20 de fev. de 2014

CONHEÇA UM POUCO DA história do Roupa Nova

O grupo Roupa Nova que se apresentará neste sábado (22) na Arcam, em Campo Mourão, é uma banda brasileira formada na década de 80 no Rio de Janeiro, que encontra-se em atividade.A banda surgiu em agosto de 1980, devido a mudanças ocorridas após 1978 no grupo chamado  Os Famks, e mantém até hoje sua formação original. É composta por Paulinho (voz, percussão e vocal), Serginho Herval (bateria, voz e vocal), Nando (baixo, voz e vocal), Kiko (guitarra, violões e vocal), Cleberson Horsth (teclados e vocal) e Ricardo Feghali (teclados, voz e vocal).
São os atuais recordistas em trilhas sonoras de novelas, com mais de 35 músicas . Além delas, "Videogame" se tornou a trilha sonora do  Jornal da Manchete,  da extinta Rede Manchete. Temas famosos são " Dona" ( Roque Santeiro), " A Viagem", e " Coração Pirata", entre outros.
O grupo também esteve presente na gravação original de outros dois temas bastante conhecidos, o "Tema da Vitória"  usado nas transmissões das corridas de  F-1 da Rede Globo, imortalizado nas vitórias do piloto Ayrton Senna e o tema do Rock In Rio, em 1985. 
Em 2004, o Roupa Nova estreou seu selo próprio com o lançamento do CD e DVD Roupa Acústico 1, o qual veio a ser um grande sucesso de público e crítica e teve continuação com Roupa Acústico 2,  que em menos de uma semana vendeu mais de 70.000 cópias. Os dois lançamentos acústicos do Roupa Nova ajudaram a renovar o público da banda. Se tornou comum e frequente a presença de um público formado por adolescentes e jovens nos shows do grupo.
Seu álbum mais bem sucedido é o do ano de 1985, que
contém vários sucessos, tais como "Dona", "Seguindo no trem azul", " Linda Demais", "Sonho" e "Show de rock'n roll". O álbum alcançou a marca de 2,2 milhões de discos vendidos, alavancando de vez a carreira da banda, que a cada ano vinha se tornando mais popular.
O Roupa Nova se tornou presença marcante e constante nos mais importantes programas de auditório do país.Durante a sua carreira, o Roupa Nova fez parcerias com os grandes nomes da música brasileira e artistas internacionais.
Os grandes incentivadores da carreira do Roupa Nova são Mariozinho Rocha, diretor musical da Rede Globo que é inclusive o responsável pelo nome da banda, o maestro Eduardo Souto Neto, com quem o Roupa Nova gravou o Tema da Vitória e o cantor e compositor Milton Nascimento homenageou a banda com a canção "Nos bailes da vida".
 O talento dos integrantes do Roupa Nova como compositores foi reconhecido no Programa Raul Gil, quando eles foram homenageados por calouros e por artistas consagrados no quadro Homenagem ao compositor, em 2005.
É a banda brasileira com maior tempo de formação, mais de 30 anos de estrada e com seus membros originais.

Em junho de 2005 o Roupa Nova foi o grande vencedor do Prêmio Tim de Música na categoria Canção Popular, recebendo dois prêmios: o prêmio de melhor disco com Roupacústico, disputando com Beleza Roubada de Dulce Quental e Outros Planos da  banda 14 Bis,  e o prêmio de melhor grupo, disputando com Red e 14 Bis.
Em 2009 o grupo recebeu um dos mais importantes prêmios da música mundial, o Grammy Latino, na Categoria Melhor Album de Pop Contemporâneo, desta vez concorrendo com Ivete Sangalo, Jota Quest, Skank e Rita Lee.
Em 30 anos de carreira, o grupo já vendeu quase 10 milhões de discos. Em 2013 o grupo autorizou o lançamento de sua primeira biografia, sob o título: Tudo de Novo - Dos bailes para a história da música brasileira. O livro foi publicado pelo Selo Best Seller, do grupo Editorial Record, de autoria da jornalista Vanessa Oliveira. Informações o site Roupa Nova, wikipédia e livro "Tudo de Novo", biografia oficial Roupa Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário