31 de dez. de 2013

RETROSPECTIVA 2013 CM: mês Setembro

BOM MESMO É VER o filho campeão
Enquanto a bola rola pelo Campeonato Brasileiro na trade deste domingo, vejo no face uma imagem marcante e vitoriosa. O garotão Guilherme Suetomi, que aprendi a admirar e ver conquistar bonitas vitórias e títulos no tênis de mesa, faturou mais um. Na imagem, ao lado dos pais Edilson e Geni, ele com o belíssimo troféu de campeao no tenis de mesa no XII Jogos Universitarios de Campo Mourâo, defendendo as cores da UTFPR, ex-Cefet. E ainda por cima, Guilherme colaborou para que o curso de Engenharia Eletrônica da sua universidade fosse campeao Geral dos Jogos Universitários. DIA 01/09

ENTREVISTA IMPERDÍVEL com o radialista Antonio Kienen em CM


ANTONIO KIENEM, um ícone do rádio mourãoense

FELIZ ANIVERSÁRIO padre Carlos Cézar Cândido

Um jovem padre a serviço de Deus, devoto de São Francisco de Assis e de Nossa Senhora, que aprendeu com seus pais a amar Maria. Um jovem que acredita nas pessoas e na transformação na vida pela prática do evangelho.

CIVISMO: CM Basquete no Desfile da Independência 2013

O POVO BRASILEIRO QUER Ordem e Progresso

O povo brasileiro quer Ordem e Progresso, trabalha muito o ano todo e quer ser feliz. A imagem acima registrei o seo Daniel Gonçalves, do Lar Paraná que, com criatividade enfeitou sua bicicleta e mostrou o seu civismo na avenida. 
Mas para um Brasil próspero, justo e fraterno,é necessário que os valores ensinados por nossos avós e pais voltem a ser realidade em nosso cotidiano, e que não sejam apenas surpresas ou decepções, como observamos atualmente cada dia mais com mais episódios lamentáveis e deprimentes. 
Quem pode fazer e cuidar deve e tem o dever de fazer e cuidar, de praticar a ética com responsabilidade.  DIA 08/09

PARABÉNS JADER, o craque da camisa 10

Com habilidade ímpar na perna esquerda, Jader Lupércio dos Santos, mourãoense há 29 anos e nascido na paranaense Itaguajé, tem muitos motivos para agradecer a Deus. E hoje, quando completa níver em 2013, penso que mais do que nunca ele deve se sentir um vitorioso, repleto de amigos que aprenderam a admirá-lo nas suas ações simples, humildes e eficazes no dia a dia, seja dentro ou fora dos campos ou das quadras. 
O "Capitão Jader", como costumo chamá-lo, faz aniversário hoje e comemora a felicidade e a amizade, sendo um filho do céu amado e prestigiado.  DIA 10/09

HISTÓRIA & MEMÓRIA: RAONI lança "Nos Campos do Mourão"

"Deus quer, o homem sonha e a obra nasce", já escreveu Fernando Pessoa. Assim, Deus quis, o jovem historiador mourãoense Victor Raoni de Assis Marques sonhou e nasceu sendo lançada nesta noite histórica de 11 de setembro do ano da graça de 2013 na Biblioteca Municipal Professor Egídio Martello, em Campo Mourão, a obra "Nos Campos do Mourão". 
Como ele mesmo afirma "o livro é um exercício à memória e a história. DIA 12/09.

HISTÓRIA & MEMÓRIA II: Alcântara, maior goleador em CM

Ao chegar na Biblioteca Municipal Professor Egidio Martello para o lançamento da obra "Nos Campos do Mourão", encontrei o convidado- surpresa da noite histórica de 11 de setembro de 2013. Edson Alcântara, o artilheiro "Alcântara", que após 22 anos retornou a Campo Mourão. 
Ele fez época e aqui no RB, com a camisa grená do Sport Club Campo Mourão viveu uma das suas melhores fases como jogador profissional. Fez 30 gols em uma única temporada (1991) e se tornou o maior goleador do futebol brasileiro. DIA 12/09

CM é a Capital do Basquete Paranaense Sub-15

MEMÓRIA & HISTÓRIA: A imprensa "Nos Campos do Mourão"

Sid Sauer, Irineu Ricardo, França Nery, Ilivaldo Duarte e Roberto Soares, ao lado do historiador Raoni de Assis durante o lançamento do livro "Nos Campos do Mourão", lançado dia 11 de setembro em Campo Mourão. Eles são alguns dos profissionais da imprensa que registraram e ajudaram a contar e a fazer a história do futebol profissional de Campo Mourão ao longo das últimas décadas. 
Uma foto histórica, ímpar, que fica na história da comunicação mourãoense. DIA 13/09

YÁZIGI CM celebra 10 anos superando e desafiando metas

Formar cidadãos, aprender e ensinar inglês com grande alegria, interesse e qualidade pensando no presente e prospectando o futuro, além de ser referência em tudo o que faz. 
Essa tem sido a missão do Yázigi Campo Mourão que está celebrando 10 anos e colhendo os frutos dos sonhos, do idealismo, da obstinação e da vontade de crescer e promover a felicidade.
A professora Sonya Santos, a filha do seo Francisco e da dona Elvira, que vem carregando e difundindo valores imprescindíveis adquiridos da sabedoria, inteligência, trabalho, dedicação e exemplos dos pais, está muito feliz e partilha com todos este momento abençoado e coroado de muito sucesso, com a marca Yázigi em Campo Mourão. "O Yázigi é muito mais que uma escola, é uma família, graças a esta coesão, envolvimento e comprometimento. Estamos cumprindo e superando metas, e graças a Deus podemos nos orgulhar de ser uma Escola de Excelência premiada várias vezes no cenário nacional", considera a professora Sonya. DIA 13/09

"CM TEM 99% de chances de passar a próxima fase do Paranaense da Chave Ouro", afirma técnico Márcio Rinaldo

Em entrevista ao Jornal da Rádio "T" apresentado por Ely Rodrigues, o técnico do Campo Mourão Futsal Márcio Rinaldo disse que o time mourãoense depende de uma combinação de resultados, mas se fizer três gols de diferença estará na próxima fase da Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal. "Queremos consolidar a nossa classificação para o playoff, temos 99% de chances de classificar e contamos com a nossa torcida para colocar Campo Mourão entre os oito melhores da Chave Ouro, fato que há muitos anos isso não acontece." DIA 14/09

PULGA VOLTA, MARCA 3 GOLS E O CM FUTSAL goleia Cascavelense por 8 a 0 e vai enfrentar o Cascavel no playoff

Com três gols de Pulga, dois de Sadi, e um de Renan, Biju e Batata, o Campo Mourão Futsal goleou a Associação Cascavelense na noite deste sábado no Valternei de Oliveira, no Lar Paraná, e conseguiu o seu objetivo de chegar entre os oito melhores do futsal paranaense.DIA 14/09.

CRAQUES DO BASQUETE SUB-15 DO PR no Tocando de Primeira

O professor goioerense Carlos Magno, da comissão técnica da Seleção Paranaense Sub-15 de Basquete está ao lado do professor mourãoense Emerson Luiz coordenando mais de 20 atletas na segunda etapa de treinamentos que termina neste domingo (15) em Campo Mourão. 
Na manhã do sábado (14) ele foi entrevistado na Rádio Colméia AM em Campo Mourão, participando do programa Tocando de Primeira, edição 1.038. DIA 15/09. 

SAUDADES DO SPORT: emoção no Tocando de Primeira

Emocionante e para ficar na memória e na história o segundo tempo do nosso programa Tocando de Primeira do sábado, 14 de setembro 2013, na Rádio Colméia AM. Convidados para falar do livro "Nos Campos do Mourão" que conta a história do futebol profissional em Campo Mourão, o jornalista Sid Sauer, na época do Sport (1989/1991) editor-chefe do jornal Tribuna do Interior e meu colega na editoria de Esportes, o historiador e escritor Raoni de Assis, o torcedor Anderson Carolo Pedroso, o "Lambari", - gândula na época do Sport, e os dois craques Benê e Batata, que fizeram história no "Leão do Vale". DIA 15/09.
EXTRA! EXTRA! Descoberta de onde vem a origem das charges do site Boca Santa
A página 90 do livro "Nos Campos do Mourão" de Raoni de Assis, mostra o que pode ter sido a origem das charges "balõezinhos" postadas diariamente pelo site Boca Santa, editado pelo jornalista Sid Sauer. Na época, como editor-chefe do jornal Tribuna do Interior, Sid (foto, mostrando a charge ontem no BR-3) publicou em 31 de março de 1991 duas charges com críticas ao então técnico Sérgio Lopes que fazia má campanha no Leão do Vale e pedia a volta do técnico Driceu Mendes ao time. Quer ver as charges? Então vá a página 90 do livro. DIA 15/09. 

