte, por telefone me deu a notícia, já passava das 23 horas do dia em que houve a votação e a indicação de meu nome para a comenda “Vida e Liberdade”, fiquei paralisada sem saber o que dizer e até hoje, parece-me que é um belo sonho.  Desses sonhos que a gente quer vivê-lo intensamente."
"Quero fazer um agradecimento muito especial ao acadêmico professor Amaní, que apresentou meu nome a essa Academia para as formalidades estatutárias à escolha, professor, minha gratidão eterna, bem como, a todos os demais acadêmicos."
"E minha maior alegria é ver que muitos dos membros da Academia, acompanharam e participaram de perto da minha vida profissional, até mesmo pessoal, aos quais tomo a liberdade em fazer uma referência especial a alguns como: a Professora Nelci Tomadom, filha da Dona Maria da Luz em memória, juntamente com a Ione Luci Canali também em memória  que foram as  primeiras pessoas que acreditaram em mim e deram  me  a oportunidade de trabalhar nesta profissão que tanto amo. Aos professores Assabido, Agenor, Marcia Linhares que foram meus professores na Faculdade. Professor Eugênio Maciel meu companheiro de trabalho, então meu chefe, Secretário de Educação, com qual aprendi muito. Os acadêmicos, Prof. Amaní, Dr. Robervani, Ester Piacentini Edina Simeonato, Elza Paulino, Dirce Salvadori, Sinclair, Maria Joana, que  muito colaboraram com seus ensinamentos, palestras, cursos, formação continuada para pais, professores e alunos da Escola Monteiro Lobato,   Em fim a  Maioria dos Acadêmicos  acompanharam e participaram de perto a minha vida."
"..... por fim rendo toda a minha gratidão a comunidade e família Monteiro Lobato, onde passei 26 anos de minha vida.Sem vocês com certeza a minha e nossa historia não seria escrita assim, nem estaria sendo registrada com tantas honrarias e por certo, eu não estaria aqui."
"Termino parafraseando Willian Shakespeare: 
"A GRATIDÃO É O ÚNICO TESOURO DOS HUMILDES”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário