30 de set. de 2013

ALFREDO RAFAEL BELINATO BARRETO, cadeira 15 - novo membro da Academia Mourãoense de Letras (AML)

Alfredo Rafael Belinato Barreto primeiro ocupante da cadeira número 15, que tem como patrono Brasilizio Pereira de Lima, o "Zé Mané", é um dos novos confrades da Academia Mourãoense de Letras (AML). 
Alfredo Rafael é padre na Diocese de Campo Mourão. Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008). É bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Londrina. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Catolica do Paraná – campus Curitiba. Atua na investigação das tradições cristãs primitivas e do desenvolvimento do cristianismo no mundo mediterrâneo. Pesquisa as fontes cristãs neotestamentárias e extra-bíblicas, e as diferentes tradições narrativas que integram o testemunho literário das primeiras comunidades cristãs. Atua também como diretor e docente na Escola de Teologia para Leigos Pe. Yves Pouliquen com sede em Campo Mourão. É reitor da Escola Diaconal Santo Estevão, destinado à formação dos diáconos permanentes na Diocese de Campo Mourão. 
Trabalha como Diretor Espiritual no Seminário de Filosofia Nossa Senhora de Guadalupe (Maringá) e é diretor do Museu e Arquivista na Diocese de Campo Mourão. É presidente da Fundação São José e atua como professor convidado no curso de pós-graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – campus Londrina.

Obras publicadas: 70 anos da Encíclica Summi Pontificatus. Redescoberta da atualidade do papado de Pio XII. (2009). O Desbravador espiritual: a história de Monsenhor Aleixo Selusniak. (2010); Aleixo Selusniak (1925-1998). (2010). Mentir ao Espirito Santo ou enganar a comunidade?; Superação como reconstrução da identidade em At 5,1-11 (2012). Fonte: site da AML. 

Um comentário:

  1. Parabéns pela estrutura e todo conteúdo do blog!
    Muito interessante.
    Forte abraço.
    (artesanato em mdf)

    ResponderExcluir