24 de mar. de 2014

PAPA FRANCISCO pede aos meios de comunicação fugir do caminho da mentira e da falsidade

O Papa Francisco reuniu-se com cerca de 400 membros da Associação Corallo, que reúne empresas de meios de comunicação, na Sala Clementina, e pediu-lhes fugir do caminho da mentira e da falsidade e de três pecados: a desinformação, a calúnia e a difamação.
O Santo Padre assinalou que “permito-me falar um pouco sobre isto. Para mim, os pecados da mídia, os maiores, são aqueles que seguem pelo caminho da mentira e são três: a desinformação, a calúnia e a difamação”.
“Estes dois últimos são graves, mas não tão perigosos como o primeiro. Por que? Vos explico. A calúnia é pecado mortal, mas se pode esclarecer e chegar a conhecer que aquela é uma calúnia. A difamação é um pecado mortal, mas se pode chegar a dizer: ‘esta é uma injustiça, porque esta pessoa fez aquela coisa naquele tempo, depois se arrependeu, mudou de vida’”.
“Mas a desinformação é dizer a metade das coisas, aquilo que para mim é mais conveniente e não dizer a outra metade. E assim, aquilo que vejo na TV ou aquilo que escuto na rádio não posso fazer um juízo perfeito, pois não tenho os elementos e não nos dão estes elementos. Destes três pecados, por favor, fujam! Desinformação, calúnia e difamação”.
“O vosso trabalho deve desenvolver-se nestes três caminhos: o caminho da verdade, o caminho da bondade e o caminho da beleza. Mas verdades, bondades e belezas que sejam consistentes, que venham de dentro, que sejam humanas. E, no caminho da verdade, nos três caminhos, podemos encontrar erros, e mesmo armadilhas”.
“’Eu penso, busco a verdade…’: estejais atentos a não tornarem-se intelectuais sem inteligência. ‘Eu vou, busco a bondade…’: estejais atentos a não tornarem-se eticistas sem bondade. ‘Me agrada a beleza…’: estejais atentos a não fazer aquilo que se faz frequentemente, ‘maquiar’ a beleza, buscar os cosméticos para fazer uma beleza artificial que não existe”.
Francisco destacou que “a verdade, a bondade e a beleza é como vem de Deus e estão no homem. E este é o trabalho da mídia, o vosso trabalho”. Fonte: acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário