1 de mai. de 2013

QUAL A ORIGEM da cidade de Astorga?

O município de Astorga é o que se pode chamar de uma das realizações vitoriosas da Companhia de Terras Norte do Paraná, que colonizou quase todo o novo norte paranaense. Em 1945, a companhia organizou um loteamento em uma área de 8 alqueires, que deu origem a cidade de Astorga.
A Lei Estadual nº 02, de 10 de outubro de 1947, criou o Distrito Administrativo de Astorga, no município de Arapongas. O município foi criado em 14 de novembro de 195, através da Lei Estadual nº 790, com território desmembrado de Arapongas. E sua instalação deu-se em 14 de dezembro de 1952.  Tem altitude de 675 metros, e população superior a 24 mil habitantes, no Norte Central Paranaense, distante 420 km de Curitiba.
Acima, imagem da igreja matriz em Astorga (Brasil) e abaixo, da igreja em Astorga (Espanha).
ORIGEM DO NOME - O nome da cidade de Astorga foi dado pelo engenheiro e agrimensor de origem russa, Wladimir Babkov. Babkov chegou ao Brasil na década de 30 e prestou valiosos serviços à nação através da Companhia de Terras Norte do Paraná.
O nome Astorga, segundo Wladimir Babkov, foi escolhido após girar um globo terrestre e parar com o dedo indicador sobre o nome Astorga, na Espanha,  no continente europeu. O nome da cidade é uma homenagem à homônima espanhola.
Muitas controvérsias versam o nome de Astorga, mas a mais aceita e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que a origem do nome Astorga constituiu homenagem ao General Ascoot, um dos diretores da Companhia de Terras Norte do Paraná, natural do Condado de Astorga na Inglaterra. 
Informações site do Município e wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário