21 de abr. de 2013

ENTREVISTA DE DOMINGO: Nelson Pedro Martins

"Sou uma pessoa que tem sonhos e objetivos a alcançar, os quais, almejo com trabalho, honestidade e ética", afirma Nelson Pedro Martins, maringaense de nascimento e mourãoense de coração. Ele é voluntário e preside a Amobasquete que com apoio do Município, empresários e da comunidade, tem sido alavanca e instrumento para consolidação do basquete de Campo Mourão no cenário do Sul do Brasil, com o sonho de um  dia disputar a NBB. "Como dirigente, somos tetracampeões dos Jap´s, campeão da Copa Brasil Sul, do Sul Brasileiro de Clubes e dos Jogos Abertos Brasileiros", destaca o homenageado da ENTREVISTA DE DOMINGO, na semana em que completou 50 anos de vida e a cidade sediou a última etapa da Copa Brasil Sul de Basquete, confirmando duas equipes para as disputas da Super Copa do Brasil. 
"O surgimento e o trabalho da Amobasquete foi relevante neste processo que culminou ao longo dos anos para que o nosso basquete tornasse referência dentro e fora das quadras.

"Confira um pouco da história de Nelson Pedro Martins, o "Nelsinho", em homenagem  justa e merecida na ENTREVISTA DE DOMINGO, extensiva a todos àqueles que direta ou indiretamente, conhecidos ou anônimos fizeram ou fazem a história do nosso basquete mourãoense. Ótima leitura e excelente final de semana.
QUEM É NELSON PEDRO MARTINS? Eu nasci em Maringá.
Nesta semana completei 50 anos. 
Meu pai foi um
pontagrossense apaixonado, Nelson Rosa Martins, Funcionário Público. Minha mãe, Maria Glória Martins, nascida em Castro, professora, formada em Letras, na primeira turma da Fecilcam. Eles se  encontraram em Maringá, onde se casaram. Minha esposa é Rosangela Bérgamo Martins, Assistente Social - Funcionária Pública Municipal e temos uma filha - Gabriela Bérgamo Martins, estudante. Tenho dois irmãos, Gerson Martins, casado, Administrador,  e Cristiane Martins Tortola, casada, advogada, ambos residentes em Maringá.
COMO O SENHOR SE DEFINE?  Sou uma pessoa que tem sonhos e objetivos a alcançar, os quais, almejo com trabalho, honestidade e ética. 
Que entende a transitoriedade da vida, e por isso, aspira registrar na história a sua passagem com boas ações e conquistas, e que gosta do que faz, e por isso é feliz.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Foi uma época importante para mim, desde cedo gostei muito de praticar esportes, inicialmente,  joguei muito futebol nos campinhos de terra, que eram muitos naquela época. Frequentava o Country Club nos finais de semana. Participava ativamente das  atividades de escola, o Colégio Santa Cruz e o Estadual. Morei muito tempo perto do Colégio Estadual, participei de fanfarras, de equipes de futebol e futsal,  gostava de ir assistir aos jogos do Tagliari. Fui mascote da AERM – a  Mouraõense. Meu pai queria que eu fosse um bom jogador de futebol - ele foi jogador profissional, com passagem no Operário de Ponta Grossa e outras equipes, e por isso me incentivou bastante, mas lá na frente acabei optando pelo basquete.
DESDE DE QUANDO E PORQUE CAMPO MOURÃO? Passei os primeiros anos da minha infância em Goioerê. Em 1968, viemos morar em Campo Mourão, foram anos marcantes,

