30 de jun de 2013

BRASIL É TETRA! FAZ 3 a 0 e dá show numa Espanha, simplesmente irreconhecível no Maracanã

O Brasil fez a diferença e marcou 3 a 0 na Espanha e conquistou o tetra da Copa das Confederações. Já a atual campeã mundial e bicampeã europeia foi irreconhecível diante do melhor futebol e garra brasileira. O tetra no Maracanã, na sua primeira decisão pós-reformas, com  show de David Luiz, Neymar e Fred. 
Incontestável, a vitória a conquista pela quarta vez na história, fruto de cinco vitórias em cinco jogos disputados, com 14 gols pró e apenas três contra.  


Com 73.531 torcedores presentes, o Maracanã também fez sua parte e com brilho. O público participou do início ao fim: cantou o Hino Nacional antes e durante a partida, provocou a arbitragem, os espanhóis e até Shakira, de nome gritado quando Piqué foi expulso por falta violenta em Neymar. Claro, também gritou "campeão" e "olé", este último quando o placar ainda marcava 1 a 0.

OS BONS TEMPOS da garotada da Associação Tagliari

Na década de 80, no início da minha jornada no rádio, olha eu aí entrevistando o Itamarzinho, antes do amistoso Associação Tagliari e São Paulo, no ginasinho JK. O técnico era Itamar Agostinho Tagliari. Bons tempos! 

AMADORZÃO 2013: IRETAMA vence América por 2 a 1 e larga na frente na final do Campeonato Amador da Liga de Campo Mourão

Deu Iretama no primeiro jogo das finais do Campeonato Amador da Liga de Campo Mourão. O time iretamense saiu perdendo mas teve forças e virou o jogo por 2 a 1 na manhã deste domingo diante do time mourãoense do América. 
Na imagem do radaresporteradaresportes.com.br  a equipe do Iretama, que poderá até empatar no jogo de volta, marcado para domingo, 7 de julho, no Roberto Brzezinski, que será o campeão da Nova Liga de Futebol em Campo Mourão. 
Para o América ser campeão,  a única opção será a vitória. Por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis. Com mais de dois gols, o título será do ex-vermelhinho,  agora o "Verdinho da Asa Leste". Haja emoção!

OS TRÊS "DUELOS" do goleiro Robson e do atacante Paulinho

Haja encontros, "duelos"  heim Robson e Paulinho! Neste final de semana foram 
três e especiais. 
Na sexta-feira em jogo do futsal, 
no sábado a tarde no futebol 
suíço Master e entre eles, estava o programa Campeão 1.028, 
o nosso Tocando de Primeira pelas ondas da Rádio Colméia AM.  
E tudo isso promovido pelos  Jogos Interclubes de Campo Mourão. 
Os resultados? Não foram tão bons para o bom goleiro Robson, da AABB. 
E melhor para o pivô, atacante Paulinho, 
da Arcam, que venceu o duelo no futsal 
(4 a 1, com três gols dele), e no futebol, empatE de 4 a 4, com 2 gols de Paulinho 
e um  pênalti que perdeu, com a defesa do  o goleiro Robson. 
Eles estiveram no segundo tempo do Tocando de Primeira neste sábado
(29/06), na Rádio Colméia AM, ao lado de Valdecir Ribeiro e Santo Antonio.
Valdecir, Robson, Santo Antonio e Paulinho, no Tocando de Primeira 1.028 - Rádio Colméia.

IRMÃOS RIBEIRO, fundadores do campo de futebol da Campo Brindes

"Então Ilivaldo Duarte, aí estamos eu e o meu irmão Alcir, dois irmãos que um dia fundaram o campo de futebol da Campo Brindes, lá em 1976, que acabou sendo palco dos campeonatos citadinos Chico Diniz. Ficávamos nos fundos da antiga Copasa, ao lado da antiga Algolim. Lembro que em certo sábado à tarde reunimos 48 adultos para o "rachão" e ainda tinham os menores que jogavam até às 15 horas. Era um campinho de terra, mas que na época agradava muita gente", diz Lauri Ribeiro.

UM ETERNO APAIXONADO PELO esporte e o rádio

O conhecido e folclórico Mauro Damásio, embaixador da comunidade Alto Alegre é figura indispensável nas comunidades. Positivista, animado e alegre, Mauro é daquelas pessoas que gosta das coisas simples e bem feitas, das boas amizades e tem boas conversas. A imagem ao lado fiz ontem nos Jogos Interclubes ao final do jogo AABB x Arcam, pelo Veterano. Mauro estava lá na suplência da AABB, mas com o manto do Tocando de Primeira 1.000. 
Mauro Damásio, posso escrever com orgulho, é um dos muitos ouvintes mourãoenses fiéis do Tocando de Primeira ao longo desses 1.028 sábados na Rádio Colméia AM. E de rádio ele conhece quase tudo, pois o esporte e o rádio são duas de suas grandes paixões. Não é mesmo Maurão? E ele vive e acompanha os programas da nossa terra que informam e formam a comunidade. Obrigado Mauro Damásio, apaixonado pelo programa campeão. Mauro, continue de bem com a vida e sempre Tocando de Primeira. Viva!

NO INTERCLUBES O ENCONTRO dos irmãos Ribeiro

Nos Jogos Interclubes que estão em atividade há 26 anos em Campo Mourão é significativo o encontro dos amigos mourãoenses nos dias de jogos seja em campos de futebol ou em salões de jogos. Tem muitos que só se encontram nos Interclubes. É uma festa só e quem participa diretamente sabe da importância deste que é o único evento sócio-esportivo que congrega gente de diversas faixas-etárias, segmentos, comunidades e associações. 
Na tarde deste sábado no campo dos Bancários aconteceu um encontro que entra para a história da família Ribeiro. De um lado, Lauri, de verde, jogando pela AABB e do outro o Alcir, de azul, com a camisa da Arcam. No final, antes da chuva forte, vitória do mano Alcir por 2 a 1 em jogo disputadíssimo cheio de muita garra e vontade, o que é comum na categoria Veteranos.
Obrigado Lauri pelo envio da imagem. Uma imagem que mostra duas impolutas pessoas, gente de primeira, com história e bota história nisso. Gente que fez, que faz e gente que honra as tradições dos Interclubes e da comunidade mourãoense. Viva a família Ribeiro! O futebol e o resultado do jogo entre eles foi só um detalhe, pequeno detalhe.

EVANGELHO DO DIA, domingo, 30 de junho 2013

Evangelho 
(Mt 16,13-19)
— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13 Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?14 Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.15 Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.17 Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

29 de jun de 2013

NOS INTERCLUBES CM três esportistas de primeira

Na tarde deste sábado, na Associação dos Bancários em rodada dos Jogos Interclubes de Campo Mourão, presença de três amigos e esportistas que me surpreenderam vestindo o manto do programa Tocando de Primeira 1.000, completados em novembro 2012. Obrigado Santo Antonio, Pedro Cordeiro e afilhado Anderson Carolo "Lambari" Pedroso. Uma emoção daquelas nos Bancários.

JOGOS INTERCLUBES CM: a defesa do goleiro Robson, da AABB

O jogão entre Arcam e AABB, pelo Master nos Jogos Interclubes de Campo Mourão terminou empatado em 4 a 4. O lance acima no jogo na Associação dos Bancários mostra a defesa do goleiro Róbson (AABB) na cobrança de pênalti do atacante Paulinho (Arcam), autor de dois dos quatro gols do time da Arcam neste sábado nos Bancários.

O ARCO-IRIS nos Jogos Interclubes de Campo Mourão

Antes da chuva 
na tarde deste sábado enquanto 
a bola rolava 
para o futebol 
suíço na 
categoria Sênior 
no jogo entre 
Arcam e Campagro, registrei 
o arco-iris 
na Associação 
dos Bancários. 
Como 
a natureza 
é 
bela. 
Viva 

criador.

