28 de fev. de 2014

CELEBRAÇÃO: DOM FRANCISCO JAVIER PAREDES comemora 5 anos de bispado na Diocese de Campo Mourão

O bispo de Campo Mourão, dom Francisco Javier Paredes está completando cinco anos de ordenação episcopal. Dom Javier nasceu em Isla Pocú, no Paraguai, no dia 3 de dezembro de 1942. Na Argentina, cursou Filosofia e Pedagogia; no Studium Theologicum, em Curitiba, estudou Teologia; Espiritualidade, na Colômbia e, Teologia Bíblica, na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Dom Javier tem especialização em Pastoral Catequética, pelo Instituto Pio XI, em São Paulo; e pós-graduação em Teologia Bíblica e Metodologia de Ensino Religioso no ITEPA e UCPEL, em Passo Fundo-RS.
Participou de missões na África entre 1977 e 1978, trabalhando no Congo.
Dom Javier veio para a Diocese de Campo Mourão em 1978 e desempenhou o cargo de reitor do seminário por dois anos. Trabalhou em Peabiru, Quinta do Sol e Fênix. Foi diretor espiritual do Seminário Menor, do Seminário de Filosofia e do Seminário de Teologia, além de responsável pela Ação Missionária, coordenador diocesano, representante diocesano do clero, professor na Escola de Teologia Pastoral e diretor do Seminário de Filosofia.
Foi Administrador diocesano desde que Dom Mauro Aparecido dos Santos assumiu a Arquidiocese de Cascavel.
Nomeado bispo da Diocese de Campo Mourão, pelo Papa Bento XVI, no dia 24 de dezembro de 2008. Sua cerimônia de posse foi no dia 27 de fevereiro de 2009, na Catedral São José, em Campo Mourão, com a participação de 24 bispos e arcebispos do Paraná, dezenas de padres, autoridades e diocesanos e familiares de Dom Javier, vindos do Paraguai, também compareceram.
Falando à Imprensa, Dom Javier lembrou que em cinco anos já ordenou 17 padres, sendo 15 diocesanos e dois de congregações. E que outros seis padres estão fazendo mestrado."Quando o clero é melhor qualificado, a ação pastoral sempre será melhor em benefício do povo", frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário