13 de fev. de 2014

JOGO RÁPIDO com Jair Elias dos Santos Júnior, presidente da Academia Mourãoense de Letras (AML)

Jair Elias dos Santos Júnior, quais foram os principais momentos da Academia Mourãoense de Letras (AML) em 2013?
Tivemos bons momentos. A entrada de novos membros deu um novo vigor para a entidade. Fizemos em abril, um debate sobre a atuação do regime militar em Campo Mourão. Este evento foi pioneiro e tocou num assunto que não quer calar na história da cidade. No ano passado a entidade voltou-se mais para sua organização interna e no seu fortalecimento. Creio que a etapa de organização foi vencida.  
Quantos membros a AML tem hoje e qual a sua missão?
A AML tem 39 membros hoje. Até março deveremos escolher o primeiro ocupante da Cadeira 5, devendo desta maneira, preencher as 40 cadeiras da entidade. A missão da Academia é o cultivo, a preservação e a divulgação de vernáculo e da literatura, nos seus aspectos cientifico, histórico e artístico, podendo participar de iniciativas úteis ao desenvolvimento cultural de Campo Mourão, do Paraná e do Brasil.
E no tocante aos projetos para 2014?
O principal projeto da Academia para 2014 é consolidar suas finalidades e promover a difusão da literatura e da cultura mourãoense. Neste ano a entidade estará vivendo uma nova fase, agora organizada, madura e preparada para os novos desafios impostos.  
O que é ser membro de uma Academia de Letras?
É uma experiência fantástica. É conviver com pessoas de diferentes pensamentos. E mesmo com as diferenças, manter o respeito e o diálogo faz que esta vivência seja harmoniosa.  
Qual sua mensagem a comunidade mourãoense.
A comunidade pode ter a certeza que vai encontrar na Academia Mourãoense de Letras uma parceira na defesa da sua cultura, tradições e raízes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário