17 de mar. de 2013

CURIOSIDADE: AS TRÊS IGREJAS IDÊNTICAS em Campo Mourão (PR), São Bento do Sul e Antonio Carlos (SC)

De vez em quando, alguém descobre que a Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, em São Bento do Sul, é idêntica a outras duas – uma em Campo Mourão/PR e outra em Antônio Carlos/SC.  
A semelhança não é por acaso:  o mesmo projeto, feito pelo arquiteto alemão Simão Gramlich, que morava em Blumenau, também foi vendido posteriormente para essas duas prefeituras.
A Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, em São Bento do Sul, tem como diferença estar no topo de um morro, onde é alcançada através de uma grande escadaria. Essa condição contribui para aumentar o efeito de imponência causado pela arquitetura. Dos três projetos, é o mais antigo, tendo sido construída entre 1955 e 1958, com missa inaugural realizada no ano de 1956.
Igreja Matriz de Antônio Carlos, construída entre 1960 e 1967:
Catedral São José, de Campo Mourão, concluída no ano de 1968:
IMPORTANTE: O arquiteto das três igrejas: Simão Gramlich nasceu em Baden, na Alemanha, no ano de 1887 e morreu em Santa Catarina no ano de 1968. Chegou ao Brasil por volta de 1922, tendo ido inicialmente trabalhar no Rio Grande do Sul. Lá construiu a Igreja de Santa Cruz do Sul. Em meados dos anos 30 veio para o Vale do Itajaí, fixando residência e montando escritório em Blumenau.

Segundos pessoas que trabalharam com Simão Gramlich, ele só falava alemão, era surdo e tinha um caráter extremamente forte. Era profundo conhecedor da estética e da estrutura da arquitetura, manifestada pelo domínio que tinha em suas várias linguagens.
Além das igrejas de São Bento do Sul, Antônio Carlos e Campo Mourão, Simão Gramlich projetou também as igrejas de Itajaí, Brusque, Rio do Sul, Azambuja, Gaspar, Ilhota, Indaial, São João Batista, Passo Fundo, além do hospital de Concórdia, a fábrica de tecidos Renaux, entre outras obras.
Segundo Henry Henkels em seu blog, foi também o escritório de Simão Gramlich o responsável nos anos 40 pelo projeto da nova sede comercial da firma Buschle Irmãos, em São Bento do Sul: “O prédio em estilo Art-Decô é uma das jóias da arquitetura são-bentense e ainda se conserva em nossos dias”.
http://saobentonopassado.wordpress.com/2012/05/06/a-igreja-matriz-de-sao-bento-tem-duas-irmas/

Um comentário: