21 de nov. de 2013

ABRAHAM SHAPIRO: Marketing e a validade do conhecimento

Consumidores não mudam alguns hábitos. Sabe-se cientificamente que os hábitos associados a aspectos biológicos das pessoas são poderosos. Observe, por exemplo, que cerca de 90% dos indivíduos são destros. Isso explica o fato deles geralmente caminharem para o lado direito e quase sempre olhar primeiro para esse lado.
O Comportamento do Consumidor é uma área de estudos que nasceu do casamento do Marketing com a Psicologia Estatística.
É lamentável o grande número de estudantes de Psicologia que jamais ouviram dizer que podem atuar em Marketing. Alguns professores não os informam. Talvez nem saibam.
Comportamentos de consumo mudam porque refletem as transformações que acontecem no mundo. As notícias dos jornais informam o aumento da insegurança nas ruas. Isso faz crescer o movimento de compra nos shopping centers.
Eu, que tenho quase 53 anos, jamais convidaria um amigo meu para passar uma tarde em um shopping. Mas para alguém com 25 anos, esta é uma proposta de lazer bastante possível. Os jovens se sentem mais à vontade no ambiente de um centro de compras do que a geração anterior.
Por outro lado, quando se atinge certa idade, torna-se comum a preferência por gastar dinheiro com viagens, com imóvel ou coisas para os filhos ou netos.
Quando um indivíduo passa dos 50 anos, é comum entrar numa fase de “redução”, decorrente da saída dos filhos. Nesse momento, muitas pessoas vendem a casa e compram outro imóvel ou usam o dinheiro para pagar os estudos dos filhos.
Tudo isso são pautas do estudo do Comportamento do Consumidor.
E agora a mensagem final de hoje.
É importante reconhecer que o comportamento dos compradores está em evolução constante. Portanto, o que era um ótimo negócio em 1990 pode estar longe do que será adequado em 2014.

Se você quiser acertar, comece mudando a sua própria cabeça. Adapte-a para entender o que está ocorrendo hoje, o mais “agora” possível. Sem querer ofender, os cálculos que você faz considerando a realidade que acredita ser verdadeira pode estar com o prazo de validade vencido há pelo menos uma década.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473

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