10 de fev. de 2014

ABRAHAM SHAPIRO: Meu tributo a Nelson Mandela

O professor Howard Gardner da Universidade Harvard, nos E.U.A., diz que líderes são aqueles que afetam o comportamento das outras pessoas. Nelson Mandela, segundo ele, foi o exemplo perfeito deste conceito de liderança.
O já falecido ex-presidente da África do Sul foi um símbolo da luta contra uma das formas mais violentas de segregação racial contra os negros imposta pelos dominantes brancos daquele país por muitos anos. O Apartheid.
Duas premissas que Mandela adotava como estadista poderão facilmente ser empregadas na sua gestão e resultarem pontos positivos pra você e a sua equipe. Reflita a respeito.
A primeira premissa de liderança de Nelson Mandela ensina: "Lidere, mas fique na retaguarda. Deixe que os outros acreditem que estão na liderança". E o Mandela explicou sua ideia com as seguintes palavras: "Um tocador de gado conduz a manada de trás. Esta é a sabedoria da liderança. O papel de um líder não é dizer aos outros o que devem fazer, mas formar um consenso". Em reuniões, Mandela deixava que todas as pessoas falassem. Só então abria a boca para resumir calmamente todas as ideias apresentadas e, de forma sutil, incluía seu ponto de vista em relação ao tema e o caminho que gostaria de ver trilhado. E ainda dizia: "Convença as pessoas a agir, mas faça-as acreditar que a ideia foi delas".
A segunda Premissa diz: "Tenha os seus amigos por perto. E seus rivais mais perto ainda". Mandela costumava ligar para alguns de seus desafetos para desejar feliz aniversário. Ele raciocinava de um modo muito estratégico: "Os rivais são menos perigosos dentro do seu círculo de influência do que soltos no mundo". Dos amigos, ele exigia lealdade, mas não de forma obsessiva. A razão desta exigência é que "as pessoas são movidas por seus próprios interesses".
______________________ 
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473

Nenhum comentário:

Postar um comentário