2 de mai. de 2013

ABRAHAM SHAPIRO: O desafio do arranha-céu


Alcançar o último andar daquele arranha-céu valia um prêmio espetacular. Mas tinha que ser pelas escadas. Cem andares a pé!
Dois amigos aceitaram o desafio e começaram juntos. Dez andares foram fáceis. Os vinte seguintes, mais complicados. Lá pelo quinquagésimo andar, estavam ofegantes e suavam muito. No andar de número 75, já estavam engatinhando.
No 89º, um deles desistiu. E o outro disse:
- “Eu também não aguento. Mas vou continuar!”
E prosseguiu mais um andar. Ao virar-se para o lado, viu uma placa em que estava escrito: “Andar no. 90”. Logo abaixo tinha um cartaz em que se lia: “Se você chegou até aqui, parabéns! Conquistou  o direito de usar o elevador”.
Cansado, mas feliz, ele chegou ao topo do prédio e ganhou a grande recompensa.
Há uma lição neste episódio.
A vida, a carreira profissional,  a gestão de uma empresa são como um prédio muito alto, cujo desafio é chegar ao topo pelas escadas. Alguns indivíduos acham que atingir essa meta significa ou fama, ou ganhar na Mega Sena, ou receber uma farta herança.
Mas ninguém pára pra analisar o que, afinal de contas, significa “chegar ao topo”.
Na vida, “chegar ao topo” não é outra coisa senão adquirir a sabedoria de viver.
No trabalho e na empresa é provável que seja “crescer e desenvolver” com dignidade, responsabilidade e cooperação.
Parece difícil? Não será para quem que se propõe a isto. Alguém poderá achar estranho e dizer: “Por que se esforçar tanto? Ficar onde estará bem?”.
Tenho pra mim que a alternativa de ficar parado não existe pra ninguém. Já tentou subir uma escada rolante no sentido contrário a seu movimento? Se quiser permanecer onde você está, tem que continuar andando. Caso pare, você automaticamente voltará para baixo. Mas se quiser subir, você terá que fazer mais do que apenas andar. Será preciso correr e esforçar-se muito. É exatamente assim!Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473

Nenhum comentário:

Postar um comentário