30 de set de 2013

A PAZ E a lembrança da carroça


EM ABRIL DE 2014, Papas João XXIII e João Paulo II vão se tornar santos no Vaticano

O papa polonês João Paulo II e o italiano João XXIII serão canonizados em 27 de abril de 2014, em uma cerimônia solene no Vaticano durante a qual serão elevados à glória dos altares dois líderes muito diferentes da Igreja no século XX. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo próprio papa Francisco, após a convocação de um consistório ou reunião de cardeais para confirmar as datas para a canonização João XXIII (1958-1963) e João Paulo II (1978-2005).
Ao lado de Pio X, canonizado em 3 de setembro de 1954, constituem três pontífices proclamados santos nos últimos 100 anos. A data da dupla canonização já havia sido revelada por fontes do Vaticano e corresponde à festa da Divina Misericórdia, estabelecida por João Paulo II no primeiro domingo depois da Páscoa. 
João Paulo II, primeiro papa polonês da história, conservador e muito popular nos mais de 100 países aos quais levou a palavra da Igreja, será canonizado apenas nove anos depois de sua morte, um tempo recorde. A decisão do Papa de canonizar João XXIII (Angelo Giusepe Roncalli) sem milagre, apesar de não ser tomada com frequência, é uma prerrogativa do chefe da Igreja Católica, que deseja valorizar o exemplo do chamado "papa bom", autor da encíclica "Pacem in terris", e evitar ao mesmo tempo o culto à personalidade provocado pelo polonês Karol Wojtyla.
João XXIII convocou o grande Concílio Vaticano II (1962-1965), que abriu a Igreja ao mundo para modernizar a instituição. Foi uma pessoa simples e de bom humor, atitude parecida com a de Francisco atualmente.
A canonização conjunta dos papas mostra a intenção de Francisco de manter o equilíbrio entre duas figuras muito diferentes da Igreja, que geram devoção. No dia 5 de julho, o papa Francisco assinou um decreto que atribuiu um segundo milagre por intercessão de João Paulo II, ocorrido na Costa Rica.
João Paulo II
O futuro santo marcou o final do século XX por ter sido um pontífice aberto ao diálogo e, ao mesmo tempo, inflexível em temas morais, que contribuiu para a queda do comunismo. João Paulo II manteve durante o longo pontificado posturas morais conservadoras, que resultaram em críticas de alguns fiéis em determinadas ocasiões. Seu pontificado entrou para a história pelas viagens apostólicas realizados no mundo inteiro: 104 fora da Itália, visitando 129 países. "Um grande missionário. O novo São Paulo", definiu recentemente Francisco.
No caso de João XXIII, Francisco considerou que não era necessário demonstrar que intercedeu em um milagre. A atribuição ao beato João Paulo II deste segundo milagre foi fundamental para sua rápida canonização.
João XXIII - Figura muito popular, sobretudo na Itália, João XXIII era considerado um progressista porque promovia o diálogo com os não cristãos e os não fiéis. Eleito na realidade como um papa de transição após a morte de Pio XII, em 25 de janeiro de 1959, deixou todos boquiabertos ao anunciar a realização do Concílio Vaticano II, uma assembleia com todos os bispos do mundo para mudar a Igreja, evento que inaugurou pessoalmente em 11 de outubro de 1962.
"Eu vou abrir a janela da Igreja com o objetivo de que possamos ver o que acontece fora e que o mundo possa ver o que acontece em nossa casa", clamou então, palavras que inegavelmente inspiram o papado do argentino Francisco.

CM BASQUETE DECIDE título paranaense domingo no ginasinho JK


FRANK ANTONIO MEZZOMO É fundador da cadeira 40 na Academia Mourãoense de Letras (AML)

Frank Antônio Mezzomo tomou posse como membro da Academia Mourãoense de Letras no dia 28 de setembro, como fundador da cadeira número 40, cujo fundador é o ex-governador Bento Munhoz da Rocha Neto
Frank Antonio Mezzomo é autor de diversos livros, capítulos e artigos científicos e professor Adjunto da Universidade Estadual do Paraná, câmpus de Campo Mourão (Unespar). É graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), câmpus de Toledo (1996). Especialista em História Social na Historiografia Contemporânea pela Unioeste, câmpus de Marechal Cândido Rondon (1997). Mestre e Doutor em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Tem experiência docente na área de História, Antropologia Cultural e Filosofia. É líder do grupo de pesquisa Cultura e Relações de Poder, Editor da Revista NUPEM e conta com Bolsa Produtividade da Fundação Araucária. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Sociedade e Desenvolvimento e responde pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Paraná.

ROBERVANI PIERIN DO PRADO é fundador da cadeira 39 na Academia Mourãoense de Letras (AML)

O novo membro da Academia Mourãoense de Letras fundador da cadeira número 39, cujo patrono é o historiador e escritor Pedro da Veiga, é o professor e advogado Robervani Pierin do Prado. 
Mestre em Direito Penal pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutorando em Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires (UBA), ele é autor do livro “Caso Fortuito - Um Estudo Jurídico Penal” (publicado por Sérgio Antonio Fabris Editora, de Porto Alegre), além de co-autor do livro “Direito Penal Contemporâneo” (também publicado pela Editora Revista dos Tribunais). Também é co-autor do livro “Direito Processual Penal – Parte 2 Processo e Execução Penal”, com a doutrina “Recursos no Processo Penal”.
Robervani do Prado nasceu em Janiópolis (PR) e formou-se em Direito no ano de 1990 na faculdade de direito de Umuarama. Robervani é especialista em Ciências Penais, Aperfeiçoamento pela Escola Superior do Ministério Público, Mestre em Direito Penal pela UEM e Avaliador do MEC/INEP para autorização e reconhecimento de cursos de direito.

Prado leciona na Faculdade Integrado na disciplina de Direito Penal, além de coordenar o curso e nos programas de pós-graduação em Direito e Processo Penal na Univel, de Cascavel e na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Fonte: AML

ALFREDO RAFAEL BELINATO BARRETO, cadeira 15 - novo membro da Academia Mourãoense de Letras (AML)

Alfredo Rafael Belinato Barreto primeiro ocupante da cadeira número 15, que tem como patrono Brasilizio Pereira de Lima, o "Zé Mané", é um dos novos confrades da Academia Mourãoense de Letras (AML). 
Alfredo Rafael é padre na Diocese de Campo Mourão. Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008). É bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Londrina. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Catolica do Paraná – campus Curitiba. Atua na investigação das tradições cristãs primitivas e do desenvolvimento do cristianismo no mundo mediterrâneo. Pesquisa as fontes cristãs neotestamentárias e extra-bíblicas, e as diferentes tradições narrativas que integram o testemunho literário das primeiras comunidades cristãs. Atua também como diretor e docente na Escola de Teologia para Leigos Pe. Yves Pouliquen com sede em Campo Mourão. É reitor da Escola Diaconal Santo Estevão, destinado à formação dos diáconos permanentes na Diocese de Campo Mourão. 
Trabalha como Diretor Espiritual no Seminário de Filosofia Nossa Senhora de Guadalupe (Maringá) e é diretor do Museu e Arquivista na Diocese de Campo Mourão. É presidente da Fundação São José e atua como professor convidado no curso de pós-graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – campus Londrina.

Obras publicadas: 70 anos da Encíclica Summi Pontificatus. Redescoberta da atualidade do papado de Pio XII. (2009). O Desbravador espiritual: a história de Monsenhor Aleixo Selusniak. (2010); Aleixo Selusniak (1925-1998). (2010). Mentir ao Espirito Santo ou enganar a comunidade?; Superação como reconstrução da identidade em At 5,1-11 (2012). Fonte: site da AML. 

SÃO JERÔNIMO, rogai por nós!

Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande “tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras”: São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Ele nasceu na Dalmácia em 340, e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. É de São Jerônimo a célebre frase: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.
Com posse da herança dos pais, foi realizar sua vocação de ardoroso estudioso em Roma. Estando na “Cidade Eterna”, Jerônimo aproveitou para visitar as Catacumbas, onde contemplava as capelas e se esforçava para decifrar os escritos nos túmulos dos mártires. Nessa cidade, ele teve um sonho que foi determinante para sua conversão: neste sonho, ele se apresentava como cristão e era repreendido pelo próprio Cristo por estar faltando com a verdade (pois ainda não havia abraçado as Sagradas Escrituras, mas somente escritos pagãos). No fim da permanência em Roma, ele foi batizado.
Após isso, iniciou os estudos teológicos e decidiu lançar-se numa peregrinação à Terra Santa, mas uma prolongada doença obrigou-o a permanecer em Antioquia. Enfastiado do mundo e desejoso de quietude e penitência, retirou-se para o deserto de Cálcida, com o propósito de seguir na vida eremítica. Ordenado sacerdote em 379, retirou-se para estudar, a fim de responder com a ajuda da literatura às necessidades da época. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão a Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja na época). Esta tradução recebeu o nome de Vulgata. Assim, com alegria, dedicação sem igual e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal.
Saiu de Roma e foi viver definitivamente em Belém no ano de 386, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 420, aos 30 de setembro com, praticamente, 80 anos de idade. A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o “Dia da Bíblia” no mês do seu aniversário de morte, ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna.
São Jerônimo, rogai por nós!

EVANGELHO DO DIA segunda-feira, 30 de setembro 2013

Evangelho 
(Lc 9,46-50)— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando, pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.
49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

29 de set de 2013

DIA DOS ANJOS II: Anjos de Deus com Padre Marcelo

Anjos de Deus

Padre Marcelo Rossi

Se acontecer um barulho perto de você
É um anjo chegando para receber
Suas orações e leva-las a Deus
Então abra o coração e começe a louvar
Sinta o gosto do céu que se derrama no altar
Que um anjo já vem com a benção nas mãos
Tem anjos voando neste lugar
No meio do povo e em cima do altar
Subindo e descendo em todas as direções
Não sei se a igreja subiu ou se o céu desceu
Só sei que está cheio de anjos de Deus
Porque o próprio Deus está aqui (2x)
Quando os anjos passeiam a igreja se alegra
Ela canta, ela chora, ela ri e congrega
Abala o inferno e dissipa o mal
Sinta o vento das asas dos anjos agora
Confia irmão pois é a tua hora
A benção chegou e você vai levar
Tem anjos voando neste lugar
No meio do povo e em cima do altar
Subindo e descendo em todas as direções
Não sei se a igreja subiu ou se o céu desceu
Só sei que está cheio de anjos de Deus
Porque o próprio Deus está aqui
e clique no vídeo

DIA DOS ANJOS: Senhor, põe Teus Anjos Aqui

DR RUI ANTONIO CRUZ: pessoa impoluta, carismática e competente

Um dos aniversariantes deste domingo, 26 de setembro é o paulista de Bento de Abreu, é um dos filhos do cearense Antonio - e da dona Itália: o corintiano e atleticano, Rui Antonio Cruz, mais conhecido como Dr. Rui. Mourãoense de coração há mais de duas décadas, Juiz de Direito em Campo Mourão, ele foi homenageado neste BLOG em 9 de agosto de 2009 na ENTREVISTA DE DOMINGO e também, passou a ser CELEBRIDADE na mídia no dia 8 de agosto de 2009, quando recebeu homenagem no programa Tocando de Primeira (imagem da homenagem).
"Fiz o curso primário, ginásio e segundo grau em Araçatuba (SP) e o curso de Direito em Bauru.". Pessoa simples, honesta e trabalhadora, exemplo e orgulho para sua família e para quem tem o privilégio da sua convivência. Ele recebe manifestações carinhosas dos amigos e familiares, Na ENTREVISTA DE DOMINGO, Dr. Rui relata um pouco da sua história de luta e obstinação em busca de um sonho e vitórias, suas opiniões sempre firmes sobre vários assuntos, que o coloca entre as personalidades mais carismáticas e importantes da nossa Capital do Centro-Oeste.
Parabéns Dr. Rui, receba esta singela homenagem, com a certeza de que nós mourãoenses é que temos o privilégio de ter em nosso meio com uma pessoa tão simples, exemplo de cidadania, ética e companheirismo. Viva!
Vale a pena conhecer um pouco mais sobre este Cidadão Benemérito de Campo Mourão e agora Celebridade neste BLOG e na imprensa mourãoense.
Para ler a ENTREVISTA DE DOMINGO produzida em 2009 acesse:

RODADA TRIPLA DO CM BASQUETE hoje no JK

O Campo Mourão Basquete entra em quadra hoje pela Copa Norte com três jogos no ginasinho JK: 
13 horas Sub-15 CM x Londrina; 14h30 Feminino - CM x Arapongas e às 16h00 Sub-18 CM x Goioerê. A entrada é franca. É domingo de basquete no JK.

HOJE É a Festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra “Arcanjo” significa “Anjo principal”. E a palavra “Anjo”, por sua vez, significa “mensageiro”.
São Miguel
O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico:“Quem como Deus”. Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. “Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu”. (Apocalipse 12,7-8)
São Gabriel
O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de
Daniel, significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”. É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré… O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: ‘Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus’…” a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.
São Rafael
Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome “Deus curou” ou “Medicina de Deus”, restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. “Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus” (Tob 5,4).
São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!Fonte Canção Nova.

EVANGELHO DO DIA domingo, 29 de setembro 2013

Evangelho (Lc 16,19-31)
— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus: “19Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias. 20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico.
E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas. 22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado.
24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’. 25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há um grande abismo entre nós; por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’. 27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’.
29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!’ 30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos’”.  — Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

28 de set de 2013

PLANTÃO DO BLOG: CM FUTSAL joga bem, toma dois gols na etapa final, perde em Cascavel por 3 a 1 e agora vai para o 3º jogo

Com um grande jogo, um golaço de Jaison no empate, muitas chances perdidas e erros nos detalhes que culminaram com o surgimento de dois gols na etapa final, o Campo Mourão Futsal perdeu na noite deste sábado por 3 a 1 em Cascavel, no ginásio da Neva e provoca o terceiro jogo no próximo dia 8 de outubro (terça-feira) novamente em Cascavel para decidir uma das quatro vagas às semifinais do Campeonato Paranaense Chave Ouro.
Campo Mourão fez uma partida inteligente, tomou um gol logo no início, mas depois se impôs na partida e teve muitas chances para decidir o jogo, porém faltou competência para marcar e ganhar em Cascavel.
Valeu o futsal dos guerreiros mourãoenses que, com personalidade, mostraram bom jogo e em vários momentos dominaram o time forte do Cascavel, que sentiu a força do adversário. "Poderíamos ter classificado, fizemos um jogo melhor que Cascavel, vamos voltar para o próximo jogo motivado e com condições para sair daqui com a classificação inédita", disse o técnico Márcio Rinaldo, no microfone da Rádio Musical FM.

FESTIVAL DE MÚSICA e as atrações do Tocando de Primeira

No primeiro tempo deste sábado do nosso Tocando de Primeira, na Rádio Colméia AM, os convidados serão Edilson Bizerra (foto) coordenador do projeto Cristo É Nosso Show que tem hoje o Festival de Música Católica no Teatro Municipal, e o responsável pela Casa de Apoio aos Doentes de Câncer, Fernando Reis. 
No segundo tempo, presença dos campeões Birão Rodrigues, Jauri Albuquerque e Xaxo Costa, pela Arcam, e o vice Erivelto Dantas Quinto, o "Fusca", da Mecânica Marcos,  que disputaram o Campeonato Citadino de Futsal há 25 anos em Campo Mourão. É hoje, ao vivo e em cores, no programa campeão, a partir das 11 horas pelo www.radiocolmeiaam.com.br

É HOJE! EM JOGO COM TV, CM FUTSAL joga por um empata em Cascavel para ir às semifinais do Campeonato Paranaense 2013

Um empate para entrar e fazer história no salonismo paranaense. Esta é a missão difíci, mas possível do Campo Mourão Futsal na noite de hoje às 21 horas, diante do forte, mas imbátivel Cascavel, no ginásio da Neva, no Oeste do Paraná. Além das rádios mourãoenses Musical FM e Nova Humaitá AM, o jogo que vale uma das quatro vagas às semifinais do Campeonato paranaense terá transmissão ao vivo da É Paraná (TV Paraná Educativa), canal 25 da antena parabólica.No sábado passado, em partida perfeita, o Campo Mourão derrotou por 2 a 1 o pentacampeão paranaense, que para chegar às semifinais terá que vencer duas vezes os mourãoenses, 
Tranquilo e focado na decisão da noite de hoje, o estudioso professor Márcio Rinaldo tem o sonho de colocar Campo Mourão entre os quatro melhores times da Chave Ouro 2013. 
Não terá para enfrentar Cascavel, somente o ala Eduardo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. "Temos um grupo grande e quem entrar dará conta do recado, estamos focados, trabalhamos muito forte essa semana e sabemos que será muito difícil segurar o Cascavel, mas vamos com fé e confiança para conquistar a vaga”, disse o treinador mourãoense que conhece muito bem o time e o trabalho do técnico Ney Victor, por ter trabalhado por muitos anos na Capital do Oeste Paranaense.

HANDEBOL MOURÃOENSE tem jogo decisivo no Paranaense

O handebol masculino adulto de Campo Mourão tem hoje às 21 horas, jogo decisivo na 4ª etapa do Campeonato Paranaense enfrentando o tradicional Goioerê, no ginásio municipal de Santa Isabel do Oeste. O time mourãoense precisa vencer para garantir vantagens na próxima fase. “Precisamos vencer para classificarmos em 2º lugar e ter vantagens nos playoffs da fase final que acontece em Umuarama no mês que vem”, informa o professor Jair Grasso, coordenador da equipe. 
No Campeonato Paranaense, a campanha mourãoense tem sete jogos disputados, com cinco vitórias e duas derrotas. O handebol masculino de Campo Mourão é mantido pela Fundação de Esportes (Fecam), com apoio da AHhandecam, e o apoio das empresas Clínica de Diagnóstico Dr. Marcos Corpa, Coamo através dos Alimentos Coamo, Gráfica Mourão, Seleta Ambiental e Viação Mourãoense.

É HOJE NO TEATRO: VI Festival de Música Católica CRISTO É NOSSO SHOW em CM


RESPONSABILIDADE SOCIAL: 'LONGE DOS HOLOFOTES, são ótimos mourãoenses", afirma Dr. Rui Antonio Cruz

"Parabéns Fernando, você, a Marta Kaiser e dona Jacira, sempre trabalhando longe do foco dos holofotes, representam o lado ótimo dos mouraoenses (maioria esmagadora) e faz com que nos apaixonemos, ainda mais, por esta terra. Que o Grande Arquiteto do Universo os proteja e continue dando-lhes forças nessa infindável  batalha", escreveu o juiz de Direito Dr. Rui Antonio Cruz, parabenizando a premiação e o reconhecimento ao trabalho da Casa das Fraldas, Lar da Dona Jacyra e da Casa de Apoio aos Doentes do Câncer, em Campo Mourão. 
Em resposta-agradecimento ao Dr. Rui, Fernando Antonio De Lima Reis - na imagem acima, ao lado da Dona Jacyra em evento da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão para repasse de verba, fruto de evento beneficente, escreveu: "Dr. Rui, a causa da Casa de Apoio aos Doeste de Câncer de Campo e eu, particularmente, temos um elevado grau de respeito e gratidão com o nosso amigo. Graças a vosso iluminado gesto de nobreza e vocação humanitária, determinando como honrado Juiz e Diretor do Fórum desta Comarca, que as penas aplicadas nas sentenças, fossem convertidas em penas alternativas remuneradas e que estas verbas fossem distribuídas de forma escalonada às entidades assistenciais mourãoenses. Assim, a nossa Casa de Apoio vem sobrevivendo financeiramente, graças a estes provimentos que nos serve de suporte mantenedor. Rogamos que Ele vos conceda uma longa e saudável vida. Amém"

RESPONSABILIDADE SOCIAL: Entidades mourãoenses são destaques no Prêmio Bom Exemplo da RPCTV

Campo Mourão é destaque na área de responsabilidade social. O Município colocou três indicações entre os cinco finalistas na Categoria Cidadania do Prêmio Bom Exemplo, que é uma realização da RPC TV, Instituto GRPCOM e a Fundação Dom Cabral. O trabalho realizado pelas entidades Casa das Fraldas, Casa de Apoio aos Doentes de Câncer e Lar Dona Jacyra foram referências e escolhidos por uma comissão. Fruto do trabalho elogiável da RPC TV Cultura, afiliada da Rede Globo em Maringá que produziu e veiculou reportagens sobre o trabalho realizado por cada um dos 10 finalistas.
Segundo a organização do evento, o Prêmio Bom Exemplo surgiu em Belo Horizonte (Minas Gerais) e posteriormente foi encampado também pela RPC, em Curitiba, e RPC em Maringá.
Parabenizo e louvo a Deus pelo trabalho solidário promovido em prol de quem precisa na sociedade mourãoense, nas pessoas das lideranças Marta Kaiser Leitner (idealizadora e coordenadora da Casa das Fraldas), Fernando Antonio Lima Reis (presidente da Casa de Apoio aos Doentes de Câncer) e Jacyra Bueno Machado (do Lar Dona Jacyra, que atende crianças com necessidades especiais e em situação de risco social na região do Lar Paraná) e dos colaboradores conhecidos e anônimos.
O evento que corou o Prêmio Bom Exemplo aconteceu no Auditório Miguel Kfouri Neto (da Associação Comercial e Industrial de Maringá – Acicam) e contou com a presença de autoridades, lideranças da comunidade, empresários e dos indicados para o prêmio, acompanhados de familiares e amigos.

EVANGELHO DO DIA sábado, 28 de novembro 2013

Evangelho (Lc 9,43b-45)— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 43todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

27 de set de 2013

25 ANOS DEPOIS, CAMPEÕES E VICE DO Citadino de Futsal estarão amanhã no programa Tocando de Primeira 1.040

O segundo tempo deste sábado do nosso Tocando de Primeira, na Rádio Colméia AM será nostálgico e com grandes emoções. Os campeões Birão Rodrigues, Jauri Albuquerque, Xaxo Costa, Cláudio Ortiz Martinez, o   "Pimenta", pela Arcam, e os vices Erivelto Dantas Quinto "Fusca" e Dirlei Alves, pela Mecânica Marcos, estarão ao vivo no programa campeão de número 1.040. 
Eles protagonizaram há 25 anos no ginasinho JK a disputa da partida decisiva pelo Campeonato Citadino de Futebol de Salão, em 1988. 
É amanhã, ao vivo e em cores, no programa campeão, no segundo tempo, às 12 horas.

EVANGELHO DO DIA sexta-feira, 27 de setembro 2013

Evangelho (Lc 9,18-22)— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.
20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”
— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

ESPERA EM DEUS! Louvarei novamente o meu Deus!

— Espera em Deus! Louvarei novamente o meu Deus Salvador.
— Espera em Deus! Louvarei novamente o meu Deus Salvador.
— Fazei justiça, meu Deus, e defendei-me contra a gente impiedosa; do homem perverso e mentiroso libertai-me, ó Senhor!
— Sois vós o meu Deus e meu refúgio: por que me afastais? Por que ando tão triste e abatido pela opressão do inimigo?
— Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até a vossa morada!
— Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus! Salmo 42.
Imagem Irineu Ricardo.

26 de set de 2013

PROFESSORES Robervani e Frank Mezzomo, e padre Rafael serão empossados sábado na Academia Mourãoense de Letras

Os novos membros da Academia Mourãoense de Letras (AML) serão empossados neste sábado, 28 de setembro, às 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores. 
Os professores 
Robervani Pierin do Prado e Frank Antônio Mezzomo, ao lado do padre Alfredo Rafael Belinato Barreto tomarão posse como novos imortais da Academia Mourãoense de Letras. Eles são fundadores respectivamente das cadeiras 39, 40 e 15, que tem como patronos Pedro da Veiga, Bento Munhoz da Rocha Neto e Brasílizio Pereira de Lima.
Perfil -Alfredo Rafael Belinato Barreto é padre na Diocese de Campo Mourão. Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008). É bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Londrina. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Catolica do Paraná – campus Curitiba.  Atua também como diretor e docente na Escola de Teologia para Leigos Pe. Yves Pouliquen com sede em Campo Mourão. É reitor da Escola Diaconal Santo Estevão, destinado à formação dos diáconos permanentes na Diocese de Campo Mourão. Trabalha como Diretor Espiritual no Seminário de Filosofia Nossa Senhora de Guadalupe (Maringá) e é diretor do Museu e Arquivista na Diocese de Campo Mourão. Obras publicadas: 70 anos da Encíclica Summi Pontificatus. Redescoberta da atualidade do papado de Pio XII. (2009), O Desbravador espiritual: a história de Monsenhor Aleixo Selusniak. (2010); Aleixo Selusniak (1925-1998), entre outras. 
Robervani Pierin do Prado  é mestre em Direito Penal pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutorando em Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires (UBA), e autor do livro “Caso Fortuito - Um Estudo Jurídico Penal” (publicado por Sérgio Antonio Fabris Editora, de Porto Alegre), além de co-autor do livro “Direito Penal Contemporâneo” (também publicado pela Editora Revista dos Tribunais). Também é co-autor do livro “Direito Processual Penal – Parte 2 Processo e Execução Penal”, com a doutrina “Recursos no Processo Penal”.
Formou-se em Direito no ano de 1990 na faculdade de direito de Umuarama, é especialista em Ciências Penais, Aperfeiçoamento pela Escola Superior do Ministério Público, Mestre em Direito Penal pela UEM e Avaliador do MEC/INEP para autorização e reconhecimento de cursos de direito. E leciona na Faculdade Integrado na disciplina de Direito Penal, além de coordenar o curso e nos programas de pós-graduação em Direito e Processo Penal na Univel, de Cascavel e na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e na Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Frank Antonio Mezzomo é autor de diversos livros, capítulos e artigos científicos e professor Adjunto da Universidade Estadual do Paraná, câmpus de Campo Mourão (Unespar). É graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), câmpus de Toledo (1996). Especialista em História Social na Historiografia Contemporânea pela Unioeste, câmpus de Marechal Cândido Rondon (1997). Mestre e Doutor em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Tem experiência docente na área de História, Antropologia Cultural e Filosofia. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Sociedade e Desenvolvimento e responde pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Paraná.

INÉDITO: Com um empate ou uma vitória, CM FUTSAL pode sair de Cascavel classificado para às semifinais do Paranaense 2013

A vitória resolve qualquer coisa, e se ganhar de um grande time então nem se fale. Embalado, mas concentrado e focado após a vitória histórica, maíuscula de sábado diante de sua calorosa torcida, o Campo Mourão Futsal joga sábado no ginásio da Neva contra o forte Cascavel, sabendo que um empate ou uma vitória classifica o tricolor mourãoense às semifinais do Campeonato Paranaense 2013.  Se o time do Oeste vencer, haverá novo jogo no outro sábado, também em Cascavel.
Mas independente do que irá acontecer sábado em Cascavel - só Deus sabe- o Campo Mourão Futsal deste ano já faz a melhor de um time mourãoensena primeira divisão do salonismo paranaense dos últimos 15 anos. E isso é relevante e histórico. 
Estar entre os quatro melhores times da Chave Ouro será de uma façanha inigualável. Mas para que isso aconteça o inteligente e estudioso professor Márcio Rinaldo, leitor assíduo do BLOG e ouvinte do programa Tocando de Primeira, já sabe o que terá que fazer e está treinando a semana toda as suas jogadas e estratégias.
A torcida é grande, as rádios Musical FM e Nova Humaitá AM estarão ao vivo em Cascavel. A Torcida Jovem também. E quem ficar em Campo Mourão além de ouvir as emoções do rádio, terá também a oportunidade de ver o jogo televisionado pela TV Educativa do Paraná (E-Paraná).

HANDEBOL MASCULINO MOURÃOENSE joga sábado contra Goioerê por vitória para conquistar vaga nas finais do Paranaense

O Handebol Masculino de Campo Mourão participará neste sábado da  4ª etapa do Campeonato Paranaense de modalidade em um único e decisivo jogo contra a tradicional equipe de Goioerê, em jogo a ser realizado na cidade de Santa Isabel do Oeste.  
Segundo o professor  Jair Grasso – Coordenador Técnica- os mourãoenses terão que vencer o forte e tradicional adversário para classificar em segundo lugar e assim, ter vantagem no playoff  na final que será realizada no mês de novembro na cidade de Umuarama.
O Técnico Wilson Geraldo Fernandes está intensificando os treinamentos justamente para buscar este importante resultado. Até o momento, Campo Mourão jogou sete partidas, venceu cinco e perdeu dois jogos. Somou 10 pontos e ocupa a segunda colocação.
O Handebol Masculino de Campo Mourão é mantido pela Fecam, com o apoio da Ahandecam e tem o patrocínio das seguintes empresas através da Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte - Clinicia de Diagnóstico Dr. Marcos Corpa; -Alimentos Coamo, Gráfica Mourão, Seleta Ambiental, Viação Mourãoense. 

COSME E DAMIÃO, irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida.

Hoje, lembramos dois dos santos mais citados na Igreja: Cosme e Damião. Eram irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida. Viveram no Oriente e, desde jovens, eram habilidosos médicos. Com a conversão passaram a ser também missionários, ou seja, aproveitando a ciência com a confiança no poder da oração levavam a muitos a saúde do corpo e da alma.
Viveram na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano, no ano 300 da era cristã, foram presos pois eram considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista esta acusação, a resposta deles era sempre:
“Nós curamos as doenças, em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!”
Diante da insistência, quanto à adoração aos deuses, responderam: “Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!”
Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.
São Cosme e São Damião, rogai por nós! Fonte: Canção Nova

EVANGELHO DO DIA quinta-feira, 26 de setembro 2013

Evangelho (Lc 9,7-9)— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos.8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Hero­des disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

25 de set de 2013

UM ENCONTRO MEMORÁVEL 25 anos depois

Na noite desta quarta-feira, exatos 25 anos e um dia depois, um encontro memorável de amigos na casa de Jauri Albuquerque com presenças do anfitrião, e Gilmar Fuzeto, Birao Rodrigues, Edilson Bizerra, Claudio Ortiz Martinez, o "Pimenta", Xaxo, Nico, árbitro Nelson de Souza, Carlito Tonet e Ilivaldo Duarte. Assistimos o DVD do jogo decisivo contra a Mecânica Marcos por 3 a 1, no ginasinho JK com som da Rádio Colméia AM (Narração de Acir Gonçalves, reportagens de Ilivaldo Duarte e Gerson Maciel. Foi o hexacampeonato Citadino de Futsal da Arcam em Campo Mourão. Um encontro ímpar que ficará em nossas mentes e corações, reunindo inclusive o árbitro do jogo que com maestria controlou e domingo o jogo. De um lado, Xaxo, Beline, Batata, Edilso, Birão, Gilmar, Pimenta, Jauri, Pedro Rotshchild Peres; do outro Tostão, Fusca, Robertinho, Zé Vicente, Dirlei, entre outros, tendo o Pedro Cordeiro como técnico. Viva! Valeu moçada: 25 anos depois, momentos de grandes emoções e felicidades.

UM TÍTULO INESQUECÍVEL da Arcam há 25 anos

Para a história o poster da Arcam em 24/09/1988, há 25 anos, conquistando o hexacampeonato Citadino de Futsal em Campo Mourão, sob o comando do professor Gilmar, autor do terceiro gol na vitória memorável sobre a Mecânica Marcos por 3 a 1.

SANDRA SALVADORI, a mourãoense que é Gerente de Rede no jornalismo da RPC no Paraná

Mourãoense de nascimento e curitibana desde os anos 80, a jornalista Sandra Salvadori, que tem familiares residindo em Campo Mourão, está na PC/Globo desde 1989, após ter concluído a faculdade de jornalismo. Atualmente, ocupa a função de Gerente de Rede no jornalismo da RPC. Na noite desta terça-feira (24/09) em Curitiba, a encontrei por ocasião de uma visita ao jornalismo da RPC. Sandra foi colega de escola na década de 70, quando estudava no Colégio Unidade Polo. Bem pertinho da mesa da Sandra estava o jornalista Fernando Parracho, que durante muitos anos trabalhou na RPC/TV Cultura de Maringá. 

EVANGELHO DO DIA quarta-feira, 25 de setembro 2013

Evangelho 
(Lc 9,1-6)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”.6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

24 de set de 2013

HÁ 25 ANOS a Arcam sagrou-se hexacampeão do Citadino

No sábado, 24 de setembro de 1988, a Arcam conquistou o título inédito de hexacampeão do Citadino de Futsal em Campo Mourão. Vitória sobre a Mecânica Marcos, por 3 a 1, em jogo memorável no ginasinho JK. 
25 anos! Jubileu de Prata da conquista do Hexa.

25 anos: TRIBUNA destaca hexacampeonato da Arcam

Há 25 anos, a Arcam conquistava o hexacampeonato Citadino de Futsal no ginasinho JK em Campo Mourão.