RÁDIO: Tocando de Primeira 1 038 Especial sobre o Sport Club CM

HÁ 48 ANOS A MOURÃOENSE inaugurou novo gramado no estádio Roberto Brzezinski e venceu o Grêmio de Guarapuava

A  Associação Esportiva Recreativa Mourãoense, a AERM,  inaugurou o novo gramado do estádio Roberto Brzezinski, em Campo Mourão, em 20 de setembro de 1965 com vitória sobre o Grêmio Guarapuava por 3 a 1. O time alviverde tinha em campo há 48 anos os atletas Latito, Davi Camargo, Neuci Fabiano, Ney, Gomes e Romeu Marczinski (em pé); James Klank, Baltazar, Joel Albuquerque, Zé Mundinho, Zé Catarina e Ilton (agachados). DIA 16/09

UM ENCONTRO DE PRIMEIRA na Rádio Colméia AM

Após o Tocando de Primeira 1.038, sábado na Rádio Colméia, imagem histórica reunindo o escritor Raoni de Assis ao lado de Ilivaldo Duarte, Sid Sauer, Anderson Pedroso, o "Lambari" e os ex-craques do Sport Batata e Benê, com o livro "Nos Campos do Mourão". DIA 17/09

PLANTIO DIRETO: CAMPO MOURÃO celebra 40 anos do pioneirismo da tecnologia que revolucionou a agricultura

GRANDIOSAS SÃO AS OBRAS DO SENHOR (Salmo 110)

Grandiosas são as obras do Senhor!
— Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!
— Que beleza e esplendor são os seus feitos! Sua justiça permanece eternamente! O Senhor bom e clemene nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas. Salmo 110. (Imagem deste post: Sérgio Streiechen, Ivaí-PR) DIA 18/09

A FILOSOFIA DOS 3 BÊS ( 3 B´s)

MENSALÃO: RUBENS BUENO, Líder do PPS diz que decisão do STF reforça sensação de impunidade para corrupto.

O líder do PPS na Câmara afirmou nesta quarta-feira que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de oferecer uma nova chance de julgamento para os condenados no processo do mensalão reforça a sensação de impunidade no país e deixa a sociedade brasileira ainda mais perplexa. dia 18/09

O CENTRO DA BÍBLIA: você sabia?

É algo curioso que partilho com você neste mês que para os católicos é o mês da Bíblia.
VOCÊ SABIA?
Ö  O Salmo 117 é o capítulo mais curto da Bíblia.
Ö  O Salmo 119 é o capítulo mais cumprido da Bíblia.
Ö  O Salmo 118 é o capítulo que está no centro da Bíblia.
Ö  Há 594 capítulos antes do salmo 118.
Ö  Há 594 capítulos depois do salmo 118.
Ö  Se somar estes dois números totalizam 1188. 
Ö  Qual é o versículo que está no centro da Bíblia? 118:8.
Ö  A próxima vez que alguém te disser que deseja conhecer a vontade de Deus para sua vida e que desejar estar no centro da sua vontade referia a ele o centro da sua palavra: salmo 118:8 "Melhor é colocar sua confiança no Senhor teu Deus que confiar nos homens."
Ö  Nenhuma casualidade tudo isso, apenas providência divina, pois Deus está no centro da Bíblia. dia 18/09

PARABÉNS calouros talentosos do Festicam 2013

PLANTÃO DO BLOG: CM BASQUETE faz excelente jogo, vence Ponta Grossa e a sediação da final do Campeonato Paranaense

"Foi a vitória da experiência sobre a juventude. Apesar da falta de entrosamento, nossa equipe jogou muito bem, teve excelente aproveitamento e mereceu vencer", disse o técnico Emerson Luiz, do Campo Mourão Basquete, na tarde deste sábado no microfone da rádio CBN Ponta Grossa, ao final da vitória do CM Basquete por 74 a 55 frente ao Ponta Grossa.
A vitória mourãoense por 19 pontos valeu o primeiro lugar e a sediação do quadrangular final em Campo Mourão programado para os dias 4 e 5 de outubro no ginasinho JK. O experiente Djair, 37, foi o grande nome do jogo segundo a equipe esportiva da CBN. dia 21/09

SENSACIONAL: CAMPO MOURÃO FUTSAL vence Cascavel e larga na frente no playoff da Chave Ouro no Paranaense 2013

"PEDALANDO CONTRA A PÓLIO" reúne mais de 400 em CM

O evento "Pedalando contra a Pólio" reuniu cerca de 400 pessoas, na manhã deste domingo. Foi organizado pela Associação das Senhoras de Rotarianos (ASR) e Clubes de Rotary de Campo Mourão. O  objetivo foi divulgar a campanha do Rotary International para a erradicação da paralisia infantil. "Desde 1985, o Rotary International não mede esforços,e em 2014 vamos anunciar ao Mundo a erradicação da paralisia infantil", prevê o governador do Distrito 4630, Antonio Carlos Cardoso.dia 22/09

"JOGO DO MILHÃO" é atração na Associação Panela

ENTREVISTA DE DOMINGO: Joãozinho Batista, a lenda do rádio

O homenageado deste mês na ENTREVISTA DE DOMINGO é um personagem que poucos conhecem, mas já ouviram falar. Ele está há 45 anos no meio radiofônico, é um dos ícones do rádio paranaense e brasileiro, e conhece como ninguém a história e a evolução do rádio – este veículo indispensável no dia a dia dos brasileiros. Ele é João Batista Ferreira, o “Joãozinho Batista” da Rádio Colméia. DIA 22/09

LEIGOS ASSOCIADOS receberam vínculo de pertença na Fraternidade O Caminho em Campo Mourão

Festival de Música da Arcam 2013 tem grande nível técnico

Com grande público, organização e nível técnico foi encerrado com sucesso na noite de sábado para domingo a 33ª edição do Festival de Música da Arcam (Festicam) - considerado um dos mais tradicionais da região Sul do Brasil.
Sessenta calouros associados da Arcam entraram em cena na noite de sexta-feira em Campo Mourão e fizeram o show da música brasileira na eliminatória única do Festicam 2013, ao som da Banda América. E no sábado, foi a vez dos associados interpretarem 23 canções na grande final deste evento que a cada ano vem superando as expectativas dos organizadores, torcida e até mesmo dos calouros. DIA 23/09

25 anos: TRIBUNA destaca hexacampeonato da Arcam

HÁ 25 ANOS a Arcam sagrou-se hexacampeão do Citadino

SANDRA SALVADORI, a mourãoense que é Gerente de Rede no jornalismo da RPC no Paraná

Mourãoense de nascimento e curitibana desde os anos 80, a jornalista Sandra Salvadori, que tem familiares residindo em Campo Mourão, está na PC/Globo desde 1989, após ter concluído a faculdade de jornalismo. Atualmente, ocupa a função de Gerente de Rede no jornalismo da RPC. Na noite desta terça-feira (24/09) em Curitiba, a encontrei por ocasião de uma visita ao jornalismo da RPC. Sandra foi colega de escola na década de 70, quando estudava no Colégio Unidade Polo. Bem pertinho da mesa da Sandra estava o jornalista Fernando Parracho, que durante muitos anos trabalhou na RPC/TV Cultura de Maringá. DIA 25/09

UM TÍTULO INESQUECÍVEL da Arcam há 25 anos

Para a história o poster da Arcam em 24/09/1988, há 25 anos, conquistando o hexacampeonato Citadino de Futsal em Campo Mourão, sob o comando do professor Gilmar, autor do terceiro gol na vitória memorável sobre a Mecânica Marcos por 3 a 1. DIA 25/09

UM ENCONTRO MEMORÁVEL 25 anos depois

Na noite desta quarta-feira, exatos 25 anos e um dia depois, um encontro memorável de amigos na casa de Jauri Albuquerque com presenças do anfitrião, e Gilmar Fuzeto, Birao Rodrigues, Edilson Bizerra, Claudio Ortiz Martinez, o "Pimenta", Xaxo, Nico, árbitro Nelson de Souza, Carlito Tonet e Ilivaldo Duarte. Assistimos o DVD do jogo decisivo contra a Mecânica Marcos por 3 a 1, no ginasinho JK com som da Rádio Colméia AM (Narração de Acir Gonçalves, reportagens de Ilivaldo Duarte e Gerson Maciel. Foi o hexacampeonato Citadino de Futsal da Arcam em Campo Mourão. Um encontro ímpar que ficará em nossas mentes e corações, reunindo inclusive o árbitro do jogo que com maestria controlou e domingo o jogo. DIA 25/09

PROFESSORES Robervani e Frank Mezzomo, e padre Rafael serão empossados sábado na Academia Mourãoense de Letras

Os novos membros da Academia Mourãoense de Letras (AML) serão empossados neste sábado, 28 de setembro, às 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores. 
Os professores 
Robervani Pierin do Prado e Frank Antônio Mezzomo, ao lado do padre Alfredo Rafael Belinato Barreto tomarão posse como novos imortais da Academia Mourãoense de Letras. Eles são fundadores respectivamente das cadeiras 39, 40 e 15, que tem como patronos Pedro da Veiga, Bento Munhoz da Rocha Neto e Brasílizio Pereira de Lima. DIA 26/09

25 ANOS DEPOIS, CAMPEÕES E VICE DO Citadino de Futsal estarão amanhã no programa Tocando de Primeira 1.040

O segundo tempo deste sábado do nosso Tocando de Primeira, na Rádio Colméia AM será nostálgico e com grandes emoções. Os campeões Birão Rodrigues, Jauri Albuquerque, Xaxo Costa, Cláudio Ortiz Martinez, o   "Pimenta", pela Arcam, e os vices Erivelto Dantas Quinto "Fusca" e Dirlei Alves, pela Mecânica Marcos, estarão ao vivo no programa campeão de número 1.040.  DIA 27/09

RESPONSABILIDADE SOCIAL: Entidades mourãoenses são destaques no Prêmio Bom Exemplo da RPCTV

Campo Mourão é destaque na área de responsabilidade social. O Município colocou três indicações entre os cinco finalistas na Categoria Cidadania do Prêmio Bom Exemplo, que é uma realização da RPC TV, Instituto GRPCOM e a Fundação Dom Cabral. O trabalho realizado pelas entidades Casa das Fraldas, Casa de Apoio aos Doentes de Câncer e Lar Dona Jacyra foram referências e escolhidos por uma comissão. Fruto do trabalho elogiável da RPC TV Cultura, afiliada da Rede Globo em Maringá que produziu e veiculou reportagens sobre o trabalho realizado por cada um dos 10 finalistas.dia 28/09

RESPONSABILIDADE SOCIAL: 'LONGE DOS HOLOFOTES, são ótimos mourãoenses", afirma Dr. Rui Antonio Cruz

"Parabéns Fernando, você, a Marta Kaiser e dona Jacira, sempre trabalhando longe do foco dos holofotes, representam o lado ótimo dos mouraoenses (maioria esmagadora) e faz com que nos apaixonemos, ainda mais, por esta terra. Que o Grande Arquiteto do Universo os proteja e continue dando-lhes forças nessa infindável  batalha", escreveu o juiz de Direito Dr. Rui Antonio Cruz, parabenizando a premiação e o reconhecimento ao trabalho da Casa das Fraldas, Lar da Dona Jacyra e da Casa de Apoio aos Doentes do Câncer, em Campo Mourão. dia 28/09

É HOJE! EM JOGO COM TV, CM FUTSAL joga por um empate em Cascavel para ir às semifinais do Campeonato Paranaense 2013

PLANTÃO DO BLOG: CM FUTSAL joga bem, toma dois gols na etapa final, perde em Cascavel por 3 a 1 e agora vai para o 3º jogo

Com um grande jogo, um golaço de Jaison no empate, muitas chances perdidas e erros nos detalhes que culminaram com o surgimento de dois gols na etapa final, o Campo Mourão Futsal perdeu na noite deste sábado por 3 a 1 em Cascavel, no ginásio da Neva e provoca o terceiro jogo no próximo dia 8 de outubro (terça-feira) novamente em Cascavel para decidir uma das quatro vagas às semifinais do Campeonato Paranaense Chave Ouro.
Campo Mourão fez uma partida inteligente, tomou um gol logo no início, mas depois se impôs na partida e teve muitas chances para decidir o jogo, porém faltou competência para marcar e ganhar em Cascavel.DIA 28/09

ALFREDO RAFAEL BELINATO BARRETO, cadeira 15 - novo membro da Academia Mourãoense de Letras (AML)

Alfredo Rafael Belinato Barreto primeiro ocupante da cadeira número 15, que tem como patrono Brasilizio Pereira de Lima, o "Zé Mané", é um dos novos confrades da Academia Mourãoense de Letras (AML). 
Alfredo Rafael é padre na Diocese de Campo Mourão. Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008). É bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Londrina. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Catolica do Paraná – campus Curitiba. DIA 30/09

ROBERVANI PIERIN DO PRADO é fundador da cadeira 39 na Academia Mourãoense de Letras (AML)

O novo membro da Academia Mourãoense de Letras fundador da cadeira número 39, cujo patrono é o historiador e escritor Pedro da Veiga, é o professor e advogadoRobervani Pierin do Prado. 
Mestre em Direito Penal pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutorando em Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires (UBA), ele é autor do livro “Caso Fortuito - Um Estudo Jurídico Penal” (publicado por Sérgio Antonio Fabris Editora, de Porto Alegre), além de co-autor do livro “Direito Penal Contemporâneo” (também publicado pela Editora Revista dos Tribunais). Também é co-autor do livro “Direito Processual Penal – Parte 2 Processo e Execução Penal”, com a doutrina “Recursos no Processo Penal”.
Robervani do Prado nasceu em Janiópolis (PR) e formou-se em Direito no ano de 1990 na faculdade de direito de Umuarama. Robervani é especialista em Ciências Penais, Aperfeiçoamento pela Escola Superior do Ministério Público, Mestre em Direito Penal pela UEM e Avaliador do MEC/INEP para autorização e reconhecimento de cursos de direito.DIA 30/09

FRANK ANTONIO MEZZOMO É fundador da cadeira 40 na Academia Mourãoense de Letras (AML)

Frank Antônio Mezzomo tomou posse como membro da Academia Mourãoense de Letras no dia 28 de setembro, como fundador da cadeira número 40, cujo fundador é o ex-governador Bento Munhoz da Rocha Neto
Frank Antonio Mezzomo é autor de diversos livros, capítulos e artigos científicos e professor Adjunto da Universidade Estadual do Paraná, câmpus de Campo Mourão (Unespar). É graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), câmpus de Toledo (1996). Especialista em História Social na Historiografia Contemporânea pela Unioeste, câmpus de Marechal Cândido Rondon (1997). Mestre e Doutor em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Tem experiência docente na área de História, Antropologia Cultural e Filosofia. É líder do grupo de pesquisa Cultura e Relações de Poder, Editor da Revista NUPEM e conta com Bolsa Produtividade da Fundação Araucária. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Sociedade e Desenvolvimento e responde pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Paraná.DIA 30/09.

EM ABRIL DE 2014, Papas João XXIII e João Paulo II vão se tornar santos no Vaticano

O papa polonês João Paulo II e o italiano João XXIII serão canonizados em 27 de abril de 2014, em uma cerimônia solene no Vaticano durante a qual serão elevados à glória dos altares dois líderes muito diferentes da Igreja no século XX. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo próprio papa Francisco, após a convocação de um consistório ou reunião de cardeais para confirmar as datas para a canonização João XXIII (1958-1963) e João Paulo II (1978-2005).DIA 30/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário