30 de abr. de 2013

CRIADA BANDEIRA DA ACADEMIA Mourãoense de Letras


A Academia Mourãoense de Letras, prestes a comemorar dia 25 de maio seus primeiros 11 anos de existência acaba de conhecer a sua bandeira. Através de concurso, a entidade foi agraciada com o trabalho do mourãoense Éder Aguiar da Silva, vencedor do concurso, que receberá sua premiação no evento dos 11 anos da AML.
DESCRITIVO: A Bandeira da Academia Mourãoense de Letras é representada por um retângulo de argenta, esquartelada em cruz, de cor azul, com o brasão, aplicada ao centro da bandeira, ladeado com uma coroa de louros, símbolo de vitória, com o termo "ad immortalitatem" (Para a imortalidade, para sempre), terminologia usada no brasão da Academia Brasileira de Letras. 
O brasão, aplicado ao centro da bandeira, representa o quadro de associados da entidade e seus respectivos patronos, e o círculo branco onde está contido simboliza a cidade de Campo Mourão; a cor branca é o símbolo heráldico da paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, fé; as faixas brancas carregadas de faixas verdes representam expansão da Academia Mourãoense de Letras a todos os quadrantes do território de Campo Mourão e os quartéis de azul, assim constituídos, a educação e a cultura do povo mourãoense; o verde simboliza, em heráldica, a honra, civilidade, cortesia, abundância, alegria, e o azul, a justiça, nobreza, zelo, perseverança e lealdade.
DIMENSÕES: De conformidade com as regras heráldicas, a Bandeira da Academia Mourãoense de Letras terá as dimensões oficiais adotadas para a Bandeira Nacional (Lei dos Símbolos Nacionais - Lei 5700/70), levando em consideração 14 (quatorze) módulos de altura da tralha por 20 (vinte) módulos de comprimento retângulo.

SECRETÁRIO DE ESPORTES EVANDRO ROMAN apoiará CM Basquete na Super Copa Brasil em Macaé, no Rio de Janeiro

O presidente da Amobasquete Nelson Pedro Martins, na foto com o secretário de Esportes do Paraná Evandro Rogério Roman, na Festa da Federação Paranaense de Basquete-  acredita que o secretário Roman apoiará o Paraná representado pelo basquete de Campo Mourão na semana que vem nas disputas da Super Copa Brasil. 
O evento reúne os oito melhores time da segunda divisão brasileira.
O Paraná sonha em ter uma equipe na primeira divisão do basquete nacional NBB com o Campo Mourão Basquete.
Roman, Campo Mourão é o Paraná na Super Copa Brasil em Macaé, no Rio de Janeiro.

CM BASQUETE está motivado para a Super Copa Brasil e objetivo é buscar vaga à NBB

A performace do Campo Mourão Basquete nas últimas temporadas é fator de motivação e valorização para buscar na próxima semna(8 a 15 de maio) em Macaé, no Rio de Janeiro, uma das vagas à NBB 2013/14. "Sabemos das dificuldades, pois a Super Copa Brasil reúne os oito melhores times da segunda divisão do basquete brasileiro. Vamos motivados com o propósito de lutar em quadra e conseguir o nosso objetivo", afirma o técnico mourãoense, professor Emerson Luiz de Souza.
Importante destacar o apoio das empresas patrocinadoras como a Coamo através dos Alimentos Coamo, e a participação decisiva da Fundação Municipal de Esportes.
Diferente das outras edições da Super Copa Brasil, este ano a cidade-sede não cobrirá os custos de transporte  hospedagem das equipes participantes da competição, que tem aumentadas suas despesas face aos investimentos orçados.

"A COPA COAMO é um grande projeto de esporte e de integração criada pela Coamo há 20 anos", afirma Marcelo Sumiya, da CCO do evento


“A Copa Coamo é um grande evento e temos que fazer como se fosse a primeira vez, por isso, a necessidade de fazer tudo bem feito e ter atenção aos detalhes. Decididamente, os detalhes podem fazer a diferença para o sucesso da Copa Coamo”, destaca o engenheiro agrônomo Marcelo Sumiya, presidente da CCO da Copa Coamo 2013. 
Ele aponta o grande interesse e motivação dos cooperados em participar de uma grande festa do cooperativismo. “Somente nesta primeira regional no Vale do Ivaí, a Copa Coamo reunirá mais de 900 atletas representando 10 Municípios e tudo está praticamente pronto para o início deste grandioso projeto de lazer e integração.”
A regional Vale do Ivaí da Copa Coamo terá 75 equipes -Peabiru (10), Ivaiporã (18), São João do Ivaí (9),  Fênix (12), Engenheiro Beltrão (14), Faxinal (12). 
Na imagem, coordenadores técnicos e de arbitragem reunidos recentemente em evento de trabalho e reciclagem em Campo Mourão.

NELSON DE SOUZA, coordenando a arbitragem da Copa Coamo de Cooperados Futebol Suíço desde a primeira edição


Faltam quatro dias para a largada da 12ª edição primeira regional  da Copa Coamo de Cooperados – Futebol Suíço 2013 que terá 75 equipes no sábado, 4 de maio, nos campos de Peabiru, Engenheiro Beltrão, Fênix, São João do Ivaí, Ivaiporã e Faxinal.  
Os preparativos da comissão organizadora com o apoio das regionais estão sendo ultimados. Na semana passada, a  Comissão Central Organizadora (CCO) que tem José Aroldo Gallassini – presidente da Coamo - como presidente de honra e o gerente de Assistência Técnica, Marcelo Sumiya, como presidente da CCO,  promoveu importante encontro com os coordenadores técnicos – funcionários voluntários que atuarão como mesários nas regionais – e com a equipe de arbitragem, que terá no comando o experiente Nelson de Souza.
Em 2013, a Copa Coamo completa  20 anos da sua primeira edição, em 1993, e desde o seu primeiro ano, Nelson  de Souza está a frente da arbitragem do maior evento rural esportivo do Brasil. “É uma grande satisfação estar num evento tão bem organizado e elogiado como é a Copa Coamo. Fazer parte desde o seu início é um grande orgulho e aumenta a nossa responsabilidade a cada nova edição”, comenta Souza, lembrando que “a exemplo dos cooperados, também os árbitros esperam com grande expectativa a chegada do evento a cada dois anos.”
Na imagem acima, árbitros que estão desde a primeira edição da Copa Coamo em 1993 - Leonir Becker, José Sobrinho, Láercio Swagem, Luis Carlos Santana, Leonir Becker e Nelson de Souza, ao lado de Gilmar Fuzeto - coordenador geral-, Marcelo Sumiya - presidente da CCO- e Ilivaldo Duarte - coordenador de Divulgação.

BASQUETE: CM JOGARÁ EM MACAÉ, NO RJ, de 8 a 12 de maio a Super Copa do Brasil

Está definido. A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) divulgou no final da tarde de ontem que a cidade de Macaé, no Rio de Janeiro, será a sede da Supercopa Brasil Adulta Masculina de Clubes. O evento será de 8 a 12 de maio e contará com os oito clubes, cujos grupos serão divulgados hoje terá equipes das cinco regiões classificadas em suas respectivas regionais: Sudeste (Fluminense/RJ, Rio Claro/SP e Macaé Basquete), Sul (Campo Mourão Basquete/PR e Caxias do Sul/RS), Norte (Assembleia Paraense/PA), Nordeste (Sport Recife/PE) e Centro-Oeste (Universo/Goiânia).

PAPA FRANCISCO: "Jovens devem ter grandes ideais"

Dirigindo-se domingo aos jovens na missa  em Roma, o papa Francisco disse: “Jovens, joguem a vida por grandes ideais. Apostem em grandes ideais, em coisas grandes; não fomos escolhidos pelo Senhor para ‘coisinhas pequenas’, mas para coisas grandes!”.

MONSENHOR JONAS ABIB: A oração move o céu

Ainda não rezamos o suficiente, por isso, não atingimos ainda toda a dimensão de oração que precisamos atingir. Nâo demos ainda a essa terra a qualidade de oração de que a humanidade necessita para que os céus se abalem e a graça de Deus venha; para que o triunfo de Jesus se realize e a evangelização atinja as pessoas de modo que tenham os corações transformados. 
Não chegamos àquela dimensão de oração sobrenatural em que não somos somente nós que oramos: damos nossa voz, nosso coração, nossa mente, entregamos alma e espírito na oração, porém, esta é acrescida pelo poder do Espírito Santo, da presença dos anjos que oram juntos conosco, unidos à intercessão da Santíssima Virgem Maria: uma oração de poder! Assim, ela [oração] sobe ao céu com o poder do próprio Deus, para que a graça, a bênção e o Espírito Santo venham e a face da terra se renove, para que a Igreja retome sua posição de Igreja e Jesus triunfe.
O Senhor quer que atinjamos essa qualidade de oração! Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib Fundador da Comunidade Canção Nova

EVANGELHO DO DIA terça-feira, 30 de abril 2013

EVANGELHO 
JO 14, 27-31
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração.28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. 30Já não falarei muito con­vosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”. Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.

29 de abr. de 2013

DOMINGO TEM A FESTA DOS LAR DOS VELHINHOS EM CM. Participe! Seu apoio é necessário e fundamental!


NO AMADORZÃO, VITÓRIAS DO AMÉRICA e Iretama em casa e Araruna goleia em Mamborê na terceira rodada


A terceira e última rodada do primeiro turno do Campeonato Amador da Liga de Campo Mourão aconteceu na tarde deste domingo (28), em três cidades da região. Pelo grupo A, as equipes mandantes venceram seus adversários, enquanto que no grupo B teve vitória de um visitante e empate na outra partida
Confira os resultados:
GRUPO A
Jardim Maria Clara/Mecão/Iretama 2×0 Janiópolis
O Estádio Municipal Joaquim Correia Gonçalves de Iretama recebeu um grande número de torcedores para o jogo do Jardim Maria Clara/Mecão (foto) contra o Janiópolis. Nos primeiros minutos, o jogo foi bastante movimentado, com as duas equipes criando várias oportunidades de gol. Depois de um primeiro tempo empatado, o Iretama veio melhor na segunda etapa e logo no iniciou marcou o através do atacante Pitanga que aproveitou falha da zaga e abriu o placar. O segundo gol foi do atacante Neno que aproveitou cruzamento e cabeceou para o fundo das redes. No próximo domingo as duas equipes voltam a se enfrentar, desta feita em Janiópolis, no Estádio Américo Alves Pereira.
América 5×3 Peabiru
A equipe do América de Campo Mourão tem o melhor ataque do Campeonato Amador e na tarde deste domingo (28) repetiu a boa atuação contra o Peabiru. Em jogo realizado no Estádio Roberto Brzezinski, a equipe do técnico Gabriel Zanata vencia por 5×0 e nos últimos 10 minutos sofreu três gols. Tiaguinho (2), Wilian Pomarola (1), Djalminha (1) e Welitinho marcaram para o América, enquanto que o jogador Sí marcou o três gols do Peabiru. No próximo domingo (5/5) as duas equipes voltam a se enfrentar no Estádio Ulisses França de Peabiru.
CLASSIFICAÇÃO:
1º América – 7 pontos
2º Iretama – 7 pontos
3º Janiópolis – 3 pontos
4º Peabiru – 0 ponto
GRUPO B
Hawaí/Holanda 0×0 Nespolo/Worldtv
O clássico mourãoense disputado no Estádio Roberto Brzezinski foi o mais disputado. Hawaí/Holanda e Nespolo/WorldTV se enfrentaram na tarde de hoje e a partida foi considerada equilibrada do começo ao fim, com as duas equipes buscando o gol. A equipe do Nespolo teve um gol anulado, o que motivou muita reclamação. “Clássico é clássico, não tem favorito”, disse o presidente do Nespolo/WordlTV, Pedrinho Nespolo. No próximo domingo (5/5), o Hawaí/Holanda vai até Araruna e o Nespolo/WolrdTV recebe o Sete de Setembro.
Sete De Setembro 0×3 Araruna
Mesmo jogando fora de casa, o time do Araruna Esporte Clube mostrou sua força e venceu o Sete de Setembro/Lajeado de Mamborê por 3×0. O jogo aconteceu no Estádio Municipal Ernesto Carlos Look que contou com boa participação dos torcedores. A equipe da casa foi bem nos primeiros minutos, mas não resistiu ao ataque do Araruna que venceu com dois gols de Gaita e um de Neu. No domingo que vem (5/5), O Araruna tem jogo em casa contra o Hawaí/Holanda e o Sete de Setembro vai até Campo Mourão para enfrentar o Nespolo/WolrdTV.
CLASSIFICAÇÃO:
1º Araruna – 7 pontos
2º Nespolo – 5 pontos
3º Hawaí/Holanda – 4 pontos
4º Sete de Setembro – 0 ponto
Fonte: site radaresportes.com.br

EVANGELHO DO DIA segunda-feira, 29 de abril de 2013

EVANGELHO JO, 14, 21-26
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”. Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor!

28 de abr. de 2013

SUPER COPA DO BRASIL: Universo, de Goiânia, é campeão do Centro-Oeste

O Universo/Goiânia (GO) conquistou o título invicto da Copa Brasil Centro-Oeste de Clubes e a vaga na Supercopa Brasil 2013. Na sexta-feira (26), no ginásio Internacional Newton de Faria, em Anápolis (GO), a equipe comandada pelo técnico João Marcelo Leite venceu o Planalto Basquete/Iesplan (DF) por 83 a 48 (49 a 19 no primeiro tempo). "Foi uma importantíssima vitória, com o Universo retornando ao cenário nacional. Faremos alguns ajustes, mas sabemos que o nível técnico da supercopa será mais alto e equilibrado. Entraremos nesse torneio ainda mais focados e buscando mais um resultado positivo, que é a participação na próxima edição do NBB", analisou o técnico do Universo. 

SUPER COPA BRASIL: Rio Claro derrota Fluminense e é campeão da Copa Brasil Sudeste 2013

O Rio Claro, do interior paulista conquistou o título de bicampeão da Copa Brasil Adulta Masculina de Clubes ao superar o Fluminense (RJ) por 92 a 80 (49 a 38 no primeiro tempo). O jogo foi decido no  ginásio Felipe Karan, em Rio Claro. 
Com o apoio da torcida, o Rio Claro esteve à frente do placar durante os quarenta minutos. O time paulista chegou a abrir 14 pontos de vantagem no primeiro tempo (42 a 28) e fechou em 49 a 38. O Fluminense voltou melhor na etapa final e baixou a diferença para cinco pontos (68 a 63) no terceiro período. Nos últimos dez minutos o time de Rio Claro voltou a abrir no marcador até fechar em 92 a 80. 

