31 de ago. de 2013

BASQUETE DE PONTA GROSSA vence CM no Paranaense

O Novo Basquete Ponta Grossa venceu Campo Mourão por 85 a 78, após terminar o primeiro tempo por 34 a 31 e largou na frente no Campeonato Paranaense de Basquete.

CM BASQUETE ESTREIA NO GINASINHO JK COM derrota no Campeonato Paranaense 2013: Ponta Grossa 85 a 78.

Sentido a falta de ritmo, entrosamento e o conjunto que vão adquirir com a sequência dos jogos, o Campo Mourão Basquete estreou perdendo em casa, no ginasinho JK, para o Novo Basquete Ponta Grossa por 85 a 78, após 34 a 31 para os ponta-grossenses no primeiro tempo. Neste domingo, o time do técnico Emerson Luiz joga às 11 horas, no JK, diante do Titãs de Curitiba.

CM FUTSAL FOLGA na rodada de hoje na Chave Ouro e "seca" adversários diretos ao play-off

Após a derrota por 9 a 2 diante do Maringá, o Campo Mourão Futsal terá mais dois jogos na busca da classificação às quartas-de-final do Campeonato Paranaense de Futsal - Chave Ouro.
O time mourãoense folga na rodada de hoje, que terá Pato Branco x Cascavelense e Marreco x Umuarama, em Francisco Beltrão. 

Na quarta-feira, dia 4 de setembro, Cascavelense x Marreco, na sexta, 6 de setembro, Maringá x Marreco, e em Umuarama, o time local contra o Campo Mourão. No dia 10 de setembro tem Pato x Maringá, e no sábado, 14, rodada completa com Maringá x Umuarama, Marreco x Pato Futsal e  Campo Mourão x Cascavelense.

É HOJE! CM BASQUETE estreia no Paranaense 2013

Conquistar o tetracampeonato estadual e o pentacampeonato nos Jogos Abertos. 
Estes são objetivos do Campo Mourão Basquete masculino na temporada 2013/14. Os primeiros jogos oficiais serão hoje às 16 horas, no ginasinho JK contra o Novo Basquete Ponta Grossa (NBPG) e amanhã, domingo, às 11 horas, frente o Titãs de Curitiba.
Para assistir os jogos iniciais de Campo Mourão no Campeonato Paranaense Masculino, os torcedores pagarão R$ 5,00 por partida, com os ingressos sendo vendidos na bilheteria do ginasinho JK. No detalhe a nova camisa do basquete mourãoense com os patrocínios da Coamo através dos Alimentos Copamo, Integrado e Sanepar. A rádio Nova Humaitá AM anuncia a transmissão dos dois jogos do time mourãoense.

COMEÇAM HOJE AS OLIMPÍADAS da Arcam


A festa esportiva da Arcam terá uma grande atração a partir de hoje, movimentando centenas de associados em várias modalidades e torneios. Começam neste sábado e prosseguem até o final de outubro as tradicionais Olimpíadas da Arcam. O diretor de Esportes da Arcam, Leonardo Marcelo Lucas, gerente Industrial de Alimentos da Coamo, informa que são objetivos das Olimpíadas da Arcam "Promover uma maior integração entre os associados, estreitar os laços de amizade entre os associados e dependentes, proporcionar horas de lazer e recreação entre os associados através das competições esportivas, além de desenvolver o espírito de equipe e a esportividade entre os associados.
As Olimpíadas da Arcam são promovidas pela Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo e operacionalizada pela sua diretoria de Esportes.


NAIPE

MODALIDADES
Masculino
Bilhar Dupla - Futsal  – Futebol Suíço: principal , máster e sênior  – Vôlei de Areia 4x4 – Tênis de Mesa Individual – Tênis de Campo Individual: A e B e Basquetebol .
Feminino
Tênis de Mesa Individual –  Vôlei de Areia  (4x4) e Dama
Livre
Tranca Dupla – Truco Dupla  e  Xadrez.

EM TOLEDO, HANDEBOL MOURÃOENSE disputa hoje e amanhã a terceira etapa do Campeonato Paranaense Juvenil

Com o propósito de consolidar sua classificação para a fase final do Campeonato Paranaense, o selecionado mourãoense de handebol - categoria Juvenil entra em quadra três vezes neste final de semana em Toledo, na terceira etapa do Paranaense 2013. O primeiro jogo de Campo Mourão é hoje às 17 horas contra Alto Paraná. E amanhã, domingo, os outros dois jogos, contra Toledo às 09h45 e às 13h30, diante de Francisco Alves, que sediará a final da competição em outubro.
A coordenação da equipe é do professor Jair Grasso, o apoio da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam), Ahandecam e o patrocínio via Projeto Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte - Clínica de Diagnóstico Dr. Marcos Corpa, Alimentos Coamo, Viação Mourãoense, Seleta Ambiental e Gráfica Mourão.

O SUCESSO DO FESTIVAL DO Circo em CM

As imagens do Festival do Circo em Campo Mourão que termina hoje na Praça da Matriz mostram o sucesso do evento. Na lente do competente Irineu Ricardo alguns dos personagens que fizeram o brilhantismo deste evento cultural, referência no cenário paranaense e brasileiro.

EVANGELHO DO DIA sábado, 31 de agosto 2013

Evangelho (Mt 25,14-30)
— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola:14”Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. 15A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou. 16O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles, e lucrou outros cinco. 17Do mesmo modo, o que havia recebido dois lu­crou outros dois. 18Mas aquele que havia recebido um só, saiu, cavou um buraco na terra, e escondeu o dinheiro do seu patrão.19Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados. 20O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei’. 21O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 22Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’. 23O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 24Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento, e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. 25Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’. 26O patrão lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ceifo onde não semeei? 27Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’. 28Em seguida, o patrão ordenou: ‘Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! 29Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes!”  Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor

30 de ago. de 2013

BASQUETE E FESTIVAL DO CIRCO são atrações deste sábado no Tocando de Primeira na Rádio Colméia AM

O 6º Festival do Circo de Campo Mourão, a estreia do CM Basquete neste sábado pelo Paranaense e a conquista desta semana do basquete feminino nos JAP´s - Divisão B- estão entre os destaques neste sábado, a partir das 11 horas, no programa Tocando de Primeira 1.037, pelas ondas médias da Rádio Colméia AM. Mas tem muito mais.
Tocando de Primeira, só não ouve quem não tem rádio ou não tem vizinho. O seu programa campeão. Um golaçono rádio brasileiro pelo  www.radiocolmeiaam.com.br
Oferecimento: Centro de Diagnósticos Dr. Marcos Corpa, Comercial Ivaiporã, Topocamp, Super Fiorella, Escola Educare, Ferragens Central, Ótica Visolux e Paraná Supermercados. 

GLOBO ESPORTE: CM APOSTA em nome famoso para brilhar no Campeonato Estadual de Basquete

http://globotv.globo.com/rpc/globo-esporte-pr/v/basquete-de-campo-mourao-aposta-em-nome-famoso-para-brilhar-no-campeonato-estadual/2792358/?
Olha aí pessoal, o nosso "Maradona" e o basquete mourãoense brilhando na tela do Globo Esporte, na RPC. Ótima estreia neste sábado e domingo para o time mourãoense no ginasinho JK nas duas primeiras partidas oficiais válidas pelo Campeonato Paranaense.

JAIR GRASSO, um ícone no esporte mourãoense

Nascido em Ivatuba e mourãoense de coração há mais de 40 anos, o professor de Educação Física e um dos ícones do handebol e do esporte mourãoense e paranaense, Jair Grasso, está fazendo aniversário hoje.Jair foi homenageado em agosto de 2009 na ENTREVISTA DE DOMINGO, numa data super especial: quando ele completou 50 anos de vida. Jair Grasso recebeu o troféu Tocando de Primeira 838 no programa Tocando de Primeira em 29 de agosto de 2009. 
Na ENTREVISTA DE DOMINGO Jair Grasso contou um pouco da sua história e trajetória vitoriosa como cidadão, atleta, técnico e dirigente esportivo. 

