3 de mar. de 2013

IOMERÊ (SC), a terrra natal de Marino Mugnol


Com nome indígena, o município de Iomerê é de colonização italiana. A história conta que vindos do Rio Grande do Sul, os imigrantes italianos se instalaram na região, expulsando os índios de suas terras.
Iomerê está na região Meio Oeste de Santa Catarina, integra a Micro Região do Alto Vale do Rio do Peixe, fazendo parte da AMARP - Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe; na região de Videira e na microregião de Joaçaba.
O amigo Marino Mugnol, hoje gerente da Coamo em Toledo é natural de Iomerê. Em janeiro ele visitou sua terra natal e enviou as fotos para este post.
Acima, a Igreja centenária de São Luiz Gonzaga, construída com ajuda dos avós de Marino, que sedia a Paróquia de Iomerê, no centro da pequena mas simpática e bela cidade. 
Iomerê foi distrito de Videira e hoje é Municipio. 
Abaixo, um importante cartão postal da cidade. "O monumento é também bastante antigo, também na Cidade, localizado em cima de um terreno, atualmente do meu Irmão. Construído em homenagem aos colonos desbravadores de Iomerê" conta o iomerense Marino Mugnol. 
Monumento ao Colono.

Um comentário:

  1. GOSTEI DE ENCONTRAR UM B LOG QUE FAZ REFERÊNCIA À MINHA CIDADE NATAL. Lá Fioravante Mezzomo, nos anos 40 e 50 implantou o primeiro moinho de trigo com cilindros e fornecia farinha de trigo para os municípios de Caçador, Joaçaba e outros.
    No Seminário dos padres camilianos estudaram Augusto Mezzomo, João Mezzomo e Pedro Mezzomo, filhos de Fioravante e Dozolina Mezzomo

    ResponderExcluir