SUPER COPA BRASIL: Sport, campeão invicto do Nordeste

 O Sport Recife garantiu o título invicto da Copa Brasil Nordeste de Nordeste e a vaga na Supercopa Brasil 2013 que acontecerá de 8 a 12 de maio. Neste domingo (28), na final disputada no ginásio do Colégio Salesiano, em Salvador, o clube pernambucano ganhou do Vitória/Faculdade 2 de Julho (BA) por 76 a 46 (33 a 23 no primeiro tempo). No terceiro lugar, a UNIRB/Academia TBJ/Prontec (BA) levou a melhor sobre o Esporte Clube Cabo Branco (PB) por 79 a 67 (31 a 30). 
A Supercopa Brasil, de 8 a 12 de maio, contará com oito equipes das cinco regiões classificadas em suas respectivas regionais: Sudeste (Fluminense/RJ, Rio Claro/SP e Macaé Basquete), Sul (Campo Mourão/PR e Caxias do Sul/RS), Norte (Assembleia Paraense/PA), Nordeste (Sport Recife/PE) e Centro-Oeste (Universo/Goiânia).

NA HISTÓRIA: handebol mourãoense em 1980

Amistoso de nossa seleção mouraõense de Handebol, em Guarapuava, 1980. em pé (da esq. para a direita): Luizinho F. Lima, Neucir José da Silva (in memorian), Walmir F. Lima, Ricardo Kosuzi, Ubirajara Rodrigues, Ubiraci Rodrigues, Luiz Carlos E. Prates e Walcir Ferreira Lima
agachados: Antonio Carlos Custódio, Marcio Miake, Getulio Ferrari Júnior, Adilson Pagan, Wander Ferreira Lima, Jo
nas Rodrigues e Roberto Tonet

PLANTÃO DO BLOG: CM BASQUETE conhece adversários na Super Copa de 8 a 12 de maio

Definidas as equipes que irão brigar na Supercopa Brasil, o local deve ser definido nesta segunda-feira pela Confederação Brasileira de Basquetebol -CBB- A Supercopa Brasil, de 8 a 12 de maio, contará com oito equipes das cinco regiões classificadas em suas respectivas regionais: Sudeste (Fluminense/RJ, Rio Claro/SP e Macaé Basquete), Sul (Campo Mourão Basquete/PR e Caxias do Sul/RS), Norte (Assembleia Paraense/PA), Nordeste (Sport Recife/PE) e Centro-Oeste (Universo/Goiânia).

'NÃO DEVEMOS TER MEDO DAS DIFICULDADES E TRIBULAÇÕES se permanecermos unidos a Deus", afirma Papa Francisco na Santa Missa


O papa Francisco celebrou neste domingo a Santa Missa pelos Crismandos e Crismados de todo o mundo. Em sua homilia, Francisco apresentou três reflexões: a novidade que Deus dá ao ser humano, as tribulações presentes no caminho da vida e a fé para permanecer firme no Senhor.
O Santo Padre destacou que a novidade de Deus é ação do Espírito Santo, que faz novas todas as coisas. Tal novidade, segundo o Papa, não é como as inovações do mundo, que são provisórias, mas permanece.
“A novidade que Deus dá à nossa vida é definitiva; e não apenas no futuro quando estivermos com Ele, mas já hoje: Deus está a fazer novas todas as coisas, o Espírito Santo transforma-nos verdadeiramente e, através de nós, quer transformar também o mundo onde vivemos”.
Entrando na segunda reflexão que propôs, Francisco lembrou que o caminho da Igreja e o caminho pessoal nem sempre são fáceis, mas as dificuldades e tribulações fazem parte da estrada para chegar à glória de Deus. “Não desanimeis! Para vencer estas tribulações, temos a força do Espírito Santo”.
E junto à força do Espírito Santo, o Papa falou do caminho da fé. Ele convidou todos, especialmente os crismandos e crismandas, a permanecerem firmes nesse caminho, com segura esperança no Senhor. “Não há dificuldades, tribulações, incompreensões que possam meter-nos medo, se permanecermos unidos a Deus como os ramos estão unidos à videira, se não perdermos a amizade com Ele, se lhe dermos cada vez mais espaço na nossa vida”. Na celebração, Papa Francisco administrou o Sacramento da Confirmação a 44 pessoas, dos cinco continentes, presentes na peregrinação em Roma por ocasião do Ano da Fé.
"Não desanimeis! Para vencer as tribulações, temos a força do Espírito Santo”, diz Papa Francisco.

ABAIXO A PEC DA IMPUNIDADE! Viva a democracia!

Antes de ir na manhã de ontem para a Rádio Colméia apresentar o programa Tocando de Primeira, acompanhei a mobilização de um grande número de mourãoenses contra a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) de número 37, chamada também de PEC 37 - A PEC da Impunidade.
De maneira ordeira, com palavras fortes em nome da grande maioria dos brasileiros, dignos e ávidos da Cidadania, do Estado do Direito e do regime democrático.
A PEC 37 que está em votação no Congresso Nacional - se Deus quiser não será aprovada e simplesmente arquivada para o bem da sociedade brasileira- quer excluir  o poder de investigação dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal. Se esta minoria, que já foi oposição e pregava a democracia e a liberdade de expressão, e hoje faz o contrário no poder, aprovar a PEC 37,  deixarão de acontecer investigações contra o crime organizado, desvio de verbas, corrupção, abusos cometidos por agentes do Estado e violações de direitos humanos. 
A própria Carta Magna de 1988 (Constituição Federal) permite que o Ministério Público investigue, a exemplo de outras leis (Eleitoral, Estatuto da Criança e do Adolescente, e o do  Estatuto do Idoso).
Ainda no Tocando de Primeira, no seu primeiro tempo, entrevistei ao vivo o deputado federal Rubens Bueno, ex-prefeito de Campo Mourão, que estava em eventos na região de Curitiba. Ele repudia veementemente a PEC 37 e a iniciativa de mensaleiros que querem deixar de ser punidos e fiscalizados pelos Ministérios Públicos Estaduais e Federal. "É um atentado contra a democracia e o estado de Direito que conquistamos, estamos trabalhando para a PEC seja rejeitada de imediato em junho na Câmara Federal."
Viva a democracia! Posto com alegria duas imagens que registrei na manhã de ontem em Campo Mourão.
Cidadania, regime democrático e estado de Direito são conquistas asseguradas pelos brasileiros.

ORAÇÃO Diária de 28 de abril


EVANGELHO DO DIA DOMINGO, 28 de abril 2013

1Depois que Judas saiu do cenáculo, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo.
33aFilhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. 34Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. 35Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”. Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.

27 de abr. de 2013

HISTÓRICO: CM FUTSAL tem 59% de aproveitamento na Ouro

A campanha do Campo Mourão Futsal em 9 jogos conquistando 16 pontos (4 vitórias, 4 empates e 1 derrota) coloca o time mouraoense como primeiro time na competição que não está na Liga Nacional. E pela apuração, Campo Mourão conquistou 59% de aproveitamento no geral, sendo 73% fora de casa nos cinco jogos disputados e 42% em casa - 2 empates contra Ponta Grossa e Guarapuava, 1 derrota para o Cascavel - todos os três da Liga Nacional- e 1 vitória sobre o Quedas. Uma performance invejável, que merece comemoração, "pés no chão" e muito trabalho já visando a segunda fase da Chave Ouro.

PLANTÃO DO BLOG 2: CM FUTSAL é a sensação do Campeonato Paranaense Chave Ouro 2013



Alegria de torcedores, imprensa e dos dirigentes do Campo Mourão Futsal pela conquista de mais uma expressiva vitória e com categoria neste sábado em Francisco Beltrão. Na imagem, o presidente do CM FUtsal, Miguel Pedro Abudi Júnior. Esta foi a quarta vitória do time tricolor no Campeonato Paranaense, das quais, duas jogando em Foz diante dos times locais (4 a 2 e 3 a 1) e agora sobre o Marreco (4 a 3).
O time mourãoense somou quatro empates, sendo 2 a 2 com Ponta Grossa e com Guarapuava, ambos no Valternei de Oliveira, e outros dois fora de casa por 5 a 5 em Cascavel e por 2 gols em Marechal Cândido Rondon.  E apenas uma derrota no campeonato, em casa, por 3 a 1 diante do Cascavel.
Não lembro na história recente, de uma campanha tão brilhante como esta, que surpreende os entusiastas torcedores. 
Faltam apenas cinco rodadas para encerra esta primeira fase. Os jogos restantes do Campo Mourão serão dia 16 de maio em casa frente ao  Umuarama, dia 25 de maio em Ivaí, dia 1º de junho em casa diante do Pato Branco, dia 7 de junho em Paranavaí e fechando a primeira fase dia 15 de junho no Valternei de Oliveira contra o Maringá. 
Viva o futsal mourãoense!
E como repito sempre, “Bom mesmo é ganhar”, pois a vitória resolve até problemas. Viva a sensação da Chave Ouro 2013 do futsal paranaense!

PLANTÃO DO BLOG: CM vence de virada o Marreco por 4 a 3 em Francisco Beltrão e continua entre os quatro melhores na Chave Ouro

Com dois gols de Vini e Jonhatas, o Campo Mourão Futsal venceu neste sábado a noite o Marreco, em Francisco Beltrão, por 4 a 3, pelo Campeonato Paranaense de Futsal. Com esta grande vitória, após estar perdendo por 2 a 0, o time mourãoense que jogou muito bem, agora chega a 16 pontos ganhos. Campanha com 4 vitórias, 4 empates e apenas 1 derrota.
Os próximos jogos do Campo Mourão Futsal serão no dia 16 de maio em casa contra o Umuarama e no sábado seguinte, 25 de maio, em Ivai, diante de um time local. Na imagem, Vini, Alessandro e Léo, quando do programa Tocando de Primeira na Rádio Colméia AM.

COM O PADRE GILSON E o Gerson Maciel no Tocando

Com o padre Gilson Sobreiro e o amigo Gerson  Maciel na manhã deste sábado  no programa Tocando de Primeira, de número 1.019, na Rádio Colméia AM. Gerson, o "Filho do Céu" prestou depoimento emocionante de graça obtida com sua filha. Padre Gilson deixou muitos ensinamentos aos ouvintes e reforçou que os filhos de Deus devem ter confiança necessária na misericórdia e graça divina.

PADRE GILSON NO Tocando de Primeira 1.019

Com sabedoria, inteligência e palavras firmes que provocam reflexão e transformação, o padre Gilson Sobreiro foi entrevistado na manhã deste sábado na Rádio Colméia AM, no programa Tocando de Primeira, de número 1.019. "O amor de Deus é o maior que temos, por isso vivo disso vendo o Nosso Senhor em cada pobre",  foi um dos ensinamentos do padre no programa, que teve depoimentos e muitas emoções e alegrias, como sempre acontece quando da presença deste homem de Deus que por Jesus Cristo arrasta multidões por onde passa e prega. Foi um privilégio ter entrevistado o padre Gilson ao vivo e em cores.

CM FUTSAL tem desfalques contra Marreco em FB


No quarto lugar na tabela da Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, o time mourãoense terá vários desfalques hoje a noite contra o Marreco, em Francisco Beltrão, às 20h30, no ginásio Arrudão.
Não jogam pelo Campo Mourão Futsal o goleiro Ari (suspenso) e o ala/fixo Piliu (lesionado). E ainda são dúvidas o fixo Alessandro "Maringá" e o fixo Léo Rumenigue (foto), que devem viajar com  o time, mas podem ficar de fora do jogo no Sudoeste paranaense. Já o pivô Vini, de fora dos  últimos dois jogos pode voltar, a exemplo do outro pivô Sady, que ficou de fora do jogo em Marechal  Rondon.
Confiante, o técnico Márcio Rinaldo acredita em bom desempenho na noite de hoje em Francisco Beltrão. “Vamos enfrentar um um  adversário duro fora de casa, mas estamos confiantes."

BELINE E OS seus primeiros Jogos Abertos do PR

Esta é histórica e como diria o Luizinho Luma, do "Fundo do Baú". A imagem dos primeiros Jogos Abertos do Paraná (JAP´s) os 14º na história paranaense em que o conhecido Beline (Antonio Admir Fuzeto) participou em setembro de 1970. Na  imagem em visita a Lagoa Dourada. Em pé, atrás: Beline, Alvaro Gomes, (.), Neroi Ramos, Clovis Tagliari (in memorian), (....),Prof. Piazza, Dorival Gorski. No meio: Baianinho, Adionir, Neonir, Clovis Semedo, (.),(.),(.),(.), Regina Jort,(.), Professora Piazza. Agachados: Alice Roeder, Marlene Tonet, (.), Celinha, (.) e Vera Endo. Viva a história!

ORAÇÃO DIÁRIA 27 de abril 2013


EVANGELHO DO DIA sábado, 27 de abril 2013

EVANGELHO
JO 14, 7, 14
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós me conhe­cêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conhe­ceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai”? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.  11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei.  Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.

26 de abr. de 2013

MERECIMENTO: Roberto Cardoso vai assumir o Sesc em Ivaiporã

Roberto Cardoso, marido da ex-secretária de cultura de Campo Mourão, Edilaine Maria de Castro, vai deixar Campo Mourão. Foi convidado e aceitou comandar o SESC em Ivaiporã. A unidade será inaugurada dia 10 de maio. Foram investidos na obra 8 milhões e 500 mil reais e trata-se da primeira unidade integrada SESC/SENAC. (entidades no mesmo prédio). Cardoso, que há 13 anos, está no SESC de Campo Mourão, sempre foi promovido por merecimento. Ele conversou com a reportagem da COLUNA DO ELY. Disse que foi promovido para Gerente Executivo em Ivaiporã, graças ao apoio e força que recebeu do atual diretor em Campo Mourão, Marco Batista e do presidente do Sindicato Patronal, Nelson Bizotto. 
“È um avanço muito grande na minha carreira. Sou o primeiro funcionário da unidade de campo Mourão a conquistar a função de gerente de unidade, e sem indicação política”, comentou. 
Com emoção, Roberto, revelou: “vou de coração partido, amo minha cidade, meus amigos. Decidi com a esposa aceitar esse novo desafio. Sofro quando vejo a cidade sofrer e também sofro ao ver amigos sofrendo sem necessidade, pois com um pouco mais de dedicação poderiam achar boas soluções para muitas coisas”. 
Ele admite que será um período difícil. “Minha esposa que está à frente da Cia. Sou Arte e outras atividade culturais permanecerá em Campo Mourão com os filhos”.
Roberto começou a trabalhar aos 14 anos como office boy na antiga Trombini Veículos, e sente-se realizado em poder fazer o gosta e poder ajudar o ser humano. Fonte: Coluna do Ely

EVANGELHO DO DIA sexta-feira, 26 de abril 2013

EVANGELHO JO 14, 1-6
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. 5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.  Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor!

25 de abr. de 2013

AMADORZÃO CM 2013: Escala de árbitros 3ª Rodada


ESCALA DE ÁRBITROS E REPRESENTANTES PARA A 
TERCEIRA RODADA DO AMADOR 
NESTE DOMINGO, 
28 DE ABRIL 2013
ESTÁDIO ROBERTO BRZEZINSKI 
EM 
CAMPO MOURÃO
15H30 - NESPOLO/WORLDTV X HAWAI/HOLANDA
ÁRBITRO-EMERSON DAVI MICHELS. ASSIST- 01 – JURACI BATISTA. ASSIST-02 - NIVAL DO BOIKO. REPRESENTANTE-LUCI KHEL. 
ESTADIO ROBERTO BREZINSKI
17H30–AMÉRICA X PEABIRU
ARBITRO-ADILSON DOMINGOS. ASSIST- 01- FÁBIO KAVIATKOVSKI. ASSIST-02-IDEIR COSTA. REPRESENTANTE-LUCI KHEL.
ESTÁDIO MUNICIPAL DE MAMBORÊ
15H30 HS-  07 DE SETEMBRO/MAMBORÊ X ARARUNA
ARBITRO-EMERSON DE OLIVEIRA. ASSIST-01- MAURICIO ESTRELA. ASSIST-02- SILVANO DA SILVA SÁ. REPRESENTANTE- EDER AGUIAR
Na imagem Laércio Swagem, narrador da Rádio Cidade FM de Araruna. 
ESTÁDIO MUNICIPAL DE IRETAMA
15’30 HS- JD M.CLARA/IRETAMA  X  JANIÓPOLIS
ARBTIRO-MAURO FERNANDES DE SOUZA. ASSIST-01- WILSON DE BRITO. ASSIST-02- RODRIGO MONTEIRO
REPRESENTANTE- ELENICE MARTINS.

A "BANDEJA" DE DJAIR na lente de Walter Natálio

Que maravilha de imagem! Posto a arte do mourãoense Walter Natálio registrando uma "bandeja" do craque Djair, do basquete mourãoense, bicampeão da Copa Brasil Sul. Viva o talento, a habilidade, a garra e obstinação de fazer bem feito dentro e fora da quadra. Imagem para perpetuar a história e ficar gravada na memória e no coração dos que querem o bem, o belo e bom.

NA COLMÉIA: PADRE GILSON sábado no Tocando de Primeira 1.019


EXTRA! Padre Gilson neste sábado (27/04) no primeiro tempo do nosso programa Tocando de Primeira na Rádio Colméia AM, das 11 às 12 horas. Ao vivo e em cores, pelo radinho ou na net pelo site www.radiocolmeiaam.com.br 
Conto com você para espalhar esta boa nova. Viva Jesus!

EVANGELHO DO DIA quinta-feira, 24 de abril de 2013

EVANGELHO 
MC 16, 15-20
Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.  19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.  Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor!

ANDAI, POIS como filhos da luz!


... 8-9. Mas agora sois luz no Senhor. Andai, pois, como filhos da luz. O fruto da luz manifesta-se em toda a bondade, justiça e verdade..... 15. Vigiai, pois com cuidado, vossa conduta: que não seja uma conduta de tolos mas de sábios , aproveitando bem o tempo. 20. Dai sempre graças por todas as coisas a Deus e Pai em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo." Carta de São Paulo a Efésios 5.

24 de abr. de 2013

BANDEIRÃO DO LEC, o maior do Sul

O bandeirão do Londrina Esporte Clube faz a festa e alegria nos jogos do Tubarão. Ele é considerado o maior do Sul do Brasil. Vamos Londrina, vencer o Coritiba, "secar" o Atlético e ser campeão do segundo turno!

SELEÇÃO MOURÃOENSE: respeito em quadra

Mesmo em preto e branco, a seleção mourãoense de futebol de salão com a camisa verde e branca - por quê hoje as seleções de Campo Mourão não jogam com as cores de seus símbolos, de sua bandeira? era história e fazia a diferença. Um timaço que tinha Lori, Beline, Itamar, Gilmar e Cia. Quem viveu esta época lembra com saudades e se emociona ao ver esta imagem. Não é mesmo Gilmar Fuzeto, Itamar Tagliari? Só se tem saudade do que é bom!

ASSOCIAÇÃO TAGLIARI em época histórica

Quanta emoção reviver a história do pioneirismo do então futebol de salão na Cancha Itachyr Tagliari. Seo Itachyr, Lori, Gilmar, James, Carlão, Beline e Itamar, sempre de óculos e com a camisa número 2. Vi poucas vezes esse time jogar, mas muitas recordações trazem essa "garotada" na história do nosso esporte. Viva a história, viva a Associação Tagliari.

COLUNA DO MACIEL: O patrulhamento ideológico como rótulo


Liberdade é uma possibilidade de ser melhor, enquanto que a  escravidão é uma certeza de ser pior”. Alber Camus
Um ateu pode evocar a liberdade religiosa, além da própria liberdade de não professar qualquer fé sobrenatural. Não é preciso ser do sexo feminino ou de qualquer orientação sexual para evocar a liberdade dos papéis sexuais. Ninguém precisa ser filiado a um partido para expressar livremente o seu próprio pensamento político e defender o direito de todos fazerem o mesmo. Não importa ter opinião individual afim de se aliar as demais opiniões para que elas todas possam absolutamente fluírem sem qualquer cerceamento.
E, mais especificamente, não é necessário ser comunista para apregoar o direito dos comunistas de fazerem parte da democracia, assim como os conservadores, de direita e de qualquer outra ordem, ideológica ou não.
O tema prossegue à tona do domingo passado para hoje. Na coluna anterior, A cassação de um caçado, foi escrito sobre a maneira açodada e arbitrária como se deu a cassação do mandato do então suplente de vereador Moacyr Reis Ferraz, que jamais negou ser comunista e não se candidatou pelo PCB devido todos os partidos comunistas estarem na clandestinidade. Tudo também fizeram para prejudicá-lo ao investigarem a vida profissional constataram ser ele uma pessoa correta, zelosa e cumpridora dos seus deveres.  Se ele pertencesse a um outro espectro ideológico, também mereceria defesa, em nome da democracia, que pressupõe inarredavelmente a liberdade de expressão e de organização, também político-partidária.
Sem me importar se poderia ser confundido como comunista por defender a liberdade de um comunista, a questão colocada foi a forma injusta da cassação unânime promovida pela Câmara de  Vereadores, ao afrontar – não o Moacyr – mas a soberana decisão do povo através da votação conferida a ele.
Agora, no último dia 16, o Senado aprovou a devolução simbólica do mandato de senador e líder comunista Luis Carlos Prestes, cassado sem o direito de defesa, e à época eleito com a maior votação proporcional dada a um político em todo o Brasil. A reparação é legítima, sendo ele comunista ou fosse anarquista, socialista, capitalista, não importa, o fundamental era – como deve ser atualmente – respeitar a soberana manifestação do povo, legitimamente expressa nas urnas, algo que não poderia ser jamais violado.
Assim sendo, a devolução simbólica do mandato de Moacyr pela Câmara de Vereadores mourãoense há de se tornar, sem dúvida, a reparação do dano, histórica e atualmente, respeitando o povo que votou para os demais vereadores e também sufragou o nome dele. Claro, será preciso que um dos vereadores tome a iniciativa e obtenha o apoio dos demais e viabilizem tal iniciativa. Caso ocorra, a Câmara também irá restabelecer o sentido democrático do parlamento local, sem aquela mancha totalitária e covarde.     
Além de outros motivos e fatos, o Brasil infelizmente também se caracteriza por rotular as pessoas, e o que é pior, sem conhecê-las minimamente, fazendo juízo de valor que se mostra discriminatório, preconceituoso e portanto injusto. Os militares, que deram o golpe e impuseram a ditadura dos quartéis, rotulavam a todos que ousavam questionar o governo dos generais, os opositores eram logo tratados como “subversivos”, “comunistas” ou de “esquerda”. O patrulhamento ideológico faz parte de uma prática política ruim, e os rótulos são pregados sem o conhecimento de causa ou simplesmente  postos como se fossem verdades inquestionáveis, tanto é assim que o pretexto para o golpe foi a chamada “ameaça comunista” que jamais existiu a ponto de considerar razoável que os partidos comunistas tivessem forças sócio-políticas suficientes para chegar ao poder.
Fases de Fazer Frases (I)
Se a mentira tem pernas curtas, a verdade tem olhos grandes?
Fases de Fazer Frases (II)
Se em terra de cego quem tem olho é rei, ninguém enxerga quem tem o rei na barriga.
Olhos, Vistos do Cotidiano
Conforme o noticiado pelos meios de comunicação, além do Artigo anterior sobre o mesmo tema (A cassação de um caçado), o encontro do dia dez passado sobre a ação da ditadura militar em nossa região repercutiu no endereço eletrônico da Fecilcam que informou sobre o fato. Noutro sítio, da Associação de Anistiados Políticos, a notícia foi bem destacada.  
Reminiscências em Preto e Branco (I)
Como o tema principal hoje tem a ver com o comunistas, lembro de um servidor público estadual que conheci chamado Rui, militante do PCB em Curitiba (infelizmente não lembro-me do sobrenome dele). Ao ser perguntado certa vez (quem indagou o fez com seriedade) se de fato “comunista comia criancinha”, o Rui, após tragar e expelir a fumaça do cigarro, foi ironicamente enfático: “Nós comunistas não comemos criancinhas! Agora, a partir dos 15, 16 anos tragam elas pra mim que eu como”.    
Reminiscências em Preto e Branco (II)
Grande parte das pessoas está condicionada a acordar apenas por causa do despertador. Antigamente na roça, as pessoas mentalizavam a hora que desejavam despertar e jamais dormiam a mais. Em meus tempos de menino, quando tinha que acordar mais cedo do que o habitual, pedia ao meu pai e ele, sempre preciso, criado no campo, era quem me acordava, apertando levemente o dedão do meu pé, “filho, está na hora de acordar”.
Reminiscências em Preto e Branco (III)
E por falar em acordar devemos não cochilar em relação ao correto uso da nossa língua. É errado dizer “eu me acordei”. Ninguém acorda a si próprio. O certo é apenas dizer eu acordei. Quando alguém ou algo nos desperta, aí sim pode se dizer, “eu me acordei com o barulho da rua”.
José Eugênio Maciel escreve coluna aos domingos no jornal Tribuna do Interior. É professor, sociólogo, advogado e membro da Academia Mourãoense de Letras.