PLANTÃO DO BLOG 2: NOS INTERCLUBES, AGENDA DOS JOGOS PARA quarta e quinta-feira (03 e 07 de julho)

JOGOS INTERCLUBES 
DE CAMPO MOURÃO
AGENDA 
JOGOS DE FUTEBOL SUÍÇO 
NA QUARTA 
(03/07) E 
QUINTA 
(04/07)

QUARTA (03/07)
ARCAM
MASTER - 18H45 - ARCAM x BANCÁRIOS
SÊNIOR – 20h00 – ARCAM X AABB
AABB
VETERANO - 18H45 – AABB X CLUBE DOS 30
MASTER – 20H00 – AABB X CLUBE DOS 40
CLUBE DOS 30
MASTER – 18H45 – CLUBE 30 X CAMPAGRO
SÊNIOR – 20H00 - CLUBE 30 X AFIIN

QUINTA (04/07)
ARCAM
ADULTO - 18H45 - ARCAM x CAMPAGRO
VETERANO – 20h00 – ARCAM X CAMPAGRO
ASSERCAM
ADULTO - 18H45 – ASSERCAM X CLUBE DOS 30
SÊNIOR - 20H00 – ASSERCAM X COUNTRY
BANCÁRIOS
ADULTO – 18H45 – BANCÁRIOS X AABB
SÊNIOR – 20H00 – BANCÁRIOS X CAMPAGRO

PLANTÃO DO BLOG: RESULTADOS DO FUTEBOL SUÍÇO nos Jogos Interclubes neste sábado nos Bancários e Assercam

JOGOS INTERCLUBES DE CAMPO MOURÃO
RESULTADOS DO FUTEBOL SUÍÇO NESTE SÁBADO, 29 DE JUNHO.
Adulto
CAMPAGRO (A) 3x4 BANCÁRIOS (B)
AFII (A) 2x2 ARCAM (B)
AABB (A) 3x4 ASSERCAM (B)
Master
CLUBE DOS 30 (A) 3x1 BANCÁRIOS (B)
ARCAM (A) 4x4 AABB (B)
CLUBE DOS 40 (A) 3x4 COUNTRY CLUB (B)
Sênior
BANCÁRIOS (A) 9x0 COUNTRY 
CLUBE DOS 30 (A) 4x2 AABB (B)
ARCAM (A) 7x1 CAMPAGRO (B)
ASSERCAM (A) 3x2 AFIIN (B)
Veterano
AABB 1x2 ARCAM
CAMPAGRO 1x1 ASSERCAM

HOJE É DIA DE SÃO PEDRO e São Paulo

Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Estes santos são considerados “os cabeças dos apóstolos” por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.
Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo.
Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.
Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada “aos pés de Gamaliel”, um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.
Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.
Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o “Apóstolo dos gentios”. São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

OS 60 ANOS DA ACICAM, Interclubes e Amadorzão são destaque hoje no Tocando de Primeira 1.028 na Rádio Colméia em CM

O goleiro Robson Nascimento (foto) ao lado do folclórico Santo Antonio e do pivô Paulinho, da Arcam, será destaque no segundo tempo deste sábado no nosso programa Tocando de Primeira de número 1.028 na Rádio Colméia AM. 
Mas antes, estarão ao vivo os empresários diretores da Associação Comercial de Campo Mourão (Acicam) Marcelo Chirolli, Wilson Isolani e Francisco Viúdes, para falar sovres os 60 anos da Acicam.
É neste sábado, 29 de junho, a partir das 11 horas na Colméia AM. Só não ouve o Tocando de Primeira quem não tem rádio ou não tem vizinho.Há 1.028 sábados no ar, um golaço no rádio brasileiro.

EVANGELHO DO DIA sábado, 29 de junho 2013

Evangelho (Mt 8,5-17)
— O Senhor esteja convosco.- Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: “Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz”. 10 Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11 Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, 12 enquanto os herdeiros do Reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”.  13 Então, Jesus disse ao oficial: “Vai! e seja feito como tu creste”. E, naquela mesma hora, o empregado ficou curado. 14 Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra dele deitada e com febre. 15 Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou, e pôs-se a servi-lo. 16 Quando caiu a tarde, levaram a Jesus muitas pessoas possuídas pelo demônio. Ele expulsou os espíritos, com sua palavra, e curou todos os doentes, 17 para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades”.  — Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

PLANTÃO DO BLOG: No futsal do Interclubes, Clube dos 30 e Arcam vencem na rodada desta sexta no Haroldo Gonçalves Netto

O pivô Paulinho (foto), da Arcam, oportunista e talentoso, fez 3 dos 4 gols da vitória da Arcam sobre a AABB na noite desta sexta-feira no futsal dos Jogos Interclubes de Campo Mourão. Paulinho estará amanhã no segundo tempo do programa Tocando de Primeira na Rádio Colméia AM, com  o número 1.028. 
Os jogos desta sexta-feira foram no ginásio Haroldo Gonçalves Neto, na Vila Urupês. Na primeira, o Clube dos 30 derrotou a AFIIN por 4 a 3. O futsal no Interclubes promove o reencontro de velhos amigos que jogaram juntos em décadas passadas em grandes campeonatos citadinos em Campo Mourão. 
E na semana que vem tem mais, muito mais.

28 de jun de 2013

PARTICIPE: CELEBRAÇÃO À SANTA PAULINA será nesta segunda-feira em Luiziana

Por motivo de chuva que ocorreu na ultima segunda feira,dia 24, a celebraçao da palavra na gruta Santa Madre Paulina foi adiada para esta segunda-feira,  1 de julho, às 19h30, na rua João Costin 48, em Luiziana. Participe, você é convidado especial.

CONFIRMADA RODADA DO FUTEBOL SUÍÇO amanhã nos Jogos Intercubes de Campo Mourão

JOGOS INTERCLUBES DE CAMPO MOURÃO
FUTEBOL SUÍÇO – 29/06/2013(Sábado)

ASSOCIAÇÃO DOS BANCÁRIOS – CAMPO 01

13h45 Adulto CAMPAGRO (A) X ASS. BANCÁRIOS (B)

15h00 Máster CLUBE DOS 30 (A) X ASS. BANCÁRIOS (B)

16h00 Sênior ASS. BANCÁRIOS (A) X COUNTRY

17h00 Veterano AABB X ARCAM


ASSOCIAÇÃO DOS BANCÁRIOS – CAMPO 02

13h45 Adulto AFII (A) X ARCAM (B)

15h00 Máster ARCAM (A) X AABB (B)

16h00 Sênior CLUBE DOS 30 (A) X AABB (B)

17h00 Sênior ARCAM (A) X CAMPAGRO (B)



ASSERCAM – CAMPO 01

13h45 Adulto AABB (A) X ASSERCAM (B)

15h00 Máster CLUBE DOS 40 (A) X COUNTRY CLUB (B)

16h00 Sênior ASSERCAM (A) X AFIIN (B)

17h00 Veterano CAMPAGRO X ASSERCAM

EM EVOLUÇÃO, CM BASQUETE faz amistoso com Toledo


O Campo Mourão Basquete na Categoria sub-18 masculino, mas com a maioria dos atletas na idade de 15 e 16 anos, jogou amistoso ontem a tarde no ginasinho JK contra Toledo. A derrota para a equipe toledana por 97 a 67 foi encarada como normal para o técnico Emerson Luiz de Souza. "A nossa equipe tem poucos jogadores na categoria Sub-18, mas sim entre 15 e 16 anos, é um time de futuro que já vem surpreendendo a gente. Foi uma partida bastante disputada e foi possível fazer rodízio de jogadores", disse Emerson. 
Em julho, os meninos do nosso basquete jogarão duas vezes pela Copa Norte. Os próximos compromissos serão dia 7 de julho em Cornélio Procópio nas categorias Sub-15 e 18, e no dia 13 de julho, contra Cambé nas categorias Sub-15 e 18 masculino e contra Londrina na categoria Sub-18 no feminino.