Uma leitura emocionante e um presente aos leitores do BLOG, que poderão voltar no tempo e reviver grandes momentos do nosso esporte, que marcou época e será lembrado para sempre. Viva! Parabéns Jair, na sua pessoa o carinho, a gratidão e a homenagem dos mourãoenses ao nosso glorioso handebol.
Leia a ENTREVISTA COM JAIR GRASSO acessando:
http://ilivaldoduarte.blogspot.com.br/2009/08/entrevista-de-domingo-jair-grasso.html

OS ALUNOS VITORIOSOS do Colégio Sigma em CM

Esta semana foi de muita alegria para a direção, professores, alunos e pais do Colégio Sigma em Campo Mourão. E a motivação é grandiosa. Alunos do Sigma em pleno segundo ano do ensino médio foram aprovados no Concurso Vestibular das faculdades Integrado e Fecilcam. Parabéns!
Nas imagens, os alunos estão felizes com suas conquistas. Parabéns, que seus caminhos continuem sendo iluminados por Deus e fruto da aprendizagem adquirida pelos conhecimentos partilhados pelos professores. 
Comemorando as aprovações:
Leonardo Cezar (Filosofia -UEM e Letras / Fecilcam).
Ariane Ferreira (Direito / Integrado). 
Giovana Bambini (Matemática / Fecilcam)
Isabela Vanderley (Direito / Integrado)
Maria Luiza Salvador (Gestão Ambiental / UEM e Agronomia / Integrado)
José Humberto Munhoz (Agrônomia / Integrado)
Ricardo Galicki de Campos (Administração / Fecilcam).

EVANGELHO DO DIA sexta-feira, 30 de agosto 2013

Evangelho (Mt 25,1-13)
— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1”O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’.9As previ­dentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

29 de ago. de 2013

AMIGOS PALMEIRENSES comemoram 99 anos do Palmeiras em CM

GRANDE CONQUISTA: Basquete Feminino de Campo Mourão é campeão da Divisão B dos Jogos Abertos do Paraná 2013

A equipe feminina de basquete de Campo Mourão é a grande campeã do Jogos Abertos do Paraná. Na final, as mourãoense venceram Apucarana por 52 a 47 (09x08 - 04x14 - 14x18 - 20x12). Além do título, as meninas do basquete também conseguiram subir para à divisão A dos JAP´s 2014.. Parabéns Emerson e Cia.
A equipe de Campo Mourão foi formada pelas seguinte jogadores: Armadoras: Pauline, Dani , Pepê e Gabi, Alas: Jana, Marcynha, Natalia de Jeidieli, Pivôs: Daí Fuzzo, Daiane, Ariane e Luana e o técnico Emerson de Souza.

EVANGELHO DO DIA quinta-feira, 29 de agosto 2013

Evangelho 
(Mc 6,17-29)
- O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Hero­díades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João.
O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.
— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

28 de ago. de 2013

EM OUTUBRO, o Congresso Estadual Ministério de Música & Artes no Centro de Eventos em Toledo


O NOVO MOINHO DE TRIGO da Coamo em CM

Com investimentos de aproximadamente R$ 100 milhões e capacidade para produzir 500 toneladas/dia começaram em abril deste ano as obras civis do novo moinhode trigo da Coamo, no seu parque industrial em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná. 
A construção do moinho de trigo da Coamo continua a todo vapor. A fundação e os pilares do Departamento de Produtos Acabados (DPA) já estão prontos e agora começa outra etapa importante que é o levantamento do prédio do moinho de trigo e a cobertura metálica do DPA. A previsão é de que as obras sejam concluídas no segundo semestre de 2014 e entrada em funcionamento da mais nova indústria da Coamo para a moagem de trigo com tecnologia de ponta e que, também, estará entre as mais modernas da América do Sul. 