meu pai era um grande esportista e me ensinou e incentivou muito cedo a tomar gosto por isto, sempre foi uma pessoa muita conhecida e amiga. Tivemos nesta época uma vida de muitas amizades. Lembro-me bem dos almoços na Usina, das noites de serenatas e cantoria muito comuns naquela época, da AERM – a Mourãoense (foto), do inicio do futsal com o Tagliari (foto)no Clube 10. 
Foram imagens que ficaram gravadas  na minha memória. Foi a época dos anos dourados de Campo Mourão, que era conhecida, como "Cidade Modelo do Paraná." 
A minha primeira passagem por Campo Mourão encerra em 1976, quando a minha família foi para Maringá. Em 1988, retornei para cá, foi uma oportunidade que tive na época de retornar para trabalhar. Tinha muita admiração pelo que era a Coamo já na época, e na faculdade imaginava um dia trabalhar nessa empresa. O meu pai conhecia o presidente, dizia que aqui tinha o “Aroldo”, e que por isso, a Coamo era uma empresa séria, enfim, era diferente. Eu vim, fiz a
proposta e fui contratado, este foi um período divisor na minha vida, já que havia perdido a minha mãe. Foram anos de reconstrução e a Coamo foi muito importante para alcançar tal intento.  Eu me casei em 1996 com a Rosangela (foto). Entendemos que Campo Mourão é  uma cidade muito boa para se viver.
ONDE ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Fiz o primário no Colégio Marechal Rondon e no Colégio Santa Cruz. O ginásio no Colégio Estadual de Campo Mourão e parte no Instituto de Educação de Maringá. O colegial no Colégio Marista e Colégio Canadá. Na Faculdade me formei na UEM – Maringá, em Processamento de Dados,  e lá fiz pós-graduação em Sistema de Informação, e em Campo Mourão, Agronegócio pela UFPR do Paraná.  O QUE FEZ E FAZ NA VIDA PROFISSIONAL E COMUNITÁRIA?
Trabalhei por dois anos na Cetil Processamento de Dados, em Maringá, como Programador de Computador, e em 1988 vim trabalhar na Coamo, há 25 anos, como Analista de Sistemas, na Gerência de Organização e Sistemas. Agradeço muito ao Shima (foto) - Antonio Satoshi Shima- gerente na época, que me trouxe, foi uma pessoa importante para mim. Desde então também angariei muitos amigos. Procuro estar a altura da responsabilidade de trabalhar em uma
empresa que é a maior do Paraná. O meu gerente atual é o Ailton Queiroz, vice-presidente da Arcam, responsável por uma área de grande importância, a de TI (Tecnologia de Informação) da Coamo.  Sou associado da Arcam,  maçom, frequento a paróquia da Catedral São José, sou voluntário da AMOBASQUETE - Associação Mourãoense de Basquete, sendo seu presidente atual. COMO É O SEU DIA A DIA? A minha jornada é "puxada", durante o dia trabalho na Coamo, a noite faço reuniões da AMOBASQUETE. Em alguns dias me exercito em corridas,  acompanho as tarefas de minha filha e procuro fazer leituras e atualizar com informações gerais e técnicas a noite.

NO ESPORTE, QUAIS MODALIDADES E ONDE PRATICOU? PRINCIPAIS TÍTULOS? Pratiquei várias, mas as minhas principais conquistas foram no basquete e futebol suíço. Destaco várias conquistas internas na Arcam pelo basquete, e várias pelo nosso glorioso time de futebol suíço da Geros, gerencia que trabalho. Um tricampeonato Colegial Paranaense  em Maringá, Campeão Universitário pela UEM, tricampeonato citadino pela Arcam. 
Como dirigente, tetracampeonato dos Jap’s, um tri campeonato paranaense, campeão da Copa Brasil Sul, do Sul Brasileiro de Clubes e campeão dos Jogos Abertos Brasileiros.
QUAL SEU TIME DE CORAÇÃO, ÍDOLO E PRINCIPAL JOGO QUE ASSISTIU? Santos. Pelé e Oscar são os meus ídolos. Lembro de um jogo especial, entre Coritiba e Santos, em Curitiba, na minha infância com o melhor Santos de todos os tempos em noite "infernal" do ataque santista.
QUANDO INICIOU SUA PAIXÃO PELO BASQUETE? Eu me interessei muito cedo, acredito que foi com 10 anos. Tínhamos dois grandes jogadores na cidade - o Carlinhos e o Luis Paulo, irmão da vereadora Elvira-. Eles treinavam na antiga AABB - Rua Brasil- Eu sempre ia na quadra, quando eles iam lá, eu ficava ajudando eles treinarem, ‘pegando os arremessos’. Ali eu comecei, depois fui jogar no Colégio Estadual quando fizeram a primeira tabela de basquete. Fiz grandes amigos naquela época, o Ricardo Bruca, Tarjânio, Betinho, Marcelo, Arno, os Bertoli, Ney Piacentini, era uma
turma muito grande que iniciava naquela época, alguns com mais idade, nós jogávamos também handebol, voleibol. Cada um tinha um talento para uma modalidade. Veja o caso do Luizinho Lima e do Marcelo Silveira.
Tinha a turma do colégio 10 de Outubro, o Getúlio, Silvinho, Claudio Kravchychy logo chegou o prof. Idê na cidade. E eu convivi, com esta geração, que com o tempo seria a  mais importante da nossa história, a que começou a mística de Campo Mourão de ser forte no esporte. E que até hoje eu respeito muito. O meu sonho era vestir a camisa de Campo Mourão, mas por destino, não tive seqüência, estava com 14 anos, fui morar em Maringá e fiz uma carreira lá. Foi um tempo inesquecível. 
COMO AVALIA ESTE SUCESSO DO BASQUETE DE CM EM POUCOS ANOS? O sucesso se deve a organização, aos
recursos que são alcançados, as leis municipal e federal, aos patrocinadores e apoiadores, a cidade que tem valorizado bastante, o que tornou o basquete uma paixão para muitos e fonte de divulgação da cidade. 
Fundamental o trabalho dos profissionais que trabalham no projeto como o técnico Emerson de Souza e a comissão técnica, que trabalha todas as categorias e idade, e os projetos sociais que abrangem. 

O grande trabalho dos jogadores que tem trabalhado bastante e alcançado grandes resultados. 
Enaltecer o surgimento da AMOBASQUETE que foi a base 
para que se formasse um grupo e tivéssemos uma entidade legal para captar recursos. Destaque-se o China (Edson Hirata), Isidoro Bueno e Iduarte Lopes, e outros que trabalharam nesta criação. 
O valor da Fecam, considere-se, imprescindível, como uma mola propulsora, gostaria de destacar o prefeito anterior Nelson Tureck, a secretária Karla Tureck, ao Ricardo Elchmeier que apoiaram de forma visionária este projeto e colheram muitos bons resultados. Foi nesta gestão municipal que o basquete atingiu um crescimento admirável. 


A deputada Marla Tureck que ano passado também abriu portas  homenageando o todo o projeto na Assembléia Legislativa.
Neste momento buscamos viabilizam um pouco mais de recursos para finalmente levar Campo Mourão e o Paraná, a NBB. Na semana passada o secretário Evandro Roman me adiantou que está buscando recursos para apoiar-nos, fruto de um trabalho muito importante realizado pelos Deputados Rubens Bueno, Douglas Fabrício, o secretário Getúlio Ferrari Júnior e a prefeita Regina, em reuniões com o secretário.
O QUE PENSA SOBRE ESTE MOMENTO NOVO DO BASQUETE MOURÃOENSE? Temos uma equipe competitiva com a chegada dos argentinos, acredito que temos chance de surpreender na Supercopa e alcançar umas das duas vagas para o quadrangular que dará as vagas a NBB 2013/2014. É uma hora de superação e de mentalização que isto é possível.
E DA PARTICIPAÇÃO APOIAMENTO DOS EMPRESÁRIOS? Sem o apoio dos empresários não seriamos o que somos,
devemos muito a eles, são muitas pessoas, alguns não gostam de aparecer, como o Dr Marcos Corpa (foto), um valioso esportista, o Marco Kunzler, com seu espírito empreendedor, os diretores do Integrado, da Viapar, que tem sido uma grande parceira, o Minuano, como disse são muitos e este espaço não seria suficiente para citar todos. No ano passado a  Coamo passou a fazer parte deste rol, o que deu muito crescimento e credibilidade ao nosso projeto. Meus agradecimentos aos diretores Antônio Sérgio e Alcir Goldoni, que sempre avaliam a eficiência do que temos feito. Ao Juscelino e Gilmar Fuzeto que apoiaram e acreditaram ser possível que um dia a Coamo pudesse ser a nossa patrocinadora.
O QUE JÁ FEZ, QUE SE PUDESSE, JAMAIS TERIA FEITO OU FARIA DE NOVO? Eu gostaria sempre de fazer trabalhos voluntários, como faço na AMOBASQUETE, se tivesse tempo, mas, se Deus me permitir finalizar ou estender este meu trabalho atual com sucesso, já seria para mim uma grande vitória. Acho importante retribuir a vida e a sociedade tudo que recebemos de graças e alegrias.
O QUE AINDA NÃO FEZ, QUE SONHA, ALMEJA UM DIA FAZER? Tenho me preparado para ter uma vida longa profissional e pessoal, mas, isto, está na mão de Deus, estou pronto para os desafios, mas, nem sempre o  que parece ser o momento ideal, é, é preciso, sempre ter a sensibilidade de escutar o caminho que o homem lá de cima está indicando. DO QUE TEM SAUDADES? Dos papos com meu pai e minha mãe, da convivência quando estávamos todos juntos em família, dos bons tempos do Grêmio Maringá e da ADAP. 
acima escrete do Grêmio em 1963/64 e abaixo, o time alvinegro maringaense, campeão paranaense em 1977 com Vagner, Didi, Freitas, Itamar, Nivaldo e Cia; e também a ADAP de Campo Mourão, vice-campeão paranaense em 2006.
QUEM SÃO MOURÃOENSES OU PESSOAS EXEMPLOS NA
COMUNIDADE? Nossa cidade é muita rica neste aspecto, acredito que José Turozzi e Elói Bonkoski com seus trabalhos na APAE e no Observatório Social são muito bons modelos.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO
MOURÃO? Edson Hirata,  o "China", pela perseverança e visão, Itamar Tagliari - homenageando a ele e a Família Tagliari, Getúlio Ferrari Júnior que revolucionou o esporte de Campo Mourão nos anos 90 conquistando o nosso único titulo geral dos Jogos Abertos do Paraná em 2000.  CITE TRÊS PERSONALIDADES MOURÃOENSES? Aroldo
Galassini (foto), o idealizador da Coamo e líder nacional, Conceição Montans Baer, por ter criado a Faculdade Integrado e pelo crescimento da mesma, Rubens Bueno, que trouxe a UTFPR, um político, prefeito de CM e de destaque nacional.   
QUAL O SEGREDO PARA O SUCESSO DO PROJETO
BASQUETE? O segredo é o planejamento, são as pessoas que trabalham com dedicação, é ter objetivos, e trabalhar de forma persistente. Contar com o apoio da cidade em torno de um projeto, alcançar o resultado. Ter pessoas como Lucas Spadotto, Roque Burin e o nosso contador Agamenom Telêmaco (foto), o secretário Iduarte, conselheiros atuantes, e outras pessoas que apóiam, e que em algum momento, irão aparecer e assumir novas posições de liderança. 
Imprescindível o apoio do nosso secretário Getúlio Ferrari Jr. que tem dado o apoio necessário, e a confiança da nossa prefeita Regina Dubay que tem compreendido a grandeza do nosso projeto. O que faz do Basquete de Campo Mourão um projeto e uma equipe de referência no Sul do país. 
VAPT-VUPT
ÉTICA... Agir e fazer o bem, sem esperar recompensa.
A POLÍTICA É... um instrumento para organização da sociedade.CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É ...  um lugar a caminho do crescimento e da unidade. 
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ... uma cidade para sentirmos orgulho, com prosperidade e grandeza. 
GETULINHO FERRARI JR.... Polivalente e Empreendedor.
AMARILDO ROSA... apaixonado pelo que faz.
REGINA DUBAY  Corajosa e Guerreira.
BETO RICHA... O momento de fazer mais por Campo Mourão.
DILMA ROUSSEF....Tentando acertar o alvo do crescimento.
COMIDA... Bacalhau com BatataMÚSICA... A paz (Gilberto Gil) - A paz invadiu o meu coração
De repente, me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais
RELIGIÃO.. Cristão, crente em Deus.  
UM FATO INESQUECÍVEL... 
O meu casamento.
UM FATO MARCANTE... 
A minha formatura na Faculdade. 
UMA IMAGEM.... A camisa do Basquete de CM com patrocínio da Coamo.
UM SONHO.... Dois, ver minha filha moça no esplendor de sua Beleza e CM na NBB (Novo Basquete Brasil).
O QUE SIGNIFICOU SER PREMIADO COMO DIRIGENTE DO ANO E PERSONALIDADE DO BASQUETE? Foi  um grande presente, o basquete e o esporte, foram uma base de minha educação, que me fortaleceram em todos os momentos da minha vida. Compartilho estes prêmios com todos aqueles que de alguma maneira apoiam o basquete de Campo Mourão. 
Agradeço a Federação, o presidente Amarildo e seus diretores. 
Dedico a minha esposa, minha filha, e meus pais e meus irmãos que me acompanham e me acompanharam nesta minha trajetória esportiva de muitos anos. (Abaixo, Djair, Nelson, Emerson e Mirim).
QUAL PERGUNTA GOSTARIA DE TER RESPONDIDO QUE NÃO LHE FOI PERGUNTADO NESTA ENTREVISTA  DE DOMINGO? Acredito que as perguntas preencheram muito da minha vida e me proporcionaram bons momentos de reflexão e lembrança.    
* acima, Nelsinho, com o técnico Emerson Luiz do CM Basquete e o diretor técnico da Confederação Brasileira de Basquete Vanderlei Mazzhuchin Júnior, que prestigia as finais da Copa Brasil Sul em Campo Mourão.
O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM?  Gostaria agradecer pela gentileza de ceder o seu espaço para que escrevesse um pouco da minha vida, que Deus conserve o seu talento e sabedoria. Entendo como um prêmio estar aqui agradeço aqueles que irão ler esta entrevista, é sempre um prazer esta leitura, sempre aprendo um pouco com ela.  Abraço a todos. Obrigado.
Campo Mourão Basquete conquistou cinco títulos estadual e sul-brasileiro na temporada inesquecível de 2012 e o título da Copa Brasil Sul em abril de 2013.

