7 de fev. de 2014

COLUNA ABRAHAM SHAPIRO: Humildade e negócios

Ser humilde não é fácil. Talvez simples. Para a vida é fundamental. Já, para os negócios, é muito mais!
Ser humilde não é ser modesto nem tornar-se “capacho” para que os outros pisem. A humildade é inspiradora. Ela ajuda a agir do modo certo.
Nos negócios, humildade faz o cliente sentir-se confortável para tomar a decisão de compra. Mas  a presunção de que o nosso produto ou serviço é o máximo só atrapalha.
Perguntei a um dos maiores fabricantes de morangos em calda dos Estados Unidos qual era o segredo de sua fantástica venda. Ele disse: “Faço questão de ensinar minha equipe de vendas que os consumidores não precisam dos nossos morangos em calda. Suas mães talvez  tenham uma receita melhor que a nossa”.
Segundo ele, a ideia tornou-se o insight mais importante de sua vida. Mostrou o caminho a ser seguido na estratégia para fixar sua marca na mente dos consumidores. Sempre que seus profissionais de venda abordavam os compradores de supermercados e mercearias, isto os fazia esforçar-se mais que outros vendedores para mostrar as verdadeiras qualidades do produto. Garantiu fama à marca e  tornou-a confiável junto à exigente e tradicionalista família norte-americana.
O que você acha de dizer: “Você precisa de mim porque eu sou o máximo”. Nada pior, certo? Nós só conseguimos atenção das pessoas com quem nos relacionamos quando somos humildes e não nos julgamos o topo do máximo.
No momento da venda “baixe a bola”. Pense em termos de que o cliente não precisa de você e tampouco do que você vende. Então você irá caprichar mais na apresentação.
Não bater as suas metas é ruim. Mas pior que isso é o efeito amargo da arrogância. Clientes sabem muito bem como fazer-nos engoli-la. Como? É só pararem de comprar.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473

Nenhum comentário:

Postar um comentário