COM TEATRO LOTADO começa o 6º Festival do Circo em CM

O Teatro Municipal ficou completamente lotado durante a abertura do 6º Festival de Circo, que foi marcada com o espetáculo “Vossa Majestade o Circo” da Trupe de Circo Fundacam, na noite de terça-feira, 27. Nesta quarta-feita, 28, acontecem seis oficinas na Escola Municipal de Artes Circenses e espetáculo “Mundo da Palhaçaria”, do Grupo Girassol (Porto Alegre), às 20 horas no Teatro Municipal; enquanto que nesta quinta-feira, 30, acontecerá uma passeata dos participantes em vias centrais, espetáculos durante todo o dia e a “Noite de Luz e Fogo”, na Praça São José a partir das 22 horas. O festival é promovido pelo Município de Campo Mourão, através da Fundacam (Fundação Cultural) e Escola Municipal de Artes Circenses com apoio do Sistema Fecomércio/Sesc Paraná.
A programação reúne em Campo Mourão, artistas circenses, alunos de circos escolas e instrutores de diversas cidades, incluindo renomados circenses internacionais e instrutores. Durante o dia são realizadas oficinas em diversas modalidades, com aulas práticas na Escola Municipal de Artes Circenses e no Sesc.
Nesta quinta-feira, 29, após a passeata em área central às 8h30, acontece o espetáculo “O Hipnotizador de Jacarés” pelo Grupo Girassol, de Porto Alegre, às 10 horas na Praça São José. No período da tarde acontecem os espetáculos “Vida”, pelo Circo do Asfalto – São Bernardo do Campo às 14 horas no Sesc; “Colóquio”, pela Escola Nacional de Circo (Rio de Janeiro) às 15h30 no Sesc e “Ecos do Mundo”, pela Trip Circo (Curitiba) às 20 horas no Teatro Municipal, seguida pela “Noite de Luz e Fogo”, com competições e apresentações a partir das 22 horas na Praça São José.
Já na sexta-feira, 30, a programação contará com oficinas, espetáculos e a Noite de Gala com apresentação especial  “O Tempo”, da Escola Nacional de Circo (Rio de Janeiro) e apresentações livres de companhias participantes. O festival será encerrado no sábado, dia 31, com ensaios abertos (intercâmbios), oficina e espetáculo “Sonho de Circo”, pela Escola Pernambucana de Circo, às 10h30 na Praça São José e Grupo de Trabalho com Roda de Diálogos intermediada pela diretora da Escola Pernambucana de Circo, Maria de Fátima Pontes.
Além da Trupe de Circo Fundacam e alunos da Escola Municipal de Artes Circenses, o 6º Festival de Circo conta com a participação de artistas da Escola Nacional de Circo (Rio de Janeiro), Trip Circo (Curitiba), Circo Ático e Trupe Raios (Toledo), Trupe Circus Recife, Grupo Girassol (Porto Alegre), Circo do Asfalto (São Bernardo do Campo), Companhia Lar Doce Lar (Natal – Rio Grande do Norte) e Escola Pernambucana de Circo.
Durante a abertura, a prefeita Regina Dubay saudou a todos os participantes e falou dos trabalhos do setor cultural, com ênfase na Escola Municipal de Artes Circenses e Trupe de Circo Fundacam. Ela falou dos investimentos do município nas atividades e destacou a atuação de atividades circenses com apresentações mensais nos bairros, dentro do Programa Prefeitura no Bairro. “O Festival de Circo de Campo Mourão é um orgulho do estado do Paraná”, disse a prefeita Regina, que estava acompanhada pela secretária especial de Cultura Sonia Singer e diretora da Escola Municipal de Artes Circenses Leonice Perassoli. O vice-prefeito Rodrigo Salvadori; o ex-prefeito Nelson Tureck, que representou a deputada estadual Marla Tureck e a vereadora Vilma Terezinha, também participaram da programação de abertura do festival.

PADRE LÉO NO PROGRAMA DO Jô (entrevista completa)

'NOS CAMPOS DO MOURÃO", o livro do Raoni de Assis em CM

Agradeço o convite do amigo Raoni de Assis para o lançamento do livro "Nos Campos do Mourão".O evento será realizado no dia 11 de setembro, às 20 horas, na Estação da Luz, em Campo Mourão. "O lançamento do livro é a finalização de um trabalho de pesquisa de cerca de 2 anos e contou com o apoio de muitos amigos, os quais agradeço muito. Espero todos vocês no lançamento deste trabalho", convida Raoni. Parabéns, aguardo com expectativa grande por este momento.

Padre Marcelo Rossi com Alexandre Pires e a música Sonda-Me

CONCURSO: definida a logomarca da Unespar

O agente universitário da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Maike dos Santos, venceu o concurso que escolheu o logotipo da instituição. O anúncio aconteceu recentemente durante reunião do Conselho Universitário (COU), no câmpus de União da Vitória (Fafiuv).
Na fase final, três propostas de logotipo foram submetidas a uma votação eletrônica entre os membros da comunidade universitária, através do site www.unespar.edu.br. Dos 2.042 votos registrados, a criação vencedora recebeu 1.042 votos o que equivale a 51% do total. A proposta foi apresentada ao COU que homologou o resultado do concurso.
Na ocasião, o reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, entregou o prêmio ao autor - na foto abaixo, Aleixo e o vencedor. 
O logotipo vencedor foi contemplado com um prêmio, em dinheiro, no valor de R$ 1.500. Entre os outros finalistas, o segundo lugar ficou com a docente, Débora Oliveira da Costa, com 569 votos (27,9%). O terceiro lugar ficou com o acadêmico, Marcelo Bocian, com 431 votos (21,1%). Todos também receberam uma moção honrosa pela participação.
Como lembra o coordenador do Núcleo de Comunicação

da Unespar, Helio Ricardo Sauthier, o concurso recebeu 23 inscrições. Os finalistas foram selecionados por uma comissão formada de profissionais das áreas de Artes Visuais, Comunicação e Design. “O próximo passo será a elaboração do manual de identidade visual da Unespar que definirá as normas e critérios para reprodução e utilização do logotipo”, acrescenta.
Logotipo – Conforme explicação do vencedor, Maike dos Santos, a criação foi pensada de modo a utilizar a letra “U” – que integra o nome da instituição – como um elo de interligação e entrelaçamento de forma simples e harmoniosa. A junção segue um único sentido e cíclico. “A interligação representa a união, o entrelaçamento está ligado à força e o sentido único é o comprometimento para o mesmo objetivo da Unespar. Por outro lado, o círculo com o cruzeiro do sul concretiza a ideia de centralização das Faculdades Estaduais (Unespar), fruto dessa união, força e comprometimento com a educação”, descreveu.

DIA DO FILÓSOFO: Amani Spachinski

Paranaense de Pinhão, no Centro-Sul, há 55 km de Guarapuava, nascido em 1952, Amani Spachinski de Oliveira foi homenageado na ENTREVISTA DE DOMINGO. Filósofo, teólogo, professor, escritor e poeta, licenciado em Filosofia, Sociologia e Psicologia, com especialização em Filosofia Clínica e pós-graduação em Psicopedagogia e Filosofia.
Filho de Rozendo Mendes de Oliveira e Maria de Lourdes Spachinski de Oliveira, Amani em 1980 foi ordenado padre pelo Bispo Dom Frederico Helmel e exerceu o ministério sacerdotal em Pitanga – PR até em 1983 quando “deixou a batina” e casou-se com Rita de Cássia Cartelli de Oliveira.
Cidadão ativo e participante que está em Campo Mourão desde 1993 quando assumiu a direção do Senac e lecionou aulas de Filosofia, Amani integra diversas entidades - Associação Mourãoense de Escritores (AME), Academia Mourãoense de Letras, Academia Mourãoense de Filosofia, Academia Virtual Brasileira de Letras, Academia Literária da Língua Portuguesa, Centro de Letras do Paraná, Fundação São José de Ciência Humanas e Religiosas e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Caminho de Peabiru na Região de Campo Mourão (NECAPECAM).
" A escolha do meu nome foi de minha avó materna. Ela disse ter conhecido um jovem com esse nome, e que ele lhe parecia um anjo de bondade. Minha mãe aceitou e, na minha juventude, descobri que a palavra Amani, em um determinado dialeto da Índia, significa "Shalon" — "A paz esteja com Você".

DIA DO FILÓSOFO: Assabido Rhoden

"Na vida, a gente precisa ter coragem de leão para decidir", ensina o professor Assabido Rhoden. Ele foi o homenageado na 90ª ENTREVISTA DE DOMINGO NO BLOG que valoriza em vida cidadãos da nossa abençoada terra.
Conhecido professor e dotado de muita experiência e sabedoria, Assabido Rhoden lecionou durante mais de duas décadas em Campo Mourão diversas disciplinas como Filosofia e Sociologaia - Metep na Fecilcam, CIES e no Seminário.
Gaúcho de Selbach, um dos nove filhos do seo José e da dona Alvina, Assabido passou sua vida pelos três estados do Sul. Chegou em nossa região em 1971, mas precisamente em Goioerê, onde após pedir afastamento do seu ministério sacerdotal iniciou carreira de professor. "Lecionei inicialmente Educação Moral e Cívica, História, Geografia e OSPB", conta o professor Assabido, membro fundador das Academias Mourãoenses de Letras e Filosofia.
Conheça um pouco da história do professor Assabido Rhoden na ENTREVISTA DE DOMINGO.

SANTO AGOSTINHO e a humildade


HOJE É DIA DE SANTO Agostinho

Celebramos neste dia a memória do grande Bispo e Doutor da Igreja que nos enche de alegria, pois com a Graça de Deus tornou-se modelo de cristão para todos. Agostinho nasceu em Tagaste, no norte da África, em 354, filho de Patrício (convertido) e da cristã Santa Mônica, a qual rezou durante 33 anos para que o filho fosse de Deus.
Aconteceu que Agostinho era de grande capacidade intelectual, profundo, porém, preferiu saciar seu coração e procurar suas respostas existentes tanto nas paixões, como nas diversas correntes filosóficas, por isso tornou-se membro da seita dos maniqueus.
Com a morte do pai, Agostinho procurou se aprofundar nos estudos, principalmente na arte da retórica. Sendo assim, depois de passar em Roma, tornou-se professor em Milão, onde envolvido pela intercessão de Santa Mônica, acabou frequentando, por causa da oratória, os profundos e famosos Sermões de Santo Ambrósio. Até que por meio da Palavra anunciada, a Verdade começou a mudar sua vida.
O seu processo de conversão recebeu um “empurrão” quando, na luta contra os desejos da carne, acolheu o convite: “Toma e lê”, e assim encontrou na Palavra de Deus (Romanos 13, 13ss) a força para a decisão por Jesus:“…revesti-vos do Senhor Jesus Cristo…não vos abandoneis às preocupações da carne para lhe satisfazerdes as concupiscências”.
Santo Agostinho, que entrou no Céu com 76 anos de idade (no ano 430), converteu-se com 33 anos, quando foi catequizado e batizado por Santo Ambrósio. Depois de “perder” sua mãe, voltou para a África, onde fundou uma comunidade cristã ocupada na oração, estudo da Palavra e caridade. Isto, até ser ordenado Sacerdote e Bispo de Hipona, santo, sábio, apologista e fecundo filósofo e teólogo da Graça e da Verdade.
Santo Agostinho, rogai por nós!

