11 de ago. de 2013

ENTREVISTA DE DOMINGO: Juscelino Fernandes da Costa

O mineiro de Capelinha, município localizado no Vale do Jequetinhonha, Juscelino Fernandes da Costa, advogado, gerente Jurídico da Coamo e com grande atuação comunitária seja na diretoria da Arcam ou nos clubes de serviço em Campo Mourão 
é o homenageado desta semana no BLOG DO ILIVALDO 
na ENTREVISTA DE DOMINGO.  
De uma família pequena, simples, mas focados nos seus objetivos pessoais e familiares, ele que faz aniversário no dia 12 de agosto, se autodefine como "uma pessoa simples, mas determinado nos meus objetivos pessoal, familiar e profissional. Busco constantemente o desenvolvimento e crescimento espiritual, base da minha vida."
Sua infância passou em Porecatu, no Norte do Estado do Paraná, chegando às margens do Rio Paranapanema.  "Foi uma época muito boa, onde brincávamos de soltar pipa (na época papagaio); bolinha de gude, jogar pinhão, bola, pescar, etc... Foi uma infância muito boa", conta o mourãoense de coração desde 1982 quando foi admitido na Coamo na área de Recursos Humanos (Departamento de Recursos Humanos - áreas de treinamento e administração de cargos e salários)
Ótima leitura e um excelente final de semana. E um parabéns especiais a todos os Pais.



QUEM É JUSCELINO FERNANDES DA COSTA?  Sou  nascido em  Capelinha (MG) - foto-  no dia 12/08/1952. 
Casado com Maria José Garboza da Costa há 36 anos. Pai de três filhos - Kátia Maria da Costa Simionato (casada, advogada, residente em São Paulo), Kelli Garboza da Costa (casada, Doutora em Biooógia Marinha, residente em Bragança - PA )  e Juscelino Fernandes da Costa Junior (solteiro, empresário, residente em Engenheiro Beltrão - PR.). Tenho uma netinha (Isadora) com quatro meses (filha da Kátia/Beto). 
Sou filho de Laureano e Afonsa (in memorian),  caçula de cinco irmãos (Gevaldo, Leonor e Nivaldo (in memorian) e Nivalda (residente em Maringá).  De familia pequena, simples, mas todos focados nos seus objetivos pessoais e familiares. Nota do BLOG: As três primeiras imagens abaixo são da cidade de Capelinha (MG) onde Juscelino nasceuO município de Capelinha localiza-se na região Nordeste de Minas, no Vale do Jequitinhonha. Tem cerca de 35 mil habitantes e como base econômica a agricultura e o comércio. Seu principal produto de exportação é o café. Em 1801, Manuel Luiz Pego se instalou nas proximidades de um córrego localizado no atual município de Capelinha e que hoje tem o seu nome. As terras que pretendia ocupar, em uma grande extensão, faziam limites com outras terras ocupadas pelos temíveis índios Botocudos, amplamente espalhados pelo vale do rio Doce.Após a morte de Manuel Luiz, provavelmente em 1812, seu filho Feliciano Luiz Pego recebeu por herança a fazenda do córrego Areão. Nesse mesmo ano, mandou construir uma humilde capela dedicada a Nossa Senhora da Graça. As pessoas da região começaram então a denominar a fazenda de Capelinha de Nossa Senhora da Graça ou Senhora da Graça da Capelinha. Muitos moradores foram se mudando para as proximidades, fazendo nascer o arraial, que se desmembrou de Minas Novas, pela Lei n.º 566, de 30 de agosto de 1911. A instalação do município, porém, só se deu a 24 de fevereiro de 1913, daí ser esta a data máxima que se comemora em Capelinha. Não havia nessa ocasião o regime de Prefeituras, só instituído em 1930 por Getúlio Vargas, e os municípios eram administrados por um Agente Executivo Municipal. O primeiro Agente Executivo foi o senhor Antônio Pimenta de Figueiredo. O primeiro Prefeito Municipal, nomeado após a Revolução de 1930, foi o senhor Jacinto José Ribeiro.


.