EVANGELHO DO DIA sexta-feira, 28 de junho 2013

Evangelho (Mt 8,1-4)
— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor.
Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra. Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor. 

27 de jun de 2013

ROGAI POR NÓS Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


NOSSA SENHORA DO Perpétuo Socorro, 27 de junho: rogai por nós

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - 27 de JunhoA devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começou a ser propagada a partir de 1870 e espalhou-se por todo o mundo. Trata-se de uma pintura do século XIII, de estilo bizantino. Segundo a tradição, foi trazida de Creta, Grécia, por um negociante. E, desde 1499, foi honrada na Igreja de São Mateus
Em 1812, o velho Santuário foi demolido. O quadro foi colocado, então, num oratório dos padres agostinianos. Em 1866, os redentoristas obtiveram de Pio IX o quadro da imagem milagrosa. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi colocada na Igreja de Santo Afonso, em Roma. De semblante grave e melancólico, Nossa Senhora traz no braço esquerdo o Menino Jesus, ao qual o Arcanjo Gabriel apresenta quatro cravos e uma cruz. Ela é a Senhora da morte e a Rainha da Vida, o Auxílio dos cristãos, o Socorro seguro e certo dos que a invocam com amor filial.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

SENSACIONAL: MOURÃOENSE EM LISBOA, PORTUGAL, é a seguidora número 500 do BLOG DO ILIVALDO

Sim, o nosso BLOG passou dos 500 seguidores - aqueles leitores que querem dizer que o são e assim colocam uma foto para que todos saibam que são seguidores.
Para minha alegria e surpresa - como esta rede de computadores vai longe, e longe é um lugar que não existe, heim!- a seguidora de número 500 do BLOG DO ILIVALDO é mourãoense e mora em Portugal, na capital Lisboa. Viva! Ela é Elisabete Pereira, e posto abaixo o seu e-mail enviado ao BLOG. 
"Sim, eu sou de Campo Mourão, mas moro em Lisboa há 13 anos. Sou cozinheira de profissão, mas estou afastada por doença profissional. Sou casada com Carlos Pereira, impressor Gráfico e português. Tenho dois filhos - Raphael Diego, 25 anos, nascido em Campo Mourão, e Ariadne Loraine, 9 anos, nascida aqui em Lisboa. Descobri o BLOG DO ILIVALDO procurando noticias de pessoas da minha época de ouro (80 e 90) como costumo dizer. Adorei o BLOG porque assim posso me manter atualizada sobre a minha região.
Na foto postada estou com meu marido. Obrigada e sucesso a todos os mourãoenses. Saudades."
Valeu Elisabete, Deus os abençoe, que bom ter essa mensagem e a internet para encurtar distância. Viva!

ASSOCIADOS DA COTRIJUC DO Rio Grande do Sul conhecem estrutura e organização da Coamo

