17 de fev. de 2014

ENTREVISTA DE DOMINGO: Edilson Marques Bizerra

Maringaense de nascimento, mas mourãoense de coração desde 1981, o empresário e líder católico, coordenador do projeto Cristo É Nosso Show, e             ex-jogador nos tempos áureos do salonismo mourãoense na década de 80, Edilson Marques Bizerra, é o homenageado deste mês na ENTREVISTA DE DOMINGO. "Minha infância foi pobre, mas cheia de alegrias. Vivi em uma chácara - Vale Azul em Maringá, e depois nos mudamos em 1975 para a Vila Operária, em Maringá. Sou honesto e trabalhador, procuro sempre fazer o melhor, sabendo que meu humano precisa muito da ajuda do Senhor para que faça o melhor segundo sua vontade. Cresci vendo o  trabalho e dedicação dos meus pais, os quais são grandes exemplos para a minha vida", conta Edilson Bizerra. Ele começou a trabalhar aos16 anos na Coamo, como arquivista. "Fiquei na Coamo de 1983 a 1993, foram tempos de grande aprendizado que carregarei para toda a vida..",
Ótima leitura com a história de vida em textos e 60 imagens de Edilson Marques Bizerra na ENTREVISTA DE DOMINGO. 


QUEM É EDILSON MARQUES BIZERRA?  Sou filho de Antonio Marques Bizerra e Opélia Leite Marques. casado com Andiara Priscila Goldoni Bizerra e pai de Isabela Bueno Bizerra e Arthur Goldoni Bizerra. Nasci dia 15 de fevereiro em 1967 na cidade de Maringá. 
ONDE E COMO FOI A SUA INFÂNCIA?  Foi pobre, mais cheia de alegrias.  Vivi em uma chácara no Vale Azul, em Maringá. Depois nos mudamos (1975) para Vila Operária, em Maringá.  Cresci vendo o  trabalho e a dedicação dos meus pais, os quais são grandes exemplos para a minha vida.
COMO FOI SUA ATUAÇÃO NA JUVENTUDE?  Minha juventude foi sempre muito tranquila, sem bebidas e outros vícios. Sempre procurando  jogar  futebol com amigos e estudar,  já que meus pais sempre exigiram que eu estudasse. Pude acompanhar de perto os treinos do Grêmio Maringá, pois morava próximo ao "Brinco da Vila" - local de treino,
e vê-los chegar ser campeão paranaense em 1977 foi muito especial. 


Estudei em colégios de Maringá, onde minha mãe trabalhava como  zeladora. Em Maringá  sempre trabalhei,  desde lavar calçadas da casa de minha madrinha,  até entregar  panfletos em campanhas . Quando mudamos para Campo Mourão (1981) estudei no Colégio Unidade Polo e depois no Colégio Estadual.  Aqui já ajudava um pouco meu primo João Barbosa e a tia Marina, e meu finado avô Aurino (foto) , que tinham bancas de venda de mantimentos no Mercadão Municipal.
QUE HISTÓRIAS OU FATOS LEMBRA? Nossa, muitas lembranças boas. Recordo que quando vinha nas férias em Campo Mourão, meu finado avô Aurino me tomava pela mão e levava no Supermercados Catarinense (hoje, Lojas Americanas), para fazer compras, muito bom.  Guardo em meu coração o apoio que tive, do meu primo João Barbosa (Decorações Barbosa) para que eu jogasse futebol. Até chuteiras ele comprou para mim. Lembro do meu primeiro treino na escolinha de futebol de campo, aqui em Campo Mourão (1981).
No primeiro lance dei um chapéuzinho em um grande amigo, o Marcelo Pelizzer, e daí por diante tive confiança de que poderia jogar e jogar até bem. Jogamos contra São Carlos que havia feito uma turnê pelo mundo e veio em Campo Mourão. Joguei  um Campeonato Paranaense de futebol de campo,  onde foi feita uma seleção regional e eu estava presente. Nestes jogos pegamos o Cascavel que tinha como meio de campo o Capitão, que foi um grande jogador da Portuquesa.
COMO O SENHOR SE AUTODEFINE?  Honesto e trabalhador. Procuro sempre fazer o melhor, sabendo que meu humano precisa muito da ajuda do Senhor para que faça o melhor segundo sua vontade.
DESDE QUANDO EM CAMPO MOURÃO? Estamos em Campo Mourão desde 1981. Viemos da cidade de Maringá. Meu pai saiu do DER de Maringá  e veio para Campo Mourão para trabalhar com meu tio José, na Cerealista Bezerra.
COMO FOI E ONDE SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Aos 16 anos entrei para trabalhar na Coamo, como arquivista. Fiquei na Coamo  de 1983 a 1993. Foram tempos de grande aprendizado que carregarei por toda vida. Em 1993, tendo saído da Coamo,  o Getulinho - Getúlio Ferrari Júnior-  me convidou para trabalhar com ele na Fundação de Esportes (Fecam).
Na Fundação trabalhei na área Administrativa, sendo muito feliz com uma equipe extremamente competente e unida. Também tive uma experiência muito boa quando fui coordenador geral e tesoureiro da Festa Nacional do Carneiro no Buraco entre 2001 e 2004. Hoje, sou auditor de tributos na Secretaria de Fiscalização do Município,  e proprietário da Confecções Maranatha.
O QUE FEZ NO SEU TRABALHO QUE NÃO FARIA DE NOVO? Sempre procurei agir corretamente no meu trabalho, por isso não me arrependo de nada que fiz, para que possa desejar fazer de novo. Claro que cometi erros, mas sempre agindo honestamente.
E A SUA ATUAÇÃO NA COMUNIDADE?  Hoje, estou coordenador do grupo de oração "Filhos de Maria" da Paróquia São Francisco de Assis, que se reúne toda terça-feira às 19h30. Sou presidente da Associação de Evangelização Cristo É Nosso Show que realiza o evento em novembro (há 11 anos), o site de evangelização,  e o Festival de Música Cristo É Nosso Show em setembro ( há 6 anos). Além disso, sou membro do Núcleo Diocesano de pregação da RCC. 
E neste momento estou coordenando o Carnaval com Cristo - acontecerá dias 03 e 04 de março, na Paróquia São francisco de Assis.
DE TODAS ESTAS ATIVIDADES, QUAL MAIS O SENHOR DESTACA? Gosto muito de visitar às famílias, pessoas doentes, através do meu grupo de oração, pois ali crescemos juntos,  vemos diversas necessidades, onde procuramos ajudar com nossa oração e carinho.  
COMO ENTROU A PARTICIPAÇÃO CRISTÃ EM SUA VIDA? POR QUÊ? Busquei Jesus porque tive nefrite cronica nos rins, perdi os dois rins. Queria muito continuar jogando futsal e neste tempo de busca da cura, o Senhor me envolveu com seu amor e transformou o meu coração para ser usado por ele.  Em 10 de fevereiro de 1998 na mesma Santa Casa de Maringá, onde havia nascido,  ocorreu meu transplante de rim, o qual teve por doadora minha irmã a Maria de Fátima (foto). 
O que mudou? Praticamente tudo, no mesmo ano do transplante (1998), participei do Encontro Nacional de Universitários Católicos Carismáticos em Presidente Prudente, que visa implantar grupos de oração nas faculdades, os GOUS (foto abaixo). Ali vi um grande sinal de Deus. Deixei de marcar gol no futsal para marcar gols na evangelização.
Neste mesmo encontro o Senhor falou ao meu coração para construir uma capela na Fecilcam (foto abaixo), o que ocorreu com a ajuda de muitos. E ela está lá para todos os universitários e comunidade terem seus momentos de oração e louvor a deus.  
O QUE SIGNIFICA O PROJETO CRISTO É NOSSO SHOW? Um plano de Deus para nossa comunidade, que falou  em  meu coração e depois  em outros corações, para levar a muitos, momentos de alegria, paz e principalmente fazerem um encontro pessoal com Jesus Cristo. É preciso destacar neste processo a participação e apoio dos padres que foram do Santuário e os atuais: Padre Reinaldo kuchla, padre Carlos Alberto, padre Ivan, padre Apolinário e padre Carlos Cézar. 

Destaco ainda a participação de Dom Mauro, que foi a primeira pessoa com quem falei sobre o evento. Ele me deu sua benção e acatou a ideia.

QUAIS OS RESULTADOS DESSA CAMINHADA DE 11 ANOS, DA PRA MENSURAR?  Não tem como descrever o tamanho que é a ação de Deus nesta nossa caminhada, pois existem vários testemunhos de pessoas que receberam graças de Deus em suas vidas. Entre eles, um jovem que sentiu o chamado para ser sacerdote durante o evento, cura de um menino que faria uma cirurgia do coração. Minha tia foi curada da trombose, tem conversões, enfim, muitas coisas aconteceram. 
Para mim uma das coisas que mais marcou foi em 2009 quando veio o padre Reginaldo Manzotti,  o evento estava com uma série de problemas. 

Estava dirigindo e rezando a caminho do parque de exposições, indo pelo Jardim Albuquerque e questionava a Deus o porque  de tantos problemas. Foi aí que senti Deus me falando: “eu nunca te falei que seria fácil”. Está ai a resposta do porque nós desistimos de fazer o bem, pensamos que será fácil e na verdade não é. Precisamos sim fazer o bem sendo fácil ou não, onde a nossa única garantia é a eternidade. 
QUAL O ESPORTE PREFERIDO, ÍDOLO E TIME? Meu esporte é o futebol. Um grande jogador é Zico, e o meu time é claro,  o Flamengo.
QUANTOS TÍTULOS E ONDE JOGOU? O título máximo para mim, foi um quarto lugar no Campeonato Paranaense de 1994 pela Arcam, onde o primeiro lugar foi para a equipe da Inpacel, que tinha a base da seleção brasileira de futsal (Manoel Tobias, Fininho, Vander, Ortiz, Serginho, entre outros). 

Joguei também o Campeonato Paranaense de Futsal,  pela Mecânica Marcos em 1995 onde ficamos entre os oito melhores do estado.

Em Campo Mourão estive na sequência da conquista de seis campeonatos citadinos seguidos com a Arcam. 

Também conquistei Jogos Universitários e campeonatos municipais e regionais, sendo um deles jogando com o craque de futsal Biraney e com o Robertinho por Moreira Sales. 
Tive o prazer também de jogar pelo clube 10, Fertimourão e Joper. 
Não é um titulo, mas uma honra para mim jogar com o Carlão Tagliari-
 onde creio ter sido o ultimo campeonato paranaense que ele participou, e eu estava iniciando em jogos do paranaense. 
Pelo Município joguei alguns Jogos Abertos sendo o primeiro em Pato Branco (1987).
 QUAL O MELHOR TIME QUE JÁ JOGOU? Arcam, sem duvidas, não porque tinham grandes craques, mas porque eramos unidos, tínhamos uma família que gostava de futsal.
 E O MELHOR QUE ENFRENTOU? Seleção brasileira em um amistoso no JK, creio que era em 1992, joguei pela Fertimourão. Perdemos por 11 a 1.  Sai de quadra feliz, dei uma caneta no morruga.... Também joguei contra o Inpacel de Carambeí, que tinha a base da seleção brasileira.
COMO O SENHOR ANALISA O MUNDO HOJE? Necessitado de Deus e de viver seus ensinamentos.  Infelizmente, o mundo ensina  que  fazendo para si  já está bom, esquecemos o outro. Vivemos num mundo egoísta devido as várias necessidades que encontramos.  Jesus nos fala em sua palavra que, aquele que diz amar a deus que não vê,  e não ama o irmão que vê,  é mentiroso. Precisamos fazer melhor nossa lição de casa, antes de sermos chamados a morada eterna.
MAIS INDIVIDUALISTA? Sim, somos preocupados no ter e esquecemos de ser, e um dos que sofrem são nossos filhos, pois nosso tempo é todo dedicado ao trabalho, e quando chegamos em casa estamos cansados, e não damos a devida atenção a eles.
E A IMPORTÂNCIA DA RELIGIÃO? Fundamental, conhecemos que jesus fez o bem, assim o devemos seguir para também fazer o bem, e  a vida em comunidade que nossa  igreja proporciona,   nos traz riquezas imensuráveis, pois encontramos pessoas muito ricas espiritualmente,  que através dos seus testemunhos de vida, nos leva a refletir para sermos melhores.
QUEM EM CM É UM ESPORTISTA EXEMPLO? Beline, não era um craque, mais um exemplo de dedicação.
QUEM É EMPRESÁRIO EXEMPLO EM CM? Tenho vários amigos empresários. Para mim, exemplo é aquele que além de ser um bom administrador, sabe contribuir com o bem do próximo.  A exemplo disso temos, por exemplo Elói Bonkoski, Denir Daleffe, Marco Kunzsler, Leila Tonello, entre outros.
QUAL CRISTO É NOSSO SHOW FICOU NA HISTÓRIA DE SUA VIDA?  O primeiro em 2003 no CTG Indio Bandeira com três bandas: Anjos de Resgate, Irmã Inês e Comunidade Recado. Ali vimos muitas pessoas colaborando para que acontecesse. Onde existe a confiança de um povo, o projeto será bem-sucedido.
QUAL JOGADA QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, JAMAIS TERIA FEITO? No futsal, foram muitas; na vida, errei em muitas coisas. É díficil escrevê-las, mas em cima destes erros tirei belas lições para hoje poder viver melhor com minha família e amigos .
ÉTICA EM UMA FRASE É... Escassa, e ao contrário Ética deveria ser e estar hoje em dia com FARTURA na sociedade, para o bem comum.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É..... Feliz com minha esposa, filhos, família e amigos.  Também é o momento de servir ainda mais e melhor a deus, na esperança que muitos recebam suas bençãos.
O SENHOR ACREDITA QUE CM PODERÁ ELEGER NOVAMENTE DEPUTADOS NESSAS ELEIÇÕES?  Creio que sim, temos um grande número de eleitores, os quais precisam ser conscientizados sobre o valor do voto.  E espero que votem nos candidatos que defendam a “vida” e não a morte.
O QUE O SENHOR AINDA NÃO FEZ QUE, SE TIVESSE CONDIÇÕES, AINDA GOSTARIA DE FAZER? Quero muito ir para Jerusalém, visitar a Terra Santa. É um sonho que espero realizar.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CAMPO MOURÃO.  Vou citar quatro:  Getulinho, Gilmar fuzetto, Itamar Tagliari e Mário Paulista (um lutador).

CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO: Aroldo Gallassini, Elói Bonkoski e Marta kaiser.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É.... De muito trabalho, para melhorar áreas essenciais para toda população.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO... Promissora, pois temos um povo gentil e trabalhador.
GOVERNOS REGINA BRONZEL DUBAY, BETO RICHA E DILMA ROUSSEF... Enquanto cidadão, mantenho  minhas esperanças, e rezo para que todos façam o melhor para as pessoas que necessitam.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E... Profunda gratidão, pois creio que a homenagem é dada a alguém que faz algo de bom, e se o fiz, foi graças a Jesus Cristo que tem me sustentado para realizar sempre o melhor. A você Ilivaldo, meu irmão, parabéns pela inciativa de evangelizar e informar nossa comunidade com “coisas boas”, através do seu Blog, do face e do programa Tocando de Primeira.
“contudo, seja qual o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente” fil. 3,16

3 comentários:

  1. O estimado amido Edilson é um exemplo de cristão autêntico na nossa comunidade. Teve, como ele disse, em mais este testemunho de vida proporcionado pelo confrade Ilivaldo, muitos reveses na sua caminhada, mas nunca perdeu a fé e a esperança no "CRISTO QUE É SHOW".

    Recordo que no primeiro CRISTO É NOSSO SHOW, em 2003, tive a honra de buscar a Irmã Inês no aeroporto de Maringá. Ela esteve na minha residência e nos contemplou com uma oração. Foi, realmente, um maravilhoso evento.

    Peço a Jesus Cristo que continue iluminando este servo fiel, dando muita força na sua caminhada. E também ao confrade Ilivaldo, que tem nos proporcionado tantas entrevistas com grandes testemunhos de vida! Isso é muito bom!

    Prof. Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Edilson, pela sua trajetória de vida.
    Muito bonita sua história e sua família.
    Abraços, a você e sua família Carlão, Lori e Carla Tagliari

    ResponderExcluir
  3. Parabens Ilivaldo pela belissima materia.
    Parabens seu Edilson por toda sua vida e seus testemunhos, os quais nos incentivam a continuar no Barco de Jesus! Abrac,os fraternos a vcs!
    A paz de Jesus!
    Paz e Bem!
    Viva!!!

    ResponderExcluir