4 comentários:

  1. Ilivaldo, parabéns pela merecida homenagem que prestou a um dos baluartes do sucesso do basquete mourãoense. O atual presidente da Amobasquete tem se mostrado visionário e ousado em suas iniciativas e agregado colaboradores.Certamente os títulos e conquistas são fruto do objetivo que ele e seus abnegados diretores traçaram, por isso esta homenagem é merecidíssima.

    ResponderExcluir
  2. Confrade Ilivaldo, mais uma vez lhe parabenizo por esta brilhante iniciativa de nos proporcionar estas maravilhosas entrevistas que nos ajudam a conhecer um pouco mais sobre o testemunho de vida de pessoas da nossa comunidade, tendo nesta ocasião, o empreendedor Nelson Pedro Martins!

    Um abraço fraterno!
    Prof. Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Nelson você merecia essa homenagem por tudo quê faz pelo basquete de campo mourão abraço Everton fruto maduro

    ResponderExcluir
  4. Eloi Ricardo Bonkoski23 de abril de 2013 às 18:50

    Com certeza, Nelson, os teus próximos objetivos serão alcançados! Parabéns pela coragem e competência em dar continuidade a um maravilhoso trabalho que vem sendo desenvolvido em prol do basquete de Campo Mourão e que tem obtido resultados fantásticos. Parabéns, Ilivaldo, por divulgar e enaltecer aqueles que valorizam o nosso esporte!

    Abraço

    Eloi Bonkoski

    ResponderExcluir