Em visita à Coamo e a Campo Mourão, trinta e seis associados e funcionários da Cooperativa Agrícola Júlio de Castilhos (Cotrijuc) do Rio de Grande do Sul visitaram a Coamo na quarta-feira, 26 de junho, Os visitantes integram o Programa de Intercâmbio desenvolvido pela Cotrijuc sediada no Município de Júlio de Castilhos e do intercâmbio em Campo Mourão, levaram boas experiências do cooperativismo praticado pela Coamo.
Os visitantes conheceram a história, filosofia de trabalho e os programas e serviços disponibilizados pela Coamo aos seus mais de 25 mil associados. 
A delegação formada por dirigentes, conselheiros e assessores da Cotrijuc visitaram os processos de industrialização da Coamo nas fábricas de café, óleo de soja e margarinas. Na administração central, eles foram recepcionados pelo vice-presidente Claudio Rizzatto e o superintendente Técnico, José Varago, que mostraram aos gaúchos o funcionamento e as políticas de trabalho da Coamo em prol do desenvolvimento dos associados.
VALIDADE - O diretor Comercial da Cotrjuc, Renato Nicolodi, informa que o objetivo da visita foi plenamente atingido com o conhecimento da estrutura organizacional e a forma de trabalho da Coamo em várias áreas, como insumos, vendas, assistência técnica e processos de gestão. “A validade de uma visita na Coamo é enorme, é uma oportunidade de ver a realidade e a forma diferente de gestão e do sucesso da Coamo - uma cooperativa que é mais nova que a Cotrijuc, mas que é grande e forte não só no seu tamanho, mas nos seus propósitos de atender seus associados com produtos e serviços”, diz Nicolodi. Segundo ele, “A Coamo é resultado de construção feita ao longo dos anos, que os associados dão respaldo para este trabalho. Observei a direção da cooperativa com ferramentas e programas voltados para o crescimento dos associados.”
INTERESSE - Para o produtor Gilmar Peripóli superou as expectativas. “Realizei um sonho de conhecer a Coamo. Sou associado há 22 anos da Cotrijuc e é a primeira vez que venho à Coamo, gostei da seriedade como a estão conduzindo e o interesse do sócio que se agarrou mesmo com a cooperativa. É de ficar de boca aberta, volto muito diferente do que cheguei.”
SURPRESA – A visita à Coamo foi considerada pelo produtor Odair Moro como “uma aula, um estudo para gente, é impressionante ver tudo isso. Levo para o Rio Grande, exemplo de que tem ter pessoas com muito talento para comandar o cooperativismo. O que vi hoje aqui na Coamo me surpreendeu demais, é uma coisa muito linda de se ver, como as coisas simples funcionam, mas tem que ter pessoas sérias e honestas para fazer funcionar.”

QUE SUFOCO! Espanha bate Itália nos pênaltis (7a 6) e decide título domingo contra o Brasil no Maracanã

A Espanha venceu a Itália por 7 a 6 nos pênaltis e enfrenta o Brasil na final da Copa das Confederações, domingo, no Maracanã. Bonucci desperdiçou a sétima cobrança, e Jesús Navas marcou o gol da classificação italiana. Fotos Site Terra. 

QUER ACABAR COM A CORRUPÇÃO?


SALMO 105: DAI GRAÇAS ao Senhor, porque ele é bom, e eterna é a sua misericórdia!

Salmo 105,1-5
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom. — Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.
— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia! Quem contará os grandes feitos do Senhor? Quem cantará todo o louvor que ele merece?
— Felizes os que guardam seus preceitos e praticam a justiça em todo o tempo! Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais a vosso povo!
— Visitai-me com a vossa salvação, para que eu veja o bem-estar do vosso povo, e exulte na alegria dos eleitos, e me glorie com os que são vossa herança.

EVANGELHO DO DIA quinta-feira, 27 de junho 2013

Evangelho 
(Mt 7,21-29)
— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, ntrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22 Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? 23 Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.24 Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26 Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”28 Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu en­sina­mento. 29 De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

26 de jun de 2013

TORCIDA FESTEJA vitória do Brasil

A torcida brasileira é uma alegria só. O Brasil venceu o Uruguai e está na final de domingo contra Itália ou Espanha, no Maracanã. O Brasil une torcidas de todos os times brasileiros. E palmeirense que tem em todos os rincões do Brasil, diz presente sempre.

BRASIL PASSA PELO URUGUAI e decide domingo no Maracanã a Copa das Confederações

De certa maneira, a seleção brasileira teve nesta quarta-feira na vitória por 2 a 1 contra o Uruguai uma prévia do que será uma possível final contra a Espanha. Mesmo que apenas por um tempo e contra uma "Celeste" que não conseguiu "copiar" fielmente o sistema espanhol de monopólio da posse de bola – na realidade, os brasileiros retiveram-na por 64% do tempo contra 36% dos adversários. A seleção "estranhou" um adversário que não esperou o Brasil em seu campo, como Luiz Felipe Scolari tanto se queixou recentemente. O Uruguai marcou bem mais de perto a saída de bola brasileira usando o trio de atacantes formado por Forlan, Suarez e Cavani e provocou desconforto suficiente para derrubar de 86% para 76% o índice de aproveitamento do Brasil em passes.Na prática, isso foi demonstrado pelo fato de o Brasil ter demorado 17 minutos para dar seu primeiro chute a gol, com Oscar - nos três primeiros jogos, a equipe conseguiu marcar ou criar ótimas chances no máximo em 15 minutos. Texto e foto: site Uol.

ALBARI ROSA, um fotojornalista de primeira

O destaque desta quarta-feira no BLOG é o profissional Albari Rosa, que entre muitos trabalhos apresentados na Gazeta do Povo cobriu duas Copas do Mundo na Alemanha e na África do Sul. "Em 1988 iniciei minha carreira de fotojornalista como freelancer para as revistas da Editora Abril (Revista Veja, Veja Paraná, Revista Placar e Exame) e para os jornais do eixo Rio/São Paulo, além do Diário Lance. Tive uma passagem pela assessoria de imprensa da prefeitura municipal de Curitiba. Em 1996, passei pela equipe do Jornal Folha de Londrina, onde cheguei ao cargo de editor de fotografia. Atualmente, sou repórter fotográfico do Jornal Gazeta do Povo", conta Albari, um fotojornalista de Primeira, que em 2012 foi diplomado como "Jornalista Amigo da Criança", outorgado pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI). 
Parabéns Albari, orgulho da comunicação paranaense e brasileira. 
É o Paraná na Copa das Confederações e na Copa do Mundo.

COPA MÍDIA 2013 em Maringá foi um sucesso!

COLUNA DO MACIEL: ‘’Você esteve com o Estive? Não! Eu estive com o Esteve

Há muitos anos, ao terminar a palestra que proferi como aula inaugural de início do ano letivo para todas as turmas da nossa FECILCAM – Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão, um estudante vem em minha direção e eu, cercado por muitos estudantes que gentilmente me receberam na época, percebi que ele tinha o firme propósito de dialogar comigo. “Professor Maciel, aplaudi a sua fala, gostei muito! Mas o que quero mesmo é dizer que sou fã do Estive Nólocal, acho que você poderia citar mais frases, provérbios, enfim o que ele tem escrito, ele é sensacional!”.

Antes que eu pudesse de fato compreender se era ironia ou aquele jovem conhecia o Estive Nólocal através de alguma pesquisa bibliográfica (nem se pensava na internet naquela época) o estudante complementa, “sem dúvida o Estive é um grande pensador que merece ser citado sempre! Eu já li a respeito dele em um livro que agora não lembro o nome...”.
Sem que eu tenha premeditado, sopraram nos meus ouvidos a citação que transcrevi acima, logo depois do título da Coluna de hoje. Coincidência ou não, o Estive Nólocal assume que tenta ser proverbial, embora não ligue para o provérbio, o verbo é o que lhe interessa. E por falar em título, ele está devidamente entre aspas, por se tratar de um jogo de palavras parecidas até no som, (que ouvi nos tempos de menino, considero ainda engraçado, mesmo que não possa fazer outros rirem) entre um nome próprio e um verbo para o sujeito e a situação modificada: quando o verbo se torna sujeito no mesmo momento em que o o sujeito deixa de ser nome próprio para se tornar verbo.
Estive como nome próprio se origina do grego, que por sua vez tem etimologia na atividade de estivador, que significa inteligência, poder de comunicação. E Estive também se relacionado como sinônimo de alguém que “diz tudo o que vem na cabeça dele”, o que, aliás, é bem típico do Estive Nólocal, embora ele diga tudo o que lhe vem à cabeça, não seja exatamente dizer sem pensar, é o que vem da cabeça, da cabeça boa dele. E Estive tem a ver com estivar: “Colocar carga; arrumar a carga no navio” ou “despachar na alfândega”.
Mas não tem nada escrito sobre o Estive Nólocal, eu já verifiquei, nada absolutamente, creio que sou o único a citá-lo, daí o meu espanto quando aquele estudante fez tal afirmação. Em outra ocasião, sem me lembrar quem foi, me perguntaram o que quer dizer “b.d.C”. Vamos lá com a sintética informação da sigla com pontos: b: bem; d: depois; C: Cristo. Ou seja, “bem depois de Cristo!”. Sim, Estive Nólocal surgiu bem depois de Cristo. E Estive sempre esteve no local – escrito tudo junto e com acento para “dar um toque diferente”, sabe se lá porque. Ele escreve sempre por ter estado no local que tenha relação com o provérbio, o provérbio que chega até mim “assoprado” nos meus ouvidos e, quando aparece, quase chega a ser raridade, acabo aproveitando os ditados dele, quando as citações encaixam com o texto.
Suponho, sem muita convicção, que o Estive Nólocal (b.d.C.) já merece uma biografia.
Frases de Fazer Frases (I)
Me aposso do que posso, como me apego no que pego.
Frases de Fazer Frases (II)
É sempre inconveniente colocar em pratos limpos quando tem quem passa fome.
Fases de Fazer Frases (III)
Subjetivo é o súbito subjacente.     
Olhos, Vistos do Cotidiano (I)
Na contagem retroativa do aniversário desta Coluna – dia 10 de julho serão 25 anos de existência – hoje faltam 16 dias! E antes de chegar o dia 10 do mês que vem, agradeço e destaco duas manifestações sobre esta publicação, do poeta Gilmar Cardoso e Ilivaldo Duarte, transcritos trechos a seguir.
Olhos, Vistos do Cotidiano (II)
O poeta e escritor, membro do Centro de Letras do Paraná, escreveu para a “Tribuna Livre”, espaço deste Jornal, em que analisa os 25 anos desta Coluna. Antes de tudo a gratidão a ele, transcrevo um trecho do mencionado Artigo, que fiz encaminhar a todos os meus contatos. Gilmar Cardoso, obrigado!          
Após cercar-se dos fatos e acontecimentos diários, José Eugênio Maciel dá-lhes um toque próprio, incluindo em seu texto elementos como ficção, fantasia e criticismo, elementos que o texto essencialmente informativo não contém. Com base nisso, pode-se dizer que a sua crônica situa-se entre o Jornalismo e a Literatura, e podemos considerá-lo como sendo um poeta dos acontecimentos do dia-a-dia.
O mais belo triunfo do escritor é fazer pensar os que podem pensar. MACIEL faz! Tem talento e competência de sobra para isso.”          
Olhos, Vistos do Cotidiano (III)
Na última quinta o blogue do Ilivaldo Duarte postou texto dele em referência a esta Coluna. Primeiramente agradeço ao ilustre jornalista e membro da AML – Academia Mourãoense de Letras, pelas congratulações. A emoção veio à tona, principalmente por ele citar os meus saudosos pais Eloy e Elza os quais tanto me orgulho pelo amor e educação que proporcionaram a mim. Segue o trecho dos dizeres do Ilivado: 
“Parabéns amigos leitores da Tribuna! Parabéns! Parabéns aos leitores conhecidos ou anônimos, parabéns aos de perto, da nossa cidade ou de longe, de algum rincão espalhado por este mundo abençoado por Deus”. “José Eugênio Maciel está gravando o seu nome na história da nossa cidade, da nossa comunicação e do nosso jornalismo ao atingir 25 anos de colunismo, aqui na Tribuna. Parabéns!”
Reminiscências em Preto e Branco
Não faz tanto tempo assim, pelo povo e oficialmente, toda cidade o local de chegada e saída dos viajantes de ônibus era rodoviária. Então começaram com a expressão terminal rodoviário. Não escaparam nem as prostituta (encurtado para puta) intituladas ou chamadas de profissionais do sexo. E mais recentemente o que é assim uma bobagem (evidentemente interesses comerciais poderosos) de chamarem estádios de arenas. Da minha parte, aqui remo contra a maré, “fico prostituto da face”.  José Eugênio Maciel, professor, sociólogo, advogado, membro da Academia Mourãoense de Letras e do Centro de Letras do Paraná.