COLUNA DE AINOR LOTÉRIO: Como fazer uma feliz idade

No passado, um passado ainda do meu tempo (estou com 52 anos, mas penso chegar a 127), via-se as pessoas esconderem a idade, querendo parecer sempre mais novas do que aparentavam.
Hoje, um número cada vez maior de pessoas vive mais do que antes, aproximando-se cada vez mais do tempo máximo de vida. Essa expectativa de vida varia segundo a época e o lugar onde se vive, porém, cada indivíduo pode fazer a sua parte, que é exclusivamente sua, do seu poder interior.
Além de evitarmos o sedentarismo, a má alimentação, os relacionamentos doentios, enfim, a boa condução da saúde e dos relacionamentos contribui decisivamente para uma vida longa e com qualidade. Pode-se dizer ainda que a alegria de viver todos os dias que recebemos nos dá a possibilidade de obtermos mais anos para a nossa vida.
Precisamos encarar a velhice como uma etapa da vida que faz parte do processo de envelhecimento.  Por isso tratar o envelhecimento como doença ou problema é desencadear uma aversão a se tornar velho. O envelhecimento é um processo natural e contínuo, que deve ser aceito com orgulho saudável e sabedoria. Afinal, a única maneira de não morrer cedo é saber viver e se cuidar. E quem não gostar da ideia ou da idade só tem uma saída: aceitar viver pouco.
Tenho notado nas pessoas que vivem muitos anos que há uma atitude muito simples que pode fazer grande diferença, que é a aceitação da própria idade. Como dizia o filósofo romano Marcus Tullius Cicero,  "Somente os idiotas se lamentam em envelhecer."
Meu conselho: DIGA SIM À IDADE QUE VOCÊ TEM. Ainda mais, se for para não falar o número exato dos anos que você tem que seja para mais e não para menos. Faça com que as pessoas ao ouvirem sua idade digam: “o que você colocou aí dentro que está tão bem por fora?”.
Quem colocou do lado de dentro pensamentos de qualidade, sentimentos de qualidade, relacionamentos de qualidade, alimentos de qualidade e movimentos de qualidade, certamente, está tendo agora, e ainda mais adiante, uma FELIZ IDADE. E a FELIZ IDADE é aquela que fazemos e não necessariamente a mais velha. Por isso, quem faz feliz idade agora terá feliz idade depois. FELICIDADE a todos e uma LONGA E FELIZ IDADE a quem fizer por merecer!
*Engº agrônomo, Psicopedagogo, M.Sc, Palestrante – www.ainor.com.br; contato@ainor.com.br e (47)3365-0264


DEUS DÁ O QUE VOCÊ precisa


EVANGELHO DO DIA quarta-feira, 28 de agosto 2013

Evangelho (Mt 23,27-32)
 — O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus: 27“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça.29Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. 31Com isso, con­fessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. 32Com­pletai, pois, a medida de vossos pais!”— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

27 de ago. de 2013

CM FUTSAL SOFRE derrota histórica em Maringá: 9 a 2

Irreconhecível. Lamentável. Assim pode ser definida a derrota do Campo Mourão Futsal por 9 a 2 na noite desta terça-feira (27) em Maringá, no ginásio Chico Neto, pelo Campeonato Paranaense de Futsal  Chave Ouro. 
Esta derrota fez me lembrar de uma outra goleada sofrida pelos mourãoenses por 9 a 0 em maio do ano passado para o São Lucas em Paranavaí.   
Ainda na primeira fase da Chave Ouro deste ano, o time de Maringá goleou os mourãoenses por 4 a 0 no sábado, 15 de junho, no ginásio Valternei de Oliveira. 
As equipes esportivas mourãoenses das rádios Musical FM e Nova Humaitá AM não entenderam o comportamento do time e muito menos o que aconteceu com o time em quadra no Chico Neto, nesta que foi uma noite "negra" para a história do futsal mourãoense. 
O próximo jogo, o penúltimo do Campo Mourão Futsal será na sexta-feira da outra semana, na noite de 6 de setembro, em Umuarama, e o último no sábado, 14 de setembro no ginásio Valternei de Oliveira, contra a Cascavelense.

BASQUETE: Campo Mourão estreia sábado no Campeonato Paranaense

Com o objetivo de conquistar o tetracampeonato estadual e o pentacampeonato nos Jogos Abertos, a equipe do Campo Mourão Basquete está reformulada e motivada para a temporada 2013/14. Os primeiros jogos oficiais serão neste sábado, às 16 horas, no ginasinho JK diante da equipe do Novo Basquete Ponta Grossa (NBPG) e no domingo, às 11 horas, frente o Titãs de Curitiba.
Para assistir os jogos iniciais de Campo Mourão no Campeonato Paranaense Masculino, os torcedores pagarão R$ 5,00 por partida, com os ingressos sendo vendidos na bilheteria do ginasinho JK.
O time mourãoense conta com quatro novidades e alguns que já estavam na equipe – Djair, Dênis, Cristiano “Mirim” e Michel, além dos atletas das categorias de base.
Os novos contratados pela diretoria da Amobasquete com apoio da Fecam são Fernando Serrano, Mãozão e Jamison, que estavam jogando em Maringá, e Rodrigo Cesco, ex-Umuarama.
O Campeonato Paranaense será disputado por quatro equipes – Campo Mourão, Ponta Grossa, Guarapuava, e Titãs, de Curitiba. Os jogos serão em turno e returno, e a competição garantirá a participação paranaense na Super Copa Brasil de 2014.
O Campo Mourão/Basquete conta com o apoio da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam), o patrocínio da Coamo através dos Alimentos Coamo, Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), Colégio e Faculdade Integrado, Viapar, e também a parceria com a Clínica Físioclinica, Academia Trainer, Churrascaria Minuano, Constrututora Marcovic, Centro de Diagnósticos Dr. Marcos Corpa, Clínica Ortoclin, Via Sollus Corretora de Seguros, Fiorella Panificadora, Organização Contábil Agro-Industrial, com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