COMO O SENHOR SE DEFINE?  Uma pessoa simples, mas determinado nos meus objetivos pessoal, familiar e profissional. Busco constantemente o desenvolvimento e crescimento espiritual, base da minha vida.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Na cidade de Porecatu - Norte do Estado do Paraná, chegando às margens do Rio Paranapanema. Época muito boa, onde brincávamos de soltar pipa (na época papagaio); bolinha de gude, jogar pinhão, bola, pescar, etc... Foi uma infância muito boa.



DESDE QUANDO EM CM? Campo Mourão tem dois momentos: o primeiro em 1980 quando eu e meu amigo Roberto Petrauskas (In memorian e foto) estivemos aqui fazendo teste na Coamo. Fomos aprovados, mas resolvi continuar na empresa que em trabalhava. O segundo momento foi em junho de 1982, quando aí sim, decidi mudar para Campo Mourão para trabalhar na Coamo, na época do Departamento de Recursos Humanos - nas áreas de treinamento e administração de cargos e salários.
ONDE O SENHOR ESTUDOU, QUE CURSOS FEZ OU FAZ? O ensino fundamental foi na cidade de Porecatu, no Colégio Vicentino Santa Luiza, e posteriormente no Colégio Diocesano de Porecatu. Iniciei a Faculdade de Administração na cidade de Rolândia - FACCAR (Faculdade de Ciências Contábeis e Administração de Rolândia,, e conclui em Campo Mourão na Fecilcam. Posteriormente, fiz a faculdade de Direito na UNIPAR no campus de Cianorte.

O QUE FEZ E FAZ NA VIDA PROFISSIONAL? E NA VIDA COMUNITÁRIA, SOCIAL? Na vida profissional exerço o cargo de Gerente Jurídico na Coamo, é uma função que exige conhecimento geral de todos os setores e atividades da empresa. Exerço ainda o cargo de vice-presidente da Associação Fundo de Proteção à Saúde - FUPS, que é o plano de saúde dos funcionários das empresas Coamo. 
Na vida comunitária e social participo da Diretoria da Arcam - Diretor Orador; Rotary Campo Mourão Verdes Campos - Comissão de Administração, já fui Presidente do Clube; e Loja Maçônica Oliveira Zanini, onde já exerci vários cargos. 
COMO É O SEU DIA A DIA? 
O meu dia a dia se resume 
em trabalho, estudo, gosto 
de ficar em casa (sou caseiro) não gosto de frequentar bares, botecos. 
Os clubes Rotary, Arcam e Maçonaria, são os lugares que  gosto de frequentar.

O QUE O SENHOR JÁ FEZ, QUE SE PUDESSE, JAMAIS TERIA FEITO OU FARIA DE NOVO? Nunca me arrependi do que fiz. Trabalho desde os onze anos de idade (15/02/1964), nunca fiquei desempregado graças a DEUS.
O QUE O SENHOR AINDA NÃO FEZ, QUE SONHA, ALMEJA UM DIA FAZER? Um grande projeto social para crianças conduzindo-as às áreas da educação, esporte e lazer.
DO QUE O SENHOR TEM SAUDADES? Várias coisas, da minha infância humilde, da minha juventude, do grupo de escoteiro - fui fundador, do grupo de jovens da minha Igreja e dos meus amigos daquela época.
QUEM SÃO MOURÃOENSES OU PESSOAS EXEMPLOS NA COMUNIDADE? Tenho orgulho em dizer, que tenho muitos amigos nesta cidade. Admiro os produtores rurais, pela garra, dedicação e sonhos - um povo que acredita que o dia de amanhã será sempre melhor - para mim produzir alimentos é uma dádiva de DEUS. Falar especificamente de uma ou algumas pessoas exemplos nesta comunidade seria de uma certa forma temerária, porque existe muitas pessoas exemplos na comunidade, porém, ocultas. São aquelas pessoas, o que a mão direita faz a esquerda não precisa ficar sabendo.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO? Muito difícil falar somente de três pessoas, mas não posso ser injusto. A família Tagliari é para mim o marco histórico do esporte em Campo Mourão, até porque, tive a honra de conhecê-los muito antes de vir para Campo Mourão.

COMO FOI SUA CARREIRA NA COAMO E NA ÁREA JURÍDICA? 
Iniciei minhas atividade nas áreas de Treinamento e Administração de Salários, posteriormente acumulei os setores de Recrutamento e Seleção, Segurança e Medicina do Trabalho, todos ligados à Gerência de Recursos Humanos. Foi uma experiência fantástica, onde aprendi muito. Fui admitido como Assistente Administrativo, promovido a Chefe de Departamento e em 2002 Gerente Jurídico.
Assumir a gerência jurídica foi o maior desafio profissional, recém formado, mas nunca tive medo de nada. Hoje é uma grande satisfação, trabalho com uma equipe de grandes profissionais e fazemos o melhor para a nossa empresa.

O QUE PENSA SOBRE AS MANIFESTAÇÕES DO POVO BRASILEIRO RECENTEMENTE EM BUSCA DE REFORMAS? No início, ouvíamos dizer que se era manifestações sem bandeira, porém, o que se viu e o que vê é uma força popular de jovens estudantes, profissionais e aposentados, todos insatisfeitos com os descasos, corrupção de políticos e prestadores de serviços. As manifestações quando pacífica, é o verdadeiro exercício da democracia. E povo tem que ir às ruas e cobrar seriedade, honestidade dos administradores públicos.  Tenho como princípio pessoal, defender a democracia, por entender que este é o melhor sistema político para todas as nações.
E A MOROSIDADE DA JUSTIÇA BRASILEIRA? Um problema de políticas públicas, excesso de leis, falta de estrutura material e profissional (a informatização é acanhada, excesso de processos por vara, comarcas sem juízes, etc.).
O QUE MUDA NAS CORTES DO PAÍS APÓS AS MANIFESTAÇÕES DO POVO BRASILEIRO? A princípio sinto um certo silêncio da classe política, como se tudo acabou, mas 2014 esta aí (Carnaval, Copa do Mundo, eleições e manifestações, e ao final natal e ano novo).
COMO SURGIU O INTERESSE PELA ÁREA JURÍDICA EM SUA VIDA? Quando estudava o segundo grau tive um professor da língua Portuguesa que era advogado - Dr. Orácio Censi. Ele gostava de contar historias e relatos de audiências envolvendo advogados, e isso, me chamava muito atenção. Não tive a oportunidade de fazer uma faculdade de Direito logo após o termino do segundo grau, e quando a oportunidade surgiu, não tive dúvidas. Posso afirmar que estou muito feliz com a profissão.
QUAIS OS ATRIBUTOS PARA SER UM ADVOGADO RESPEITADO E COM QUALIDADE? Estudar, trabalhar e ser honesto, atributos para qualquer profissional.
ADVOCACIA É JEITO OU FORÇA? PARA QUEM FAZ DIREITO E QUER SEGUIR CARREIRA, EM QUE PRECISA ESTAR FOCADO? 
Advocacia é conhecimento técnico, por isso a necessidade de estudo constante, e a carreira exige foco e gosto pelo que faz. Não é força e nem jeito, é dedicação.
QUAL A IMAGEM QUE O BRASILEIRO TEM DO PROFISSIONAL DA ADVOCACIA DE UMA MANEIRA GERAL? De maneira geral opiniões diversas e desagradáveis, porém, não sei se estas pessoas conhecem o papel que profissional de Direito desenvolve no seu dia a dia. Mas posso afirmar-lhe que independentemente do que falam ou acham, é uma ótima profissão, da qual me orgulho muito.
VAPT-VUPT
Ética.... Uma compromisso pessoal que todo profissional deveria ter como princípio.
A política é... Para muitos uma promessa que não deu certo, para mim, uma esperança de algo melhor  para todos. 
Posso desacreditar em tudo na vida, mas nunca perder a esperança.
Campo Mourão do presente é ... Uma bela cidade e de bons amigos, mas falta o sentimento bairrista.

A Campo Mourão do futuro será... A esperança que as pessoas tenham um sentimento bairrista (amor por esta cidade), e que lutem pela sua melhoria, sem a preocupação de interesses particulares e pessoais.
Governo Regina Dubay Estou aguardando, acho que ainda é cedo para emitir uma opinião.

Governo Beto Richa... Se falarmos que não esta fazendo nada é mentira, e só andar pelo Estado. Poderia fazer mais? não sei...
Governo Dilma... Com o respeito que todo brasileiro deve ter pela Presidenta, ainda não vi nenhum projeto de transformação, somente promessas de campanha - Educação pública? Transporte? Saúde? Economia? Segurança? São perguntas do dia a dia que nunca se calam... Falta trabalho, seriedade e vontade de escrever a historia que o povo brasileiro espera.
Comida... O tradicional feijão com arroz.
Música... Fantasia Real de Biafra.
Veja no youtube: 

Letra: quem conhece os segredos da imaginação / não se perde nem perde a razão / não precisa dizer de onde tirou / as idéias que deixa no chão / quem passeia nos ventos / que sopram do mar
sabe que o tempo pode mudar / pode ser calmaria / pode ser temporal / fantasia ou vida real. Quem não tem / um mal que não se espanta? / de onde vem essa loucura santa? / e quem sabe explicar, dizer o que é normal? / fantasia ou vida real? / e quem sabe explicar, dizer o que é normal? / fantasia ou vida real?
Religião.. Católica
Um time...Corinthians - desde criança (não tive influência de ninguém).

Arcam... Segundo Lar, 
onde eu e minha esposa encontramos os amigos 
de trabalho, que não vemos 
no dia a dia. 
]É um lugar onde meus filhos brincaram e cresceram.
Ser membro da diretoria da Arcam por várias gestões é.... Orgulho - trabalho voluntários dos diretores e colaboradores é algo indescritível.

Ter sido presidente da Arcam foi ... Uma experiência maravilhosa, tenho saudades... Juscelino, após colocar seu quadro na Galeria de Presidentes da Arcam, ao lado dos diretores da Arcam - Ilivaldo Duarte, Auri Salvador e José Marin.

Um fato inesquecível... Quando a Zezé me disse que seria Pai pela primeira vez.

Um fato marcante...  O nascimento dos meus filhos e da minha Neta. Zezé e eu construímos uma família maravilhosa.
O programa Tocando de Primeira no rádio mourãoense é? É um trabalho espetacular, é uma grande prestação serviços à nossa cidade e região,  valoriza as pessoas, o esporte, a cultura e, em especial resgatando historias. Feliz daquele que tem a coragem de escrever historias...

Na imagem acima, Juscelino no programa Tocando de Primeira 711 ao lado de Gilmar Fuzeto e Birão Rodrigues, e o troféu como primeiro homenageado no retorno do programa a Rádio Colméia.
Uma imagem na sua vida... Deitado em uma maca, na sala de espera do centro cirúrgico, ver minha esposa, e saber que Ela estava ali para dor o seu rim e permitir que EU vivesse mais alguns dias...
Um sonho.... Realizar um Projeto Social para crianças.
QUAL PERGUNTA GOSTARIA DE TER RESPONDIDO QUE NÃO LHE FOI PERGUNTADO NESTA ENTREVISTA  DE DOMINGO? 
Que time torce os meus filhos, genros e esposa? Corinthians.

QUAL  SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM?  Prazer, muito prazer, agradecimento, satisfação... "parte de uma historia, abrir as portas do coração, não ter medo, expor, deixar que as pessoas emita as suas opiniões".
QUAL O SEU RECADO AOS LEITORES DESSA ENTREVISTA DE DOMINGO? Sejam simples, façam tudo com amor, estudem, trabalhem e sejam felizes...

2 comentários:

  1. Juscelino, parabéns pela sua trajetória, a família Tagliari agradece a lembrança! Um grande abraço ao amigo Ilivaldo Duarte!
    Itamarzinho Tagliari

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Juscelino por sua história, dedicação e amor a família! A Família Tagliari fica honrada com sua lembrança! Deus continue abençoando você e sua Família!
    Parabéns Ilivaldo pela entrevista!
    Um grande abraço!
    Carlos, Lori e Carla Tagliari

    ResponderExcluir