21 de jun. de 2014

PALMEIRENSES perdem seu maior goleiro: Oberdan

"Faleceu o maior e melhor goleiro da nossa história, Oberdan Cattani. O homem se vai, mas a lenda é eterna!! 
Que Deus conforte todos os familiares!! Descanse em paz Oberdan, você jamais será esquecido por nós, Palmeirenses!." São palavras do grande goleiro Marcos, da Sociedade Esportiva Palmeiras na rede social.

Oberdan Cattani era motorista de caminhão quando fez seu primeiro teste, num dia de folga do serviço. Apresentado antes por seu irmão, foi efetivado em 1941, permanecendo no clube até 1954, tendo disputado 351 jogos com a camisa alviverde.
De estatura elevada, mãos grandes e elasticidade, suas defesas o tornaram um dos goleiros brasileiros mais famosos dos anos 40, Segunda Guerra impediu a realização das Copas do Mundo.
período em que a 
Seu nome está entre os maiores ídolos do Palmeiras. No seu currículo pelo clube, há quatro títulos de Campeonato Paulista (1942, 1944, 1947 e 1950), o Torneio Rio-São Paulo de 1951 e a Copa Rio Internacional de 1951. Neste último, o alviverde superou a Juventus da Itália e conquistou o torneio, considerado pelo clube um título mundial. Na conquista, Oberdan ficou na reserva do goleiro Fábio Crippa. Uma característica marcante de Oberdan, era que ele conseguia segurar a bola com apenas uma das mãos. Faleceu no dia 20 de junho de 2014, aos 95 anos. A causa da morte foram complicações cardíacas causadas por uma pneumonia.

2 comentários:

  1. Salve Oberdan, tua legião de palmeirenses te saudam.

    ResponderExcluir
  2. Agora Oberdan se junta aos imortais da história do palmeiras, o time agora está completo
    novamente. Deve ter tido uma festa maravilhosa para marcar o reencontro com Valdemar
    fiume, junqueira,oggi,turcão.lima.viladoniga e todos mais lá no céu. Salve oberdan tua
    legião de palmeirenses te saudam.

    ResponderExcluir