MOTIVADO, CM FUTSAL busca bom resultado em Maringá

É hoje! O Campo Mourão Futsal jogará completo às 20h30 em Maringá, no ginásio Chico Neto, pela terceira rodada do segundo turno da segunda fase no Campeonato Paranaense de Futsal. Conforme divulgado pela assessoria do time mourãoense que tem no goleiro Ari (foto) um dos destaques da Chave Ouro, o jogo vale a vice-liderança do grupo “B”, e quem vencer estará mais perto da classificação às quartas-de-final, entre os oito melhores times da temporada paranaense.
Por enquanto, Campo Mourão tem 11 pontos e Maringá está com 9, na quarta posição no grupo.

EVANGELHO DO DIA terça-feira, 27 de agosto 2013

Evangelho (Mt 23,23-26)
— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus: 23Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.24Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. 26Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo.
— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

26 de ago. de 2013

AMIGOS PALMEIRENSES COMEMORAM 99 anos do verdão

Amigos Palmeirenses comemoram 99 anos do verdão na Arcam com delicioso almoço e grande integração, em Campo Mourão.

PALMEIRAS: Oscar Ulisses narra o gol de placa do Alex no Morumbi

Palmeiras 4x0 Corinthians (Campeonato Paulista 1993 FINAL)

Matéria Globo Esporte - Palmeiras Campeão Copa do Brasil 2012

Especial Clubes do Coração - PALMEIRAS

MAYBUK: " DR RUBENS deixa lembranças positivas e saudades"

"Com muito pesar recebi a notícia do falecimento do ex-diretor da Fecilcam,  professor Rubens Luiz Sartori. 
Com apenas 59 anos deixou para a história de Campo Mourão muitas passagens.
Sua forma muito particular de atuar na função de promotor de justiça rendeu até notícia nacional. Também foi poeta, comentarista de futebol, apaixonado pelas tradições gaúchas.
Na Fecilcam sempre tive uma relação respeitosa com ele e a recíproca é verdadeira. Tenho algumas lembranças positivas diretamente ligadas à minha pessoa.
Quando eu fui coordenador do Curso de economia realizei uma das primeiras avaliações de professores da instituição. Pude atestar , que ele na ocasião foi escolhido o melhor professor do curso (era uma avaliação sigilosa e somente nós dois tínhamos a informação, agora posso revelar).
Em outra ocasião, na condição de Coordenador do Curso de economia, na defesa de alguns alunos, acabei enfrentando alguns momentos delicados,   e ele na condição de professor do curso, deu um testemunho surpreendente em determinada reunião (muito pesada por sinal) e foi fundamental para a minha defesa. Jamais vou esquecer aquela passagem.
Outra passagem importante, foi quando ele agora na condição de Diretor da Fecilcam me nomeou Presidente da Comissão Eleitoral para a eleição de Diretor, numa ocasião em que tínhamos cinco candidatos.
O Dr Rubens Luiz Sartori tinha uma personalidade muito forte, era bom de briga quando achava que era preciso brigar e em outros momentos uma pessoa de uma ótima conversa e um grande contador de causos. 
Valeu a pena tê-lo conhecido. Vai deixar saudades." 
Sérgio Luiz Maybuk - Graduado em Ciências Econômicas pela FECILCAM, especialista em Comércio Exterior pela FECILCAM e Mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR. Professor Efetivo da FECILCAM desde 1995.Desempenhou função de Secretário Geral da UNESPAR/FECILCAM no período de set/2009 a mai/2013 sergiomaybuk@yahoo.com.br